sábado, 25 de abril de 2020

Covid-19: Governo do RN alerta para aumento de casos e alta taxa de ocupação de leitos

Com base na análise diária da evolução da pandemia do novo coronavírus, o secretário adjunto da Saúde Pública do Governo do RN, médico Petrônio Spinelli, considerou neste sábado (25) o momento como “delicado, por que os números crescem com gravidade e trazem a preocupação com a ocupação, por casos graves, de 41,5% dos leitos disponíveis.
O RN tem atualmente 3.928 casos suspeitos em 155 municípios. 781 casos confirmados em 53 municípios. 2.838 casos descartados, 40 óbitos em 17 cidades e 289 recuperados. Petrônio explicou que tudo o que está sendo feito pelo Governo e pelas equipes médicas nas unidades de saúde e hospitais fica neutralizado se o comportamento social não obedecer as regras de proteção. “A ocupação dos leitos hoje mostra isso. E já constatamos um tensionamento nas UPAs, pronto-socorros e hospitais. É preciso repetir: há forte necessidade de a população manter o isolamento social”.

Em tempos de coronavírus muita gente na feira de São Paulo do Potengi

 Em tempos de coronavírus, essa peste que assola e aterroriza o mundo, matando milhares de pessoas e contaminando milhões de outras, cujas principais ações para combater o terrível vírus é ficar em casa (só saindo em casos extremamente necessários) e evitar aglomerações. Neste sábado (25), grande parte das pessoas que participaram  da feira semanal, em  nossa cidade, fizeram totalmente o contrário do que estão orientando as autoridades de saúde, em todo o planeta. 

Muita gente na feira, crianças, idosos, jovens, adultos, gestantes,  pessoas dos grupos de risco, aglomerações... repito, muita gente transitando normalmente, desobedecendo todas as normas sanitárias,  como se o coronavírus mortal fosse uma fantasia, uma mentira, uma gripezinha, invenção da imprensa, como se ele não existisse. Pouca gente usando máscaras, inclusive os vendedores.

A Prefeitura Municipal local sob a orientação do prefeito Naldinho, vem fazendo sua parte, através de suas equipes, orientando o distanciamento das bancas, pias em pontos estratégicos para que as pessoas lavem as mãos, distribuição de 200 máscaras semanais para os feirantes, e assim por diante. Porém vale dizer que lamentavelmente grande parte da população não está fazendo sua parte. Fato que pelo andar da carruagem (queira Deus que não) poderá nos levar a pagar um preço muito alto, pela desobediência  da tanta gente insensata.

Em tempo: Antes que alguém contrário as medidas sanitárias para combater o coronavírus e o seu letal contágio, venha falar do direito constitucional de ir e vir (que é sagrado), e sobre a crise econômica provocada pela pandemia, queremos dizer que não temos nada contra a feira, pois nela os feirantes compram e vendem produtos que geram emprego e renda. O que não concordamos é com a falta de respeito de determinadas pessoas, para com as medidas sanitárias voltadas para combater o vírus, evitar sua propagação e salvar vidas. Muitas vidas.

Editorial: Bolsonaro falou, falou, mas não respondeu às acusações de Moro


Em seu discurso veiculado no final da tarde desta sexta-feira (24) em rede nacional, Bolsonaro falou, falou, mas não disse muita coisa.

Falou das despesas que foram cortadas na sua gestão, falou do respeito e do amor que tem pela Polícia Federal, falou que todos os seus Ministros são iguais. Chegou até a insinuar que Sergio Moro tinha inveja e que não lhe queria na Presidência, e que o Ministro teria dito que só aceitaria a retirada do Diretor da PF após a sua indicação para o STF. Contudo, Bolsonaro não conseguiu rebater as acusações, ainda que implícitas, trazidas por Sérgio Moro. 

