sábado, 26 de dezembro de 2020

Mundo ultrapassa 80 milhões de casos de Covid-19

O mundo registrou, neste sábado (26), a marca de 80.027.056 de infecções pela Covid-19, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Estados Unidos (18.771.885 casos), Índia (10.169.118 casos) e Brasil (7.448.560 casos) juntos, representam cerca de 45% deste total.

O novo coronavírus levou à óbito, até o momento, 1.753.313 pessoas em todo o globo. O Brasil, com 190 mil mortes, está atrás somente dos EUA, que possui mas de 330 mil vítimas em razão da doença.

A vacinação contra a Covid-19 já começou em, pelo menos, 17 países. A partir deste domingo, grande parte dos 27 países que compõem a União Europeia devem iniciar a imunização de suas populações. Ao menos sete deles já ultrapassaram a marca de 1 milhão de contaminações.

Uma nova variante da doença tem gerado grande preocuoação pelo globo, sendo a nova cepa, originada do Reino Unido, tendo sido observada em outros 11 países. Isso levou mais de 50 países a proibirem voos vindos do Reino Unido, de acordo com um levantamento da CNN.

CNN Brasil

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN neste sábado é de 61,4%; pacientes internados são 264

 

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 61,4%, registrada no fim da manhã deste sábado (26). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 264.

Até o momento desta publicação são 90 leitos críticos (UTI) disponíveis e 143 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 135 disponíveis e 121 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Seridó apresenta 57,1% dos leitos críticos ocupados, a região Metropolitana de Natal tem 56,7% e a Região Oeste 70,5%.

Do barcelonense Aldo Luiz: "Eu venci a Covid 19"

 Depois de 16 dias internado no Hospital Regional de São Paulo do Potengi,  com a Covid 19, o  filho de Barcelona/RN, nosso amigo,  Aldo Luiz de Araújo, com a ajuda Divina  e de toda  equipe de profissionais daquela Unidade Hospitalar, para a alegria de seus  familiares e amigos, venceu a Covid, recebeu alta nesta sexta (Dia  de Natal) e  voltou pra sua residência, na terra  da Pedra  da Fé.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Juíza é assassinada a facadas na frente das filhas

 

A juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, 45 anos, foi morta a facadas. O suspeito é o ex-marido da vítima, de 52 anos. O crime ocorreu no início desta véspera de Natal, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. Em um vídeo que circula pelas redes sociais, as três filhas pequenas do casal teriam presenciado o crime e no momento que a mãe é golpeada, as crianças gritam para o suspeito cessar, porém a vítima não resistiu e morreu no local, segundo o Corpo de Bombeiros que atendeu à ocorrência.

“Os agentes [da GM] estavam na base do 2º subgrupamento, que fica ao lado do Bosque da Barra, quando cidadãos que presenciaram as agressões acionaram os guardas para ajudar a vítima”, diz trecho da nota da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Paulo não fugiu do local e nem resistiu à prisão.

Diário de Goiás

Papa Francisco pede ajuda para os pobres e que fiéis “não desanimem”, em Missa do Galo restrita pela covid-19

Foto:  Andreas Solaro/AFP

 O papa Francisco celebrou uma Missa do Galo de véspera de Natal nesta quinta-feira mais sisuda devido à pandemia de coronavírus e disse que as pessoas deveriam se sentir obrigadas a ajudar os necessitados porque o próprio Jesus nasceu pobre.

“Deus veio entre nós em pobreza e necessidade, para nos dizer que ao servir os pobres, mostraremos nosso amor por Ele”, disse o papa, que celebra o oitavo Natal de seu pontificado.

O papa Francisco disse que o Natal deveria fazer com que todos refletissem sobre “nossa injustiça com muitos de nossos irmãos e irmãs”, em vez de buscarem “nosso desejo sem fim de posses” e prazeres efêmeros.

“Não desanimem”

“Irmã, irmão, não desanimem. Você tem a tentação de sentir-se errado? Deus te diz: ‘Não, você é meu filho!’ Tem a sensação de que não vai conseguir, o temor de ser inadequado, o medo de não sair do túnel do desafio? Deus te diz: ‘Coragem, estou com você'”, afirmou o Papa.

A mensagem é propícia para um Natal diferente. Enquanto dezenas de milhares de pessoas vivem essa data sem algum ente querido morto pela Covid-19, famílias mundo afora preferiram evitar grandes festas e aglomerações para não se tornar vetor da doença.

