sábado, 30 de maio de 2020

Em 24 horas, Brasil registra recorde de mais de 33 mil novos casos d,e covid 19

30.mai.2020 - Corpo de vítima do coronavírus é sepultado no Cemitério Municipal Recanto da Paz, em Breves, Ilha de Marajó, no Pará - Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo
Vítima do covid 19 sendo sepultada em Breves, Ilha de Marajó/Pará

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou o recorde de 33.274 novos casos de covid 19, elevando o total de contaminados para 498.440.

O número de novos contaminados é um espanto. Ontem (sexta, 29), o país já tinha registrado o recorde de 26.928 diagnósticos positivos. No balanço de quinta-feira (28), foram 26.417 novos casos. 

Já são 28.834 óbitos pelo novo coronavírus, 956 mortes nas últimas 24 horas.

Com infomações de  o Antagonista e do UOl

Do blog: É lamentável se presenciar milhares de pessoas sendo infectadas diariamente pelo coronavírus, em diversos lugares do Brasil, outras tantas morrendo (muitas a míngua), enquanto inúmeras pessoas, inclusive autoridades, dentre elas, o presidente Bolsonaro,  acreditando  d
e defendendo que a peste do vírus é apenas uma gripezinha, e que só vai morrer quem tiver de morrer.

Também  é preocupante  e de causar indignação, o silêncio sepulcral do governo federal, em relação ao pandemônico e letal  vírus.

RN tem mais de 300 mortes por Covid-19; 37 óbitos foram confirmados nas últimas 24h

O Rio Grande do Norte contabiliza 305 mortes por Covid-19 neste sábado (30), segundo informações do Portal Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN). Destes, 37 óbitos foram confirmados nas últimas 24h.
Cipriano Maia, secretário da Saúde, informou durante coletiva do Governo do RN, realizada neste sábado (30), que ainda há 64 mortes em investigação.
O número de casos confirmados aumentou para 7402, tendo um aumento de 939 casos. Destes, 1410 estão curados da doença. Também há 14.172 casos suspeitos.
Agora RN

Governo do RN prorroga a suspensão das aulas das redes pública e privada até 6 de julho

O Governo do RN prorrogou a suspensão das aulas no Estado. Antes do dia 7 de julho, não haverá aulas presenciais, tanto na rede pública, quanto na rede privada de ensino. Seguindo as recomendações do Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública decorrente da pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) e considerando a necessidade de intensificação do cumprimento das medidas de enfrentamento ao vírus, o Governo do Rio Grande do Norte publicou, neste sábado (30), o Decreto Estadual nº 29.725  que prorroga o prazo de suspensão das atividades escolares presenciais nas unidades da rede pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte até o dia 6 de julho de 2020.
A governadora professora Fátima Bezerra ressalta que a prorrogação da suspensão das aulas visa mitigar o contágio pelo coronavírus e salvar vidas. “Diante dos números de contágio pela Covid-19 que, ainda, estão muito altos em nosso Estado, não há possibilidade de retomarmos as aulas. O ambiente escolar tem muita circulação de pessoas. E nesse momento nossa prioridade é diminuir a curva de contágio. Como eu tenho dito, a economia pode esperar, o comércio pode esperar e as aulas também podem esperar. À frente de tudo isso está nosso compromisso em cuidar, preservar e salvar a vidas das pessoas”.
O novo decreto prorroga a suspensão das aulas no âmbito do ensino infantil, fundamental, médio, superior, técnico e profissionalizante. O documento também autoriza a Secretaria Estadual da Educação, da Cultura e do Lazer (SEEC) a antecipar o recesso escolar (compreendido no período de 24 de junho a 6 de julho), mediante diálogo com o Conselho Estadual de Educação (CEE).
BG

Urgente: Primeira morte por coronavírus em Rui Barbosa/RN

A Secretaria Municipal de Saúde de Ruy Barbosa publicou uma nota confirmando a primeira morte por coronavírus naquele município. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 74 anos de idade, acamada, nefropata, que realizava hemodiálise 3 vezes por semana em Santa Cruz.