Não explicou, por exemplo, o real motivo da demissão do Diretor Geral da PF, resumindo-se a dizer que a sua exoneração é prerrogativa do Presidente da República  e que o diretor estava "cansado". Cansado por que? Segundo Moro deu a entender, o "cansaço" do Diretor Geral da PF devia-se à excessiva intervenção do presidente, a fim de utilizar a polícia para interesses pessoais. 

Em relação a esse ponto específico, Bolsonaro chegou inclusive a se complicar. Isso porque afirmou que tentou convencer o Ministro Moro a empregar a Polícia Federal para descobrir quem estava por trás da sua tentativa assassinato. Ao trazer essa informação, Bolsonaro confirma que queria utilizar o aparelho da PF para uma investigação pessoal. 

O presidente complicou-se também ao transparecer que a PF havia dado muita atenção à morte de Marielle e à busca dos culpados, sem contudo esclarecer o motivo pelo qual a polícia deveria ter agido diferente. 

Ademais, Bolsonaro também não logrou explicar qual o motivo de ter requerido relatórios da inteligência da PF, assunto bastante específico. Estaria a PF investigando, por meio da sua inteligência, algum assunto específico sobre Bolsonaro ou seu clã? Tal pergunta é pertinente, à medida que o ex-ministro Sergio Moro informou em seu discurso que o presidente se preocupava com os inquéritos no STF, relativos a fake news e atos antidemocráticos. 

Diante disso, cabe esclarecer que a Polícia Federal serve ao Estado Brasileiro, e não ao Governo, embora vinculada ao Poder Executivo Federal. Logo, é constitucionalmente autônoma. Se não serve ao Governo, por mais motivos ainda não pode servir aos interesses investigativos pessoais do presidente. 

Em suma: Bolsonaro falou do seu governo, criticou o aborto, afirmou-se cristão, buscou apresentar-se como vítima, mas não logrou contestar de modo efetivo as acusações de Sergio Moro.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

As articulações por uma vaga de candidato a vice-prefeito em São Paulo do Potengi


Urna eletrônica — Portal da Justiça Eleitoral
Em São Paulo do Potengi, a disputa eleitoral municipal que se avizinha, caso o pleito não seja adiado devido a pandemia do coronavírus, que assola o Brasil e o mundo, em termos de pré-candidatos a prefeito, os nomes já estão escolhidos. Pela situação, o grupo liderado pelo prefeito Naldinho já definiu que apoiará o  empresário Alex Azevedo, como pré-concorrente ao Executivo municipal. 

Pela oposição, o nome do engenheiro Eugênio Pacelli Souto, também já está definido para disputar o cargo de prefeito. Por outro lado, um fato que vem chamando a atenção dos potengienses, trata-se da escolha  dos pré-candidatos a vice-prefeito nas duas chapas. Valendo dizer que as articulações neste sentido já estão em curso.

Pela situação,  os nomes  do  cirurgião-dentista Ivan Dantas de Farias, do atual secretário municipal de Administração, Alexandre Peixe e do atual vereador João Cabral, pretendem ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada por Alex.

Pela oposição, quatro nomes  desejam  disputar o cargo de vice-prefeito,  na chapa que tem  Pacelli como pré-candidato a gestor municipal. São eles: vereador Neílson Azevedo, professor Jefinho, sargento PM Gilmar Pereira e João Maria Dantas (Casa Verde).

Fontes credenciadas das duas correntes políticas garantiram ao blog, que uma pesquisa será a forma mais democrática de definir,  quem serão os vices da situação e da oposição.

Como costuma dizer o mestre Ambrósio Azevedo, o político mais antigo em atividade na ribeira potengiense: "Vamos aguardar a realidade dos fatos".

Com mentira no Diário Oficial, Bolsonaro transforma "Fake News" em política de Governo


Desde o surgimento do conceito de "fake news", ou seja, a disseminação proposital de notícias falsas, a fim de alcançar determinados fins, tal conceito estava ligado, geralmente, à clandestinidade: robôs na internet, grupos de whatsapp, existência de pessoas inocentes que compartilharam as notícias falsas achando que são verdadeiras. 

