sábado, 15 de agosto de 2020

Liturgia Diária: Se converter ao amor do Pai

Texto retirado da página Papista no Facebook

https://www.facebook.com/umpapista/

 Reflexão sobre a Liturgia: sábado da décima nona semana do Tempo Comum - Ano A

Ez 18,1-10.13.30-32

Salmo 51(50)

Mt 19,13-15

A Liturgia de hoje fala da responsabilidade individual na caminhada ao Reino dos Céus. Pecadores que somos, precisamos lutar pela nossa conversão diária.

A primeira leitura é da parte do livro de Ezequiel em que ditos e provérbios são analisados para julgar a culpa de Israel (Ez 18-20). O capítulo 18 é um exame da responsabilidade individual, o que joga por terra certas generalizações sobre a teologia do AT, um mau entendimento sobre 'Ex 34,7' e uma "transmissão da culpa" para além do pecado original. Deus deixa claro que os homens estão pagando pelos seus próprios pecados, não dos outros. 

É fácil jogar a culpa para os outros. Até mesmo para os nossos antepassados. Mas o Senhor deixa claro que nós somos responsáveis pelo que sofremos. Se não vivermos a Lei do Senhor, Ele não nos reconhecerá. Se vivermos em Sua misericórdia, seremos recebidos como filhos que somos. 

Ezequiel deixa claro que Deus não se alegra com a perdição dos filhos que escolhem dEle se separar. Ele quer arrependimento e conversão, como cantamos no Salmo de hoje, Miserere, o grande salmo de arrependimento e conversão do Rei Davi. 

Precisamos de corações puros. Tal coração é o das crianças, como o Senhor ensina no Evangelho de hoje. Se quisermos viver o amor de Deus, precisamos nos aproximar dEle com a pureza das crianças que jamais duvidam do amor de um pai. Quanto mais o Pai do Céu, que só quer o nosso bem. 

Assumamos nossa responsabilidade pelas nossas vidas e as consequências de nossas escolhas. Sem apontar o dedo ou nos esquivar. Peçamos o coração novo que vem com a conversão. Não uma única conversão, mas a conversão diária de quem reza todo dia para fazer a vontade do Pai, não a nossa. Quem assim o fizer, irá ao Senhor e até o Reino dos Céus.

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

MDB de São Paulo do Potengi realizou convenção cartorial

 

O Movimento Democrático Brasileiro, MDB, realizou na manhã desta sexta-feira, 14, sua convenção cartorial em São Paulo do Potengi. O MDB é liderado pelo grupo de oposição que tem como nome o pré-candidato a prefeito, Eugênio Pacelli. A composição da comissão executiva municipal ficou da seguinte forma:

Presidente – Rômulo Giovanni
1° Vice-Presidente – Erios Galvincio
2° Vice-Presidente – Gileno Pereira
Secretário-Geral – Maria Nericivan
Secretário-Adjunto – Lucas Euller
Tesoureiro – Jadson Gomes

O vereador Getúlio é o novo líder do partido na Câmara municipal, o pré-candidato a prefeito, Pacelli, é o delegado para a convenção do MDB Estadual.

Lucas Tavares

Gustavo Moura, pré-candidato do MDB desistiu de concorrer à prefeitura de Riachuelo

 

Gustavo Moura, pré-candidato a prefeito de Riachuelo pelo Movimento Democrático Brasileiro,  por não conseguir viabilizar sua candidatura, desistiu de concorrer à prefeitura daquele município no pleito de 15 de novembro vindouro.  A informação foi publicada nas redes sociais do ex-pré-candidato.

Em nota, também veiculada nas redes sociais, o MDB riachuelense, que é o partido da atual prefeita daquela localidade, Mara Cavalcante, informou que com a desistência de Gustavo, a legenda seguirá apenas com sua nominata de pré-candidatos a vereadores, sem pré-candidato a prefeito.

Pré-candidatura de Dr. Ivan ganhou força e articulação na última semana, em São Paulo do Potengi

 No dia de ontem (14), o pré-candidato a prefeito Dr. Ivan realizou uma reunião com apoiadores e pré-candidatos a vereador no seu sítio, localizado na zona rural de São Paulo do Potengi. 

