sábado, 9 de janeiro de 2021

Pela primeira vez, mundo registra mais de 15 mil mortes por Covid-19 em 24 horas

Imagem: Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou neste sábado mais de 15 mil mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, um número recorde e que eleva o total desde o começo da pandemia para 1,9 milhão. Houve também 800 mil novos casos, um dos maiores números diários em mais de um ano de crise sanitária, e já são mais de 87,5 milhões de contágios.

Os aumentos se devem principalmente ao aumento nas Américas tanto na quantidade de casos, com 440 mil no último dia, quanto no de mortes, com o recorde de 7,8 mil. O continente tem 38 milhões de infecções desde o começo do ano passado.

A Europa, com 28 milhões de casos acumulados e 622 mil óbitos, registrou 273 mil contágios e 6 mil vítimas do vírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, embora por enquanto não haja uma recuperação clara em relação às semanas anteriores.

Os Estados Unidos continuam sendo o país mais afetado, com 21 milhões de casos, seguido pela Índia, com 10 milhões, e do Brasil, que ontem bateu o recorde nacional diário de novos casos, com 87 mil, elevando o total para 1,9 milhão. O número de pacientes recuperados é de 64 milhões, e dos 23 milhões de casos ativos, 0,5% – cerca de 108 mil pessoas – está em uma condição grave ou crítica.

Jovem Pan com EFE

Padre Ramos visitou os Chefes do Executivo e do Legislativo de São Paulo do Potengi

Na semana que está terminando, nosso pároco Padre Ramos, em companhia do membro do Conselho Administrativo da Paróquia de São Paulo Apóstolo, Edson Varela, visitou o Prefeito de São Paulo do Potengi, Pacelli Souto e o Presidente da Câmara Municipal local, Vereador Getúlio Antunes.

Sobre as visitas o Sacerdote publicou o seguinte nas redes sociais da Paróquia:

"Nesta semana, o nosso Pároco Padre Ramos e o membro do Conselho Administrativo da Paróquia, Edson Varela, estiveram visitando o Chefe do Poder Executivo, o senhor Prefeito Pacelli Souto e o Presidente da Câmara Municipal, o senhor Vereador Getúlio Antunes.
Na ocasião foi apresentado aos gestores a programação da Festa do nosso Padroeiro São Paulo Apóstolo, como também discutida formas de parceria dentre o Executivo, o Legislativo e a Paróquia.
Fica registrado o nosso agradecimento pela recepção e parceria com os gestores. Que as bênçãos do nosso bom Deus e do nosso padroeiro São Paulo desça sobre todos!"


Segundo TCE/RN, 1ª parcela do FPM deve ser utilizada para pagar dívidas da gestão anterior


Segundo um especialista em contabilidade pública ouvido pelo blog, que preferiu não se identificar, a primeira parcela do FPM recebida pelo município de São Paulo do Potengi no dia de ontem (08) deve ser utilizadas para pagamento das dívidas da gestão anterior assumidas em dezembro de 2020. 

"O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte possui entendimento consolidado, exposto na Sessão Ordinária 94, de 13 de dezembro de 2016,  de que a primeira parcela do FPM, recebida até o dia 10 de Janeiro, diz respeito à arrecadação do ano anterior.  Em razão disso, a legislação fiscal permite, inclusive em ano eleitoral, que a gestão municipal determine que o pagamento das dívidas assumidas em dezembro seja feito com o primeiro repasse do FPM no ano seguinte", disse. 

Ainda segundo o contador, trata-se de aplicação do princípio da anualidade orçamentária. "Em razão desse princípio, as verbas do FPM recebidas ontem, dia 08, devem ser utilizadas para pagar os débitos assumidos em dezembro pela gestão passada, como fornecedores e salários de servidores concursados, desde que devidamente processadas. Não se trata de uma possibilidade, mas de um dever, à medida que tais valores dizem respeito à arrecadação ocorrida em dezembro", finalizou. 

O blog esclarece que não possui conhecimento aprofundado acerca do tema, apenas reproduziu o que nos disse o contador. 