Porém, hoje Bolsonaro fez diferente: chegou ao ponto de publicar uma fake news no próprio Diário Oficial da União. Não satisfeito, compartilhou a mesma fake news em sua rede social. 

Tal ocorreu quando foi publicado no Diário Oficial da União que a demissão do Diretor Geral da Polícia Federal ocorreu a pedido do próprio diretor, o que não era verdade. Mais do que isso, a assinatura digital de Sérgio Moro, que constava no ato publicado no Diário Oficial, foi falsificada, uma vez que Sérgio Moro disse, expressamente, que não assinou o referido documento. 

Agindo assim, parece indiscutível que Bolsonaro transformou a Fake News em política de Governo. E isso só ocorre porque tem gente que acredita.

Em discurso, Moro destaca autonomia da Polícia Federal na gestão PT: "Fundamental"


Ao anunciar sua saída do cargo de ministro da Justiça, Sergio Moro reconheceu a autonomia que a PF (Polícia Federal) teve em governos anteriores. 

Os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —2003 a 2010— e Dilma Rousseff (PT) —2011 a 2016— foram os principais alvos da Operação Lava Jato, cujos processos eram comandados por Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba.

"Foi garantida a autonomia da Polícia Federal durante esses trabalhos de investigação. É certo que o governo na época tinha inúmeros defeitos, aqueles crimes gigantescos de corrupção", afirmou. "Mas foi fundamental a manutenção da autonomia da PF para que fosse possível realizar esse trabalho. Seja de bom grado ou seja pela pressão da sociedade, essa autonomia foi mantida", completou.

Ele destacou também a importância da Lava Jato durante o período. "Antes de assumir o cargo, fui juiz federal por 22 anos, tive diversos casos criminais relevantes e, desde 2014, tivemos a operação Lava Jato que mudou o patamar de combate à corrupção no país. Lógico que tem muito a ser feito, mas o cenário foi modificado", destacou. 

Valeixo, diretor-geral da PF que foi exonerado hoje por decisão de Bolsonaro à revelia de Moro, esteve à frente da instituição no Paraná durante a Lava Jato. 

Em julho de 2018, Valeixo foi responsável por ter barrado a soltura de Lula, que estava preso à época, determinada durante um plantão do judiciário. O episódio foi relembrado por Moro em seu discurso hoje. "Foi graças à autonomia dele", disse o ex-ministro, "que foi possível rever essa ordem de prisão ilegal antes que ela fosse executada".



Pelo discurso de Sérgio Moro, Bolsonaro pode ter cometido, pelo menos, dois crimes; Senador pedirá impeachment

Após o discurso de Sérgio Moro, relatando uma série de comportamentos inapropriados do Presidente da República, juristas analisam que Bolsonaro pode ter cometido, pelo menos, dois crimes, quais sejam: 

- CRIME DE RESPONSABILIDADE, ao buscar ter acesso a inquéritos da PF, a fim de instrumentalizar a Polícia Federal para finalidades políticas pessoais. 

- CRIME DE FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PÚBLICO (art. 297 do Código Penal), ao colocar, no ato de exoneração do Diretor Geral da PF, a assinatura digital do Ministro da Justiça, tendo o Ministro Sérgio Moro afirmado, EXPRESSAMENTE, que não assinou o documento. 

A Ordem dos Advogados do Brasil já designou comissão específica para analisar as repercussões jurídicas do discurso de Sérgio Moro. 

O Senador Randolf Rodrigues afirmou que hoje mesmo pedirá o impeachment de Bolsonaro. 