Segundo uma fonte que esteve presente, compareceram à reunião e utilizaram da palavra, dentre outras pessoas,  o prefeito Naldinho e Alex Azevedo. Alexandre Peixe não pôde comparecer, mas deixou uma mensagem que foi lida durante a reunião,  de apoio a Dr. Ivan.

Segundo a mesma fonte, foi possível perceber que a pré-candidatura de Dr. Ivan encontra-se bastante articulada, tendo ganhado força considerável em apenas uma semana. "A pré-candidatura do Dr. Ivan ganhou força entre a população do município em apenas uma semana. Os grupos de Naldinho, Ivan e Alex estão perfeitamente unidos e articulados, como nunca estiveram neste ano", encerrou a fonte.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

PP, liderado pelo pré-candidato a vice-prefeito da oposição, João Maria da Casa Verde, realiza reunião política em São Paulo do Potengi

O Partido Progressista (PP), presidido localmente por João Maria da Casa Verde, realizou, no dia de ontem (13), uma reunião com os pré-candidatos a vereador do partido. 

Dentre outros, esteve presente ao evento o pré-candidato a prefeito pela oposição, Eugênio Pacelli. 

O PP conta com nominata própria para o próximo pleito, o que pode ser um fator decisivo na "pré-campanha" para candidato a vice-prefeito pela oposição. As lideranças locais do partido defendem há muito tempo o nome de João Maria da Casa Verde para pré-candidato a vice-prefeito na chapa que será encabeçada por Pacelli. 

Com informações do Facebook de Ewerton Vieira.

Estamos a apenas 15 dias do início das convenções partidárias

 Contando de hoje (15) de agosto, faltam apenas 15 dias para o início das convenções municipais partidárias, visando homologar os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores que irão disputar os respectivos cargos eletivos nas eleições de 15 de novembro vindouro.  As convenções acontecerão de 31 de agosto a 16 de setembro do corrente ano.

A foto acima é da convenção realizada em 2016 no CLR de nossa cidade, cujo objetivo foi homologar o nome do prefeito Naldinho como candidato a reeleição.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Violência contra a mulher: campanha Sinal Vermelho será lançada nesta sexta-feira (14) no RN

 Acontece nesta sexta-feira (14), às 10h, por videoconferência, o lançamento oficial no Rio Grande do Norte da campanha “Sinal Vermelho”, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com farmácias de todo país para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a pedirem socorro durante a pandemia da Covid-19. A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência (CE-Mulher) do Tribunal de Justiça do RN e diversas instituições e órgãos integrantes da rede de proteção participarão do lançamento.

Ao longo dos últimos 15 dias, o Ministério Público Estadual, a Associação dos Magistrados do RN (Amarn) e a Coordenadoria da Mulher têm capitaneado uma série de reuniões virtuais para fomentar a campanha no estado, capacitando os agentes envolvidos, definindo fluxos de atendimento e angariando adesões. Quase 100 farmácias já aderiram à campanha no estado.

Pensada no contexto do isolamento social causado pela pandemia, a campanha Sinal Vermelho tem como premissa usar as farmácias – estabelecimentos que permaneceram em funcionamento – para auxiliar no acolhimento das mulheres. Durante a ida ao estabelecimento, a vítima deve marcar um X vermelho na palma da mão e mostrá-la para algum funcionário da farmácia, o qual acionará a Polícia para alertar sobre a situação de violência. A depender do caso, a vítima será levada para um local seguro no interior do estabelecimento comercial até a chegada da viatura.

Barcelona/RN: Ex-prefeito Paulo Gomes e família declara apoio a pré-candidatura de Fabiano a prefeito

Informações vindas da cidade de Barcelona/RN, dão conta de que o ex-prefeito daquela localidade, Paulo Gomes, acompanhado da sua família, declarou apoio a pré-candidatura de Fabiano Lopes, a prefeito daquele município. Quem entende da política barcelonense informou ao blog, que o apoio de Paulinho é um importante reforço político a pré-candidatura do filho de Vavá.

Jefinho se afasta do cargo de Professor do Estado para disputar a vaga de vice na chapa de Pacelli

 

Cumprindo a Legislação  Eleitoral, o Professor Jefinho ´protocolou na 4ª Diretoria Regional da Educação, com sede em nossa cidade, pedido de afastamento do cargo de Professor do Estado para disputar a vaga de candidato a vice-prefeito de São Paulo do Potengi, na chapa encabeçada por Pacelli Souto.