Ruy Barbosa tem 7 casos confirmados, 6 suspeitos e 5 descartados. A morte da idosa foi a primeira naquele município e a quinta na Região Potengi. 

Um público regular participou da feira de São Paulo do Potengi, neste sábado (30)

Segundo  informações de alguns taxistas, mototaxistas e feirantes, com quem o editor do blog conversou por telefone, a feira deste sábado (30), em São Paulo do Potengi, contou com a participação de um público regular, com maior movimentação (como sempre), no setor das frutas. 

As informações também dão conta que a maioria das pessoas estavam usando máscara, como também, infelizmente, foram presenciadas algumas aglomerações e  membros do grupo de risco (inclusive idosos) caminhando normalmente pela feira, como se não estivéssemos vivendo a peste mortal do coronavírus.

Devido a epidemia do terrível vírus que está crescendo em nossa região, o prefeito Naldinho decretou a suspensão da feira semanal nos próximos dias 6, 13 e 20 de junho.

Outras informações a qualquer momento.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Brasil registra 1.124 mortes por Covid-19 em 24 horas e supera a Espanha em total óbitos

O Brasil registrou 1.124 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Agora, subiu para 27.878 o número de vítimas fatais da doença no país –superando a Espanha, um dos países europeus mais atingidos, com 27.121 óbitos.
Com isso, o Brasil está agora em quinto lugar no total de mortes pela doença no mundo, atrás de EUA, Reino Unido, Itália e França.
O Ministério da Saúde também atualizou para 465.166 o total de casos confirmados da Covid-19 no Brasil. De ontem para hoje, foram 26.928 diagnósticos positivos –mais uma quebra do recorde diário.
Na quinta (28), foram registrados 1.156 mortes e 26.417 novos contaminados.

São Paulo do Potengi já tem 19 casos confirmados de coronavírus

São 19 os casos confirmados do coronavírus em São Paulo do Potengi. Ontem, 28, havia 17 casos confirmados. O boletim com mais dois casos positivos foi publicado há pouco pela Prefeitura Municipal.

O boletim foi publicado com novidades, trazendo a distribuição de casos por localidade, sexo e faixa etária dos casos confirmados. São 09 pessoas do sexo masculino e 10 pessoas do sexo feminino. De 20 a 29 anos (03 casos), de 30 a 39 anos (11 casos), de 40 a 49 anos (03 casos), de 60 a 69 anos (01 caso), e de 80 a 89 anos (01 caso).

Dos 19 casos confirmados, 5 são do Centro, 4 do Santos Dumont, 3 do Novo Juremal, 3 do Campo Grande, 1 do Assunção e 3 da Zona Rural.

RN tem 267 óbitos por coronavírus; 7 nas últimas 24 horas

Covid 19 escrito no tubo de teste - Foto de stock de Examinando royalty-free
Rio Grande do Norte tem até o momento 267 óbitos por Covid-19, dos quais 7 foram registrados nas últimas 24h. São 6.463 casos confirmados da infecção, 14.905 supeitos e 12.552 descartados. Há 60 mortes em investigação. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (29).
No estado, há 530 pessoas internadas por causa da doença, das quais 259 estão em leitos críticos, e as demais, em leitos clínicos. O número de pacientes à espera de regulação (internação) é de 90. Desse total, 4 são prioridade “1”; já os classificados como prioridade “2” são 26. Os demais (60), são prioridades “3” e “4”, as mais leves.

Coronavírus:Taxa de isolamento social dos municípios da Região Potengi

O município de Ruy Barbosa é o que tem a melhor taxa de isolamento social da Região Potengi com 46,94% da população isolada. São Pedro tem a segunda melhor taxa de isolamento social com 45,19%, apesar de ter 21 casos confirmados e ser o município com mais casos confirmados. 

