sábado, 21 de novembro de 2020

CAERN suspende abastecimento das 30 cidades (Agreste, Trairi, Potengi) contempladas pela Adutora Monsenhor Expedito


A Companhia de Águas e Esgotos  do Rio Grande do Norte - CAERN, informa  que a partir da próxima segunda-feira, 23  de novembro, haverá suspensão  temporária no abastecimento d'água  das 30 cidades localizadas no Agreste, Trairi e Potengi, contempladas pela  Adutora Monsenhor  Expedito.

O motivo da  suspensão é a  adequação dos mercados livres de energia. O serviço será realizado  nas estações  de bombeamento de Nísia Floresta e Monte Alegre. O trabalho ocorrerá  na próxima segunda (23), nas referidas estações de bombeamento, começando às 6 horas,  sendo encerrado às 18 horas.  Com a retomada do sistema, após a conclusão, em até 48 horas o abastecimento estará normalizado.

Com informações do G1 RN

Taxa de ocupação de leitos para covid no RN é de 47,9% neste sábado

Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sp) atualizou os números do coronavírus neste sábado (21). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde no RN, os números no início da tarde mostram 47,9%.

Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 187, sendo 93 em leitos críticos e 94 em leitos clínicos.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 29,2% dos leitos ocupados, a Região Metropolitana registra 42,9% de ocupação; e a região Oeste tem 65,5% – em destaque como o índice mais alto.

O prefeito eleito Maciel Gomes suspende festa da vitória, em Senador Elói de Souza

NOTA OFICIAL
Queridos amigos e amigas de Senador Elói de Souza, venho através desta, informar a suspensão da nossa festa da vitória que iria ocorrer neste domingo próximo (22).
Como todos já sabem seu Antônio Lourenço, a quem tenho como um pai, está em observação em um hospital de Natal e seu estado de saúde requer cuidados.
Mediante tais circunstâncias não temos clima algum para realizarmos a nossa festa.
Antônio Lourenço é um homem forte e que logo sairá dessa mais revigorado ainda.
Ele foi uma das pessoas que mais torceu e me ajudou nesta longa caminhada e não podemos neste momento importante esquecer dele.
Entendemos que há um tempo para cada coisa, e o tempo agora é de nos unirmos em oração por nosso amigo Antônio Lourenço.
Portanto, quero aproveitar o espaço e pedir a cada um de vocês que possuem suas crenças pessoais que possam rezar/orar e torcer pela plena recuperação do nosso amigo.
Oportunidades para comemorarmos não faltarão!
Agradeço a compreensão de todos neste momento delicado que estamos atravessando.
Um forte abraço e fiquem todos com Deus!
Maciel Gomes da Silva.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.

Por que dia 20 de novembro?

A data da morte de descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Por essa razão, o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público. 

Do Blog. Precisamos ter  a consciência e colocar essa consciência em prática, de que independente de cor, raça, sexo, nacionalidade, religião, posição  econômica, política e social... somos todos  e todas, cidadãos e cidadãs, filhos e e filhas de Deus. Sendo assim, precisamos acima de tudo nos respeitar e dizer não com   veemência a todo tipo de racismo, preconceito e discriminação, parta de onde partir.

Brasil chega a 167,5 mil óbitos por Covid-19; 13 estados têm alta como o RN

 O Brasil tem 167.590 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta quinta-feira (19), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. 

Desde o balanço das 20h de quarta-feira (18), 6 estados atualizaram seus dados: BA, CE, GO, MG, MS e RN. A atualização das 13h não altera as médias móveis divulgadas às 20h de ontem. A variação da média das mortes está em alta de 49%; dos casos, em alta de 68%.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Imagens da inauguração da Base Descentralizada do SAMU, em São Paulo do Potengi

No final da tarde  desta quinta-feira, 19 de novembro de 2020, realizou-se em nossa cidade, numa parceria dos Governos Federal, Estadual, ; Prefeitura local  e demais Prefeituras da região, a inauguração da Base Descentralizada do Serviço Móvel de Urgência- SAMU, em São Paulo do Potengi. 

Presentes dentre outras autoridades, Dra. Uilma, Coordenadora Geral do SAMU, prefeitos, (SPP), Babá (São Tomé), Grimalde (Elói de Souza), Dailva Bezerra e Secretários Municipais de Saúde da região, além de convidados.

