sábado, 27 de junho de 2020

URGENTE: Vândalos destroem barreiras de isolamento no Juremal

Informações que acabam de chegar à redação do Blog dão conta de que parte da barreira de isolamento montada no bairro Novo Juremal foi derrubada por vândalos na noite deste sábado, 27 de junho.

Ainda não se sabe sobre como foi exatamente, mas supõe-se que tenha sido com veículo grande.

A barreira de isolamento foi colocada com uma das medidas adotadas pelo Poder Público para conter o avanço do Novo Coronavírus em São Paulo do Potengi.

Lamentável a sua destruição.

Teremos outras informações.

RN registra 522 novos casos de coronavírus e mais 20 óbitos; Total de mortes chega a 909 e infectados são 24.253

De acordo com o balanço divulgado na noite deste sábado (27) pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte tem no total 24.253 casos do novo coronavírus e 909 óbitos provocados pela Covid-19.
O ministério registrou 522 novos casos e 20 óbitos a mais que o boletim da Sesap da sexta-feira (26), quando o RN havia totalizado 889 óbitos e 23.731 infectados. BG

Barreira sanitária e toque de recolher continuam em São Paulo do Potengi

Atendendo a dezenas de leitores nossos, que nos perguntaram por telefone, zap e facebook, a respeito  do isolamento social rigoroso em São Paulo do Potengi, vale dizer que o controle 24/horas por dia, na barreira sanitária localizada na entrada da cidade e o toque de recolher das 8 e meia da noite até às 5 horas da manhã, continuam até o próximo dia 30 de junho.

No próximo dia 2 de julho, o prefeito Naldinho, se reunirá  com o Comitê  Municipal de Combate ao Coronavírus, para decidir, dependendo da situação da pandemia, se o Decreto será prorrogado, ou não. 

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Artigo: A história ainda não contada do Coronavírus

O mundo já teve inúmeras quarentenas forçadas. Foram guerras, revoluções e doenças. O toque de recolher já soou inúmeras vezes na humanidade. Ampliando o sentido da palavra, tivemos que ficar em casa em situações bem mais tensas que a atual.
Londres foi bombardeada pelos nazistas por dias a fio provocando incêndios imensos que duravam dias… e a tristeza com as vidas que não duravam nada. A cidade ficava nas trevas com os moradores escondidos nas estações de metrô – todos no escuro para não serem alvos, cantando de mãos dadas e tomando sopa. Incrível como em momentos de grande adversidade são propícios a gestos de solidariedade e engrandecimento.
O desafios eram enormes. As crianças foram evacuadas para o campo em vagões de trens que poderiam ser atingidos pelos alemães. Era angústia com saudade e ainda não existia Rivotril nessa época. Mas os ingleses contaram com os ingleses. Se uniram e formaram uma enorme resistência ora dividindo um abrigo ora multiplicando gentileza ou somando esforços para reconstruir casas destruídas.
Uma das principais diferenças deste isolamento forçado para o nosso é a perspectiva. Deus quando fecha uma porta sempre abre uma janela – e essa janela hoje é a internet – a tela do seu computador ou smartphone. A internet consegue abrir inúmeras outras. Abre a janela para o seu vizinho, abre para seu trabalho, abre para uma conversa com seu parente que mora longe mas tá sempre perto no pensamento.
O mundo digital pode ser a cura para diversos efeitos colaterais da quarentena. A depressão, a solidão, a falta de dinheiro, o stress, o sedentarismo e muito mais. São diversos cursos online grátis, conferências de trabalho, vídeos de treinamentos, tutoriais de meditação, aulas com personal trainer, lives com seus amigos ou com bandas. É muita informação. Tem pra você ficar ansioso e para se acalmar; tem para sorrir e para chorar.
Você faz a sua programação.
Escolha construir um cenário melhor do que o antes da pandemia – tanto na vida pessoal como na profissional. É nos períodos mais difíceis que nascem as melhores soluções. Depois da idade média veio o renascimento. Tivemos uma explosão criativa nas artes, na filosofia, nas ciências, na economia, cultura, política e na sociedade. O que vem pela frente será uma renovação impulsionada pelo sonhos represados e pela energia acumulada. E se através da solidariedade você conseguir ajudar alguém – basta uma pessoa – ainda poderemos deixar o mundo pós-pandemia muito melhor.
Assim como os ingleses nós também estamos numa guerra – pelo nosso emprego, pela nossa saúde e pela nossa sanidade mental. Vamos à luta – juntos. Winston Churchill no discurso “We shall fight on the beaches” falou: “Lutaremos nas praias, nos terrenos, nos campos e nas ruas”- nós também – com nossa arma mobile 4G/Wifi nas mãos e a máscara no rosto vamos lutar ao lado de todos os brasileiros até o dia da grande vitória. Nossa batalha contra o corona também vai entrar para a história.
Marcus Aragão

