sábado, 6 de fevereiro de 2021

Merck “desacredita a ivermectina” porque “está produzindo um antiviral bem mais caro”, diz o deputado e médico Albert Disckson

 

O deputado estadual e médico Albert Dickson, defensor do tratamento precoce contra a covid-19, publicou em seu perfil no Instagram que o laboratório Merck “desacredita a ivermectina por ser um medicamento barato”.

Na postagem, o deputado também compartilha a nota divulgada pela Vitamedic, fabricante da Ivermectina no Brasil, que entre outros pontos fala sobre o incômodo de empresas que têm interesse em lançar produtos patenteados de alto custo para tratar a covid-19.

VEJA MAIS: Fabricante da Ivermectina no Brasil rebate farmacêutica Merck: “Baixo custo incomoda”

A motivação para isto seria, segundo Dickson, porque a farmacêutica “está produzindo um antiviral bem mais caro e devidamente patenteado”, escreveu. “Assim funciona a indústria farmacêutica”, completou.

BG

Registro de novas armas de fogo no RN, mais que dobra nos últimos dois anos

 

Nos últimos dois anos, a quantidade de registros de novas armas de fogo no Rio Grande do Norte mais que dobrou. A Polícia Federal fez o registro de 2.577 em 2020, um aumento de 104,68% comparado a 2018 (1.259), e de 28,4% ante 2019 (2.006 armas). Os dados são da Polícia Federal, obtidos pela Tribuna do Norte via Lei de Acesso à Informação.

A maioria das armas novas está nas mãos da sociedade civil. De acordo com os dados da PF, 1.973 dos mais de 2,5 mil novos registros no RN em 2020 (76,5%) foram concedidos a cidadãos. O restante, para policiais ou empresas de segurança privada.

Os registros cresceram em todo Brasil. A Polícia Federal registrou, ao todo, 179.771 novas armas em 2020 – um crescimento de 91% com relação ao ano anterior, que já havia apresentado crescimento alto ante a 2018. É o maior número desde o início da série histórica disponibilizada pela instituição, que começa em 2009.

TN

Fabricante da Ivermectina no Brasil rebate farmacêutica Merck: “Baixo custo incomoda”

 

A farmacêutica Vitamedic, que produz a Ivermectina no Brasil, emitiu uma nota após a polêmica criada por outra empresa do setor, a alemã Merck, que divulgou informação dando conta de que o medicamento não tinha eficácia contra a Covid-19.

Confira abaixo o que disse a Vitamedic:

1º – Desde a eclosão da pandemia da COVID-19, em março de 2020 no Brasil, a Ivermectina passou a ser uma das alternativas para tratamento precoce da doença, especialmente quando estudos clínicos in vitro realizados pela University Monash, de Melbourne, Austrália, apontaram a ação antiviral do medicamento.

2º – Por ser um medicamento de largo uso pela população para tratamento de pediculose, verminose e filariose, e de baixo impacto em termos de efeitos colaterais, grande parte da comunidade médica aderiu aos protocolos de tratamento baseados em Ivermectina, Azitromicina, além de complexos vitamínicos, corticoides etc.

3º – A comprovada segurança oferecida ao uso da IVERMECTINA e mais dezenas de outros estudos desenvolvidos ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos, Inglaterra, Egito, Argentina, Eslováquia, Peru, México, entre outros, deram ainda mais segurança e argumentos à comunidade médica, instituições de saúde pública e privada para incluir a IVERMECTINA nos protocolos de combate à doença.

4º – O crescimento do mercado da IVERMECTINA, um produto de baixo custo e terapeuticamente de baixo risco, naturalmente, incomoda e pode ser o motivador de campanhas contra na mídia, especialmente provocadas por empresas que têm interesse em lançar produtos patenteados de alto custo para a mesma doença.

Jailton Batista
Diretor Superintendente
VITAMEDIC INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Portal Grande Ponto

Carreta com 27 toneladas de limão tomba na BR-304 na Grande Natal

 

Uma carreta tombou no fim tarde desta sexta-feira (5) em uma das saídas do complexo do Viaduto do Trampolim da Vitória, em Parnamirim, na Região Metropolitana. O veículo tinha uma carga de 27 toneladas de limão. O motorista teve apenas ferimentos leves na perna.

O caminhão passava por uma das saídas do viaduto, a que liga a BR-101 à BR-304, e foi exatamente durante a curva de acesso que ele tombou.

Toda a estrutura da carreta caiu praticamente em um canteiro, o que fez com que o trânsito no trecho não fosse atrapalhado. Apesar disso, por proteção, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou a área com cones.