Muita água na Barragem Armando Ribeiro (Açu)

O volume de água acumulada na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu (RN), nesta sexta-feira, é de 935,01 milhões de metros cúbicos.
De ontem para hoje, o aumento foi de 58,33 milhões de metros cúbicos. A reserva hídrica atual é de 39,4% , faltando 10,28 metros para a sangria do reservatório.
Com as fortes chuvas caídas naquela região nos últimos dias, os rios que desaguam na Barragem estão com cheia, aumentando consideravelmente, o volume do maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte.

A professora Isabel Cristina é a nova diretora da 4ª DIREC

Na foto, Cristina é a 2ª da esquerda pra direita

A professora Isabel Cristina Rocha Barreto, ex-diretora da Escola Estadual Tertuliano Pinheiro, localizada na cidade de Barcelona, é a nova diretora da Diretoria Regional da Educação e da Cultura (4ª DIREC), com sede em São Paulo do Potengi. A nomeação de Cristina foi publicada no Diário Oficial do RN, de hoje, 24 de abril de 2020.

À nossa amiga Isabel Cristina, nossos votos de um trabalho profícuo na sua mais  nova missão educacional.

Manchetes dos principais jornais do país nesta sexta (24) sobre a possível demissão do ministro Moro

Globo revela patada de Bolsonaro em Moro por causa de seu filho
As principais manchetes dos mais importantes jornais na manhã desta sexta-feira, 24 de abril, destacam a demissão  do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, por Jair Bolsonaro e a possível demissão do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, que fará um pronunciamento logo mais às 11 horas.

O Globo: " Bolsonaro demite diretor-geral da PF, indicado por Moro: substituto ainda não foi indicado".

Folha de S. Paulo: " Bolsonaro demite diretor da PF e Moro anuncia pronunciamento".

Jornal de Brasília: " Esposa de Moro posta poema sinalizando rompimento com o Planalto".

O Estadão: " Com a demissão de Valeixo, Moro deve mesmo sair".

Zero Hora: "Bolsonarao demite Diretor da PF; Moro anuncia pronunciamento".

Veja:" Confirmado: Sergio Moro pedirá demissão do governo Bolsonaro".

Diário do Nordeste: " Ministro Sergio Moro anuncia que fará pronunciamento nesta manhã (11 horas) após exoneração do  Diretor da PF.

Outras informações a qualquer momento.

Neste sábado (25) terá live do prefeito Naldinho no facebook

Neste sábado, 25 de abril, às 11 horas e 30 minutos, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, fará uma transmissão ao vivo pelo facebook Naldinho Cassimiro de Araújo. A live, que tratará de diversos assuntos de interesse dos potengienses, dentre eles, o coronavírus, contará com a participação do editor deste blog e também será transmitida pelo Blog do Silvério Alves.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Escola São Francisco realiza aulas virtuais durante a pandemia

A Sociedade Educadora São Francisco, que este ano completa seu 53º aniversário, está realizando aulas e atividades virtuais  para lidar com o afastamento provocado pela pandemia de coronavírus. A instituição conta com uma plataforma online em parceria com a FTD Educação, uma das principais editoras de livros didáticos da América Latina.

A plataforma está sendo implementada e estará funcionando nos próximos dias. Em outra ferramenta, os professores já ministram as aulas desde a suspensão das atividades presenciais.


Na tarde desta quarta-feira, 22 de abril, a Escola realizou mais uma reunião de avaliação com Professores, Direção e Coordenação, de modo virtual.

A SESF é dirigida pela Professora Josiene Pereira, filha do fundador da Escola, o senhor José Miguel.

Ministro Moro pode pedir demissão após troca na PF; Bolsonaro tenta reverter a decisão

Ex-juiz da Lava-Jato, Sergio Moro coleciona derrotas como ministro ...
O ministro Sergio Moro (Justiça) pode pedir demissão a Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (23) ao ser informado pelo presidente da troca da diretoria-geral da Polícia Federal, hoje ocupada por Maurício Valeixo.

