sábado, 18 de abril de 2020

Em uma semana, mortes por coronavírus dobram no Brasil

13.abr.2020 - Enfermeira prepara leito de UTI com capsula de proteção em hospital de campanha de Manaus (AM) nesta segunda-feira - Bruno Kelly - 13.abr.2020/ Reuters
Em uma semana,  as mortes confirmadas pelo Covid-19 dobraram no país. Levantamento feito pelo UOl com base em número oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde apontou 1.223 óbitos nos últimos sete dias. O índice representa 52%  das 2.347 mortes  divulgadas pelo governo federal.

Nas últimas 24 horas foram registradas 206 mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Para especialistas ouvidos pela reportagem, a situação irá se agravar nos próximos dias. 

UOL

Hospitais da rede estadual possuem 98 leitos de UTI e 21 deles estão ocupados, diz secretário adjunto

Na coletiva de imprensa para apresentar os números atualizados do coronavírus no Rio Grande do Norte, o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli informou que nos hospitais administrados pelo Governo do Estado existem 98 leitos críticos, entre UTI e CTI. Spinelli disse que 21 desses leitos estão ocupados, atualmente.
O secretário voltou a ressaltar a importância do isolamento social. Segundo ele, o ideal é que a taxa de isolamento esteja em torno de 60%. “Nós temos um isolamento [social] hoje de aproximadamente um pouco menos de 50%”, disse Spinelli.

Ministro da Educação garante a realização do ENEM em 2020

Imagens do 2º Aulão do ENEM da SEEC/4ª DIRED, em São Paulo do ...
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou nesta sexta-feira (17), durante live em uma rede social, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na versão imprensa, com prova prevista para os dias 1º e 8 de novembro. Segundo ele, até lá, a quarentena já terá passado e não há motivo para o adiamento do exame.

“Vai ter Enem, essa quarentena vai acabar em breve, eu acredito”, afirmou. “A crise já vai ter passado”. Pela primeira vez, o Enem terá também aplicação de provas digitais, em fase experimental. De acordo com o ministro, a prova digital será realizada por cerca de 100 mil voluntários. A data dessas provas está prevista para os dias 22 e 29 de novembro.

Se houver algum problema na aplicação da prova digital, os candidatos poderão refazer o exame na versão impressa, em data posterior. “Se der problema, faz a reaplicação em papel, junto com quem teve problema [com a prova] em papel”, explicou o ministro.

Weintraub informou que a pasta concedeu cerca de 1 milhão de isenções da taxa de inscrição do Enem 2020. O prazo para fazer o pedido termina às 23h59 desta sexta-feira. O participante que deseja solicitar o direito de não pagar a taxa e estiver dentro dos critérios do edital deve acessar a página do Enem 2020 e se inscrever. O resultado será divulgado no dia 24 de abril.

Agência Brasil

Menos da metade dos brasileiros adota todas as medidas de prevenção ao coronavírus

Como lavar as mãos corretamente em 7 passos | Cleanipedia
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 37% de brasileiros adultos adotaram o conjunto de medidas  de prevenção ao novo coronavírus ( isolamento social, lavar as mãos com frequência e não tocar na boca e nos olhos depois de ter contato com outras pessoas).

No caso especifico do isolamento social,  a adoção foi expressiva. De acordo com o Ministério, 90,9% disseram que evitam aglomerações  e cumprimentos para reduzir o contágio.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Demissão de Mandetta por Bolsonaro é reprovada por 64% dos brasileiros, diz Datafolha

Militares começam a rever posição sobre permanência de Mandetta ...
A demissão de Luis Henrique Mandetta do Ministério da Saúde pelo presidente Jair Bolsonaro, em meio a crise da pandemia  do novo coronavírus, foi reprovada por 64% dos brasileiros, monstra pesquisa da Datafolha feita nesta sexta-feira (17).

O levantamento aponta um empate técnico entre aqueles que acreditam  que  a condução da emergência sanitária sem Mandetta irá  piorar (36%) ou melhorar (32%). O ex-ministro foi demitido na quinta-feira (16), e passou o cargo para o médico Nelson Teich.

O Datafolha ouviu 1.606 pessoas por telefone, para evitar contato pessoal, e sua margem de erro é de  três pontos parcentuais para mais ou menos.

Folha de S. Paulo

Grande baixa na tropa combatente

Médico Élio César,  vítima do coronavírus

A morte de um médico nesse sertão brasileiro é sempre um impacto. E, em meio a pandemia de coronavírus, ainda mais.