A carga de limões foi recebida em Maceió e tinha como destino Fortaleza. A carreta tinha dois motoristas, que se revezam na estrada. Eles haviam acabado de trocar a função na altura de Parnamirim.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Brasil registra 1.239 óbitos e 50 mil casos de COVID-19 nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (5):

– O país registrou 1.239 óbitos nas últimas 24h, totalizando 230.034 mortes;

– Foram 50.872 novos casos de coronavírus registrados, no total 9.447.165 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 8.326.798, com o registro de mais , pacientes curados. Outros 890.333 pacientes estão em acompanhamento.

COVID E A DESCOBERTA SEM INTENÇÃO: Cientistas apostam em uso de vírus para combater câncer e outras doenças

 

O caso de um homem de 61 anos que teve uma rara remissão do linfoma de Hodgkin – um tipo de câncer que se origina no sistema linfático – depois de ser infectado pela Covid-19, na Inglaterra, chamou a atenção da comunidade científica e do mundo em janeiro deste ano.

Os tumores, que eram um risco para o paciente na luta contra o novo coronavírus, desapareceram do corpo do idoso meses após ele ser infectado pela doença, e o caso, uma novidade nas pesquisas sobre a Covid-19, foi analisado e publicado no British Journal of Hematology.

Apesar de raras, situações em que vírus geram respostas do corpo humano no combate ao câncer e outras doenças já foram descritas anteriormente na literatura médica. O uso dos organismos na Medicina, inclusive, tem um nome: viroterapia.

Em entrevista recente à CNN, o oncologista Raphael Brandão Moreira afirmou que a explicação para o caso do idoso na Inglaterra é até simples: ao atacar o vírus o sistema imunológico do paciente combateu também as células cancerígenas.

“Não só a Covid-19, mas toda infecção viral, bacteriana, enfim, qualquer agressor externo ao nosso ambiente que seja estranho ao nosso corpo pode despertar o sistema imunológico”, disse o médico.

CNN Brasil

Vacina contra HIV será testada no Brasil

Em conjunto com centros de pesquisa de diversos países, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aderiu ao estudo para testar a eficácia de vacina contra o vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. Trata-se do estudo Mosaico, que vai avaliar dois imunizantes projetados para fornecer proteção contra diferentes variedades do vírus em todo o mundo.

O professor da Faculdade de Medicina Jorge Andrade Pinto, coordenador do Grupo de Pesquisa em HIV/Aids em Crianças, Adolescentes e Gestantes e responsável pelos testes em Minas Gerais, explicou em vídeo para a UFMG as características da vacina e das etapas da pesquisa.

“O estudo Mosaico é um estudo de fase três de eficácia, que busca responder às seguintes perguntas: a vacina nessa população é segura? Há algum desconforto ou reação adversa? A vacina é capaz de produzir uma resposta imune, efetiva e protetora contra o HIV? E por último se essa vacina é, portanto, capaz de prevenir infecção na população vacinada?”.

O coordenador do estudo explicou ainda qual é o tipo de imunizante. “São duas vacinas, uma vacina é de vetor viral contendo um vetor que é o adenovírus, em que são inseridos os componente imunogênicos do HIV, e uma vacina de proteína – de sequências proteicas do HIV”.

Segundo Pinto, o estudo de fase três é um estudo duplo cego. “Nem a pessoa que está recebendo, nem a pessoa que aplica a vacina sabe qual está recebendo. Um grupo será vacinado e outro recebe um placebo, que é uma substância inerte que serve como grupo de comparação”.

No Brasil, a pesquisa vai recrutar participantes em cinco capitais. Além de Belo Horizonte, por meio da Faculdade de Medicina da UFMG, o ensaio clínico será realizado em São Paulo (Hospital das Clínicas da USP), no Rio de Janeiro (Fiocruz e Hospital Geral de Nova Iguaçu), em Manaus (Fundação Medicina Tropical) e Curitiba (Centro Médico São Francisco). 

Agência Brasil

Parecer de Aras ao STF informa abertura de oito apurações preliminares para analisar a conduta de Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual informou já ter aberto oito apurações preliminares para analisar a conduta do presidente Jair Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus.

O presidente não é formalmente investigado. A PGR abre as apurações preliminares para avaliar os elementos apresentados em ações.

Augusto Aras enviou o documento após um advogado ter acionado o STF, acusando Bolsonaro de genocídio.

Na ação, o advogado também afirmou que a PGR tem deixado de buscar a responsabilização de Bolsonaro em diversas condutas supostamente omissivas e delituosas de conhecimento público, as quais teriam colocado em risco deliberado a vida dos cidadãos brasileiros.

“Este órgão ministerial tem sido e continua sendo zeloso na apuração de supostos ilícitos atribuídos ao chefe do Poder Executivo federal, noticiados por meio de petições que cotidianamente dão entrada no sistema da Procuradoria-Geral da República”, afirmou Aras ao Supremo.