Ao usar da palavra, o prefeito Naldinho disse da sua alegria, depois de muita luta, em parceria com os demais colegas gestores da ribeira potengiense, poder presenciar a chegada  de uma instituição  tão importante, para auxiliar ainda mais no cuidado da saúde dos potengienses.

re 

Há 81 anos, Monsenhor Expedito “disse sim” ao chamado de Deus


 
Por Silvério Filho

Nosso Senhor Jesus Cristo, ao explicar a dureza do coração dos fariseus e declarar a revogação da antiga lei do divórcio, apresentou uma mensagem que, segundo Ele próprio, não poderia ser recebida por todos, mas apenas por aqueles a quem foi concedido. Disse o Cristo: “Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.” (Mt 19:12). Nessa passagem, Jesus apresenta um contraponto ao egoísmo dos fariseus por meio da exaltação ao celibato, posteriormente exaltado também por São Paulo, em I Coríntios 7, e por São João, em Apocalipse 14:4.

Em 19 de novembro de 1939, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, o jovem Expedito Sobral de Medeiros escolheu fazer parte destes que optam por viver o celibato por amor ao Reino Celeste: tornou-se padre, escolhendo morrer para o mundo e vestir o preto da batina, sinal de que já não vivia para si, mas para Deus e para os outros.

Morto para o mundo, mas não alheio a ele, veio a São Paulo do Potengi com a intenção de reconciliar os homens entre si e com Deus, tarefa que cumpriu bem, mas sem deixar de apresentar posicionamentos firmes, quando necessário. Nessa tarefa, embora não fizesse distinção de pessoas, nutria uma opção preferencial pelos pobres, pois sabia que, como padre, não podia rejeitar a súplica de um pobre, nem desviar dos indigentes seu olhar (Eclo 4,4), muito menos despedir-se de um necessitado, sem buscar sanar suas necessidades materiais (Tg 2:14-18).

Falando a língua do povo, conforme lembrado pelo seu compadre Zé Preto, deu testemunho de que a luta social da Igreja faz parte da própria concepção cristã de vida (Mater et Magistra, § 221). Foi assim que, quando entre nós, pregou o Evangelho por palavras e atos, demonstrando, para leigos e instruídos, a necessidade de cultivar a fé, a esperança e o amor. Amor este que deu a ele a compreensão de que o sofrimento pelo Reino de Deus não era para si um fardo, mas uma alegria, conforme já havia constatado o Apóstolo Paulo (Cl 1,24).

Os frutos do seu trabalho social são inegáveis: a criação do Centro Social, das escolas radiofônicas, da maternidade Francisquinha Fonseca (atualmente hospital regional); fundação do sindicato rural; combate à fome, à sede e a desnutrição do nosso povo; luta pelas adutoras etc. A importância é tanta que não dá para falar da história de São Paulo do Potengi sem citar, em diversos momentos, a atuação do padre.

Em 16 de janeiro de 2000, findou sua estadia entre nós, após “pelejar” algum tempo com as fortes dores causadas pela doença, suportadas com amor e resignação. Crendo na vitória de Cristo sobre a morte (I Cor 55-58), o padre passou para a verdadeira vida maneiro, sem nenhuma preocupação material, deixando para aqueles que o conheciam a certeza de que sua existência terrena foi um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12,11), tendo lutado o bom combate, encerrado a carreira e guardado a fé.

Obrigado, Monsenhor Expedito, por ter aceitado o chamado de Deus naquele dia 19 de novembro de 1939.

Nesta quinta-feira (19), taxa de ocupação de leitos para a Covid 19 no RN é de 45.5%

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (19). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram 45,5%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 183.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 25% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(42,6%); e a região Oeste tem (59,3%) – em destaque como o índice mais alto. 

Do blog: Infelizmente  o coronavirus voltou a crescer na maior parte do Brasil. 

Vídeo: Documentário do Seminarista Thalles sobre Monsenhor Expedito

Estreamos hoje no IGTV do @blogdosilverioalves o quadro "Nos passos do Profeta", no qual abordaremos fatos diversos sobre o Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, o "Profeta das Águas".