Publicitário
(Instagram: @aragao01

Bolsonaro inaugura trecho da Transposição do São Francisco n0 Ceará; águas seguem para PB e RN

Bolsonaro aciona comporta em inauguração de trecho da transposição das água do Rio São Francisco — Foto: NBR/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, na manhã desta sexta-feira (26/6), um dos trechos da obra de transposição do Rio São Francisco. Em Penaforte (CE), o chefe do Executivo acionou a comporta que permitiu a chegada das águas do Velho Chico ao território cearense.
O trecho inaugurado pelo mandatário faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com a ação, a água que já abastece o Reservatório Milagres (em Pernambuco) passará pelo Túnel Milagres (na fronteira dos dois estados), começará a encher o Reservatório Jati (no Ceará) e seguirá, por fim, até a Paraíba e Rio Grande do Norte.
“A recomendação desde o início do governo (é) que não deixaríamos nenhuma obra parada. Isso faz parte de um compromisso nosso. A gente fica muito feliz em trazer a água para quem precisa”, comentou Bolsonaro, durante o evento. “Vai ajudar na agricultura e levar água para o cidadão nordestino. É uma novela que está chegando ao fim”, completou o presidente.
Segundo o governo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios diferentes serão beneficiadas.
Além do Eixo Norte, há o Eixo Leste. Quando estiver pronto, o canal levará a água do Velho Chico ao Rio Paraíba para abastecer reservatórios em Pernambuco e na Paraíba.
Correio Braziliense

Prefeitura de São Paulo do Potengi inicia revitalização da frente da Caprifeira

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi iniciou nesta semana a obra de revitalização da frente do Parque de Exposições Francisco Bezerra de Brito, localizado no Novo Juremal,  onde acontece a ExpoPotengi (Caprifeira), feira de caprinos e ovinos, ocorrida tradicionalmente no mês de abril.

A obra começou com a pavimentação em frente ao parque. No local será feito estacionamento com vagas para idosos e deficientes, calçada acessível, paisagismo com colocação de palmeiras imperiais e instalação de sinalização horizontal e vertical.

O valor da obra é R$ 156,053,01 e a empresa contratada através de licitação pela Prefeitura para executar os serviços é a RC Engenharia. O recurso é do Ministério do Turismo numa emenda parlamentar de Fátima Bezerra quando ainda era senadora, atendendo pedido do vereador João Cabral.

SPP News

Comércios não essenciais abrem a partir deste sábado (27), em São Paulo do Potengi; a feira semanal continua suspensa

Pelo novo Decreto de Isolamento Social no combate ao Coronavírus em São Paulo do Potengi, os comércios não essenciais (menos bares e lanchonetes), vão abrir a partir deste sábado, 27 de junho, das 7 horas às 13 horas. Os comércios essenciais continuam funcionando das 7 horas às 19 horas. 

Em tempo: A feira semanal continua suspensa em nossa cidade  e o controle social rígido na barreira sanitária na entrada de nossa comunidade, continua 24 horas por dia.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Nesta sexta-feira (26) será feriado em São Paulo do Potengi

Vista parcial de Praça Monsenhor Expedito com a Igreja Matriz.
Devido a pandemia do coronavírus, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, através de decreto, antecipou o  feriado municipal de São Pedro e São Paulo, em nossa cidade, do dia 29 de junho, para esta sexta-feira, 26 de junho.

Portanto, nesta sexta, em nossa comunidade, fecham bancos, repartições públicas e lotérica. Abre apenas o comércio essencial.