Segundo o procurador-geral, são avaliados “fatos manifestamente atípicos”. 

Riachuelo/RN: Joca Basílio se reuniu com seu secretariado para avaliar o 1º mês de sua gestão

O prefeito do município de Riachuelo/RN, Joca Basílio, reuniu todo seu secretariado  para fazer um balanço do primeiro mês de sua gestão. Sobre o encontro, Joca publicou na sua rede social: " Tenho a convicção de que a união de forças e o entendimento das responsabilidades da função, são importantes para dar os melhores resultados para o nosso município.

Foco, dedicação e respeito. Deus é nosso guia!" .

Barcelona/RN: Nesta sexta (5), o prefeito Fabiano apresentará sua Mensagem Anual na Câmara Municipal

 

Na noite desta sexta-feira, 5 de fevereiro, às 19 horas, o prefeito de Barcelona, Fabiano Lopes, apresentará a sua primeira Mensagem Anual, na Câmara de Vereadores daquele município. Na oportunidade, o gestor barcelonense, fará a leitura de seu Plano de Governo que será colocado em pratica gradativamente no período de sua administração. A Leitura da Mensagem de Fabiano, abre os trabalhos legislativos 2021, na Câmara Municipal, que temo atual presidente, a vereadora Cristina de Natelmo.

Hospital de Campanha de Natal atinge 100% de ocupação de leitos críticos para covid

Na manhã desta sexta (5), os leitos críticos (semi-intensivos e UTI) para pacientes com covid-19 do Hospital de Campanha de Natal estavam com 100% de ocupação. Além dele, o Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba; o Hospital Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros; o Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, em Santo Antônio e o Hospital Rio Grande, em Natal, também estavam na mesma situação. - Saiba Mais/Agência de Reportagem

Apelo: Empresários vão cobrar do Poder Público manutenção do Carnaval no RN

 

A suspensão do feriado de Carnaval no Rio Grande do Norte será alvo de questionamento por parte do setor empresarial potiguar. De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do RN, Habib Chalita,  os empresários representados pela Federação do Comércio do RN,  encaminharão nesta sexta-feira (5) uma carta conjunta ao Poder Público justificando a necessidade de manutenção  do feriado no período de Carnaval e enumerando  os possíveis prejuizos a dezenas de setores empresariais.

Na semana passada, a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado informaram que  devido a pandemia do coronavirus suspenderiam  o ponto facultativo no Poder Público durante o Carnaval, além de não determinarem a realização de festas públicas e privadas durante o período momesco.

Tribuna do Norte

Tribunal de Contas vai fiscalizar planos municipais de vacinação contra a COVID-19 no RN

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) incluiu no Plano de Fiscalização Anual (PFA 2020-2021) o Levantamento dos Planos Municipais de Vacinação Contra a Covid-19. A atuação, de caráter concomitante, foi aprovada na sessão do Pleno desta quinta-feira (04), após proposição do presidente, conselheiro Paulo Roberto Alves.

O levantamento tem o objetivo de conhecer a situação atual da operacionalização dos planos de vacinação contra a Covid-19. A ação vai permitir a definição de linhas de atuação quanto ao devido acompanhamento desta medida de combate à doença.

A ação fiscalizatória será executada pela Diretoria de Administração Municipal (DAM) em parceria com o Tribunal de Contas da União, no contexto do Acordo de Cooperação entre as duas instituições. No Estado do Rio Grande do Norte, o TCU é representado pelo Secretário de Controle Externo, José de Arimathea Valente Neto, que fez recente visita ao TCE e reafirmou a continuidade da parceria entre os dois Tribunais.

Casal é preso suspeito de estuprar os próprios filhos; vizinho participava

 

Três pessoas foram presas hoje em Iguatama (MG), cidade localizada a 236 Km de Belo Horizonte, suspeitas de estuprarem individual e coletivamente três crianças. O homem de 60 anos e a mulher de 30 eram pais das vítimas. Um vizinho de 67 anos também participava do crime. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Cláudia Cipullo, as investigações começaram depois de uma denúncia sobre os abusos sofridos pelas crianças.

Ela conta que os irmãos foram ouvidos, mas não souberam detalhar quando começaram a sofrer as agressões. No inquérito ficou apurado que a violência acontecia até de forma coletiva. Os suspeitos, no entanto, negaram o crime durante os depoimentos. Apesar da negativa, a delegada representou pela prisão temporária do trio pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A do Código Penal.

A Polícia Civil descobriu ainda que o pai das vítimas possuía um mandado de prisão em aberto, no estado de Goiás, por crime de homicídio qualificado. Os três suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A polícia suspeita que outras pessoas estejam envolvidas no crime, por isso, dará continuidade às investigações.