“Somos filhos amados. É esse o coração indestrutível de nossa esperança, o núcleo incandescente que sustenta a existência. Sob nossas qualidades e nossos defeitos, mais forte que as feridas e os fracassos do passado, que os medos e inquietações pelo futuro, existe essa verdade: somos filhos amados”, afirmou Francisco.

Em sua homilia, Jorge Bergoglio ainda alertou que, muitas vezes, “famintos por divertimento, sucesso e mundanidade, alimentamos a vida com comidas que não tiram a fome e nos deixam um vazio”.

“Insaciáveis por ter, nos lançamos em muitas manjedouras de vaidade, esquecendo a manjedoura de Belém. […] Nós falamos muito, mas frequentemente somos analfabetos em bondade”, acrescentou.

Segundo Francisco, “Deus nasceu menino para nos incentivar a cuidar dos outros”. “Seu choro terno nos faz entender o quão inúteis são nossos caprichos, e temos muitos. Seu amor desarmado e desarmante nos lembra que o tempo de que dispomos não serve para nos lamentarmos, mas para consolar as lágrimas de quem sofre”, disse.

O Papa ainda citou a poeta americana Emily Dickinson (1830-1886), com os versos: “A morada de Deus é próxima à minha; Sua mobília é o amor”.

A missa foi realizada em uma parte dos fundos da Basílica de São Pedro com menos de 100 participantes e apenas um pequeno número de cardeais e bispos. Ela normalmente é realizada na parte principal da basílica e presenciada por até 10 mil pessoas, incluindo diplomatas representando cerca de 200 países.

Todos com exceção do papa e do pequeno coro usavam máscara durante a missa, que começou duas horas mais cedo do que o normal para que mesmo o limitado número de pessoas que participaram pudessem voltar para casa a tempo do toque de recolher de 22h.

UOL 

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

UM NATAL DE AGRADECIMENTO E REFLEXÃO, poema do Bacelonense Vanecílio Paulo

 

Agradeça a ocasião

De viver mais um natal,

E faça uma reflexão

Desse momento real,

Do que a gente viveu

Como tudo aconteceu,

Para melhor compreender;

O verdadeiro sentido

De tudo que foi vivido 

É hora de agradecer.


Agradecer pela vida

Que é nossa maior riqueza,

Pelo prato de comida

Colocado em nossa mesa,

Pela força do trabalho 

O nosso lar, e agasalho,

Pelo refúgio e abrigo;

E dizer: muito obrigado!

Quem esteve lado a lado

Sendo verdadeiro amigo.


Pois tudo isso é motivo

Para a gente agradecer,

Pelo fato de está vivo

De ter um pão pra comer,

Pela família e saúde

Nossa principal virtude,

De ser alegre e sorrir;

E por tudo que vivemos

Este anos nos aprendemos,

Ser forte pra prosseguir.


Aprendemos que a distância

Muitas vezes está perto,

De um segundo, a importância,

Do futuro que é incerto,

Do valor que a vida têm

De um abraço que faz bem,

De um velho aperto de mão;

Tudo isso ficou marcado

Que serviram de legado

E pra o mundo uma lição.


Pois quem se sentiu sozinho

Viu de perto a solidão,

Sem apoio,sem carinho,

Sem o abraço de um irmão,

E foi provada a certeza

Que nossa maior riqueza

Não é bens materiais;

E vimos em toda cena

Que nessa vida terrena

Todos nos somos iguais.


Então nem tudo foi ruim

Nesse ano que se passou,

Nem tudo chegou ao fim

Se na dor alguém chorou,

Pois à dor também ensina

Basta seguir a rotina,

Com Deus pai celestial;

E fazer dos nossos dias

As mais belas poesias

No bom clima do natal.


Vamos pensar no futuro

Construir a nossa história,

Que o mundo seja mais puro,

Numa nova trajetória;

Que os erros acometidos

Nus faça fortalecidos,

Pra verdadeira mudança;

Lutar pelo que se almeja

Por mais difícil que seja

Que ninguém perca a esperança.


Esperança de igualdade

Com harmonia sobre a terra,

Pra que nossa humanidade,

Gere paz,não gere gerra,

Sem ter lágrimas de desgosto

Sem máscaras cobrindo rosto,

Sendo o retrato da dor;

E que sejamos aprendiz

Com um mundo mais feliz,

Em gesto nobre de amor...

