sábado, 20 de fevereiro de 2021

UFRN confirma duas novas variantes do coronavírus no RN

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participou do sequenciamento genético do coronavírus, observando que novas variantes do vírus estão circulando no RN.

A diretora do IMT-UFRN, Selma Maria Bezerra Jerônimo, alertou ainda sobre o “aumento importante” na quantidade de testes positivos para covid-19 desde dezembro de 2020, chegando a 64% de exames positivos realizados pela unidade em fevereiro de 2021.

A pesquisa que confirmou a circulação de novas variantes do coronavírus foi realizada por meio do sequenciamento genético e está analisando 91 amostras do SARS-CoV-2, provenientes do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Com materiais genéticos coletados nos meses de dezembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021, foi possível identificar a linhagem P1 que foi inicialmente encontrada em Manaus (AM), além da linhagem P2 , descrita no Rio de Janeiro e que está se disseminando pelo Brasil. 

 Selma Jerônimo ressalta que as amostras foram coletadas em dezembro de 2020 e as variantes vêm circulando no Nordeste desde esse período, o que mostra a importância da manutenção da vigilância. Além disso, como as novas mutações do vírus estão associadas a uma possível maior dispersão, ela também reforça a importância das medidas de prevenção, como distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras.

Fonte: Portal Grande Ponto

Brasil registra 1.212 óbitos e 57 mil casos de COVID-19 nas últimas 24h

 

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (20):

– O país registrou 1.212 óbitos nas últimas 24h, totalizando 245.977 mortes;

– Foram 57.472 novos casos de coronavírus registrados, no total 10.139.148 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 9.067.939, com o registro de mais 38.780 pacientes curados. Outros 825.232 pacientes estão em acompanhamento.

RN contabiliza 24 óbitos por covid nas últimas 24h; 01 em São Paulo do Potengi

 

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (20). Foram mais 749 casos confirmados, totalizando 159.821. Até sexta-feira (19) eram 159.072 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.472 no total. Oito (08) óbitos registrados nas últimas 24h, sendo 02 em Natal, Parnamirim (01), Caiçara do Norte (01), Caicó (01), Santo Antônio (01), São Paulo do Potengi (01) e Caraúbas (01).

Sesap ainda registrou 16 óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até sexta-feira (19), eram contabilizados 3.448 mortos. Óbitos em investigação são 683.

Casos suspeitos somam 78.744 e descartados 355.379. Recuperados são 118.035.

Um significativo número de pessoas sem máscara na feira de São Paulo do Potengi

Na manhã deste sábado (20), na feira semanal de São Paulo do Potengi, a reportagem do blog, presenciou muita gente de forma consciente usando máscara. Por outro lado, também observou um significativo número  de pessoas de todas as idades, percorrendo a feira sem usar o equipamento. Outras tantas pessoas, utilizando a 'máscara chocalho', ou seja, com a mesma pendurada no pescoço, sem cobrir o rosto.

Vale dizer que a pandemia não acabou e que infelizmente o vírus está aumentando, infectando muita gente e tirando milhares de vidas, obrigando as autoridades competentes, a tomar medidas restritivas mais rigorosas. Todos nós enquanto cidadãos e cidadãs, também precisamos fazer a nossa parte, cumprindo todos os protocolos orientados pelas autoridades de um modo geral. O uso da máscara é uma medida muito necessária e importantíssima.

Quem não usa a máscara está colocando a sua vida e a dos outros em risco.

Governo do RN suspende funcionamento de bares, restaurantes e similares, a partir das 22 horas, além de outras medidas restritivas

 

O Governo do RN publicou no Diário Oficial do Estado neste sábado (20) um novo decreto recomendando a ampliação de medidas restritivas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus e evitar o colapso na rede de saúde. As medidas, sugeridas pelo Comitê Científico, foram discutidas na tarde desta sexta-feira (19) pela governadora Fátima Bezerra com prefeitos da Região Metropolitana de Natal e das cidades-polo regionais, com a presença de representantes dos ministérios públicos Estadual, Federal e do Trabalho e, logo depois, com representantes dos demais poderes. Veja o novo decreto na íntegra aqui.