Com informações de UOL - Grande Ponto

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

A Rádio Potengi-AM passou a fazer parte do Sistema Metropolitano de Comunicação, um dos maiores do RN


Na tarde desta quinta-feira, 04 de fevereiro, numa parceria do seu proprietário Theodorico Bezerra Neto, a Rádio Potengi-AM passou a integrar o Sistema Metropolitano de Comunicação (Natal), um dos maiores do RN, cujo diretor proprietário é o Jornalista Roberto Costa Lima (@joserobertocostalima ). O Sistema é formado formado pela TV Metropolitano (Natal e Mossoró) e pelas rádios Farol AM, da cidade de Touros/RN  e Central FM, da cidade de Pedro Avelino/RN.

Em entrevista ao Programa Destaque Político, levado ao ar pela Potengi AM, apresentado pelo editor deste blog, o jornalista Roberto Costa Lima disse que o Sistema Metropolitano (@tvmetropolitanooficial )chega ao Potengi para somar com toda a região, ampliando a programação  e a audiência da emissora integrando-a a significativa parcela do Rio Grande do Norte.

O Jornalista, que veio acompanhado de Marcos Martins (@marcosmartinstvm ), diretor comercial  da TV Metropolitano, de Pedro Alves, diretor de programação das rádios do Grupo, e da  jornalista da TV M, Alana Oliveira e Anselmo Ferreira, repórter fotográfico, informou também que a Potengi segue com alguns programas locais, a exemplo do Destaque Político e com programas em rede.

Antes da entrevista, o jornalista Roberto Costa e comitiva tiveram uma proveitosa reunião de trabalho com o diretor local da emissora, o jornalista Silvério Alves.

Teremos outras informações.

Pacelli leu sua primeira Mensagem Anual na Câmara Municipal

Na manhã desta quinta-feira, 4 de fevereiro, acompanhado do vice-prefeito João Maria, de secretários e assessores,  o prefeito de São Paulo do Potengi, Pacelli Souto, foi até a Câmara Municipal de nossa cidade, onde na presença de todos os vereadores e vereadoras que formam o Legislativo local  e diante de cerca de 80 pessoas, leu a sua primeira Mensagem Anual.

Nas suas palavras, Pacelli agradeceu a Deus, a sua família, especialmente a sua mãe, ex-prefeita Dona Nini e ao povo que o elegeu.  O gestor municipal  também falou  do grande respeito que tem pelo  Parlamento  potengiense,  e que está aberto ao diálogo para trabalhar  em parceria com a Câmara, em prol  do desenvolvimento de nossa comunidade.

Também prestou contas dos 30 primeiros dias de sua gestão  e de que fará um balanço dos primeiros 100 dias de sua administração, apresentando-o a coletividade. O prefeito  apresentou o seu Plano de Governo em todos os setores  da Gestão Municipal.

Governo federal lança campanha contra pirataria de vacinas da covid-19

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta quinta-feira (4) uma campanha para combater a comercialização de vacinas falsificadas contra a covid-19 pela internet. Com o slogan “Vacina Pirata, Não!”, o objetivo é alertar os cidadãos sobre os riscos à saúde e reforçar que, neste momento, apenas o poder público, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), está autorizado a fornecer a vacina, de forma gratuita.

Em nota, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) explicou que está analisando mais de 2 mil páginas virtuais suspeitas de estarem, de algum modo, oferecendo vacinas piratas ou induzindo o consumidor ao erro. Além disso, a Senacon também fará varreduras em plataformas de comércio eletrônico para identificar anúncios e comercialização ilegais.

A campanha será veiculada nas redes sociais do Ministério da Justiça e foi resultado da ação do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), em conjunto com outros órgãos públicos. “Com a crescente expansão do comércio eletrônico, principalmente durante a pandemia, a comercialização de produtos pirateados no meio digital já é de conhecimento do CNCP, o qual, inclusive, lançou em 2020 dois guias de boas práticas e orientações para mitigar o problema”, destaca a nota.

A Senacon também criou um canal exclusivo para concentrar as denúncias dos casos. Elas podem ser enviadas por meio do endereço eletrônico vacinapiratacncp@mj.gov.br.

Agência Brasil

TSE confirma suspensão de consequências para quem não votou em 2020


O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feira(4), por unanimidade, a suspensão das consequências para quem não votou nas eleições municipais de 2020, que havia sido determinada no mês passado pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.