Vereador Neílson, João Maria (ex-Casa verde) e Tenente Gilmar também pretendem ocupar a vaga de pré-candidato a vice na chapa liderada pelo filho de Dona Nini.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Covid-19: Governo do RN abre mais seis UTIs em São Paulo do Potengi

Dentro do Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado continua ampliando a oferta de leitos à população. Nesta quarta-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) coloca em funcionamento mais seis leitos de UTI no Hospital Regional de São Paulo do Potengi, município pertencente a V Regional de Saúde. Esta unidade já tinha 6 leitos clínicos, sendo 2 de estabilização, para tratamento da Covid. - BG

CORONAVIRUS: Óbitos chegam a 2.017 no RN, sendo 02 nas últimas 24 horas; casos confirmados são 56.572

 A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira, 12. Os casos confirmados são 56.572, além de 20.094 suspeitos.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, foram registrados no total 2.017, dos quais dois nas últimas 24 horas, há ainda 313 mortes em investigação e 404 foram descartadas para o coronavírus.

A Sesap informa que o número de casos confirmados divulgados no boletim de ontem apresentaram duplicidades que não foram identificadas pelo sistema e por essa razão apresentaram inconsistência. Isso foi observado na manhã desta quarta-feira (12) pela equipe de Epidemiologia, enquanto tratava o banco no sistema (SPSS) como procedimento de rotina, assim identificando que o mesmo no dia anterior não fez a correta identificação de casos duplicados.

A disputa por uma vaga de pré-candidato a vice-prefeito em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos de sao paulo do potengi

Com a proximidade das convenções partidárias que começarão no próximo dia 31 de agosto, com o objetivo de homologar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, as articulações políticas nos ;municípios de todo país, com a finalidade de fechar chapas  estão se acelerando.

 Em São Paulo do Potengi, maior colégio eleitoral da região potengiense, dois pré-candidatos a prefeito já tiveram seus nomes anunciados: Dr. Ivan (situação) com o apoio do prefeito Naldinho e Pacelli Souto, pela oposição. 

Por outro lado, nenhum dos dois pré-candidatos ainda  não escolheu   o pré-candidato a vice-prefeito. Portanto, até o momento nenhuma das duas chapas está completa. 

Pelo que se sabe, quatro nomes pretendem compor a chapa com Pacelli. São eles: Vereador Neílson, Professor Jefinho, João Maria (ex-Casa Verde) e o Tenente Gilmar. Uma fonte com livre trânsito  no grupo político oposicionista, nos garantiu que a decisão da escolha está nas mãos do  pré-candidato.

Em conversa com o prefeito Naldinho, o editor deste blog ouviu do gestor municipal, que as articulações estão bem avançadas e que no tempo certo, o nome do companheiro ou companheira de chapa do Doutor será anunciado.

Na cidade já é grande as expectativa dos dois lados, para saber quem serão os pré-candidatos a vice-prefeito.

Voltaremos ao assunto.

Sexta-Feira (14) é dia de realizar exames de ultrassonografia com o Dr. Karson Almeida no Centro da Visão

Realize seus exames de ultrassonografia com o Dr. Karson Almeida, no Centro da Visão.

Esta semana o atendimento será na sexta-feira (14), a partir das 8h.

EXAMES REALIZADOS:

- USG geral (abdome, rins, próstata, tireoide, cervical, endovaginal, parede abdominal, regiões inguinais, bolsa escrotal...);
- Obstétrica c/s Doppler;
- Mamas;
- Doppler geral;
- Articulações (ombros, cotovelos, punhos, joelhos, tornozelos e pés...);
- Pediátricas.

Aceitamos todos os cartões!

Contatos:
(84) 991157638
(84) 99926-2196
(84) 3251-2492

 

Jovens do PSD de Barcelona/RN pretendem construir um Plano de Governo Participativo

Um grupo de jovens do PSD de Barcelona-RN, frente aos desafios virtuais das próximas eleições municipais, pretende modernizar suas atividades políticas com ideias e ações inovadoras.

E para iniciar essa inovação, será lançado o PGP - Plano de Governo Participativo. Uma ferramenta democrática de elaboração do seu Programa de Governo para o município, ouvindo todos e todas.