São Paulo do Potengi aparece com a pior taxa de isolamento social da Região e isso tem relação direta com o fato da cidade ser a cidade polo do Potengi,  e com a estrutura que oferece de bancos e contando com diversos órgãos públicos regionais, além de inúmeros tipos de comércios, atrai diariamente muita gente das outras cidades da Região.

A classificação completa com os índices de isolamento por município você pode ver na imagem. Os dados foram pesquisados pelo blog SPP News nesta sexta-feira, 29.

Os dados são do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) em parceria com o Inloco. O Inloco possui uma tecnologia que entende o comportamento de localização de 60 milhões de brasileiros, por meio dos dados de localização de celulares. Ela foi desenhada para não identificar as pessoas, garantindo sua privacidade e anonimato.

Imagens da grande movimentação no centro de São Paulo do Potengi na manhã de hoje (29)

Com um aumento assustador de casos de pessoas confirmadas com coronavírus, nas últimas 48 horas, em nossa cidade, saltando de 7  para 17 pacientes infectados pela covid 19, ;crescimento exponencial de quase 150%, São Paulo do Potengi (como sempre) viveu na manhã desta sexta-feira (29), uma intensa movimentação popular, com gente vinda de toda parte.

Aglomerações, muita gente de máscara, outras sem o equipamento, idosos e outros membros do grupo de risco, trafegando pelo centro e assim por diante. Infelizmente, um significativo número de pessoas não está nem aí para a terrível e mortal peste que assola o Brasil e o mundo, entendendo que a epidemia é apenas uma gripezinha sem maiores consequências.

Se todos nós não fizermos a nossa parte, cumprindo rigorosamente (isolamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência, usar máscara...), como recomenda as autoridades de Saúde, em todo o mundo, vamos pagar um preço muito alto com a proliferação cada vez maior e os efeitos nefastos do vírus.

Infelizmente, a teimosia e o descaso de quem não (ou se faz) entende a gravidade do problema, está colocando em risco sua própria vida e a de quem está fazendo sua parte.

Em tempo: Nos 13 municípios da Região do Potengi que pactuam com o Hospital Regional local, já soma mais de 100 casos confirmados do coronavírus. 

Hoje(29) às 18 horas, o prefeito Naldinho estará na Rádio Potengi para falar sobre o avanço do coronavírus, em São Paulo do Potengi

 Hoje, 29 de maio, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, estará no Programa Destaque Político da Rádio Potengi - AM, para falar sobre o avanço do coronavírus em nosso município (e na região) e as providências que  a Prefeitura está tomando para combater a epidemia.

O programa também é transmitido pela internet wwwradiopotengi.com.br e pelo aplicativo do celular rádiosnet.

Outras informações a qualquer momento.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

URGENTE: Feira Livre de São Paulo do Potengi suspensa a partir da próxima semana

RIACHUELO EM AÇÃO: A FEIRA LIVRE DE SÃO PAULO DO POTENGI

Conforme adiantado pelo Blog mais cedo, o Prefeito Naldinho, de São Paulo do Potengi, acaba de divulgar que decretou a suspensão da Feira Livre Municipal a partir da próxima semana.

Portanto, deixam de acontecer as feiras dos dias 06, 13 e 20 de junho.

O texto do Decreto foi finalizado já na noite de hoje e prevê que o período de suspensão poderá ser prorrogado caso haja um aumento de casos de coronavírus nas próximas semanas.

Confira a íntegra do Decreto divulgado pelo Prefeito Naldinho:


Subtenente Gilmar Pereira pede desincompatibilização da PM para concorrer a vice-prefeito


Uma fonte nos informou que foi publicado no Boletim Geral da Polícia Militar de hoje, 28,  a desincompatibilização do Subtenente Gilmar Pereira, para concorrer ao cargo vice-prefeito.

Gilmar é um dos pré-candidatos a vice-prefeito de São Paulo do Potengi, na chapa encabeçada por Eugênio Pacelli. O cargo de vice-prefeito na referida chapa, também é almejado por João Maria da Casa Verde, pelo Professor Jeffinho e pelo Vereador Neilson.