Os ministros não estipularam prazo para a medida, embora a resolução aprovada deixe claro que não se trata de uma anistia, que somente poderia ser aprovada pelo Congresso Nacional. O ministro Tarcísio Vieira defendeu que o TSE envie ao parlamento manifestação em prol do perdão ao eleitor, mas a sugestão ainda deve ser melhor analisada pelo tribunal.

Entre as justificativas para a suspensão, a resolução cita que “a persistência e o agravamento da pandemia da covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas Eleições 2020, sobretudo àqueles em situação de maior vulnerabilidade, obstáculos para realizarem a justificativa eleitoral”.

O texto da norma considera ainda a “dificuldade de obtenção de documentação comprobatória do impedimento para votar no caso de ausência às urnas por sintomas da covid-19”.

O prazo para justificar ausência no primeiro turno encerrou-se em 14 de janeiro. O limite para justificar a falta no segundo turno é 28 de janeiro. Ambas as datas marcam os 60 dias após as votações, que ocorreram em 15 e 29 de novembro.

Astrônomos da UFRN participam da descoberta de mais um exoplaneta

Exoplanetas são importantes porque nos ensinam o quão raro pode ser o surgimento e a evolução da vida na forma que encontramos na Terra. Pesquisadores do Grupo de Estrutura, Evolução Estelar e Exoplanetas (Ge3) do Departamento Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN participaram da descoberta de mais um deles. Desta vez, é do tipo sub-saturno quente com período orbital de, aproximadamente, 18 dias. O planeta TOI-257b (HD 19916) é o segundo exoplaneta com participação do grupo da UFRN e utilização dos dados do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). Há dois anos, o grupo anunciou o exoplaneta do tipo “Saturno quente” TOI 197b com período orbital de 14 dias e também descoberto em 2019, com ajuda do telescópio.

O astrônomo da UFRN, José-Dias do Nascimento Júnior, e o doutorando Leandro de Almeida estudam a evolução das estrelas e sua estrutura. O grupo tem fornecido uma ajuda valiosa aos caçadores de planetas que buscam esses novos mundos. Os pesquisadores contribuem para o desenvolvimento do objetivo principal e maior da missão TESS da NASA que é a descoberta de planetas fora do Sistema Solar.

TOI-257b está a cerca de 250 anos-luz de distância e completa uma órbita em torno de sua estrela a cada 18 dias. É provável que seja um mundo gasoso, dada sua baixa densidade. A sua massa é quarenta vezes maior que a da Terra, mas o volume é quase 350 vezes maior. Além das observações espaciais, o grupo de pesquisadores contou com observações em terra feitas com o observatório Minerva-Australis, um conjunto de cinco telescópios robóticos com abertura de 70 centímetros no Observatório Mount Kent, operado pela USQ, perto de Greenmount. Esses, forneceram suporte crucial para as observações do TESS da NASA.

“Esta é uma descoberta importante para nosso grupo na UFRN, pois, em dois anos, estamos anunciando o segundo exoplaneta com nossa participação. TOI-257b é um exemplo do que os astrônomos chamam de ‘sub-Saturnos’, que são planetas maiores que Netuno e menores que Saturno. É um tipo de planeta ausente no Sistema Solar, apesar de possível”, disse José-Dias.

Em janeiro, a missão TESS entregou um total de 1.604 candidatos planetários e observações de acompanhamento que resultaram em um total de 37 descobertas planetárias confirmadas. O grupo da UFRN é, atualmente, o único time brasileiro diretamente envolvido com a descoberta de exoplanetas com o TESS. 

VÍDEO: Meteorito cai em João Câmara (RN) e assusta moradores

 

Moradores da cidade de João Câmara (RN) ficaram assustados com o que viram no céu na noite desta quarta-feira (03). Um clarão surgiu diante de várias testemunhas, seguido de um estrondo que deixou a cidade em polvorosa. Segundo um astrônomo consultado pelo portal Grande Ponto, o que assustou a população foi um meteorito.

Segundo moradores, o objeto caiu em uma fazenda na divisa entre os municípios de João Câmara (RN) e Pureza (RN). Nos grupos de WhatsApp, vários áudios circulam com os depoimentos de quem presenciou o fenômeno. Em um dos áudios, um homem diz que viu uma “bola de fogo descendo do céu” deixando um rastro de luz trás de si. Ele acrescentou que, momentos depois, ouviu um estrondo.

Outra testemunha de João Câmara disse que viu algo parecido com um relâmpago. “Clareou tudo que ficou dia quando eu vinha já depois da entrada do Aracati”, diz. Aracati é um distrito da cidade de Pureza, que fica vizinha a João Câmara.

Também circula nas redes sociais um vídeo mostrando o momento em que o meteorito entra na atmosfera da Terra e depois desaparece repentinamente. O portal Grande Ponto conversou com o professor e Astrônomo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Renan de Medeiros, que também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Ele confirmou que o objeto é um meteorito.