A morte do médico cirurgião mossoroense, Élio César Marson, 52, ocorrida nesta quinta-feira (16) num Hospital de Mossoró, vítima do coronavírus (ele era diabético) e estava internado desde 1º de abril,  é uma baixa que balança a tropa, desperta os incrédulos  a talves apresse os mandarins em suas decisões.

Talvez.

Carlos Santos

Prefeito Naldinho fará live neste sábado (18), às 11 horas e 30 minutos

O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho,  fará uma transmissão ao vivo,  neste sábado, 18 de abril, às 11 horas e 30 minutos. A live que tratará de assuntos voltados para a epidemia de coronavírus que assola o Brasil, contará com a participação do editor deste blog e será transmitida pelo facebook Naldinho Cassimiro de Araújo e pelo Blog do Silvério Alves.

Outras informações a qualquer momento.

O Brasil tem 2.141 mortes e 33.682 casos de coronavírus; 217 óbitos nas últimas 24 horas

The Technological Vaccine Center of the Federal University of Minas Gerais is Testing a Vaccine against the Coronavirus (COVID - 19) and also Testing Diagnosis Kits : Foto jornalística
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (17) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. O número de pessoas diagnosticadas com Covid-19 subiu de 30.425 para 33.682 – aumento de 10,7% de acordo com o boletim dessa quinta-feira(16).
São 2141 mortes, 217 óbitos nas últimas 24 horas, quando o boletim dessa quinta-feira(16) informava 1924 vítimas por complicações do Covid.19. a taxa de letalidade está em 6,4%.
Com maior número de casos confirmados, São Paulo tem 928 mortes e 12.841 infectados.

Urgente: Prefeitura de Barcelona informa que a pessoa que teve Covid-19 já está curada

O boletim da Sesap publicado nesta sexta-feira, 17, trouxe o primeiro caso positivo do coronavírus em Barcelona. No entanto, a pessoa que foi testada positivo já está curada da doença.

Barcelona registrou dois casos suspeitos no dia 22 de março. Lembra? Depois saiu o resultado descartando um dos casos e o outro caso continuou como suspeito. Pois esse outro caso teve o resultado divulgado hoje, 17, e deu positivo para o Covid-19. 

Em nota, a Prefeitura de Barcelona confirmou a informação trazida pelo boletim da Sesap, mas informa que o paciente já está curado da doença e que cumpriu com todo o período estabelecido de isolamento social, não representando mais qualquer risco de contágio.  

Na prática, esse foi o primeiro caso confirmado de Covid-19 da Região Potengi, haja vista que o caso confirmado de São Pedro reside em Natal.

SPPNews 

Naldinho declara apoio à pré-candidatura de Alex Azevedo a prefeito


O Prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, recebeu na noite desta quinta-feira, dia 16 de abril, em sua residência, o empresário e pré-candidato a Prefeito, Alex Azevedo, representando o grupo político que ele lidera. Alex falou sobre suas pretensões para o pleito de 2020 e disse que espera poder ajudar o Município a continuar se desenvolvendo para o bem do povo Potengiense.

Naldinho destacou que o nome do empresário  será confirmado como candidato do seu grupo político nas convenções que deverão acontecer entre julho e agosto. 

A aliança política em torno do nome de Alex Azevedo deve contar ainda com o apoio das lideranças Alexandre Peixe, João Cabral e Ivan Dantas. A expectativa é de que um desses nomes seja confirmado como candidato a Vice-Prefeito na chapa com Alex.

Caixa começa a pagar auxílio emergencial de R$ 600 para inscritos por aplicativo ou site nesta sexta-feira

O pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a quem se inscreveu por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal ou pelo site do banco começará nesta sexta-feira (dia 17). O banco vai efetuar o crédito para cerca de nove milhões de informais que não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania e fizeram a autodeclaração online.
Nesta sexta-feira, será a vez dos nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, totalizando 1,958 milhão de informais. No caso do Bolsa Família, serão beneficiados 1,359 milhão de pessoas, cujo último digito do Número de Identificação Social (NIS) é igual 2.
De acordo com a Caixa, as informações sobre as pessoas inscritas que estão aptas a receber foram enviadas pela Dataprev ao banco e são necessárias 48 horas para o início do processamento dos pagamentos.
O calendário de pagamento do auxílio é diferente para os trabalhadores informais que estão inscritos no CadÚnico. Eles começaram a receber no fim da semana passada, de forma escalonada. Para os beneficiários do Bolsa Família, que também estão inscritos nesse cadastro, o pagamento começou nesta quinta-feira (dia 16).
Extra o Globo

São Paulo do Potengi poderá ter 105 candidatos a vereador na próxima eleição municipal

SPP NEWS: Câmara Municipal votará hoje projeto de contratação de ...
Segundo informações de uma fonte credenciada com livre trânsito na política potengiense, que conversou por telefone com o editor deste blog, se caso aconteça a eleição municipal 2020 prevista para outubro vindouro, com o fim das coligações partidárias proporcionais, São Paulo do Potengi poderá ter 105 candidatos  à Câmara Municipal, que conta com 11 cadeiras. Vale dizer que a eleição poderá ser adiada devido a epidemia de coronavírus que assola o país.