Para participar, envie sua sugestão para as Redes Sociais do grupo, ou para o Zap , através do número: 9 8755-0699.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Filho de São Paulo do Potengi, ex-aluno do Maurício Freire passou para o curso de Direito na UFRJ

 

No dia do estudante, destacamos aqui o sucesso de um ex-estudante da Escola Estadual Maurício Freire. Adriano Maldini Mendes Campos, de 20 anos, foi aprovado para cursar Direito na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das melhores do país.

Depois que saiu da Escola Estadual Maurício Freire, o jovem Adrianno estudou no IFRN Campus São Paulo do Potengi. Em seguida ingressou numa Faculdade particular em Natal. Após isso, conseguiu  via SISU a aprovação para cursar Direito na UFRN e depois para Direito na UFRJ.

Parabéns ao estudante Adriano! Sucesso! 

SPP News

Da Raposa Política: "Quem rir por último rir melhor"

 

A  Raposa Política foi vista de forma bastante discreta, no final da tarde desta segunda-feira, olhando a beleza do pôr do sol na parede da Barragem Campo Grande, dizendo pra quem quisesse ouvir: " Quem rir por último rir melhor".

Foi aí  que um curioso que passava pelo local, indagou: "Raposa o que você está querendo dizer com essa frase enigmática"?

A devoradora de galináceos de bate pronto respondeu: " Aguarde que eu lhe enviarei a resposta  via WhatsApp.

Antes que mais alguém fizesse uma nova pergunta, o terror dos terreiros, pulou na água da Barragem e saiu nadando faceira, faceira.

Viiixxxeee!!!

A nossa homenagem a todos estudantes do Brasil no seu dia

Imagens da Caminhada Histórica pra comemorar os 90 anos da Escola ... 

Hoje, 11 de agosto é o Dia do Estudante.  A todos os estudantes do meu Brasil, especialmente a todos os estudantes de São Paulo do Potengi e de toda a região potengiense, a nossa homenagem.

A foto acima foi feita pelo editor deste blog, no dia 26 de novembro de 2019, por ocasião das comemorações dos 90 anos de existência da Escola Estadual Maurício Freire.

Nesta segunda-feira (10) São Paulo do Potengi registrou 05 novos casos de coronavírus e 01 óbito

A imagem pode conter: texto que diz "COVID-19 EPIDEMIOLÓGICO BOLETIM SÃO PAULO DO POTENGI Até às 18h da segunda-feira, 10 de agosto de 2020 938 147 SUSPEITOS DISTRIBUIÇÃO CASOS CONFIRMADOS DEREFERÊNCIA 371 DESCARTADOS Centro; Clara; Assunção; Novo Juremal; SantosDumont; Cabaço Campo Grande; -Jurema. 421 CONFIRMADOS DISTRIBUIÇAO CONFIRMADOS 350 RECUPERADOS 14 ÓBITOS CASOS FAIXA ETÁRIA MASCULINO FEMININO 40a49anos AOPALODO SAUDE POTENGI PAULO 80a89anos POTENGI #FIQUEEMCASA"

 Nesta segunda feira, 10 de agosto, São Paulo do Potengi registrou cinco (5) novos de coronavírus e mais 01 óbito. Com relação ao coronavírus, nosso município conta atualmente com 938 casos notificados, 421confirmados, 350 recuperados e  14 óbitos.

O 14º óbito registrado é de uma paciente de 62 anos que estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Ela deu entrada no HUOL para tratar problemas cardíacos e no primeiro teste para Covid-19 negativou. Evoluiu para síndrome respiratória aguda grave no dia 24 de julho, colhido RT-PCR com resultado detectável para Covid-19 no dia 04 de agosto. Lamentavelmente, veio a óbito no dia 8 de agosto.

Presidente da FEMURN e prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, concede entrevista a INTERTV para falar sobre a queda do FPM


Na /manhã desta terça-feira, 11 de agosto, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, concedeu entrevista ao Jornal Bom Dia RN da INTERTV para falar a respeito  da queda  de 25,62% na primeira parcela  do Fundo de Participação dos Municípios, referente ao mês de agosto do corrente ano. Além da queda, 37 municípios do RN tiveram a primeira parcela zerada, dentre eles o município de São Pedro, localizado na ribeira potengiense.