Os participantes da reunião foram unânimes em reconhecer que o contexto atual recomenda a adoção de medidas mais duras pelo poder público no âmbito da prevenção da doença e preservação da vida. Os prefeitos adiantaram que vão editar decretos adequando as recomendações do Governo do Estado às peculiaridades de cada município. A taxa de ocupação de leitos críticos (UTI) para Covid no Rio Grande do Norte chegou a 89,5% na Grande Natal, 77,1% no Seridó e 76,5% no Oeste no final da tarde desta sexta-feira, 19.

O decreto recomenda aos municípios, pelo período de 14 dias, a contar da publicação no Diário Oficial a suspensão das seguintes atividades: I – funcionamento de bares, restaurantes e similares após as 22h para atendimento ao público e até as 23h apenas para fins de encerramento de suas atividades operacionais; II – realização de quaisquer festas ou eventos promovidos ou patrocinados por entes públicos ou iniciativa privada; III – comercialização de bebidas alcoólicas, bem como seu consumo, em ambientes públicos, após as 22 horas.

Além disso, recomenda o estabelecimento de barreiras sanitárias e a intensificação do monitoramento e rastreio da implementação das medidas sanitárias nos municípios sabidamente turísticos do Rio Grande do Norte. Por meio das operações do “Programa Pacto Pela Vida”, o Governo do Estado vai colocar as forças de segurança estaduais à disposição dos municípios para coibir aglomerações, seja em espaços públicos ou privados, abertos ou fechados, bem como para garantir o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus.

“O Governo do Estado está de prontidão, de mãos dadas com as prefeituras, para que todas as ações necessárias sejam realizadas com vistas àquilo que é central para o povo do Rio Grande do Norte neste momento: evitar aglomerações. A máscara, mais do que nunca, é obrigatória”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Robson Pires

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Bolsonaro demite presidente da Petrobrás

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira a demissão do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

Em um post em redes sociais, Bolsonaro afirmou que o novo chefe da estatal é Joaquim Silva e Luna.

Silva e Luna é diretor-Geral da Itaipu Binacional e foi ministro da Defesa no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).


Escola São Francisco inaugura Unidade II em São Tomé

A Sociedade Educadora São Francisco, dirigida pela Professora Josiene Pereira, inaugurou na tarde da última quinta-feira, 19, na cidade de São Tomé, a sua Unidade II.

A cerimônia contou com as presenças do presidente daquele educandário, o senhor José Miguel, e sua esposa Dona Zefinha, além de professores e funcionários da Escola. Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Administração, Tereza Cristina, representando o Prefeito Babá, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jean Makson, e o Pároco local, Padre Antônio Almeida.

A nova unidade da SESF funcionará na Rua Augusto Severo, 241, Centro, São Tomé/RN, com turmas da Educação Infantil (Nível II ao V) e do Ensino Fundamental I (1º e 2º Anos).

Para maiores informações: Josiene (84) 9.9112-2706


Câmara Municipal de São Tomé abre Ano Legislativo com mensagem do Prefeito Babá

A abertura do ano legislativo da CMST foi marcada pela leitura da mensagem anual do prefeito Babá Pereira. Após o rito formal de abertura feito pelo presidente da CMST, vereador Jean Makson (REPUBLICANOS), a palavra foi facultada ao chefe do poder executivo na noite de ontem (18) que, de forma presencial apresentou os projetos para o ano em curso e prestou contas do ano anterior. Ao final da sessão, os parlamentares também fizeram uso da tribuna e avaliaram a mensagem do Executivo. De acordo com o presidente da Casa, vereador Jean Makson (REPUBLICANOS), a prestação de contas do poder executivo à Câmara constitui um hábito salutar para a democracia e simboliza a harmonia existente entre as esferas de poder no Município de São Tomé. A sessão foi prestigiada por secretários municipais, colaboradores da gestão e pelo vice prefeito Josinaldo Amaro.
Assessoria da CMST