Nesse primeiro episódio, publicamos um vídeo-documentário gravado pelo nosso amigo o Seminarista Thalles @thalles_henrique10 , para a disciplina de Sociologia da Religião, do Seminário São Pedro. A gravação dos vídeos foi feita pelo blogueiro @l.thavares, do Blog do Lucas Tavares. 

Esta é mais uma iniciativa do @blogdosilverioalves para o resgate histórico dessa figura tão importante para a Região Potengi, o nosso querido Monsenhor Expedito.

Abaixo, confira o vídeo-documentário, originariamente publicado no canal de Thalles no Youtube.

Do prefeito eleito Maciel Gomes: Carta aberta de agradecimento ao povo de Senador Elói de Souza


Carta aberta ao povo da minha querida Senador Elói de Souza.
Passei várias horas pensando em tudo que vivemos ao longo desses meses que antecederam o dia 15 de novembro de 2020.
Dia este que ficará eternamente marcado na história na nossa cidade e no coração dos nossos munícipes.
Enfrentamos diversas barreiras, transpomos dificuldades, superamos limites e sobretudo rompemos paradigmas.
Longa foi a trajetória até este momento de glória.
Muitas pessoas marcaram nosso caminho, umas permaneceram, outras se foram e assim fomos construindo a vitória do povo de Senador Elói de Souza.
Quero agradecer primeiramente a Deus, sem ele nada disso seria possível, pois toda a força, superação e energia foi proporcionada por nosso pai, quero agradecer do fundo do meu coração ao povo livre de Senador Elói de Souza que nos deu tamanha vitória, agradecer também a todos aos nossos candidatos a vereador pelo belíssimo trabalho e contribuição, a toda nossa equipe de coordenação e a todos que sempre se colocaram à disposição para somar, ajudar e fazer a diferença, bem como a meus pais, seu José Gomes e Dona Betinha por terem me dados forças ao longo dessa árdua jornada e terem permanecido sempre ao meu lado juntamente com toda a minha família.
Agradeço demais a todos vocês, por tudo: GRATIDÃO!
Novos tempos se aproximam, a esperança está acesa e mais forte do que nunca.
Estamos preparados para fazer a maior e melhor administração de todos os tempos em nossa querida Senador Elói de Souza.
Agora é a vez do povo!
E quero dizer a todos que a partir de Janeiro de 2021, Maciel Gomes será o prefeito do povo de Senador Elói de Souza, portanto, não faremos distinção de pessoas pois nossa gestão será voltada e feita do povo, pelo povo e para o povo.
Que Deus abençoe a todos, juntos faremos história!
Um frte abraço e fiquem todos com com Deus.

De Fabiano de Vavá, prefeito eleito de Barcelona/RN: "Obrigado pelos 2.139 votos de confiança”

