sábado, 25 de julho de 2020

O potengiense Padre Josino Raimundo venceu a Covid-19 e já está em João Câmara

O potengiense Padre Josino Raimundo, atual pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, João Câmara/RN, que testou positivo paraa Covid-19 e que estava em tratamento na Casa do Clero em Natal, está recuperado da doença e já se encontra na casa paroquial localizada em João Câmara.

Seus paroquianos, familiares e amigos  estão bastante felizes e agradecidos a Deus pela recuperação do sacerdote.
Fotos: PASCOM João Câmara/RN

Estado de saúde do seminarista potengiense Nícolas Mateus teve uma piora

Através de nota atualizada publicada nas redes sociais da Paróquia de São Paulo Apóstolo, assinada por Padre Ramos, na manhã d hoje, foi informado que o seminarista potengiense Nícolas Mateus, acometido da Covid-19, continuava internado na UTI do Hospital Luis Antônio, em Natal e que seu estado de saúde era estável, que ele estava lúcido  e se comunicando com a família por meios digitais. 
Porém, num novo comunicado  publicado na tarde deste sábado (25), a Paróquia informa que o estado clínico da saúde de Nícolas piorou devido a inflamação nos seus pulmões   não estão ventilando bem. Estão sendo feitas manobras de recrutamento  alveolar para ventilar melhor.

Continuemos em oração, nos mantendo confiantes na recuperação de Nícolas, dos padres e de todos que estão lutando para vencer a Covid-19.

São Paulo do Potengi/RN. 14 horas e 8 minutos

Padre Ramos Vicente - PASCOM

Fátima diz que retorno das aulas presenciais dia 17 de agosto não está confirmado

Em postagem nas redes sociais na manhã deste sábado (25), a governadora Fátima Bezerra não confirma o retorno das aulas presenciais no dia 17 de agosto, conforme prevê o atual decreto em vigor.

Leia abaixo o conteúdo da postagem da chefe do poder executivo no RN:

“Bom dia, meus amigos e minhas amigas.

Em que pesem todos os protocolos de biossegurança adotados no Rio Grande do Norte, as escolas só poderão retomar suas atividades presenciais em um ambiente seguro, e isso depende ainda da evolução das condições da pandemia.

A preocupação dos(as) estudantes, pais e professores(as) é mais do que legítima. Nós estamos lidando com vidas!

Grande parte da rede de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte está promovendo atividades não-presenciais, atendendo pelo menos àqueles e àquelas que possuem condições de acessar. São professores utilizando rádio, tv, internet e material impresso para dar continuidade a aprendizagem dos estudantes.

Embora o decreto estadual nº 29.794, de 30 de junho, fixe o dia 17 de agosto como data de uma possível retomada das aulas presenciais, não existe ainda a confirmação plena de tal ação. O cenário vigente da pandemia será decisivo para a manutenção da suspensão, assim como ocorreu nos demais decretos.

De forma que, a suspensão das aulas pode ser estendida novamente, consoante a orientação do Comitê Científico, que deverá se reunir novamente na próxima segunda-feira.

Toda e qualquer decisão do nosso Governo no tocante à pandemia será sempre pautada na ciência e no diálogo”.

BG

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Uma reunião poderá mudar os rumos da sucessão municipal em São Paulo do Potengi


Urna eletrônica
Uma fonte credenciada com livre trânsito  nos dois lados da política potengiense, disse recentemente ao editor deste blog, que uma reunião que ocorrerá nas próximas horas, em nossa cidade, poderá mudar o azimute da sucessão municipal que se avizinha,  em São Paulo do Potengi.

Como costuma dizer o mestre Ambrósio Azevedo, o militante político mais antigo em atividade na ribeira potengiense: "Vamos aguardar os acontecimentos".

O blog está apurando os fatos. Outras informações a qualquer momento.