Bolsonaro informou o ministro, em reunião,  que a mudança na PF deve ocorrer nos próximos dias. Moro então pediu demissão do cargo, e Bolsonaro  tenta agora reverte a decisão do ex-juiz-federal. 

Os ministros Braga Neto (Casa Civil) e Luis Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) foram escalados para convencer Moro a recuar da decisão. Se Valeixo sair, Moro sairá junto,  segundo aliados do ministro.

Folha de S. Paulo

O RN registra 708 casos confirmados de coronavírus, 34 óbitos e 289 casos curados

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) atualizou os dados do coronavírus no RN nesta quinta-feira (23).  O mais recente boletim epidemiológico registra 708 casos de Covid-19 no RN, 62 a mais que na quarta-feira (22), quando eram 646 contaminados. O número de suspeitos chega a 3.086. Os casos descartados somam 2682.  Os recuperados somam 289.
As mortes causadas pela pandemia são 34. – cinco nas últimas 24 horas. Dos novos óbitos registrados, quatro aconteceram no dia 21 e estavam sob investigação e outro no dia 23 e ocorreram em Ceará-Mirim, Natal, Ipanguaçu, Parnamirim e Canguaretama.
BG

Escala médica do Hospital Regional de São Paulo do Potengi no mês de maio

Numa parceria êxitosa do Governo do Estado com todos os municípios da região potengiense, o problema da falta de médico no Hospital Regional de nossa cidade, foi resolvido desde o mês de outubro do ano passado.  A parceria funciona da seguinte forma: Dos 60 plantões mensais, dois médicos/dia, São Paulo do Potengi paga 30 plantões, o RN, 23 plantões e os outros municípios, 7 plantões. 

Além dos 30 plantões mensais, nosso município ainda contribui com 15 mil reais mensais, para a compra de insumos.

Se você receber uma ligação do Ministério da Saúde não desligue


O Ministério da Saúde está ligando para as pessoas de todo Brasil, perguntando se você tem (ou teve) tosse, febre, dores no corpo... além de orientar a  respeito dos cuidados que temos que ter  para evitar o coronavírus. 

Se você receber uma ligação tratando do referido assunto, não desligue, responda as perguntas, pois você estará ajudando a combater a peste da Covid-19.

Liturgia Diária: Para que o mundo seja salvo através do Filho


Texto retirado da página Papista

Reflexão sobre a Liturgia: quarta-feira da segunda semana da Páscoa - Ano A

At 5,17-26
Salmo 34(33)
Jo 3,16-21

A Liturgia de hoje continua a nos mostrar a centralidade de Cristo em nossas vidas. A maneira certa de viver é entender que nada é feito separado do Senhor. 

A primeira leitura é mais uma vez emblemática. Os apóstolos são presos pelos sacerdotes do Templo. Em seguida, eles são libertados pelo Senhor e voltam a pregar. Atônitos, os mesmos sacerdotes ordenam que eles sejam presos novamente. Os sacerdotes do Templo, logo eles que deveriam dar testemunho do Senhor, não reconhecem Sua vontade e perseguem os que estão fazendo o que eles deveriam estar vivendo diariamente. 

A verdade é que em 'Mt 24' há uma cena que nem todos entendem. É dito que "Jesus saiu do Templo". Em seguida, Ele diz que o Templo cairia e demonstra que Ele é o Novo Templo. A saída de Jesus do Templo era mais que apenas uma descrição da cena. Quando Ele saiu do Templo, nada mais de Deus lá restou. Os homens que ali ficavam já não mais reconheciam o Senhor. Eles nem sequer reconheciam os sinais. Só restava perseguir os apóstolos e tentar garantir um falso poder temporal. 

Os apóstolos, como todo discípulo do Senhor depois deles, foram perseguidos. Mas Deus os ouviu e libertou. Não apenas da cadeia naquele momento, como de toda aflição na vida eterna. É o que cantamos no Salmo. Todos seremos ouvidos pelo Senhor se soubermos pedir (Mt 7,7), ou seja, se tivermos um coração cheio de amor a Deus. 