Nota de Agradecimento

“Até aqui nos ajudou o Senhor”.
1 Samuel 7.12
"É com grande alegria no coração e com um espírito cheio de GRATIDÃO a Deus e ao povo de Barcelona, que inicio os meus agradecimentos pelos 2.139 votos que me foram confiados.
Hoje temos a sensação do dever cumprido, fizemos uma campanha limpa, uma campanha honesta, uma campanha que trouxe como princípio básico, a verdade, a união e o nosso compromisso com todos os barcelonenses para os próximos quatro anos. O desejo de Reconstruir Barcelona tomou conta de todos nós.
Pedimos a Deus e a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que nos dê sabedoria para conduzir este município, na busca de fazer o melhor para cada cidadão e cidadã que aqui habita. Trabalharemos incansavelmente para que a nossa cidade cresça em todas as áreas, principalmente naquela que vimos a maior fragilidade, que foi a SAÚDE, sobre ela teremos um carinho especial, um olhar humanizado. Atendendo a todos e a todas que assim precisarem dos serviços.
Nossa gestão será pautada na coletividade, ouvindo as pessoas, assim como fizemos até agora nessa trajetória de campanha, construímos juntos um Plano de Governo onde o povo deu a sua contribuição, e será com o povo que irei colocar em prática cada meta e cada ação que está posto nele.
Quero estender meus agradecimentos a todos os candidatos a vereadores da nossa coligação que lutaram lado a lado junto conosco, aos nossos amigos das comunidades rurais e da cidade o meu muito obrigado e também aos nossos militantes das redes sociais. A coordenação de campanha que brilhantemente atuou com seriedade e competência em tudo que realizou. Agradecer a cada pessoa que participou dos 55 motivos para votar em Fabiano de Vavá, aos fiscais de seção, a quem participou de carreatas, passeatas, buzinaços, enfim, a todos vocês o meu muito obrigado.
Agradecimento especial a Carlos Zamith de Souza, a Agací de Souza Filho e toda a sua família, pela oportunidade de estarmos juntos novamente, com certeza a nossa união será duradoura, e trará para Barcelona a maior e melhor administração pública de todos os tempos.
Por fim, agradecer a minha família que é a base de tudo, que é o meu alicerce maior, a minha mãe Bebé de Vavá, aos meus irmãos e sobrinhos, a minha esposa e aos meus filhos. Agradecer ao meu pai, Walter Lopes, que eu não tenho dúvida que esteve presente comigo todos dias dessa batalha, me dando força e coragem para seguir em frente, a ele eu dedico esta vitória, irei honrar o seu nome, meu pai, aplicando tudo que o senhor me ensinou a vida inteira, durante a sua passagem aqui na terra.
O momento agora é de desfazer o palanque e agir para Reconstruir Barcelona. Faremos isso olhando para TODOS que também amam essa terrinha e querem ver o seu melhor.
Que Deus abençoe a todos nós".

Fabiano Lopes 

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Reeleição de prefeitos bate recorde: 2.237 cidades mantêm gestores, diz CNM

Continuidade é a marca das eleições municipais de 2020. Levantamento preliminar da Confederação Nacional de Municípios (CNM), mostra que os eleitores de 2.237 cidades reelegeram os atuais gestores no domingo passado, maior número já registrado no país desde a aprovação da emenda constitucional que permitiu a prefeitos, governadores e presidentes a concorrer a um segundo mandato, em 1998.

Os dados levantados pela CNM no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda podem sofrer alterações, em função de candidatos que disputaram o pleito sub judice e das dificuldades no processamento dos dados vista este ano.

Mesmo assim, dificilmente o número será inferior aos 2.135 casos de recondução de prefeitos observado em 2000, primeiro ano em que os gestores municipais puderam disputar um novo mandato consecutivo.

De acordo com a confederação, de 4.398 prefeitos que estão em primeiro mandato, 3.510 decidiram disputar a eleição deste ano e 888 preferiram não concorreram. Ou seja, quatro em cada cinco gestores se submeteram ao julgamento dos eleitores sobre seus mandatos. Entre os que saíram candidatos, a taxa de sucesso foi de 63,73%.

CNN Brasil

VÍDEO: Blog lança dois novos quadros sobre Monsenhor Expedito no IGTV (Instragram)


O IGTV do @blogdosilverioalves iniciará mais dois quadros, ambos relativos ao nosso Profeta das Águas, Monsenhor Expedito.

No primeiro, intitulado “Pelos Caminhos do Potengi”, @silverioalvesfilho analisará, capítulo por capítulo, o livro de mesmo nome, escrito pelo próprio Monsenhor Expedito, em 1989.

No segundo quadro, denominado “Nos Passos do Profeta”, abordaremos temas diversos sobre o padre, tais como entrevistas, livros, trabalhos acadêmicos, acontecimentos históricos...

Para estrear o segundo quadro, publicaremos amanhã, 19, um vídeo-documentário gravado pelo nosso amigo seminarista @thalles_henrique10, para a disciplina Sociologia da Religião, do Seminário São Pedro. Um dos entrevistados pelo seminarista foi o nosso editor-chefe, @profsilverioalves.

Essa é mais uma iniciativa do @blogdosilverioalves para o resgate histórico da nossa região, com a consciência de que somos um blog da comunidade e para a comunidade.

Para assistir ao vídeo de apresentação dos novos quadros, clique no link 
instagram.com/tv/CHvXXZPh36M/.

Errata: o trecho bíblico citado é I Cor 3,6. 