A Prefeitura de São Paulo do Potengi está realizando uma ampla reforma na Praça Monsenhor Expedito, um dos mais bonitos cartões postais da cidade

A Prefeitura de São Paulo do Potengi em parceria com o Governo Federal, através de uma Emenda Parlamentar destinada em 2017, pelo então senador Garibaldi Filho,  está realizando uma ampla reforma num dos mais bonitos cartões postais de nossa cidade e de toda região, a Praça Monsenhor Expedito. O valor da obra é de cerca de 235 mil reais.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Governo anuncia reabertura de igrejas no RN com público limitado a 100 pessoas


Paróquia de São Paulo Apóstolo – São Paulo do Potengi
Em reunião por videoconferência na tarde desta quarta-feira (22) com representantes de instituições religiosas e da Assembleia Legislativa, a governadora Fátima Bezerra anunciou a retomada das atividades presenciais religiosas para o dia 29 de julho. Até esta data, o Governo do RN vai publicar uma portaria, no Diário Oficial do RN, tratando da regulamentação da realização de cultos presenciais em locais abertos, sem uso de ar condicionado, para um público de até 100 pessoas, ampliando a portaria nº 004/2020-GAC/SESAP que regulamentou em 23 de maio, o funcionamento de igrejas, templos, espaços religiosos e estabelecimentos similares conforme recomendações sanitárias de que trata o § 1º do art. 7º do Decreto Estadual nº 29.583, de 1º de abril de 2020. Já era permitido, dentre outras medidas, o acesso aos templos para orações individuais com distanciamento mínimo entre os frequentadores para evitar aglomerações.

Ao mesmo tempo em que agradeceu a paciência e a compreensão pela espera do anúncio, Fátima reiterou a necessidade de atenção constante à avaliação técnica da pandemia feita pelo Comitê Científico Estadual, bem como da adoção de todos os protocolos sanitários essenciais para uma retomada segura da atividade para toda a população. “Agora chegou a hora da retomada das atividades religiosas presenciais. Entendemos completamente o desejo do disciplinamento da atividade que, sobretudo durante a atual pandemia, é algo de grande importância. Importante pontuar que a pandemia não acabou ainda, a Covid não foi vencida. Como não temos a vacina, a vacina é o respeito às avaliações e aos protocolos recomendados pelo Comitê Científico Estadual”, destacou.
Fonte: Portal Grande Ponto

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Corpo de campeão de vaquejadas encontrado morto em cidade do Maranhão foi sepultado em Senador Elói de Souza/RN

O corpo do vaqueiro Alex Araújo, de 34 anos, foi encontrado em um açude no povoado Alto Alegre do Acelino, no município de Bacabal. Ele estava desaparecido desde sábado (18), após ter deixado uma festa na localidade, quando se confraternizava com participantes de uma “live”.
Conhecido como “Canhotinha de Ouro”, o vaqueiro estava na cidade, segundo informações, para verificar um cavalo que seria adquirido para os shows que ele participava.
Alex Araújo, que era natural da cidade de Eloi de Souza no estado do Rio Grande do Norte, era casado e deixa duas filhas. Em 2019 ele foi considerado o melhor vaqueiro do Brasil e participava de vaquejadas no país inteiro.
Portal Central de Notícias - Maranhão
Do blog: Alex Araújo, um grande campeão, bastante conhecido e querido no mundo das vaquejadas, assim como entre familiares e amigos, foi sepultado nesta quarta-feira, 22 de julho, no Cemitério da sua terra Natal, Senador Elói de Souza/RN.  O último adeus ao campeão foi acompanhado  por muitos vaqueiros (dentre outras pessoas) vindos da região de outras regiões do RN e de outros estados do Nordeste.
Segundo informações de veículos de imprensa do Maranhão, a Polícia daquele estado está investigando  a causa da morte do vaqueiro.

Boas notícias de Padre Josino Raimundo que está com a Covid-19

Blog de Assis
A Arquidiocese de Natal, através de Comunicado informou que o nosso conterrâneo Padre Josino Raimundo, atual pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, João Câmara/RN, que recentemente testou positivo para a Covid-19, está em tratamento na Casa do Clero na capital do estado, e que está tudo bem com ele. Padre Josino poderá ter alta no próximo final de semana.

Eleições municipais: Até o momento apenas uma chapa está fechada em São paulo do Potengi

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
Faltando cerca de 40 dias para o início das Convenções Municipais, que serão iniciadas no dia 31 de agosto vindouro, com o objetivo de homologar os nomes dos futuros candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores, em todos os municípios brasileiros, visando as eleições municipais marcadas para 15 de novembro do corrente ano. Em São Paulo do Potengi, apenas uma chapa  está fechada com a finalidade de disputar o pleito eleitoral que se aproxima. 