“Foi um meteorito, sem dúvida, pela intensidade da luz, a forma como aparece e desaparece, o estrondo, que foi muito intenso, inclusive. O estrondo, por sinal, representa a velocidade do objeto. Ele rompeu a barreira do som, por isso causou o estrondo”, disse o professor, que afirma ter analisado vários vídeos do momento da queda do meteorito no RN.

Portal Grande Ponto

Veja o vídeo abaixo: 

Segunda dose da vacina no RN começa no dia 10 de fevereiro

 

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alinhou na tarde desta quarta-feira (3) com os municípios do Rio Grande do Norte a continuidade do processo de vacinação contra a Covid-19. Em reunião com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (RN), a Sesap acertou a distribuição das vacinas para a segunda dose do primeiro lote da CoronaVac a partir do dia 8/2.

As doses deverão ser aplicadas pelos municípios entre os dias 10 e 17/2, seguindo o cronograma técnico necessário para garantir a imunidade pela CoronaVac. A norma técnica da vacina aponta que o espaço entre a primeira e a segunda dose deve ser de 21 a 28 dias. A segunda etapa servirá às pessoas que tomaram a primeira dose no lote inicial utilizado na abertura do plano de operacionalização para vacinação contra a Covid-19 do estado.

“A reunião foi importante para alinhar a sequência do trabalho de vacinação no estado. Precisamos ressaltar que a organização é essencial, pois a vacina só será aplicada em quem levar o seu cartão físico, mostrando que tomou a CoronaVac e na data certa”, afirmou a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Barcelona/RN inicia atividades pedagógicas visando o término do Ano Letivo 2020

 

Na tarde da última segunda-feira, 01, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, reuniu o corpo docente responsável pelo encerramento do ano letivo 2020, para traçar o planejamento das atividades pedagógicas.
Na ocasião, a Secretária de Educação, Emília Cristina, iniciou o encontro fazendo uma breve reflexão sobre o ano passado, pedindo um minuto de silêncio para lembrar da professora Ynajara Andressa, que já não está mais presente conosco, e lembrou da sua trajetória na educação barcelonense, de todo amor que ela tinha pela educação.
A Secretária falou ainda da portaria que regulariza as aulas não presenciais, além dos desafios que a equipe tem pela frente. Ressaltou a necessidade de resgatar o Ideb do município, que em 2019 teve uma queda considerável. Emília deu uma boa notícia para os professores, o retorno do cumprimento da hora atividade, direito que tinha sido negado nos últimos anos, mas que a Gestão do prefeito Fabiano Lopes, como prometido no Plano de Governo, concretiza.
Por fim, destacou que o tema central da Secretaria de Educação, será o foco na Humanização, visto a necessidade de tratar todos que compõem a Comunidade Escolar com muita atenção, sem fazer distinção de pessoas.
Com informações do Potengi News

11 municípios do RN já finalizaram o estoque da 1ª dose da vacina contra a Covid 19, dentre eles, Rui Barbosa

 
Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte vacinou, até o momento, 54.495 pessoas contra a covid-19. De acordo com o RN+Vacina, 11 municípios potiguares já encerraram as doses disponíveis para a 1ª dose, entre eles: Natal, Pendências, Messias Targino, Lucrécia, Riacho da Cruz, Tenente Laurentino Cruz, Francisco Dantas, Ruy Barbosa, Rodolfo Fernandes, Ipueira, Pureza, São Bento do Norte e Coronel Ezequiel. Considerando que o estado distribuiu 78 mil doses aos seus 167 municípios, ainda faltam cerca de 23 mil doses a serem aplicadas.  

A população com maior porcentagem de imunização são os trabalhadores da saúde, que representam 90% do total de vacinados. Seguido de idosos entre 60 a 74 anos (3,9%); acima de 75 anos (1.7%) e acima de 60 anos institucionalizados (1.18%); além de trabalhadores da educação (1.1%). Em Natal, as 23.962 doses recebidas se encerraram na tarde de terça-feira 02, após dez dias de vacinação.

Agora RN

Papa Francisco recebe segunda dose da vacina contra Covid-19

 

Papa Francisco recebeu nesta quarta-feira (3) a segunda dose da vacina que combate o novo coronavírus (Sars-Cov-2), feita pelo laboratório BioNtech em parceria com a Pfizer. As informações são da agência Ansa.

O pontífice recebeu a primeira dose no dia 13 de janeiro, e agora, cerca de 3 semanas depois, foi até o ambulatório criado na sala Paulo VI, edifício da igreja católica usado para audiências para completar a imunização.