A seguir, o posicionamento do TCE/RN acerca do tema. 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Do Dr. Drauzio Varela: ‘Ter medo de vacina é burrice’

 

O médico Drauzio Varella lançou um alerta e foi duro com os negacionistas: “Ter medo da vacina? A chance de provocar algum risco colateral é mínimo. Já existem muitas pessoas vacinadas neste momento, e não tivemos nenhum caso de complicações graves. 

Ter medo da vacina, que não costuma dar complicação grave nenhuma e não tem medo da doença que mata uma porcentagem grande das pessoas que são hospitalizadas? Desculpa, mas isso é ridículo e sendo até um pouco rude, burrice”, disse ele à Carta Capital.

De acordo com o médico, “tinha que ter havido uma estratégia do governo federal para acordos com as vacinas mais promissoras”. “A compra de agulhas e seringas, por exemplo, isso tinha que ter sido feito em maio, junho do ano passado, antes que faltem e os preços subam. Nós estamos chegando agora, na hora de vacinar, e agora que a gente descobriu que não tínhamos seringas e agulhas? Olha o ponto que nós chegamos”, critica.

Notícias do Pássaro

Pacelli teve audiência com o Diretor Geral do DER e solicitou benefícios para São Paulo do Potengi

O prefeito de São Paulo do Potengi, Pacelli Souto, esteve ontem (7) com o diretor-geral do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) Manoel Marques ( que é potengiense) e com o chefe de conservação e manutenção, Wellington Lobato. 

Segundo o prefeito, no encontro foram tratados diversos assuntos, dentre eles a recuperação dos trechos da RN-120 entre o entroncamento com a BR-304 e o Alto do Potengi, como também a recuperação do asfalto da Parede da Barragem.

Outro assunto discutido na reunião, segundo o prefeito, foi um projeto de construir uma duplicação do trecho no sentindo de subida da ladeira para o Alto do Potengi, com o objetivo de dar mais segurança e melhorar a trafegabilidade naquele ponto. 

RN vai receber primeiras doses da vacina contra covid-19 até dia 31 de janeiro, informa governadora

 

Em reunião com os prefeitos potiguares no fim da manhã desta sexta-feira (8), na Escola de Governo, a governadora Fátima Bezerra comunicou que o Rio Grande do Norte deve começar a receber as doses para aplicação da vacina contra covid-19 até o dia 31 de janeiro.

Segundo a governadora, a Sesap já está preparada para a vacinação, adquirindo seringas para aplicação da vacina e organizando o estoque já existente e com todo o espaço estrutural de armazenamento do insumo preparado.No encontro, Fátima ainda afirmou que os municípios são os responsáveis para pôr em prática a vacinação, mas que o Estado vai apoiar com a distribuição de insumos e qualificação das equipes. O Rio Grande do Norte possui em estoque 900 mil seringas e mais dois milhões estão em fase de aquisição.

O Ministério da Saúde assinou o contrato na noite desta quinta feira (7) de 46 milhões de doses da vacina Coronavac do Butantã, sendo 8 milhões ainda na primeira fase da vacina.

Com informações da Tribuna  do Norte

Naldinho construiu chapa de consenso na FEMURN com Babá e Luciano para sucedê-lo

 A eleição da nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) acontecerá neste mês de janeiro. Os dois mais fortes nomes, os prefeitos Anteomar Pereira, o Babá (São Tomé-RN) e Luciano Santos (Lagoa Nova-RN) se uniram na mesma chapa em defesa do fortalecimento do municipalismo e também para evitar divisões na instituição. Assim, a Femurn inicia 2021 sem disputas.

A união dos dois principais pretendentes a presidir a FERMURN, contou com a articulação do atual presidente daquela instituição municipalista, o ex-prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho. Babá, que assumiu o seu 4º mandato como gestor de São Tomé/RN, passa a contar com o apoio do grupo político liderado pelo prefeito de Lagoa Nova/RN, Luciano Santos.

A Eleição será realizada na sede da Femurn na Rua Maria Auxiliadora, 756, bairro Tirol, na capital potiguar, no dia 15 de janeiro. A chapa eleita administrará a  Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte no biênio 2021-2022.