A garantia de tudo isso é o amor de Deus em pessoa, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ouvimos no Evangelho de hoje que Deus amou tanto o mundo que nos Deus seu Filho para morrer por nós. Apenas o amor pode ser a garantia do amor. Apenas o Sacrifício Salvífico é a garantia final da reciprocidade. Uma que vem gratuitamente, basta que peçamos. 

Essa é a Graça de Deus! Se quisermos viver a vida cristã de verdade, devemos entender que não existe ação separada de Deus. Não podemos ser como os Saduceus que chegaram ao cúmulo de fechar os olhos para os milagres que presenciavam. 

Abramos nossos corações para reconhecer Deus como o Senhor de toda a nossa vida e para que nada que nos acontece seja visto como separado dEle. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

quarta-feira, 22 de abril de 2020

"O Vírus da Razão"

O VÍRUS DA RAZÃO
No meio de uma pandemia de coronavírus, jamais vista na história da humanidade, que assola o mundo inteiro, contaminando e matando milhares de pessoas por toda parte, muitas vezes morrendo a míngua, sem conseguir um socorro mínimo, pois em determinados lugares e regiões do planeta, inclusive no Brasil,  os hospitais estão superlotados e os sistemas de saúde já entraram em colapso. Vale a pena ler e refletir (se possível) o que está escrito na capa da revista Veja de 15 de abril de 2020, que diz o seguinte:

"O Vírus da Razão. Entre tantos efeitos nefastos, a pandemia de Covid-19 pode deixar pelo menos um legado positivo: o discurso obscurantista do ódio e das fake news começa a perder terreno para decisões baseadas no equilíbrio, no bom senso e na ciência".

O Brasil confirma 165 óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas

Foto: Bruno Kelly/Reuters
O Brasil registra nesta quarta-feira (22) 2.906 mortes decorrentes da Covid-19, informou o Ministério da Saúde, que contabilizou 165 novos óbitos nas últimas 24 horas. Nessa terça-feira(22) foram informados 2741 óbitos.
Quanto ao número de casos, o novo boletim epidemiológico informa que chegou a 45.757 – (2678 a mais que no dia anterior). Nessa terça(21), eram 43.079.
A taxa de letalidade se mantém em 6,4% em todo o Brasil.
R7

Fábrica de Castanha de São Paulo do Potengi doa cestas básicas a famílias carentes

A Fábrica de Castanha de São Paulo do Potengi, comprada recentemente por um novo Grupo Empresarial, ainda não reabriu,  mas já está fazendo o bem em nossa cidade. O empresário Junior Praxedes, novo proprietário da fábrica, comprou diversas cestas básicas e distribuiu para famílias carentes que moram próximo a referida indústria, com o intuito de ajudá-las nesse momento difícil de pandemia do coronavírus que o mundo enfrenta.

"Ainda não estamos faturando, mas começamos a fazer um pouquinho do trabalho social que pretendemos fazer em prol dessa cidade (São Paulo do Potengi) de povo acolhedor", escreveu o empresário no Instagram.

A Fábrica que agora se chama Greenlife Cashew está passando por uma reestruturação para ser reaberta em breve. A expectativa é pelo retorno das atividades da empresa já no segundo semestre deste ano, o que vai gerar mais de 300 empregos diretos em nossa comunidade.