Além da idade avançada, 84 anos, Francisco não tem parte do pulmão desde sua adolescência, quando teve de retirá-lo por conta de uma doença respiratória, o que causava preocupação com uma eventual contaminação com o vírus.

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN é 59,6%; No Seridó é de 68,6%

 

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 59,6%, registrada no fim da manhã desta quarta-feira (03). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 299.

Até o momento desta publicação são 99 leitos críticos (UTI) disponíveis e 146 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 147 disponíveis e 153 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Seridó apresenta 68,6% dos leitos críticos ocupados, a região metropolitana tem 61,1% e a Região Oeste tem 53,2%.

Secretário do Desenvolvimento Econômico do RN, visitou São Paulo do Potengi

Nesta terça-feira, 2 de fevereiro, nossa cidade recebeu a visita   do Secretário de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Jaime Calado.  A visita  do Secretário teve como objetivo avaliar com sua equipe, o local onde será instalado em São Paulo do Potengi, um Parque Industrial, que atrairá indústrias  e geração de emprego e renda para os potengienses. Dr. Jaime foi recebido pelo prefeito Pacelli e por outras autoridades locais. 

A comitiva também fez uma visita  a Greenlife (Fábrica de Castanha), sendo recebida pelo proprietário da Empresa, Júnior Praxedes. 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Brasil registra 1.210 óbitos nas últimas 24h por Covid-19

Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta terça-feira (2):

– O país registrou 1.210 óbitos nas últimas 24h, totalizando 226.309 mortes;

– Foram 54.096 novos casos de coronavírus registrados, no total 9.283.418 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 8.160.929, com o registro de mais 82.962, pacientes curados. Outros 896.180 pacientes estão em acompanhamento. 

Senador Elói de Souza vive a Festa de Nossa Senhora de Lourdes

A cidade de Senador Elói de Souza, vive a Festa da sua Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, cuja ampla  programação religiosa, teve início   no começo da noite deste segunda-feira, 1º de fevereiro, e vai até o próximo dia 11 do corrente mês.  Várias atividades religiosas  serão realizadas  todas as noites, na Capela da cidade, dentre elas, a celebração da Santa Missa. Inúmeros noiteiros participarão da Festa, que tem a coordenação do Padre Francisco de Assis.

Teremos outras informações. 

Erivaldo, Presidente da Câmara de Santa Maria: "Vamos fazer uma gestão transparente, tendo os interesses coletivos como prioridade"


O blog entrevistou, via WhatsApp, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria, o vereador Erivaldo, que está no 4º mandato de vereador, sendo presidente do Legislativo Municipal pela 5ª vez. Erivaldo também foi Secretário de Agricultura nas gestões do ex-prefeito Douta, por mais de 7 anos. Mais recentemente, foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Celina em 2016, oportunidade na qual conseguiu eleger sua esposa como vereador daquele município. Em 2021, ele reassumiu a cadeira de vereador e foi eleito Presidente da Casa, por 5 votos a 4. 

1 - Como você se sente ao receber dos seus colegas a confiança em ser a Presidente do Legislativo Municipal de Santa Maria?

Sinto-me honrado pela confiança que meus pares depositaram em mim. Mais uma vez fui chamado a ocupar esse importante cargo de Presidente da Câmara Municipal e pretendo retribuir a confiança trabalhando pelo Legislativo e pelo povo. 

2 - Como você pretende guiar o Legislativo Municipal durante este período que estará à frente da Câmara? 

Pretendo fazer uma gestão transparente,  levando sempre os interesses coletivos como prioridade. Para que isso seja possível, a Câmara está aberta para o diálogo que vise a melhora das políticas públicas, especialmente aquelas voltadas para a população mais carente.

3 - Você está no quarto mandato, e pela quinta vez assume a presidência da Câmara. Como a sua experiência na política pode ajudar no exercício da função?

O tempo que tenho na política e a quantidade de vezes que assumi a presidência da Câmara me ajudam a ver melhor as demandas do povo. Já conheço os caminhos que podem ser trilhados. Por isso, estaremos abertos sempre ao diálogo, tanto com o poder Executivo quanto com a população, para que possamos buscar um futuro melhor para Santa Maria. 

4 - Durante seu mandato de Presidente, como será a relação com o Executivo Municipal, tendo em vista que você foi eleito pela bancada da oposição?

De fato, fui eleito pelos vereadores da oposição. Me orgulho do grupo político de que faço parte. Mas tenho a consciência de que a oposição deve ser exercida de modo responsável, sempre buscando o bem do município. Estamos a favor do povo. Esperamos que o Executivo nos procure para dialogar sobre os projetos do interesse do Município, os quais analisaremos e votaremos democraticamente, cumprindo a Constituição, as Leis e visando os interesses da população.