Voltaremos ao assunto.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Prefeitura de São Paulo do Potengi recebe mais de 1 milhão de reais nesta sexta-feira, 08


Como amplamente divulgado, inclusive aqui no blog, a Prefeitura de São Paulo do Potengi decretou, no dia de hoje (07), a calamidade financeira e administrativa do município, bem como determinou medidas de racionalização do serviço público. Dentre as medidas, estão a suspensão de pagamento de fornecedores e até dos salários de servidores concursados vencidos em 31/12/2020.

Porém, apenas neste dia 08 de janeiro, a Prefeitura recebe mais de 1 milhão de reais, especificados nos termos dos prints abaixo. Todas as informações podem ser conferidas no site do Banco do Brasil, pelo link https://www42.bb.com.br/portalbb/daf/beneficiario,802,4647,4652,0,1.bbx.

Seguem, abaixo, a especificação dos valores que serão recebidos pelo poder público municipal neste dia 8. Clique nas imagens para ampliar. 

Prefeitura de São Paulo do Potengi decreta Estado de Calamidade Administrativa e Financeira

 

A Prefeitura de São Paulo do Potengi publicou 4 decretos que adotam medidas que visam a economia de recursos e dar mais eficiência à máquina pública.

A calamidade administrativa e financeira no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo do Município foi reconhecida através do Decreto nº 035/2021. O referido decreto compõe o pacote de medidas que visam economizar recursos e dar mais eficiência à máquina pública, a fim de enfrentar a crise econômica e financeira encontrada.

O Prefeito Municipal, Pacelli Souto, justifica os ajustes da máquina pública a uma série de dificuldades, dentre elas, os salários atrasados de servidores municipais e o endividamento decorrente de parcelamentos e contratos inadimplidos referentes até 31 de dezembro de 2020.

Tais medidas visam garantir e melhorar, num futuro próximo, os serviços públicos municipais para todos os potengienses.
Decretos:
Decreto nº 035/2021 – Decreta estado de calamidade administrativa e financeira, no âmbito do Poder Executivo do Município de São Paulo do Potengi.
Decreto 036/2021 – Adota medidas de identificação da atual situação administrativa, incluindo os contratos e convênios do município.

Decreto 037/2021 – Adota medidas de economicidade e otimização da Gestão, ficando suspensa a concessão de horas extras e pagamento de diárias.

Decreto 038/2021 – Suspende o pagamento de dívidas a credores diversos vencidas até 31 de dezembro de 2020, pelo período de 180 dias.

SPPNEWS

Brasil ultrapassa 200 mil mortes por Covid 19, sendo 1.524 óbitos nas últimas 24 horas.

Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (7):

– O país registrou 1.524 óbitos nas últimas 24h, totalizando 200.498 mortes;

– Foram 87.843 novos casos de coronavírus registrados, no total 7.961.673 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 7.096.931, com o registro de mais 60.401 pacientes curados. Outros 664.244 pacientes estão em acompanhamento.

Lagoa de Velhos registra 2 mortos por Covid 19 no mesmo dia

 

A cidade de Lagoa de Velhos registrou o segundo e terceiro óbitos por coronavírus (COVID-19), ambos ocorridos nesta quarta-feira, 6 de janeiro. Um pela manhã e o outro no final da tarde, os dois, no Hospital Regional Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi.

Tratam-se de uma pessoa do sexo feminino de 84 anos e outra do sexo masculino, de 87 anos,  residentes naquela localidade, que testaram positivo para  a Covid 19 e que estavam internadas no Hospital Regional.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Lagoa de Velhos lamentou profundamente a grande perda e se solidarizou com os familiares  enlutados.

Vereador Getúlio será entrevistado na Rádio Potengi hoje (07), a partir das 18:15

 

O vereador Getúlio Antunes, presidente da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, será entrevistado hoje (07) no Programa Destaque Político, da Rádio Potengi-AM.