Teria a benção do Papa contribuído para a derrocada do Coronavírus na Itália? Entenda


Dados recentes da Covid-19 na Itália mostram uma queda nos novos casos diários e mortes depois que o Papa Francisco rezou pelo mundo durante a benção extraordinária Urbi et Orbi, no dia 27 de março.

A Itália tomou medidas extremas durante os últimos meses para evitar a propagação da Covid-19. O país impôs um isolamento de dois meses, que suspendeu missas públicas, fechou escolas, restaurantes, lojas e etc. Recentemente, o governo aliviou as restrições no dia 18 de maio.

Junto com as medidas para frear a propagação da doença, o Papa Francisco rezou pelo mundo com uma benção eucarística especial na Praça de São Pedro. A oração e a benção foram televisionadas ao vivo no dia 27 de março.

Depois desta data, a taxa de novas mortes diárias e casos diminuiu na Itália.

O gráfico mostra que depois do dia 27 de março, o mesmo dia da oração e da benção do Papa Francisco, as novas mortes na Itália continuaram diminuindo. Houve alguns picos no número de mortes diárias, mas nunca alcançaram o número de mortes de antes de 27 de março.

Os novos casos diários de coronavírus na Itália também começaram a cair depois do dia 28 de março.

No dia depois da oração e da benção eucarística do Papa Francisco, os novos casos diários de Covid-19 diminuíram significativamente. Dispararam ocasionalmente, mas nunca mais do que os números anteriores a 28 de março.

DO BLOG: o blog checou as informações através do aplicativo do Google e constatou que são verídicas. De fato o pico da pandemia na Itália, em número de mortes, ocorreu no dia 27 de março, dia em que o Papa, em união com milhões de católicos ao redor do mundo, orou, adorou ao Santíssimo Sacramento e, por fim, concedeu a benção extraordinária Urbi et Orbi. A partir de então, as mortes pela Covid-19 começaram a cair efetivamente, assim como os casos novos confirmados. 

Teria sido uma resposta às orações do Papa?


RN contabiliza mais 13 mortes nas últimas 24h e agora soma 255 óbitos por Covid

 
O Rio Grande do Norte já contabiliza 255 mortes por Covid-19, segundo atualização da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quinta-feira (28). A Sesap informou que teve um problema no bancos de dados, por isso, os números de casos confirmados da infecção, suspeitos e descartados não foram divulgados.Segundo o último levantamento da Sesap, divulgado na quarta-feira (27), foram 5.630 casos confirmados da infecção, 14.035 suspeitos e 11.207 descartados.“É preciso aumentar isolamento para diminuir as taxas de contágio e ocupação de leitos”, destaca Cipriano Maia, Secretário de Saúde do RN.

Taxa de ocupação: Região Oeste: 100%, Pau dos Ferros, 62,6%, Grande Natal, 100%, Seridó, 40,9%.

Agora RN

A Região do Potengi já tem 98 casos confirmados de coronavírus, 133 suspeitos e 4 óbitos


O blog SPP News fez um levantamento dos casos de coronavírus na Região Potengi. Já são 98 casos confirmados na Região. O município que lidera no número de casos confirmados é São Pedro com 19, seguido de São Tomé com 17 e São Paulo do Potengi e Riachuelo com 11 cada um.

A Região Potengi já contabiliza 4 mortes, sendo 1 em São Tomé, 1 em Bom Jesus e 2 em Serra Caiada.

133 casos estão como suspeitos na nossa Região e outros 184 casos já foram descartados. 

Esse levantamento feito pelo blog SPP News é com base no boletim da Sesap postado hoje, 27, e nos boletins postados pelos municípios nas redes sociais. 