5 - Como será o relacionamento da Câmara Municipal com a população de Santa Maria?

A relação com a população será a mais democrática possível. Levaremos sessões itinerantes para as comunidades e implantaremos a tribuna popular, para que a população possa expor suas demandas. Além disso, transmitiremos as sessões pelas redes sociais, para que o população possa acompanhar o serviço da Câmara, que é a Casa do Povo.

Paraíba deve receber cerca de 50 mil doses de Coronavac neste fim de semana

 

De acordo com o titular da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB), Geraldo Medeiros, o estado deve receber um novo lote com cerca de 50 mil doses da CoronaVac, nos próximos dias. A previsão é de que as vacinas cheguem entre a sexta-feira (5) e o sábado (6).

A próxima fase de imunização contará com professores do ensino infantil e fundamental I. Conforme o painel Painel de Vacinação do Governo da Paraíba, foram recebidas 167.480 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste percentual, 97.926 doses foram distribuídas e 39.626 doses aplicadas.

Por causa da covid-19, Governo do RN publica decreto que proíbe eventos de carnaval e suspende pontos facultativos

 

O governo do Rio Grande do Norte proibiu a realização de eventos pré-carnaval e de carnaval e suspendeu os pontos facultativos (folgas) previstos para o período nos órgãos da administração estadual. A decisão foi oficializada nesta terça-feira (2) em decreto publicado no Diário Oficial, por causa da pandemia da Covid-19.

“Ficam suspensas, em todo o Estado do Rio Grande do Norte, quaisquer festas ou eventos comemorativos de carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares, promovidos por entes públicos ou iniciativa privada”, diz o decreto.

Leia íntegra AQUI ou descrita abaixo:

DECRETO Nº 30.369, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2021.

Suspende a realização de festas ou eventos comemorativos de pré-carnaval e carnaval no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, revoga os incisos III, IV e V do Decreto Estadual n° 30.338, de 30 de dezembro de 2020, que estabelecem os pontos facultativos na Administração Pública Direta e Indireta nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021 e dá outras providências.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V e VII, da Constituição Estadual,

Considerando o disposto no Decreto Estadual nº 30.338, de 30 de dezembro de 2020, que divulga os dias de feriados nacional e estadual e decreta os dias de ponto facultativo no ano de 2021 para os órgãos e entidades da Administração Pública estadual e dá outras providências;

Considerando o previsto nos incisos III, IV e V, do Art. 1°, do Decreto Estadual nº 30.338, de 30 de dezembro de 2020, que estabelece ponto facultativo para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro;

Considerando o aumento nos números dos casos de infecção e reinfecção pela COVID-19 no Brasil e no Estado do Rio Grande do Norte;

Considerando as informações divulgadas por meio do indicador composto para monitoramento da pandemia pela COVID-19 no Estado do Rio Grande do Norte;

Considerando a necessidade de manutenção e estabilização dos dados epidemiológico no Estado;

Considerando a Recomendação n° 23/2020, de 29 de janeiro de 2021, emitida pelo Comitê de Especialistas da Secretária de Estado da Saúde Pública para o Enfrentamento da Pandemia pela COVID-19, a qual orienta a suspensão imediata de todas as atividades relacionadas ao Carnaval, seja em ambientes fechados ou abertos, incluindo carnaval de rua, clubes, shoppings e afins, no Rio Grande do Norte, bem como a suspensão do ponto facultativo do período no Estado;

Considerando que o cenário demanda a conjugação de esforços do Poder Público e dos particulares para o emprego de medidas de prevenção, controle e contenção da propagação da COVID-19;

D E C R E T A:

Art. 1º Ficam suspensas, em todo o Estado do Rio Grande do Norte, quaisquer festas ou eventos comemorativos de carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares, promovidos por entes públicos ou iniciativa privada.

Parágrafo único. Sem prejuízo do disposto no caput deste artigo, adotar-se-ão as seguintes medidas:

I – vedação ao financiamento ou apoio de eventos comemorativos de carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares durante o período em que vigorar as restrições impostas por este Decreto à Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual;

II – reforço da fiscalização estadual aos municípios quanto à proibição da realização de festas e eventos, coibindo aglomerações, bem como quanto à obrigatoriedade do uso de máscara;

Art. 2º Ficam revogados os incisos III, IV, V do Decreto Estadual nº 30.338, de 30 de dezembro de 2020 que estabelecem os pontos facultativos nos órgãos e entidades da Administração Pública direta ou indireta estadual nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021.

Art. 3° Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação. Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 1º de fevereiro
de 2021, 200º da Independência e 133º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Cipriano Maia de Vasconcelos
Maria Virgínia Ferreira Lopes

BG

LAPAC

LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.