Apresentado por Silvério Alves e Silvério Filho, o Destaque Político começa às 18:15, e pode ser acompanhado pelo rádio, na conexão 1.210-AM, pelo aplicativo RadiosNet, pelo site www.radiopotengi.com.br e pelo perfil do Professor Silvério Alves no Facebook. 

Neste sábado é dia de realizar sua ultrassonografia

O atendimento será realizado pelo Dr. Karson Almeida, neste sábado (09/01), a partir das 07h no Centro da visão-SPP.

EXAMES REALIZADOS:

- USG geral (abdome, rins, próstata, tireoide, cervical, endovaginal, parede abdominal, regiões inguinais, bolsa escrotal...);

- Obstétrica c/s Doppler; 

- Obstétrica Morfológica; 

- Mamas;

- Doppler geral (carótidas, renal, hepático, TVP, fistula para hemodiálise, arterial...);

- Articulações (ombros, cotovelos, punhos, joelhos, tornozelos e pés...);

- Pediátricas.

Aceitamos todos os cartões!

Contatos:

(84) 991157638

(84) 99926-2196

(84) 3251-2492

Vereadora Euzuerte inaugura ampla reforma na Câmara Municipal de São Tomé/RN

Elzuerte Zumba que tomou posse para mais um mandato no último dia 1º de janeiro. no cargo de Vereadora da Câmara Municipal de São Tomé, despediu-se da Presidência daquela Casa Legislativa, entregando aos pares e a população uma nova Câmara, em razão da reforma que foi feita na sede do Poder Legislativo Municipal em sua gestão.
Elzuerte Zumba é oriunda de uma família de políticos que ocupou o cargo de Vereador na Câmara de São Tomé por muitos mandatos, a começar por seu pai Zuca Zumba, seu irmão Júnior Zumba que foi Presidente da Casa por cinco vezes, sua prima Cássia Zumba que também presidiu a Casa e seu tio Erinaldo Zumba que exerceu um mandato de Vereador.
Por ocasião do seu discurso de posse, a Vereadora Elzuerte pontuou o legado que estava deixando ao terminar seu mandato de Presidente por apenas um ano na Câmara, especialmente a reforma do prédio e o compromisso, a transparência, o decoro e a ética com que sempre agiu junto aos colegas, servidores e a população de São Tomé.
Finalizou dizendo que está pronta e mais experiente para exercer seu segundo mandato.

Vencedores da Mega da Virada ainda não resgataram prêmio de R$ 325 milhões

Até as 14h30 desta quarta-feira (6), os dois ganhadores do prêmio máximo da Mega da Virada ainda não haviam comparecido para receber os R$ 162.625.108,22 a qual cada um tem direito, segunda a Caixa Econômica Federal.

O prêmio total de R$ 325 milhões é o maior colocado em sorteio até hoje pela Caixa. O montante foi dividido ente um morador de Aracaju, em Sergipe, que fez a aposta em uma das casas lotéricas, e um de São Paulo, que anotou os números sorteados pela internet.

Os vencedores têm até 90 dias para recolher o prêmio. Caso não seja reivindicado, o dinheiro vai parar no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o FIES.

Outros premiados

Cinco dos seis números sorteados foram anotados por 1.384 apostas. A quina rendeu a cada um o valor de R$ 48.978,81. Acertaram a quadra 105.342 jogos, que renderam R$ 919,27 para cada vencedor.

CNN BRASIL 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O aniversário do vereador Getúlio Antunes, presidente da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi

Quem está fazendo aniversário hoje, 6 de janeiro de 2021, é o presidente da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, vereador Getúlio Antunes, com data devidamente comemorada por familiares e amigos, na sua residência localizada no Bairro Santos Dumont, em nossa cidade. Presentes, o editor deste blog Silvério Alves, Ewerton Vieira, o tenente PM Gilmar, Miller Barbosa,  os vereadores Kekel, Alysson, Cida, Rodrigo,  Juninho, Telma, João Paulo e Geraldo Bocão, além de outros  convidados. 

A Getúlio, o decano do Legislativo potengiense, com nove mandatos, parabéns e tudo de bom.