PESQUISA: 52% da população reprova gestão Bolsonaro e 50,7% reprova o Congresso

Imagem do Brasil ruiu no exterior com Bolsonaro, dizem ...
Levantamento exclusivo do instituto Orbis para o site Diário do Poder e esta coluna revela que a população está insatisfeita com a atuação das autoridades da República. A avaliação do governo Jair Bolsonaro é “ruim ou péssima” para 52%, enquanto 50,7% classificam o Congresso da mesma forma. A avaliação do governo é “bom ou ótimo” para 29,8% e regular para 15%. Já o Congresso é bom ou ótimo para apenas 5,8%.
A administração estadual tem a melhor avaliação entre as esferas de governo: 30,3% (bom ou ótimo) contra 29,3% (ruim ou péssimo).
O desempenho do Poder Legislativo é “regular” para 37,9% dos entrevistados. Já governos estaduais são “regulares” para 38,8%.
Homens estão mais seguros na manutenção do emprego. Para 33,7% deles é grande a chance de ficar empregado. Para elas, são 25,2%
Cláudio Humberto

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Prefeitura de São Paulo do Potengi Conclui Centro de Esporte e Lazer do Bairro Campo Grande

O Prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, divulgou, no dia de hoje (27), a conclusão do Centro de Esporte e Lazer do Bairro Campo Grande. Confira abaixo a nota do prefeito.

"A Prefeitura Municipal concluiu o tão sonhado Centro de Esporte e Lazer do Bairro Campo Grande!... Com piscina semi-olímpica, espaço para festas e recepções, piscina infantil e muitos outros equipamentos, esta obra foi aguardada por muitos anos pela população. Uma pena que não podemos reunir todos para uma bela festa de inauguração agora por causa da Pandemia, mas estamos felizes em ter destravado e concluído esse importante espaço!... Nas fotos, com o empresário Paulo de Alfeu, responsável pela execução das obras."

TCU suspende parte da publicidade do Banco do Brasil, destinada a sites propagadores de notícias falsas


O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou nesta quarta-feira (27) que Banco do Brasil suspenda parte de seus contratos de publicidade, relacionados a propaganda em sites, blogs, portais e redes sociais.

A decisão tem como alvo sites acusados de propagar informações falsas e que têm recebido recursos para divulgar anúncios do BB. A determinação não atinge a publicidade feita pelo banco em portais, sites, blogs e redes sociais vinculados a empresas concessionárias de serviços de radiodifusão. Também não atinge jornais e revistas que existam há mais de 10 anos.

Dantas atendeu a pedido feito pelo procurador Lucas Furtado, do Ministério Público junto ao TCU, que pediu investigação de suposta interferência indevida do secretário de Comunicação do Planalto, Fabio Wajngarten, e de um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro, na publicidade do Banco do Brasil.

Na semana passada, Carlos Bolsonaro reclamou, em uma rede social, de decisão do Banco do Brasil de suspender publicidade feita em um site que é acusado de propagar informações falsas. Na sequencia, também por uma rede social, Wajngarten sugeriu que iria atuar para que o banco voltasse atrás na decisão.

O Banco do Brasil voltou a veicular publicidade no site acusado de propagar informações falsas.

Na decisão, o ministro Bruno Dantas afirma que é gravíssima a acusação feita pelo Ministério Público de Contas de que recursos do Banco do Brasil “estão sendo drenados para financiar sites, blogs e redes sociais que se dedicam a produzir conteúdo sabidamente falso e disseminar fake news e discurso de ódio”.

Em sua decisão, ele determina que a suspensão dos anúncios vale até que a Controladoria Geral da União (CGU) edite portaria instituindo um grupo de autorregulamentação publicitária para definir os sites que podem receber os anúncios do banco. O prazo para que o grupo seja criado é de 90 dias.

G1

A região mais afetada com Covid-19 é o Nordeste: 1.434 cidades

Até hoje, 67% dos municípios brasileiros registraram casos de Covid-19.
O número representa 3.771 dos 5.570 municípios do Brasil.
Há um mês, o número de cidades afetadas pela pandemia era 1.721.
A região mais afetada é o Nordeste, com 1.434 cidades com infectados pela doença. Ele é seguido pelo Sudeste (1.058), Sul (667), Norte (377) e Centro-Oeste (235).