Bolsonaro anuncia Prof. Carlos Alberto Decotelli como novo Ministro da Educação

Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da Educação | Congresso ...
O Presidente Jair Bolsonaro anunciou que o novo Ministro da Educação do Brasil é o Prof. Carlos Alberto Decotelli.

Decotelli é Oficial da Reserva da Marinha, Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Fundação Getúlio Vargas, doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha, e foi presidente do FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Sesap alerta que RN se encontra no pico da pandemia de coronavírus; taxa de isolamento social é de apenas 39,8% e 858 óbitos

Coronavírus, Vírus, Máscara, Corona, Pandemia, Surto
A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira(25). Os casos confirmados chegam a 22.599 e mortes registradas são 858. Em investigação estão 144 óbitos.
Ainda na coletiva, a taxa de isolamento social voltou a ligar a sinal de alerta, com apenas 39,8% registrado neste momento, longe do desejado, entre 60% e 70%.
A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi, destacou que o Rio Grande do Norte vive o seu pico da pandemia, e reforçou a necessidade do distanciamento social neste período.

Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, em prol da vida, no combate ao coronavírus

Patrulha municipal sanitária atuando na entrada de São Paulo do Potengi
O Município de São Paulo do Potengi,  através da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento ao Covid 19, vem desenvolvendo um trabalho incansável e admirável no combate ao Coronavírus. Desde o início dos primeiros casos, já foi realizado um momento de capacitação com acs,  ace (agentes de vigilância ambiental), enfermeiras é demais profissionais de saúde, com a médica infectologista Dra. Ana Solange.

 Foi redirecionado toda a Assistência Básica de Saúde com ênfase na Covid 19. Foram instaladas salas de isolamento em todas as Unidades Básicas de Saúde,  foi instalado um espaço de coleta de swab na Políclinica do Novo  Juremal, foi decretado o primeiro Decreto Municipal,  que recomendava o isolamento social, uso de máscaras e  assim por diante.

A Vigilância Sanitária Municipal visitou os comércios da cidade, orientando sobre o uso de máscara,  o uso de álcool gel e monitorar a quantidade de pessoas dentro do ambiente, os proprietários assinaram um termo de responsabilidade para realizarem estas ações. Foram distribuídas máscaras na  feira semanal e  para a população em geral.

Foram comprados e instalados 10 lavatórios em locais estratégicos na feira. Foi formada e  capacitada uma equipe de saúde, para fazer a coleta de sangue nos pacientes sintomáticos, em suas residências.  Os bioquímicos realizam o trabalho e na parte da tarde, outra equipe vai entregar o resultado dos exames nas casas dos pacientes e transmitir orientações para os mesmos.

Uma ambulância foi destinada para atender apenas os pacientes da Covid-19, a Prefeitura  comprou centenas de testes rápidos, além de ter recebido testes do Governo. Todas as equipes de saúde estão trabalhando com todos os epis, foi instalado um teleatebdimento psicológico, também lockdown,  que dará resultado positivo depois de 21 dias de funcionamento da medida rigorosa.

A Prefeitura disponibilizou a UBS Marta Lopes localizada no Novo Juremal, para tratar apenas das pessoas com sintomas da Covid-19, faltando apenas a contratação de dois médicos para atender no referido local. O Executivo Municipal não está medindo esforços para que a contratação dos profissionais ocorra o mais rápido possível.

O prefeito Naldinho sancionou Projeto de Lei de autoria do vereador Neílson Azevedo, aprovado por unanimidade por todos os vereadores potengienses, que disponibiliza medicamentos gratuitos, desde que com receita médica, para atender as pessoas com sintomas da Covid~19.

Destacar o trabalho incansável, 24 horas por dia, da Patrulha Sanitária Municipal, com o apoio da Polícia Militar, na barreira instalada na entrada de nossa cidade, e pelas ruas da comunidade, em prol da vida.

Portanto deste segunda feira dia 22 de junho, as UBS estão presenciando uma diminuição de pacientes com sinais da doença chegando às Unidades de Saúde,  como também o Hospital Regional.