Rossane de Germano foi a primeira mulher eleita prefeita de Ielmo Marinho

Rossane Marques Lima  Patriota, filiada ao PSDB, casada como ex-prefeito  daquele município, Germano Patriota,  foi  a  primeira  mulher eleita prefeita de Ielmo Marinho/RN.  Suas propostas  de mudança  e renovação, com o lema: " Uma  nova voz,  a esperança está de volta", contando com o apoio e a liderança de seu esposo, conquistou o voto  e a confiança dos ielmomarienses.

Ação Novembro azul no Centro da Visão

No mês de prevenção ao câncer de próstata, estaremos realizando exames de ultrassonografia da próstata e demais ultrassonografias direcionadas para saúde do homem, com valores especiais.

O atendimento será realizado pelo *Dr. Karson Almeida*, nesta sexta-feira (20.11) a partir das 07h no *Centro da visao* .

*EXAMES REALIZADOS*:

- *USG geral* (abdome, rins, próstata, tireoide, cervical, endovaginal, parede abdominal, regiões inguinais, bolsa escrotal...);

- *Obstétrica c/s Doppler*;

- *Obstétrica Morfológica*;

- *Mamas*;

- *Doppler geral* (carótidas, renal, hepático, TVP, fistula para hemodiálise, arterial...);

- *Articulações* (ombros, cotovelos, punhos, joelhos, tornozelos e pés...);

- *Pediátricas*.

Aceitamos todos os cartões!

Contatos:

(84) 991157638

(84) 99926-2196

(84) 3251-2492

Família morta na Praia de Pipa por desabamento de falésia foi sepultada em Tibau do Sul

 Os corpos da família que morreu soterrada nessa terça-feira(17) após parte de uma falésia desabar começaram a ser velados nesta quarta (18) em uma pousada em Pipa. Na sequência, por volta de 10h, ocorreu o sepultamento, no cemitério público de Tibau do Sul.

Stella Souza, de 33 anos, Hugo Pereira, de 32, e o filho deles, Sol, de 7 meses, aproveitavam um dia de folga nesta terça (17) na praia de Pipa quando parte de uma falésia desabou sobre eles. Os três morreram na hora. O cachorro da família, que estava com eles, também morreu.

Hugo Pereira era paulista e morava em Pipa há pouco mais de dois anos. O pai dele chegou a Pipa na noite de terça, mas não quis falar com a imprensa. Pedro Holanda, gerente do hotel onde Hugo trabalhava, lamentou a morte do amigo e disse que ele era “uma alma especial”.

Com informações do G1 RN e do BG

São Paulo do Potengi: Com 13.095 eleitores aptos a votar, apenas 1.733 (13,23%) não compareceram às urnas

 Como já é  tradição nas eleições municipais, por envolver mais  as comunidades, o eleitorado vai votar praticamente em peso.  Em São Paulo do Potengi, principal colégio eleitoral da nossa região, com 13.095 eleitores aptos a votar, 11. 362 compareceram às urnas (86,77%).

10.752 votaram nos candidatos concorrentes, 475 votaram nulo e135votaram branco. Apenas 1.733 eleitores deixaram de votar, ou seja, 13,23%. 

terça-feira, 17 de novembro de 2020

08ª Zona Eleitoral de São Paulo do Potengi tomou medidas para garantir a biossegurança dos eleitores, servidores e voluntários

A 08 Zona Eleitoral, que compreende, além de São Paulo do Potengi, os municípios de Riachuelo, Santa Maria e São Pedro, tomou as medidas necessárias para a garantia da biossegurança dos eleitores, dos servidores e dos colaboradores voluntários durante as eleições. 

Destaca-se a obrigatoriedade de utilização de máscara nos locais de votação, a verificação da temperatura dos cidadãos, bem como atuação dos servidores e voluntários na orientação preventiva, medidas necessárias à prevenção contra a Covid-19. 

Na sua atuação, os supervisores dos locais de votação utilizaram walkies-talkies, para facilitar a comunicação entre si. 

A coordenação e a fiscalização gerais couberam à Juíza Eleitoral, Dra. Vanessa Lysandra, ao Promotor Eleitoral, Dr. Sidharta, e ao servidor chefe do Cartório Eleitoral, Edmundo. 

A eleição transcorreu normalmente na 08 Zona, sem incidentes extraordinários. 

LAPAC

LAPAC

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.