Prefeito de Riachuelo/RN decreta toque de recolher devido a pandemia do coronavirus

 

A Prefeitura de Riachuelo, município da região Potengi no  Agreste Potiguar, decidiu endurecer as medidas de prevenção à Covid-19. Diante do aumento no número de casos da doença e da superlotação nos hospitais, o prefeito Joca Basílio (PSB) decretou toque de recolher a partir das 21h por tempo indeterminado. Com a nova regra, ninguém poderá circular pela cidade após este horário, sob pena de prisão e multa – ações previstas no artigo 268 do Código Penal (crime contra a saúde pública).

A detenção pode ser de até um ano e a multa vai variar entre R$ 110,00 (pessoas físicas) e R$ 550,00 (empresas). Os detalhes estão em um decreto publicado nesta quinta-feira 18 no Diário Oficial. Na justificativa, o prefeito afirma que a medida é necessária porque, segundo ele, a população “relaxou” nas medidas de prevenção à doença, o que exigiu da gestão municipal ações mais contundentes para conter o avanço da pandemia. No decreto, Joca Basílio determina que o toque de recolher vai valer até que a curva de contágio da Covid-19 diminua em Riachuelo. - FM


Bolsonaro diz que vai zerar impostos federais no diesel e no gás de cozinha a partir de março


O presidente da República Jair Bolsonaro afirmou, em transmissão ao vivo nas suas redes sociais nesta quinta-feira (18), que os impostos federais sobre o diesel serão zerados por dois meses a partir do dia 1º de março. 

No gás de cozinha, essa mudança seria por tempo indeterminado. Atualmente, o percentual dos impostos federais é de 9% do preço total do litro do diesel. 

No gás de cozinha, é de 3%. Segundo o presidente, os percentuais na gasolina são responsáveis por cerca de R$ 0,89 no preço da gasolina, e o governo também cogita reduzir este valor. Bolsonaro também afirmou que não irá interferir na política de preços da Petrobras, mas afirmou que “alguma coisa vai acontecer” na estatal nos próximos dias.

 — Teve um aumento fora da curva na Petrobras. A bronca vem sempre pra cima de mim, mas a Petrobras tem autonomia. (…) O que foi decidido hoje: a partir de 1º de março, não haverá qualquer imposto federal no diesel por dois meses. Por que por dois meses? Porque vamos estudar uma maneira definitiva de zerar esse imposto no diesel. Até para ajudar a contrabalancear esse aumento excessivo da Petrobras, mas eu não posso interferir. Se bem qua alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias, afirmou o presidente.

  O presidente acrescentou que “a partir de 1º de março, não haverá mais qualquer tributo federal sobre o gás de cozinha”. Bolsonaro também voltou a reclamar dos impostos estaduais e disse que a população deve ficar atenta a eventuais “fraudes” no abastecimento.

Com informações do Agora RN

Poeta Potengiense publica Cordel sobre Monsenhor Expedito


Um homem de vários nomes e de infinitas virtudes. Um homem bom. Esse era o Monsenhor Expedito que ao longo de sua existência semeou o bem, a esperança, a fé e acima de tudo o amor. Monsenhor é o tema desse cordel do poeta Isaias Eduardo Santa Rosa, nascido em São Paulo do Potengi e residente em Riachuelo. 

Professor e psicopedagogo, Isaias Eduardo desenvolve seu trabalho em 2 volumes. Nesse I volume os leitores irão se encantar com a vida e a trajetória do profeta das águas. Seu nascimento, sua ida ao seminário, seu ministério sacerdotal, as paróquias em que exerceu seu pastoreio, sua chegada em São Paulo do Potengi, a luta em favor dos oprimidos, até a luta pelos flagelados da seca. 

"Convém relatar a data 
Singela do nascimento 
Para que os leitores tenham 
Um melhor conhecimento,
Transcrevo seu bastisterio 
Coisa alguma eu acrescento." 