Falamos da chapa encabeçada pelo pré-candidato a prefeito Alex Azevedo, tendo como pré-candidato a vice-prefeito, o cirurgião-dentista Ivan Dantas.

O pré-candidato a prefeito Pacelli Souto, conta com quatro pré-candidatos pretendendo ocupar a vaga de candidato a vice-prefeito. São eles: Professor Jefinho, vereador Neílson, Gilmar Pereira e João Maria Dantas.

O vereador João Cabral, que também é pré-candidato ao  Executivo local, se articula para encontrar seu companheiro de chapa. Como o tempo voa, certamente nos próximos dias nós teremos novas informações  a respeito do referido e ainda morno tema.

Fotos: 01 - Alex com Ivan. 02 -  Pacelli (centro da foto) ladeado por João Maria, Neílson, Gilmar e Jefinho. 03 - João Cabral e sua esposa Preta, com a governadora do RN, Fátima Bezerra.

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Pacelli Souto e José Gilmar Pereira, pessoas em pé, árvore, planta, sapatos, atividades ao ar livre e natureza

Médicos são os profissionais em quem os brasileiros mais confiam e depositam credibilidade

Qual o profissional em quem você mais confia e acredita? Com essa pergunta em mãos, o Instituto Datafolha foi às ruas o para saber o grau de confiabilidade da população brasileira em diferentes categorias de trabalhadores. O resultado confirmou os médicos, com 35% de aprovação, como aqueles que são depositários de maior grau de confiança e credibilidade por parte da população. Na segunda posição, aparecem os professores, com 21%, e os bombeiros, com 11%.

O mesmo levantamento indica que a situação provocada pela Covid-19, em que informações desencontradas têm deixado a população insegura, contribuiu para o aumento do percentual de confiabilidade dos médicos. Na pesquisa anterior, realizada em 2018, também pelo Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), os médicos tinham um índice 24%, que agora cresceu nove pontos percentuais.

Atrás de médicos, professores e bombeiros, aparecem policiais (5%), militares e juízes (cada categoria com 4%) e advogados, jornalistas e engenheiros (3%, cada). Na sequência, surgem os procuradores de Justiça (com 1%) e os políticos (com 0,5%). A pesquisa ouviu 1.511 pessoas, com 16 anos ou mais, em entrevistas estruturadas por telefone, de todas as regiões do país. A amostra contemplou a distribuição da população segundo sexo, classes sociais e níveis de escolaridade.

Os oito deputados federais do RN foram a favor do FUNDEB permanente

O Fundeb como alternativa no contexto da EC nº 95/2016 – ECONOEDUC

Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) e eleva a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.

O texto-base da proposta foi aprovado em segundo turno por 492 votos a 6, além de 1 abstenção. Pouco antes, no primeiro turno, o placar da votação foi de 499 votos a 7. Os deputados ainda precisam votar um destaque para concluir a votação da PEC, que seguirá para o Senado.

Os oito deputados federais do RN foram a favor da PEC do novo Fundeb.

Robson Pires

terça-feira, 21 de julho de 2020

Cantor Tiago Freitas entrega doações arrecadadas em live ao Lar de Idosos de São Paulo do Potengi

No último sábado, 18, o jovem e talentoso cantor Tiago Freitas esteve na Casa de Repouso Luzinete Cardoso fazendo a entrega de donativos arrecadados. A live Buteco do boyzinho alcançou no dia a marca de 9 mil visualizações.

Além da arrecadação de cestas básicas também foi arrecadado durante a Live produtos de limpeza e aproximadamente R$ 1.800,00 em dinheiro. 70 % desse valor foi usado na compra de materiais que a instituição estava necessitando, como colchões, travesseiros, lençóis, e alimentos específicos como leite em pó, farinha láctea, aveia e derivados do leite, e o restante foi usado nos custos de logística e produção da Live. Marluce Cardoso, responsável pela instituição,  disse que a doação chegou em boa hora pois muitos desses itens estavam em falta. Marluce também enfatizou que a Live serviu pra várias pessoas conhecerem esse trabalho que existe em nossa cidade.

Parte das cestas básicas foram entregues a algumas famílias carentes do município. 