Bolsonaro convoca reunião extraordinária com Guedes e demais ministros

 
Foto:Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro convocou uma reunião ministerial na manhã desta quarta-feira (6) no Palácio do Planalto. Paulo Guedes e outros 16 ministros foram chamados para participar do encontro extraordinário. O ministro da Economia precisou interromper as férias para comparecer ao evento. Guedes tinha férias agendadas até sexta-feira (8).

Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada por volta de 7h rumo ao Planalto, onde ocorre a reunião. Não se sabe qual ou quais temas serão tratados. O encontro não constava na agenda oficial de nenhum dos ministros presentes no encontro que contou com 17 titulares do primeiro escalão de Bolsonaro mais o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Participaram do encontro os ministros:

Augusto Heleno, Gabinete de Segurança Institucional;

Bento Albuquerque, Minas e Energia;

Braga Netto, Casa Civil;

Damares Alves, Mulher, Família e Direitos Humanos;

Eduardo Pazuello, Saúde;

Ernesto Araújo, Relações Exteriores;

Fábio Faria, Comunicações;

Fernando Azevedo, Defesa;

Gilson Machado, Turismo;

José Levi, Advocacia-Geral da União;

Milton Ribeiro, Educação;

Onyx Lorenzoni, Cidadania;

Paulo Guedes, Economia;

Pedro Cesar Nunes, Secretaria-Geral da Presidência;

Tarcísio Gomes de Freitas, Infraestrutura; e

Tereza Cristina, Agricultura.

Além dos dirigentes das pastas do Executivo, também compareceu à reunião o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Com informações de R7 e Diário do Poder

Missas de Santos Reis na Matriz da cidade de São Pedro/RN

 

 Hoje, 6 de janeiro, Dia de Santos Reis, na cidade de São Pedro não aconteceu a grande e tradicional Festa de Santos Reis, devido a pandemia do coronavírus. Festa que todos os anos atrai milhares de pessoas   vindas de toda parte.   Por outro lado, a parte religiosa  do evento está garantida com a celebração de duas   missas, presididas pelo   Padre Idalmo, respeitando todos os critérios de combate a pandemia.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Nova equipe que comandará a Educação de Barcelona


Na tarde da segunda-feira, 04 de janeiro, a nova Secretária de Educação do município de Barcelona, Emília Cristina, reuniu a equipe que irá atuar na área pelos próximos quatro anos. 

Nesse primeiro encontro a secretária se dirigiu a nova equipe para apresentar um cenário inicial e definir as primeiras estratégias de atuação. 

"Temos muito trabalho e muitas dificuldades pela frente, principalmente porque ainda estamos enfrentando o quadro da pandemia, cenário que atinge diretamente a educação", disse a secretária Emília e concluiu "Mas temos muita Fé em Deus que tudo dará certo". 

A esse blog a secretária Emília Cristina deixa registrado seu agradecimento ao Prefeito Fabiano Lopes pela confiança a ela depositada e a todos os membros da nova equipe.

Conheça a equipe:

Secretária de Educação - Emília Cristina de Azevedo Maia
Coordenadora Geral de ensino - Izabel Batista
Diretora de Educação e Cultura - Luciana Andrade
Diretora da EMPAM - Maria Da Guia
Vice-Diretora da EMPAM - Elizabeth Santos
Coordenadores da EMPAM -
Mércia Torres
Lázaro Ferreira
Rosângela Araújo 
Diretora da EMPIDS - Edilma Tomaz
Coordenadora da EMPIDS - Maria Merces
Diretora das Escolas Rurais - Aurizelia Dantas
Coordenadoras das Escolas Rurais -
Cristiana Luiza
Ramona Kelly

Novas informações sobre o estado de saúde do ex-prefeito Naldinho

Segundo informações que chegaram ao blog, o ex-prefeito Naldinho foi submetido a cirurgia de urgência em razão de pedras nos rins. Ele teria sentido fortes dores ontem à noite (04), motivo pelo qual dirigiu-se ao Hospital do Coração, em Natal, onde foi constatada a inflamação e foi realizada de pronto a cirurgia. 

Segundo as informações, Naldinho já se encontra em casa e passa bem. 

LAPAC

LAPAC

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.