Para o presidente da FEMURN, em tempos de pandemia, a queda no FPM agrava ainda mais a crise financeira nas gestões municipais, principalmente nos municípios onde a primeira cota de agosto veio zerada.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Academia Força e Saúde está de cara nova e funcionando com as devidas medidas de prevenção

 A Academia Força e Saúde, a mais equipada da Região Potengi, estreou nos últimos dias a sua nova fachada. 

Após o encerramento do "lockdown" em São Paulo do Potengi, a academia voltou a funcionar normalmente, das 07h às 22h, de segunda a sexta, e no sábado de 07h às 12h e de 14h às 18h.
O funcionamento respeitando todas as medidas de prevenção, tais como obrigatoriedade da utilização de máscara, disponibilização de álcool em gel para os clientes e proibição de entrada de muitas pessoas por vez.  

Para mais informações, entre em contato pelo telefone 9.9143-5793 (whatsapp).

Doutor Ivan Dantas confirmou sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo do Potengi

Em reunião realizada em sua residência na manhã desta segunda-feira (10), com o prefeito Naldinho, o cirurgião-dentista Dr. Ivan Dantas de Farias, disse ao editor deste blog, que está confirmada a sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo do Potengi, com o apoio do grupo político liderado pelo gestor municipal.

Dr. Ivan disse também, que pretende fazer uma pré-campanha proativa e que sua pré-candidatura  já começa forte, pois além de significativo apoio popular ela conta também, com o apoio do mais importante grupo político de nossa cidade.  

"Pesquisa Exatus" divulgada hoje (10) não serve para analisar a atual situação Política de São Paulo do Potengi

 

A pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto Exatus, divulgada no dia de hoje (10), já não serve mais para analisar a real situação das intenções de votos em São Paulo do Potengi. Isso porque ela utilizou o nome de três pré-candidatos a prefeito: Pacelli, Alex e João Cabral. Dois deles, Alex e João Cabral, no período do Trabalho de campo, já haviam desistido das suas pré-candidaturas. 

Desse modo, a pesquisa utilizou dois nomes que não são mais pré-candidatos a prefeito, e deixou de utilizar o nome do Dr. Ivan que é, de fato, o outro pré-candidato para enfrentar as Eleições Municipais de São Paulo do Potengi. 

Para medir, efetivamente, a intenção de votos, eventual pesquisa deverá levar em conta apenas os nomes de Pacelli e Dr. Ivan, preferencialmente, daqui a cerca de 30 dias, período médio necessário para que a pré-candidatura de Dr. Ivan, apresentada recentemente,  torne-se conhecida por toda a população.

O povo saiu às ruas 'com força' neste final de semana

Neste final de semana, mesmo em tempos de coronavírus e com o Brasil ultrapassando a triste marca das 100 mortes pela Covid-19, em todas as regiões do país o povo saiu às ruas 'com força' para se divertir, esquecendo que a pandemia ainda está longe de ser debelada.

Em são Paulo do Potengi não foi diferente, muita gente pelas ruas da cidade e na zonal rural, em bares restaurantes, churrasquinhos.. várias delas sem máscara, provocando aglomerações.

Segundo o Instituto Exatus Pacelli tem 69% de intenções de votos válidos para prefeito de São Paulo do Potengi

Faltando pouco mais de três meses para a eleição, o engenheiro Eugênio Pacelli lidera com folga a preferência dos eleitores de São Paulo do Potengi na disputa pela prefeitura municipal em 2020. É o que mostra a mais recente pesquisa do Instituto Exatus, encomendada pelo Jornal Agora RN para avaliar o cenário de pré-campanha no município que fica a 70 Km de Natal e tem 17 mil habitantes.

Segundo o levantamento, Eugênio Pacelli tem 55,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada.

Ele está à frente do empresário Alex do Supermercado, que soma 21,8% das citações, e do vereador João Cabral de Lira, que tem 2,3%.
De acordo com o Instituto Exatus, 13,8% não souberam ou não quiseram responder à pergunta e 6,5% disseram que pretendem votar em branco ou nulo.

Considerando apenas os votos válidos, Pacelli tem 69,8% das intenções de voto, contra 27,4% de Alex do Supermercado e 2,8% de João Cabral, diz o levantamento.

A vantagem de Eugênio Pacelli na pesquisa se reflete na percepção da população sobre quem vai vencer a eleição este ano. Para 60,7%, o engenheiro será o novo prefeito de São Paulo do Potengi, a partir de 2021. Para 20%, Alex do Supermercado é quem deve vencer o pleito. E apenas 1% acredita que o vencedor será João Cabral.