A live foi mais uma realizada pelo grupo SPP Solídario que já produziu a dos artistas Arimateia Lima, Beto Show e Raissa Patrícia. O nosso próximo encontro será na Live Solidária dos potengienses Morales Forrozeiro & João Walfredo, Zabumbaê no domingo de vaquejada, em prol dos profissionais de vaquejada da Região Potengi.

SPP News

RN contabiliza 44.267 casos de coronavírus, registra 1621 mortes e 3.441 recuperados

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta terça-feira(21). Os casos confirmados chegam a 44.267. No boletim dessa segunda-feira eram (43.957).

O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 1.621, sendo 09 confirmadas nas últimas 24 horas, e outras 27 após resultados de exames divulgados dos últimos dias. Em investigação estão mais 201 óbitos.

Os casos suspeitos somam 56.143, descartados(68.806) e pacientes recuperados são 3.441.

Adutora Monsenhor Expedito suspende abastecimento d'água em 30 cidades do RN, 10 são do Potengi

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) paralisa a adutora Monsenhor Expedito, a partir das 6h da manhã, desta terça-feira (21). A medida é necessária para fazer o conserto de vazamento no tanque de amortecimento da adutora, na cidade de Lagoa Salgada. A religação do sistema está prevista para 17h, da terça-feira (21). Após religar o sistema são necessárias 48 horas para total normalização do abastecimento.
As cidades que terão suspensão do abastecimento, a partir das 6 horas desta terça-feira (21), são: Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José do Campestre, Lagoa D’anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Tangará, Bom Jesus, São Pedro, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sitio Novo, Lajes Pintadas, Serra de São Bento, Jaçanã, Monte das Gameleiras, Campo Redondo, Japi, Coronel Ezequiel e São Bento do Trairi. A cidade de Santa Cruz, que também capta da adutora e é atendida por SAAE, também será afetada.

Fonte: Portal Grande Ponto

Vereador Assis Araújo retorna as suas atividades do dia a dia

Em mensagem encaminhada  ao nosso blog via "zap", o nosso amigo vereador de São Paulo do Potengi, Assis Araújo, informa aos potengienses, que depois de 90 dias em isolamento social devido a pandemia do coronavírus, ele voltou as suas atividades parlamentares do cotidiano, a partir do domingo passado , 19 de julho, a exemplo de visitas, atendimento as pessoas  e assim por diante. 

Assis também informa que seu trabalho como representante do povo potengiense, segue tomando todas as providências de prevenção contra o coronavírus.

Óbito que estava em investigação é a 12ª morte por Covid-19 em São Paulo do Potengi

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a população potengiense sobre o décimo segundo óbito por Novo Coronavírus (COVID-19) em nosso Município.

O falecimento ocorreu no dia 09 de julho e estava em investigação. O paciente de 84 anos, que residia na comunidade da Jurema, deu entrada no Hospital Regional Monsenhor Expedito no dia 06 de julho e realizou o teste rápido  naquela unidade, sendo que o resultado foi negativo naquele momento, por está no início dos sintomas. 

Após estabilização e mediante tratamento o paciente recebeu alta. No dia seguinte (07/07), o paciente retornou ao Hospital Regional e ficou internado, onde foi colhido o teste RT-PCR, mas acabou falecendo no dia 09/07, antes da liberação do laudo. 

No dia de hoje, 20/07, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a amostra com o resultado positivo do paciente para Covid-19.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Leste e agreste do RN concentraram maior volume de chuvas no fim de semana

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) registrou chuvas em todas as regiões entre sexta-feira(17) e o início da manhã desta segunda-feira(20).
Conforme destaque, o agreste e o leste potiguar concentraram maior volume, com destaques para os municípios de Extremoz, Montanhas, Espírito Santo, Monte Alegre e Monte das Gameleiras.
AGRESTE POTIGUAR
Monte Alegre(Emater) 37,0
Monte Das Gameleiras(Emater) 35,5
São Bento Do Trairi(Prefeitura) 29,2
Serrinha(Emater) 24,5
Vera Cruz(Emater) 24,0
Boa Saúde(Emater) 21,1
São Pedro(Emater) 21,0
Bom Jesus(Particular) 19,6
Tangará(Emater) 19,3
Santa Cruz(Emater) 18,0
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 15,7
Jaçanã(Emater) 15,0
Bento Fernandes(Sec Agricultura) 12,4
Rui Barbosa(Emater) 11,2
São Paulo Do Potengi(Emater) 7,0
João Câmara(Centro Saude) 4,2
Sítio Novo(Prefeitura) 3,5
LESTE POTIGUAR
Extremoz(Emater) 48,9
Montanhas(Prefeitura) 43,6
Espirito Santo(Prefeitura) 43,2
São Gonçalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 28,8
Ceará-Mirim(Agroindustria-fz Limoeiro) 8,0