Como em nosso município, cada partido político poderá fechar um nominata com até 17 candidatos. Segundo a fonte o quadro na disputa pelo Legislativo, deverá ficar assim:

A situação, liderada  pelo prefeito Naldinho, terá duas nominatas, uma pelo PSDB e a outra pelo PT, somando 34 candidatos.  A oposição, liderada  pelo pré-candidato a prefeito Pacelli Souto, terá três nominatas pelas seguintes legendas: MDB, Solidariedade e PP.  A fonte também informou que o Psol, liderado pelo jovem Alex Mota, terá sua nominata completa. 

Portanto, somando as cinco nominatas fechadas, teremos 105 pretendentes à Câmara de Vereadores na disputa  eleitoral vindoura.

Vale dizer também que por lei, 30%  será de candidatas mulheres, ou seja, 31 concorrentes.

Com tanta gente disputando uma vaga  no Poder Legislativo local, acredita-se que  a renovação naquela Casa será de no mínimo  50%. Pense num 'vestibular' difícil.

Voltaremos ao assunto.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Arcebispo Emérito da Paraíba é o primeiro bispo brasileiro a morrer pelo Covid-19

O exame do arcebispo emérito Dom Aldo Pagotto comprovou que sua morte foi causada pelo novo coronavírus, informou a nota divulgada pela Arquidiocese da Paraíba. O sacerdote de 70 anos estava morando em Fortaleza para se tratar de um câncer, quando foi infectado pela Covid-19 e acabou falecendo na última terça-feira.
Ele havido sido internado com pneumonia em um hospital da capital cearense no dia 1º de abril, e na última segunda-feira teve o quadro agravado e foi levado para a UTI, mas não resistiu horas depois.
Sepultamento sem fiéis
O corpo de Dom Aldo foi sepultado em caixão lacrado em cerimônia fechada na cripta da Paróquia de São Benedito, em Fortaleza, com a presença apenas de membros da Congregação do Santíssimo Sacramento, da qual fazia parte.
O Pe. Marcelo Carlos da Silva, provincial da congregação, disse que o sepultamento estava seguindo “as devidas precauções e recomendações provindas das autoridades sanitárias e governamentais, para salvaguardar a vida das pessoas e evitar o contágio do novo coronavírus”.
Quando a epidemia passar, os restos mortais de Dom Aldo devem ser transferidos para Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, na Paraíba, onde ele foi arcebispo de 2004 a 2016.

O médico oncologista Nelson Teich é o novo ministro da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro e o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, durante pronunciamento no Palácio do Planalto nesta quinta (16) — Foto: Guilherme Mazui/G1
O presidente da República Jair Bolsonaro anunciou no final da tarde ,desta quinta-feira (16), em pronunciamento no Palácio do Planalto que o novo ministro da Saúde do Brasil, é o médico oncologista Nelson Teich.

O ministro defende o isolamento social, inclusive através  de artigos escritos, como o principal meio de combater o contágio e a proliferação do coronavírus.

Bolsonaro demite Luis Henrique Mandetta do Ministério da Saúde

Mandetta diz que isolamento social evitou disparada de casos no ...
O ministro da Saúde Luis Henrique Mandetta, comunicou no seu twitter agora há pouco, que foi demitido  do Ministério da Saúde pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Por motivos políticos do presidente, o Brasil perde o principal piloto do mais importante avião, que estava combatendo com bastante firmeza e competência, a peste do coronavírus que se espalha pelo país.

Outras informações a qualquer momento.

Juizes podem assumir prefeituras caso eleições 2020 sejam adiadas

Juízes podem assumir prefeituras caso eleições 2020 sejam adiadas

A possibilidade de adiar as eleições deste ano por causa da pandemia de Covid-19 no país pode levar juízes ao comando das prefeituras do país. A disputa está marcada para outubro, mas a falta de perspectiva de quando a crise se encerrará preocupa políticos e magistrados, que já discutem cenários para o caso de não ser possível a população ir às urnas neste ano.