Com informações do SPP News

A boa chuva caída em São paulo do Potengi foi de 50 mm

Choveu 80 mm, em São Paulo do Potengi - Diário do Potengi
Na madrugada desta quarta-feira (22), uma chuva muito boa, que durou cerca de uma hora, segundo o pluviômetro instalado na redação deste blog, foi de 50 mm. Na Boa Vista dos Raimundo, interior de nosso município, onde este blogueiro nasceu e criou-se, a precipitação foi de 46 mm. Uma beleza de inverno proporcionada pela mãe natureza.

terça-feira, 21 de abril de 2020

O desabafo do blogueiro Robson Pires a respeito dos que não acreditam no perigo mortal do coronavírus

Do blog:  O desabafo contundente  de um jornalista experiente que presta um importante serviço social aos norteriograndenses, através de seu blog, nos leva a perguntar porque tanta  gente, vendo o que está acontecendo  na Itália, Espanha, Estados Unidos, dentre tantos outros países, a nível de mundo. Acontecendo também a nível de Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Amazonas, onde na capital Manaus, pessoas já estão sendo enterradas em valas comuns... ainda não acreditam  que o coronavírus  é uma peste terrível e mortal, com um infernal poder de contaminação e proliferação?

Porque tanta insanidade com um problema tão grave que está batendo em nossas portas? Aqui na ribeira do Potengi a situação não é muito diferente da relatada por Robson lá no Seridó.  Gente, vamos acordar em quanto é tempo.

Segundo o Ministério da Saúde quase 23 mil pessoas já ficaram curadas do coronavírus no Brasil

Idoso Manoel José da Silva, de 81 anos, recebeu alta e se curou de coronavírus — Foto: Eliatan Nogueira/Arquivo pessoal 
Idoso de 81 anos recebeu alta depois de ter sido curado do coronavírus. Foto: Eliatan Nogueira
22.991 pessoas que foram infectadas pela covid-19 no Brasil já se recuperaram da doença. É o que aponta o Ministério da Saúde.
Segundo números divulgados pela pasta na segunda-feira (20), são 40.581 pacientes diagnosticados com a doença e 15.015 pacientes em acompanhamento. Informação publicada no dia no dia 20/04/20.
Jornal de Brasília

Em primeiro relatório, grupo de trabalho do TSE confirma eleições em 2020

Brasileiros irão às urnas em 7 de outubro para o primeiro turno (Foto: NELSON JR./ASCOM/TSE (BBC News Brasil))
O Grupo de Trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criado para projetar os impactos da COVID-19 nas eleições municipais, soltou o seu primeiro relatório semanal. Nele, o grupo concluiu que, pelo menos até o momento, o pleito poderá ser realizado ainda neste ano.
“À luz do calendário eleitoral vigente e considerado o período em que compilados os dados e projetados os impactos, o Grupo de Trabalho conclui que a Justiça Eleitoral, até o momento, tem condições materiais para a implementação das eleições no corrente ano”, escreveu o grupo no documento.
CNN Brasil

Brasil chega a 2.741 mortos e 43.079 casos positivos de Covid-19; 166 novos óbitos nas últimas 24 horas.

Em atualização na tarde desta terça-feira (21/04), o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil teve, até agora, 43.079 casos confirmados de coronavírus e 2.741 mortes em decorrência da doença, o que representa um aumento de 6,15% e 6,4% nas últimas 24h, respectivamente. A taxa de letalidade é de 6,4%.
Os números representam a quantidade de casos diagnosticados da doença desde que a epidemia chegou ao país, ou seja, estão inclusos os pacientes que se recuperaram da Covid-19. Com a chegada de novos kits e o aumento da testagem, os números devem crescer nos próximos dias — segundo pesquisadores, a estimativa é que o Brasil tenha de 8 a 15% mais pacientes com o vírus do que os registros oficiais.
Os estados com mais casos e óbitos registrados são São Paulo (15.385 e 1.093, respectivamente), Rio de Janeiro (5.306 e 461), Ceará (3.716 e 215), Pernambuco (2.908 e 260) e Amazonas (2.270 e 193). As três últimas unidades federativas já declararam que os hospitais públicos passaram dos 90% de lotação, indicando a proximidade de colapsos.
Metrópoles