O referido cordel possui as ilustrações do artista Leandro Levi e foi diagramado por Lino Sapo. Adquira já o seu via redes sociais: Whatsapp (84) 9.9819-3618. Disponível também na secretaria paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Riachuelo-RN.
 

De 12 a 18 de fevereiro, São Paulo do Potengi registrou 6 novos casos de coronavirus

 

De 12 a 18 de fevereiro, segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, São Paulo do Potengi registrou 6 novos casos de coronavirus. Vale dizer que a pandemia não acabou e que ela vem aumentando assustadoramente, em muitos lugares. Sendo assim, precisamos tomar todas as medidas possíveis, para evitar a contaminação e a propagação do terrível vírus.

Após aumento na gasolina chegando a R$ 5,69, potiguares fazem filas para abastecer carros

 

Após o novo aumento anunciado pela Petrobras no preço da gasolina, de 10%, potiguares fizeram filas para tentar abastecer carros e motos a preços menores em Natal e região metropolitana, na noite desta quinta-feira (18). Na manhã desta sexta-feira (19), postos já cobravam R$ 5,69 pelo litro do combustível.

Alguns postos já apresentavam preços mais altos. Em um posto localizado na Coophab, em Parnamirim, cobrava R$ 5,69 por litro. Um frentista disse que o valor poderia chegar a R$ 6 nesta sexta-feira (19).

Porém, alguns estabelecimentos ainda vendiam gasolina por R$ 4,99 na capital. Alguns desses postos registraram filas durante a noite.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Urgente: Comitê científico do RN recomenda a decretação de medidas mais rigorosas para combater o crescimento do coronavirus

 

Em virtude do aumento de casos e mortes de Covid-19, o comitê científico do Rio Grande do Norte emitiu nesta quinta-feira 18 uma nova recomendação ao Governo Estadual. As medidas, que devem ser aplicadas pelos próximos 14 dias, ao menos, visam frear os impactos sanitários causados pela pandemia do coronavírus. 

Entre as ações recomendadas, estão a suspensão da aulas presenciais nas escolas privadas e o fechamento de bares e restaurantes depois das 22h. A reportagem do Agora RN entrou em contato com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), que informou analisar as sugestões enviadas pelo comitê, mas que não há decisão sobre acatar parte ou integra do texto. 

O crescimento da curva epidemiológica, bem com o número de internados nos hospitais públicos do RN embasam a decisão. Às 15h50 desta quinta, há 11 unidades hospitalares com 100% de ocupação dos leitos críticos para tratamento de pacientes com Covid-19. 

O comitê justifica que os “períodos festivos e de feriado prolongados foram provocadores de grandes aglomerações, que tiveram reflexo no aumento do número de casos no fim de dezembro e início de janeiro e que se intensificou nos dias iniciais de fevereiro”. A confirmação de novas variantes do coronavírus no País fez com que o comitê recomendasse a instalação de barreiras com os estados vizinhos, no caso, com o Ceará e a Paraíba.

 A realidade de novas cepas força a criação de barreiras também nos portos e aeroportos. O comitê recomenda, ainda, a suspensão das atividades ambulatoriais de clínicas e de cirurgias eletivas que demandem uso de leitos críticos na Grande Natal. 

A orla potiguar também é impactada pelo documento, que sugere a proibição de eventos em praias. Nesse sentido, o não uso de máscara deve ser multado, de acordo com o comitê, especialmente em ambientes que favorecem a disseminação do vírus, como academias. 