Imagens do centro de São Paulo do Potengi na manhã desta segunda-feira (20)

A reportagem do blog percorreu o centro de nossa cidade na manhã desta segunda-feira, 20 de julho, para observar de perto a movimentação popular em nossa comunidade, depois de uma flexibilização mais ampla no combate ao coronavírus em São Paulo do Potengi. Flexibilização proporcionada  pela queda de Covid-19 em nosso município.

Muita gente pelas ruas, inclusive, várias pessoas de todas as idades sem usar máscara.

Por outro lado, vale dizer que a pandemia não acabou,  e que todos nós precisamos continuar colocando em prática, todas as medidas que servem para combater o terrível e letal vírus. O uso  de máscara é um dos principais.

Os 95 anos de vida de Dona Noêmia

quem está mudando de idade  nesta segunda-feira, 20 de julho, é Dona Noêmia, mãe dentre outros filhos e filhas, do prefeito Naldinho.  A aniversariante está completando 95 anos de vida.

A Dona Noêmia, parabéns e tudo de bom.

A foto acima foi feita no aniversário do  ano passado.

domingo, 19 de julho de 2020

A morte de Dom Henrique Soares e "a causa pela qual vale perder a vida"

Por Silvério Filho

Conforme já noticiado aqui no Blog, na noite desse sábado, 18 de julho, faleceu o Bispo Titular da Diocese de Palmares-PE, Dom Henrique Soares da Costa, vitimado por Covid-19. O sacerdote vinha se destacando nos últimos anos pelas ótimas catequeses e ensinamentos em geral disponibilizados em suas redes sociais, gratuitamente.

Na humilde Diocese de Palmares, cuidou do rebanho de fiéis como verdadeiro pastor, orientando-os na fé e na caridade. Nas redes sociais, surgiu como voz profética que falava diretamente às almas dos católicos, algo um pouco difícil de se ver, num momento em que o materialismo e o relativismo encontram cada vez mais espaço entre os fiéis.

Quem lia seus escritos, assistia suas pregações e, principalmente, participava das missas por ele celebradas, percebia o amor e a visceralidade com os quais entregava-se à vocação do sacerdócio, pregando o Cristo Crucificado, que permanece sendo para muitos um escândalo ou uma loucura, como era na época dos apóstolos. Em uma pregação de 2014, direcionada aos jovens, asseverou: 

“Nossa geração precisa de perseverança, precisa entender que o amor verdadeiro morre pelo amado. E o amor que não tem a coragem de morrer pelo amado não é amor! Não chame de amor, chame de folia, paixão, sentimentalismo, mas não brinque com essa palavra. Amor, quer saber o que é? Olhe para a cruz. Quer saber as consequências do amor? Olhe para a cruz!”.

Eu não estava lá, mas tenho certeza que, no momento fatal, quando sua alma separou-se do corpo, Dom Henrique encontrava-se tranquilo, sem preocupações materiais, ciente de que a morte não tem mais poder, ao contrário: a morte é uma amiga, que nos possibilita nascer em definitivo para a vida ao lado do Senhor Jesus. Como enfatizava em diversas das suas pregações, ele mantinha o olhar fixo no Cristo, autor da história e da vida, para o qual, mais cedo ou mais tarde, haveria de voltar com alegria. Foi o próprio Dom Henrique que escreveu há mais de dez anos, quando foi assaltado e espancado por ladrões [1], uma bela declaração de amor que, agora, serve como uma despedida:

"É verdade! Estou nas mãos Dele! Seja Ele minha vida, seja Ele minha força, seja Ele a alegria dos meus dias e o sentido da minha existência! Dele vim, Nele vivo, para Ele vou! Seja bendito o Seu Nome em mim, quer na vida quer na morte! E que Ele nunca permita que Dele eu me separe! – Hoje, como há oito anos, in manus Tuas, Domine (nas Tuas mãos, Senhor)"

LAPAC

LAPAC

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.