RN tem a 29ª morte confirmada por coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SMS-NATAL, informa que foi confirmado o óbito da sétima vítima diagnosticada com a Covid-19, na capital potiguar.
O paciente, do sexo masculino, 52 anos,morador de rua, positivo para tuberculose e usuário de crack. No dia 07 de abril, o paciente foi conduzido para uma UPA com quadro de tosse, desconforto respiratório, febre, onde foi entubado, porém evolui para óbito no mesmo dia.
O caso é o 29º registro de morte provocada pelo coronavírus no Rio Grande do Norte.
BG

Empresários desaprovam comportamento de Bolsonaro

Foto: reprodução
A participação de Jair Bolsonaro neste domingo (19), numa manifestação  que defendia a intervenção militar e o fechamento do Congresso,  recebeu críticas até de setores do empresariado que costumam apoiá-lo. A avaliação é a de que o presidente é um forte defensor de uma mensagem agradável aos ouvidos da maior parte dos empresários, a reabertura da economia, mas ele provocou uma instabilidade política e uma insegurança que não interessa a ninguém.

Para Paulo Solmucci, presidente da Associação de Restaurantes e Bares, a postura de Bolsonaro assustou, e qualquer movimento de retrocesso na democracia gera insegurança.  "Queríamos ver pontes sendo construídas. O governo não tem potência na caneta para resolver sozinho a crise, e o Congresso tem que se harmonizar com o Executivo", diz.

"Não é o momento de ficar criando dificuldades com o Congresso num momento como este", afirma  Humberto Barbato, presidente da Associação  da Indústria Elétrica e Eletrônica. Barbato, porém defende Bolsonaro,  e disse ter visto  nesta segunda (20) a intenção de baixar a fervura".

"Foi inoportuno. Seria melhor que, em vez dele ter ido a manifestação, ele tivesse marcado um encontro com os presidentes do Senado e da Câmara para agendar os tópicos que temos pela frente na crise", diz José Roriz, vice-presidente da FIESP.

Folha de S. Paulo

Hoje (21) é o dia de Tiradentes, do aniversário de Brasília e do falecimento de Tancredo Neves

DNOCS - O Brasil homenageia Tiradentes no dia 21 de abril
Hoje, 21 de abril, feriado nacional, é dedicado a Tiradentes, o Mártir da Independência, ele que em 1789, nos tempos do Brasil colônia, liderou uma revolta denominada de Inconfidência Mineira, com o objetivo de libertar a colônia brasileira muito explorada e injustiçada pelo domínio português. Tiradentes foi preso e para  defender seus companheiros de revolta, pagou  com a própria vida, seu sonho de ver o Brasil livre de Portugal.

Hoje, também se comemora o aniversário de Brasília, capital do nosso país, que está completando 60 anos de existência. Ela que foi construída e inaugurada pelo governo de Juscelino Kubischek.

Faz 35 anos hoje, do falecimento de Tancredo Neves, ele que em 1985, foi eleito indiretamente, presidente do Brasil pelo Congresso Nacional, colocando fim  ao regime ditatorial militar que governava o país.  Tancredo, por problemas sérios de saúde, faleceu antes de assumir o cargo. O então vice-presidente José Sarney assumiu o comando do Brasil no seu lugar.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Ex-candidato a prefeito de Mossoró vira reitor sem receber um único voto

O professor Josué Moreira (PSL) conseguiu uma proeza digna do seriado House of Cards: chegar a um mandato eletivo sem conquistar um único voto. Foi assim que ele se tornou reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
“Eterno candidato” a prefeito de Mossoró, sempre com votações inexpressivas, o professor do IFRN que nem disputou a reitoria em dezembro foi nomeado para a função de reitor.
Na era bolsonarista que despreza a vontade da comunidade acadêmica, Josué Moreira de perfil ameno e agregador acabou sendo alçado para uma função que sequer se candidatou.
Blog do Barreto

LAPAC

LAPAC

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

.

.
Tecnologia do Blogger.