Vanecilio Paulo

Barcelona/ RN

Horários das Missas do Natal em São Tomé/RN

 

Horários das Santas Missas do Natal do Senhor, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em São Tomé/RN, nos dias 24 (17h e 20h) e 25 de dezembro
Lembramos que para participação presencial, faz-se necessário realizar um agendamento prévio.
As celebrações serão realizadas com número reduzido de fiéis, seguindo os protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19, tais como:
😷
o uso obrigatório de máscara;
↔️
distanciamento mínimo entre as pessoas;
🤲
higienização das mãos com álcool 70%.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Bancos abrem de manhã na véspera do Natal nesta quinta-feira (24)

 

As agências bancárias de todo o país funcionarão em horário especial no dia 24 de dezembro e ficarão abertas apenas por duas horas na parte da manhã. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a abertura das agências das unidades da Federação que funcionam no mesmo horário de Brasília será das 9h às 11h. Nos demais estados, das 8h às 10h (horário local).

Nos dias 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro, as agências bancárias permanecerão fechadas para atendimento. Apenas os caixas eletrônicos continuarão funcionando nesses dias.

De acordo com a Febraban,  nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, a abertura dos bancos ocorrerá no horário normal (que vem sendo seguido durante a pandemia de covid-19). A partir de 4 de janeiro, o atendimento será retomado normalmente.

Carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos nos feriados poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. De acordo com a Febraban, normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Agência Brasil

Sociedade Educadora São Francisco encerra Ano Letivo com o DRIVE THRU da Saudade


Na manhã desta  quarta-feira, 23  de dezembro, a Sociedade Educadora São Francisco (Ensino Infantil e Fundamental Completo) localizada  em São Paulo do Potengi, encerrou de forma diferente e bastante acolhedora (com um DRIVE THRU) o Ano Letivo daquele Educandário.

A diretora Josiene, em conversa  com o blog afirmou: "Devido o coronavirus estamos vivendo um novo normal, um tempo de se reinventar. Por isso  organizamos esse evento para matar a saudade dos nossos alunos  e de todos que os fazem a SESF".

O falecimento de Maria do Carmo Dias

Faleceu na madrugada de hoje (23), em Natal, vítima  de ataque cardíaco, Maria  do Carmo Dias Pereira, 66 anos. Carminha, como era  mais conhecida, pertencia a família Dias Pereira, era  filha de Dodô Lopes do Riacho Salgado (in memorian) e irmã dentre outros, de Gorete,  esposa  de Nuca Ferreira.

Seu corpo está sendo velado no Centro de Velório da UNIPLAN, em nossa cidade, e  será sepultado logo mais às 16 horas, no Cemitério de  São Paulo  do Potengi.

Aos familiares enlutados, nossos votos de sentimento  e pesar.

COVID: Secretário de saúde do RN faz apelo aos jovens por conduta ‘responsável’ e alerta que ‘se o crescimento de internações for exponencial, nenhum sistema de saúde dá conta’

 
Cipriano Maia - Foto:Inter TV Cabugi

Reportagem do G1-RN nesta quarta-feira(23) destaca que depois de confirmar a reabertura de mais 104 leitos para Covid-19 entre clínicos e críticos, o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, não descartou que seja necessário ampliar ainda mais a rede de atendimento para a doença no estado. Segundo ele, ainda assim isso pode não ser suficiente para evitar um novo colapso do sistema de saúde potiguar. Com os índices de internação aumentando desde novembro, o titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) indica que um controle seguro da doença só acontecerá se os índices de transmissibilidade também forem reduzidos.

“Nós não podemos garantir que seja o suficiente (os novos leitos). Então estamos buscando a acompanhar para que o colapso não venha a ocorrer, porque a rede está se preparando pra isso. Temos a possibilidade de fazer mais expansões a depender da situação. Mas é fundamental que a população tenha consciência que ela é a principal responsável para evitar tragédias, mudando atitude e comportamento”, disse.

A reportagem ainda destaca que, segundo o secretário, 42 leitos de UTI e 19 clínicos já foram reabertos após a alta de casos no estado – a previsão é que 104 sejam ao todo entre essa e a próxima semana.

“Estamos planejando que essa expansão possa dar conta da assistência. Mas se esse crescimento for exponencial, como ocorreu em outros países, nenhum sistema de saúde dá conta”, falou.

Cipriano Maia pontuou que, por esse motivo, é importante que principalmente os mais jovens, que têm menos complicações pela Covid-19 e por isso têm se exposto mais ao vírus, entendam o risco de contaminarem um grupo mais vulnerável.

“Nós apelamos por uma conduta sensata e responsável das pessoas, principalmente dos mais jovens, como está se chamando a atenção. Porque são essas pessoas, que se consideram imunes, que podem levar a contaminação para seu familiar querido ou amigo e com isso produzir perdas”.

G1RN

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

LAPAC

LAPAC

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.