Confira as recomendações: Suspensão das atividades presenciais de bares e restaurantes em todo RN após 22h por 14 dias, devendo a medida ser reavaliada após esse prazo; 

Suspensão das aulas presenciais das escolas privadas por 14 dias, devendo a medida ser reavaliada ao final desse período; 

Criação de serviço de denúncia para pais e alunos de escolas, sejam públicas ou privadas, fazerem denúncia sobre ocorrência de casos de sintomáticos respiratórios que não tenham sido devidamente afastados do convívio, assim como suas turmas escolares não tenham sido submetidas ao protocolo orientado na Nota Informativa número 03/2021 – SESAP/SUVISA; 

Adiamento do início das aulas das escolas públicas do estado por 14 dias, ao fim do qual deverá ser reavaliada a necessidade de novo adiamento; 

Fortalecer os cuidados preventivos nas academias no que concerne ao uso de máscaras e distanciamento social inclusive com aplicação de multa para aqueles estabelecimentos que forem flagrados infringindo as regras.

 Estabelecimento de barreiras sanitárias com os estados da Paraíba e Ceará, bem como nos portos e aeroportos, assim como implementação de barreiras sanitárias e intensificação do monitoramento e rastreio nos municípios sabidamente turísticos do estado do RN; 

Busca ativa de casos e contatos, bem como monitoramento dos casos ativos pela Atenção Primária dos municípios; 

Aplicar sanções previstas em lei a estabelecimentos de saúde públicos e privados, como clínicas, hospitais e laboratórios, que deixem de notificar os casos aos serviços de informação e de controle de leitos; 

Ampliar a vigilância genômica no Rio Grande do Norte; Suspender as atividades ambulatoriais de clínicas e consultórios e serviços públicos de rotina que não comprometam o cuidado continuado ao paciente; 

Suspender cirurgias eletivas que demandem uso de leitos críticos na Região Metropolitana; Proibir eventos em toda a orla do RN por 14 dias; Abrir leitos de UTI covid-19 no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), os quais deverão ser mantidos enquanto a Taxa de Ocupação do RN estiver acima de 60%; Ampliar a fiscalização do estado (polícia militar) nos finais de semana em bares e na orla potiguar, especialmente da região metropolitana.

Em tempo: O Governo do Estado por intermédio da SESAP,  informou que analisa o documento. A decisão por acatar parte ou a íntegra do texto ainda não foi divulgada.

Fonte: Agora RN

Após 5 mortes em 4 dias, João Câmara/RN adota medidas restritivas para combater a Covid-19

O município de João Câmara, na região do Mato Grande, anunciou que vai publicar, nesta quinta-feira (18), um novo decreto endurecendo as medidas de combate ao coronavirus. De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade registrou 5 mortes em 4 dias, passando de 20 para 25 óbitos confirmados pelo novo coronavirus desde o início da pandemia. O decreto vai valer a partir desta sexta-feira (19), e tem validade de 15 dias.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, nos últimos dias o número de atendimentos diário no Centro de Combate a  Covid quadriplicou, subindo de uma média de 20 para 80 por dia. A unidade recebe pacientes com sintomas iniciais e realiza testes. O funcionamento que era de 12 horas por dia passou a ser de 24 horas.

Dentre as medidas restritivas  para combater o crescimento assustador da peste na capital do Mato Grande, estão: fechamento de escolas particulares que iniciaram aulas presenciais, fechamento de bares e de praças  públicas, redução de clientes dentro dos comércios, uso de máscara e assim por diante.

Com informações do G1 RN

Prefeitura de Riachuelo decreta diversas restrições sociais em razão da pandemia de Covid-19

No dia de ontem, 17, o Prefeito de Riachuelo, Joca Basílio, decretou diversas medidas de restrição social em razão da pandemia de Covid-19, por meio do Decreto 984/21.

Segundo o decreto, a medidas fazem-se necessárias devido, dentre outros motivos, ao relaxamento presenciado no município quanto à prevenção do contágio. 

Dentre as medidas, encontram-se: redução da capacidade de pessoas em supermercados, restaurantes e lanchonetes; obrigatoriedade do fornecimento de álcool em gel, bem como redução de horário de funcionamento presencial nos referidos estabelecimentos; proibição de shows, eventos e festas, públicas ou privadas, pelo prazo de 30 dias; suspensão do funcionamento dos bares por 15 dias; redução da capacidade de pessoas em templos religiosos, etc. 

LAPAC

LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.