RN registra 158 novos casos de coronavírus; Total de 5.630; 242 óbitos, com 22 mortes nas últimas 24 horas

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap – atualizou os números do Coronavírus no Rio Grande do Norte, no fim da manhã desta quarta-feira(27). Na ocasião, falou o secretário de saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia.
O número de casos confirmados chega a 5.630, enquanto eram 5.472 no boletim dessa terça-feira(26). 158 casos a mais.
O total de vítimas do Covid-19 no RN chega a 242 –  (22) óbitos a mais que a atualização do boletim dessa terça-feira. Vítimas foram confirmadas ao decorrer dos dias – no período do dia 20 até este momento.
Os casos suspeitos chegam a 14.035. Descartados somam 11.207. Recuperados são 1410(de acordo com números dessa terça-feira – em atualização).

São Paulo do Potengi é a 10ª cidade do Rio Grande do Norte que o povo mais procura para comprar roupas e calçados

Um dado divulgado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nesta semana, da pesquisa "Regiões de Influência das Cidades" (Regic) 2018 - Informações de deslocamento para o comércio, confirma que São Paulo do Potengi está no top 10 das cidades do Rio Grande do Norte, que o povo mais se desloca para comprar roupas e calçados.

A pesquisa aponta que para fazer as referidas compras, a população potiguar se desloca mais para 24 polos, o que representa apenas 14,4% dos municípios potiguares, e São Paulo do Potengi está em 10º lugar nessa lista. 

A posição de nossa cidade na referida pesquisa, mostra a força da nossa comunidade no comércio regional. A capital do Potengi, cidade polo da região potengiense, com a estrutura que oferece de bancos e contando com diversos orgãos públicos regionais, além de inúmeros tipos de comércios, atrai diariamente milhares de pessoas de outras cidades da ribeira potengiense e de outras regiões do RN, para fazer compras e resolver outros negócios.

Os dez maiores índices de atração do comércio de vestuário e calçados do RN são: 1º) Natal; 2º) Mossoró; 3º) Pau dos Ferros; 4º) Caicó; 5º) Currais Novos; 6º) Açu; 7º)Santa Cruz; 8º) Parnamirim; 9º) João Câmara; e 10º, São Paulo do Potengi.

Com informações do SPP News

São Paulo do Potengi amanheceu coberta por um denso nevoeiro

A cidade de São Paulo do Potengi amanheceu nsta quarta-feira, 27 de maio, totalmente encoberta por um nevoeiro, que é um fenômeno mais denso que a neblina e que ocorre em tempos de  inverno.

O nevoeiro se estabelece quando tem queda na temperatura e aumento da umidade. Também não pode ter vento, senão as gotas de água acabam se espalhando e dissipando a formação.

Logo cedo vários leitores enviaram fotos do fenômeno para o blog.

 Fotos: Expedito van den Berg e Maria José

terça-feira, 26 de maio de 2020

FEMURN, CNM e Movimento Municipalista Brasileiro divulgam Carta Aberta defendendo o adiamento das eleições municipais


A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), as associações microrregionais de municípios, prefeitos e prefeitas do Estado do Rio Grande do Norte, bem como, os agentes políticos locais, ouvindo e constatando as dificuldades que os agentes públicos locais estão enfrentando em decorrência da pandemia da Covid-19 divulgaram carta aberta ao Congresso Nacional e a Nação Brasileira requerendo a não realização das eleições municipais no corrente ano e que em decorrência disso seja considerada a posição histórica do Movimento Municipalista Brasileiro no sentido da unificação dos mandatos com a realização de uma eleição geral em 2022.

Confira abaixo a carta na íntegra. Clique nas imagens para ampliar. 


LAPAC

LAPAC

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.