Nesta pergunta, segundo a pesquisa do Instituto Exatus em São Paulo do Potengi, 16,8% não souberam ou não quiseram responder e 1,5% disseram que vão votar em branco ou nulo.

A pesquisa Exatus/Agora RN também mediu a avaliação das gestões municipal, estadual e federal.

Em relação à prefeitura, 52,3% disseram reprovar a gestão do prefeito José Leonardo Cassimiro, mais conhecido como Naldinho.

Outros 33,5% disseram aprovar a administração do atual prefeito e 14,2% não quiseram ou não souberam responder à avaliação.

Sobre a administração estadual, houve empate técnico. De acordo com a pesquisa, 46,8% disseram reprovar a gestão da governadora Fátima Bezerra, enquanto 43,5% aprovam. 9,8% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento.

A gestão federal é a única que tem mais aprovação que reprovação dos eleitores de São Paulo do Potengi. Segundo o Instituto Exatus, 51,5% aprovam a administração do presidente Jair Bolsonaro, enquanto 43% reprovam. Outros 5,5 não souberam ou não quiseram responder à pergunta.

O Instituto Exatus ouviu 400 eleitores de São Paulo do Potengi no dia 29 de julho. A pesquisa tem margem de erro de 4,5%, para mais ou para menos, e índice de confiança de 95%.

A sondagem está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o código RN-09127/2020. 

Portal Agora RN

domingo, 9 de agosto de 2020

Nos últimos 15 dias São Paulo do Potengi registrou apenas seis novos casos de coronavírus

 SÃO PAULO DO POTENGI  - SÃO PAULO DO POTENGI - RN

Os casos da Covid-19 em São Paulo do Potengi há alguns dias tem tido uma queda significativa. Está corriqueiro agora o boletim aparecer sem nenhum novo caso.

Para se ter uma ideia, na soma dos últimos 15 dias, nosso município registrou apenas 6 casos confirmados da doença. No dia 24 de julho tínhamos 410 confirmados, e no dia 7 de agosto o número de confirmados foi 416 (e esse é o número atual). São pouquíssimos casos, haja vista que houve um tempo que o município chegou a registrar mais de 30 em apenas um dia, o que acarretou nos mais de 400 casos confirmados que aqui teve.

Com informações do SPP News

A paternidade é um chamado ao sacrifício por amor


Por Silvério Filho
Artigo originalmente publicado em agosto de 2019

A paternidade é, especialmente após a encarnação de Jesus Cristo, um chamado ao sacrifício do homem. 

Ainda na Antiga Aliança, o rei David, no  leito de morte, aconselha ao seu filho Salomão a guardar as ordenanças de Deus e a ser homem (1 Reis 2). Ser homem, naquele contexto, era estar aberto à possibilidade de sacrificar-se por Deus e por seu povo. Salomão, contudo, não foi capaz de cumprir tal conselho e, no final da vida, flertou com divindades pagãs, vindo a ser punido por Deus (1 Reis 11).

Mais tarde, contudo, Jesus Cristo, descendente de Davi, veio levar à plenitude aquele conselho: nasceu sob a Lei, cumpriu-a perfeitamente e amou a Igreja de tal modo, que sacrificou-se por ela. O Senhor foi, e continua a ser, o exemplo perfeito de masculinidade.

Nesse sentido aponta o Apóstolo Paulo, ao dizer que os esposos devem amar as esposas como Cristo amou e se entregou pela Igreja (Efésios 5,25). Dessa passagem, compreenda-se que os homens são chamados a sacrificar-se, se necessário, pela esposa e pelos filhos. 

Ocorre, porém, que, infelizmente, o conselho do apóstolo Paulo anda esquecido. O homem, especialmente os jovens, têm buscado de modo irracional e compulsivo o prazer, por vezes o hedonismo e a "felicidade" material, de modo que tais objetivos parecem ter se tornado o referencial de masculinidade. 

Ser homem, atualmente, tornou-se fugir da dor, em direção ao prazer. Tá infeliz no casamento? Separe-se da esposa. Teve uma gravidez indesejada? Convença a mulher a abortar ou largue-a, para que cuide sozinha da criança. Seu filho dá muito trabalho? Desista dele. Essas condutas, contudo, não são expressão da masculinidade para a qual o homem é chamado.