Nelsilene Teixeira, Secretária Municipal  de Saúde
Dailva Bezerra, representante do Comitê de Enfrentamento ao Covid 19

quarta-feira, 24 de junho de 2020

A festa de São João Batista NÃO é uma festa pagã

Resultado de imagem para joão batista

Por José Ibiapina

Esses dias eu vi na internet algo que me chamou atenção: uma pessoa compartilhou uma postagem que dizia que, no dia 24 de junho, os católicos faziam uma "festa pagã", pois comemoravam a "morte de João Batista" e escolheram para tal o "dia do aniversário do Rei Herodes", aquele que mandou assassiná-lo. O São João, então, seria uma comemoração à iniquidade do Rei Herodes. 

Tal pensamento está cheio de erros, conforme se demonstrará a seguir. 

Primeiramente, no dia 24 de junho, os católicos comemoram nascimento de João Batista. Convencionou-se tal data porque ela ocorre 6 meses antes da data convencionada para o nascimento de Jesus (comemorado na véspera de Natal, 24 de Dezembro), uma vez que João, conforme relata a Bíblia, era 6 meses mais velho que Jesus Encarnado (Lc 1.36).

Sobre João, o maior dos Profetas do Antigo Testamento (Mt. 11,11), escreve Lucas: "Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão" (Lucas 3:4,5)

Sua maior missão enquanto profeta foi preparar os caminhos para a vinda de Jesus (Lc 1, 76). 

Mas, ainda em relação a postagem que eu me referi no início do texto, os católicos comemoram a morte de João Batista? Sim, no dia 29 de Agosto! Isso é um problema? Não! E não é um problema porque, depois do sacrifício perfeito de Jesus, a morte foi vencida! Por isso São Paulo diz: "Para mim viver é Cristo, e o morrer é ganho". (Filipenses 1:21) Para quem crê na Boa Nova, a morte não é o fim! A morte é motivo de felicidade, encerramento do bom combate travado na carne!

Por isso comemoramos também a morte de João Batista, para lembrar o exemplo heroico desse bom servo, que preferiu a morte a trair a missão que lhe fora confiada pelo próprio Deus. Para o verdadeiro cristão não há prêmio maior do que este: lutar o bom combate, guardar a fé e partir para estar com Jesus, o Mestre Amado.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Naldinho sanciona Projeto do vereador Neílson que autoriza a entrega gratuita de kits de medicamentos para combater a Covid-19

 A imagem pode conter: 1 pessoa, carro
O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, sancionou o Projeto de Lei n 01/2020 (aprovado por unanimidade), de autoria do vereador Neílson Rodrigues de Azevedo, que disponibiliza a distribuição gratuita de kits de medicamentos para o tratamento do Covid-19 na Rede  de  Saúde de nosso Município.

Portanto, fica a Secretaria Municipal de Saúde – SUS/ São Paulo do Potengi, autorizada a disponibilizar gratuitamente 1 (um) kit de medicamentos aos pacientes infectados pela COVID-19, que possuam receita médica com a indicação de tratamento com tais fármacos como hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, azitromocina ou outros fármacos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina – RN (CREMERN).
O uso das medicações estão condicionadas à avaliação médica, a partir do momento da identificação de sintomas ou sinais leves da doença, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares, em Unidade de Saúde. 

Um São João sem fogueiras, sem forró e sem fogos de artifício

Fogueiras juninas, uma tradição prejudicial ao meio ambiente ...
Hoje, 23 de junho, é véspera de São João, uma das festas mais tradicionais e populares do Nordeste brasileiro. Devido a pandemia do Coronavírus, que assola o nosso Brasil e o mundo, essa noite de São João será diferente. Ou seja, sem aglomerações, sem arraiá e sem forró. 

Em São Paulo do Potengi e em muitas outras cidades, devido a peste do vírus, com o objetivo de se preservar vidas, as fogueiras não poderão ser acesas, nem se pode soltar fogos de artifício. Vivemos um momento de extrema dificuldade com a pandemia que nos flagela e amedronta.  Sendo assim, cada um precisa fazer a sua parte para que possamos vencer o mais rápido possível, essa terrível e mortal doença.

Essa noite não será uma noite de festa e sim de se ficar em casa, para que no próximo ano, com a permissão divina, possamos participar de uma grande festa junina com muita gente junta. 

Kerginaldo desiste de disputar a prefeitura de Senador Elói de Souza e lança seu filho como pré-candidato a prefeito

O ex-prefeito da cidade de Senador Elói de Souza/RN, Kerginaldo Araújo, anunciou em suas redes sociais, o nome de seu filho Juninho, 36 anos. como pré-candidato a prefeito daquele município. Juninho, assume o  forte grupo político liderado por seu pai, visando disputar o Executivo Municipal daquela localidade, tendo como pré-candidata a vice-prefeita, a vereadora Karol Melo.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

RN registra 19.910 casos de coronavírus e 730 mortes

Corona, Coronavírus, Vírus, Sangue
A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira(22). Os casos confirmados chegam a 19.910.
O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 730 – (33) óbitos a mais desde o último boletim de sexta-feira(19).
Os casos suspeitos serão divulgados ao decorrer do dia em boletim oficial. Descartados somam 31.149. Recuperados são 2.035.

Prefeitura de Barcelona decreta medidas mais rígidas no combate ao Coronavírus, incluindo o toque de recolher

Com a publicação do novo Decreto nº 112/2020, no Diário Oficial dos Municípios, a Prefeitura de Barcelona toma medidas mais rígidas no combate a pandemia do Coronavírus naquele Município. Com o apoio da Polícia Militar será intensificada a fiscalização, visando evitar aglomerações, além de pessoas trafegando pela cidade sem necessidade.

O Decreto também tem como item, o toque de recolher das 10 horas da noite às 5 horas da manhã. Funcionarão em horários normais apenas os serviços essenciais, os não essenciais funcionarão até as 17 horas até a sexta-feiras e nos sábados, até o meio dia. Restaurantes e lanchonetes atenderão por delivery.

Foi estipulado uma multa de 180 reais para quem descumprir as normas de isolamento social, multa que poderá caso aja reincidência.  Pessoas idosas, do grupo de risco, com doenças crônicas, não pode caminhar pelas ruas de forma nenhuma, a não ser por um motivo superior e com uso de máscaras. Ao sair na rua todos devem usar máscara.

Os festejos juninos estão suspensos, assim como soltar fogos de artifício, para evitar queimaduras eproblemas respiratórios nas pessoas.

Terceira parcela do auxílio é paga nesta segunda (22); Veja calendário

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (22) a terceira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para beneficiários do Bolsa Família. Serão favorecidas hoje 1,9 milhão de pessoas que fazem parte do programa e possuem o último dígito do NIS igual a 4. O calendário desse grupo seguirá até 30 de junho.
Para os demais grupos de cadastrados pelo aplicativo e site do banco ou pelo CadÚnico, o governo federal e a Caixa ainda não divulgaram o calendário da 3ª parcela. A Caixa concluiu o saque da segunda parcela aos que receberam a primeira até 30 de abril. Para os que receberam após essa data também ainda não foi definido o calendário da segunda parcela.
Segundo o banco, já foram pagos R$ 81,3 bilhões a 63,5 milhões de beneficiários inscritos por meio do Cadastro Único, do Programa Bolsa Família, ou pelo site e pelos aplicativos da Caixa.
Calendário da terceira parcela para o Bolsa Família
Quarta-feira (17) – NIS final 1
Quinta-feira (18) – NIS final 2
Sexta-feira (19) – NIS final 3
Segunda-feira (22) – NIS final 4
Terça-feira (23) – NIS final 5
Quarta-feira (24) – NIS final 6
Quinta-feira (25) – NIS final 7
Sexta-feira (26) – NIS final 8
Segunda-feira (29) – NIS final 9
Terça-feira (30) – NIS final 0


Robson Pires

domingo, 21 de junho de 2020

Cobra passeando tranquila no Sítio Boa Vista

Na tarde deste sábado, 20 de junho, quando atravessava  calmamente a estrada vicinal do Sítio Boa Vista dos Raimundo, zona rural de São Paulo do Potengi, uma cobra Salamandra (mais conhecida por saramanta), foi fotografada e enviada a nossa redação. 

A cobra  que entrou no mato tranquilamente e foi embora seguindo seu rumo, em tempo de bom inverno nos mostra a ressurreição da diversidade de animais e aves que renascem na nossa fauna. Como é bela a natureza que o homem na maioria das vezes só pensa em destruir.       

LAPAC

LAPAC

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

Arquivo

.

.
Tecnologia do Blogger.