É urgente para os homens, especialmente os que são pais ou pretendem sê-lo, lembrar dos exemplos do Senhor Jesus e de São Paulo. É preciso saber que ser homem é estar disposto a sacrificar-se por aqueles que se ama. Saber que não existe amor se não há disposição para eventual sacrifício. É preciso compreender que não se deve fugir da dor, mas buscar cumprir as ordenanças de Deus, como aconselhou o Rei Davi ao seu filho, ainda que o cumprimento de tais ordenanças leve ao sofrimento físico e material. A dor, então, já não será sofrimento, mas amor. Eis o chamado da paternidade.

No Dia dos Pais: Orgulho de um filho

 Resultado de imagem para fotos de silverio alves com a familia

Por Silvério Filho

Artigo originalmente publicado  em 03/03/2013

“Entre o neto que foste e o avô que serás, que pai terás sido”, já dizia José Saramago ao exaltar a importância da paternidade. É o pai, juntamente com a mãe, que apresenta o mundo ao filho. São eles que, no início da vida, são os olhos do filho, são a sua compreensão do horizonte, visto que a criança ainda não pode fazê-lo por si. É a partir dessa visão dada pelos pais que começa a construção do caráter daquele ser que deles é oriundo. A maneira como é desenvolvida essa relação é, assim, de suma importância no progredir da construção familiar.

Eu, particularmente, agradeço todos os dias os pais que Deus me deu, a ponto de parafrasear o Gonzagão, ao dizer: “Se eu nascesse de novo e pudesse escolher, outra vida eu não queria ter”. Um dos motivos para essa minha gratidão é justamente os olhos que meus pais me deram desde pequeno. A compreensão da vida que, paulatinamente, eles me ajudaram a ter.

Não prescindindo da importância da minha mãe (que amo tanto) na minha vida, venho hoje restringir um pouco mais minha mensagem ao senhor Silvério Alves, editor deste Blog e meu pai.

Desde a época de criança, meu pai, com suas atitudes e considerações, foi moldando minha personalidade, sempre a partir de uma perspectiva humana e cristã. Desde novo me ensinou a chamar os mais velhos de senhor(a), pedir a benção todos os dias ao acordar e ao dormir e a tratar as pessoas bem. Para essa última consideração, ele sempre utilizava uma máxima atribuída ao meu tio-bisavô Manoel Raimundo: “Tratar bem não traz prejuízo”. De fato, não traz.

Pensando bem, diversas foram as citações ditas por ele no meu processo de educação. Na lista estavam, dentre outros: Jesus, Drummond, Fernando Pessoa, meu avô Pedro, meu bisavô Cirilo etc. Mas talvez o mais citado tenha sido o eminente Monsenhor Expedito. Tantas foram as vezes que ele recorreu ao Monsenhor, que mesmo sem ter convivido com este diretamente, me sinto um dos seus aprendizes.

Outro fato interessante é que meu pai nunca precisou bater em mim para que eu o obedecesse. Salvo uma ocasião, que levei uma palmada, mas a bem da verdade eu mereci (rsrs). Mesmo sem a utilização da coerção física, há um campo em torno da nossa relação que eu não vejo como posso ultrapassar: o do respeito.

Respeito hoje ainda mais retificado pelo fato de eu entender o quão importante foi o incentivo que ele me deu desde novo à leitura. Costumava dizer: “Não tenho dinheiro e provavelmente morrerei sem tê-lo, mas deixarei para você a educação”. Tanto foi a insistência que eu tomei gosto pela coisa e hoje estudo por prazer. Vale dizer, hoje eu é que o incentivo a continuar o processo de leitura e aprendizado (inclusive com citações, rsrs).

Eu poderia me estender aqui eternamente, mas já enfadei demais os nossos leitores. Para terminar, queria dizer que o que eu sou e o que eu virei a ser terá contribuição essencial do meu velho e toda a sua gama de ensinamentos, de modo que, quando tiver um filho, estarei satisfeito em ser para ele metade do que o velho Silvério é para mim. De fato, tenho muito orgulho do meu pai. Parabéns!

Do blog:  A todos os pais do meu Brasil, especialmente aos que honraram (pois já estão na Casa do Pai) e aos que honram a missão que Deus lhes confiou de ser pai, a homenagem do blog.

LAPAC

LAPAC

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.