Entre as alternativas cogitadas nos bastidores estão postergar as eleições até dezembro, unificá-las com as disputas de 2022 ou realizá-las no início do ano que vem, mas sem prorrogar mandatos dos atuais prefeitos e vereadores, o que poderia gerar contestações de adversários políticos. Nestes dois últimos cenários, a linha sucessória prevê que o juiz responsável pela comarca da cidade assuma a administração local provisoriamente em caso de ausências de prefeito, do vice e do presidente de Câmara Municipal.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), chegou a mencionar a hipótese durante uma palestra, há duas semanas.

No meio jurídico, a possibilidade é vista com ressalvas. Isso porque comarcas enfrentam déficit de magistrados e excesso de processos.

Propostas para alterar a data das eleições por causa do novo coronavírus já foram protocoladas no Congresso Nacional. A cúpula do Legislativo, porém, só pretende abrir algum debate a respeito em meados de maio ou junho. Cabe ao Legislativo alterar a Constituição.

A atual presidente da Corte, ministra Rosa Weber, hoje rejeita qualquer mudança de data por enquanto, mas, por via das dúvidas, criou um grupo de trabalho formado por técnicos da pasta para avaliar, semanalmente, os impactos da crise no calendário eleitoral.

O TSE terá novo presidente à partir de junho. Trata-se do ministro do STF Luis Roberto Barroso.


Fonte: Portal Minas

LAPAC Saúde, em São Paulo do Potengi, está fazendo exame sorológico para Covid-19

Referência na Região Potengi em exames laboratoriais, a LAPAC Saúde, de São Paulo do Potengi, a partir de hoje, 16, passa a fazer exame sorológico para o Covid-19. O exame coletado na LAPAC Saúde procura a presença de anticorpos, proteínas específicas produzidas em resposta a infecções. O resultado é emitido em 5 dias úteis.

Esse exame sorológico é para ser feito a partir do 8º dia do início dos sintomas. São realizadas as pesquisas IgM (pra saber se ainda está doente) e IgG (pra saber se já teve a doença e ficou bom e imunizado) ou se nunca foi infectado pelo coronavírus. 

Gilmar diz que Bolsonaro não dispõe de poderes para fazer política ‘genocida’

O ministro do (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes disse nesta quarta-feira (15 de abril de 2020) que o presidente da República, Jair Bolsonaro, não dispõe de poderes para a política de caráter "genocida".

"O presidente da República dispõe de poderes, inclusive para exonerar seu ministro da Saúde, mas ele não dispões de poder para, eventualmente, exercer uma política pública de caráter  genicida", afirmou.

Poder 360

2.482 pessoas morreram de coronavírus nesta quarta (15), nos Estados Unidos

Familiares e amigos acompanham funeral no bairro de Brooklyn, em Nova York, Nova York (EUA), neste sábado (11)  — Foto: Jeenah Moon/ Reuters
Os Estados Unidos tiveram ontem 2.482 mortes por Covid-19, o maior número até agora.
Os líderes empresariais consultados por Donald Trump frearam seus planos para abrir a economia, dizendo que antes disso é preciso multiplicar o volume de testes.
O Antagonista -Foto: Jeeanh Moon/Reuters

Do Blog:  Infelizmente pelo mundo afora, inclusive no Brasil, ainda tem pessoas que acreditam e pregam que o coronavírus não existe. Que é apenas uma gripezinha.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

SEM CRISE: TCE-RN infla contracheque de procuradores e conselheiros em março; salário chegou a passar de R$ 100 mil

Mesmo em meio ao cenário de crise econômica que atinge grande parte da população potiguar com as medidas de isolamento e contenção do coronavírus, conselheiros e procuradores do Tribunal de Contas do Estado tiveram remunerações vantajosas no mês de março, segundo aponta relatório de transparência do órgão.  
Os pagamentos que estão dentro de lei, contudo mostram o contraste com a realidade do cidadão potiguar. Para se ter uma ideia das benesses, somente a procuradora Luciana Ribeiro Campos recebeu em auxílios e vantagens sem qualquer desconto a quantia de R$ 70.924,44, além da remuneração bruta de R$ 36.862,22, passando dos R$ 100 mil no contracheque em março. Com os descontos em lei ficou em R$ 95 mil o rendimento líquido.
Entre os conselheiros, o maior valor encontrado foi de Carlos Thompson que entre remuneração bruta e vantagens somou R$ 70,3 mil, nesse caso houve o recebimento de dois terços das férias que deveria ter caído em janeiro, mas só foi pra conta agora em março. Seus pares ficaram na média entre R$ 45 e R$ 55 mil. 
A relação completa pode ser acessa nesse link

Justiça Potiguar 

Coronavírus: Estados e municípios podem decretar isolamento, decide Supremo Tribunal Federal

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (15/04), por unanimidade, que cabe também aos estados e municípios determinar medidas de prevenção contra a pandemia de coronavírus. Com isso, a centralização das prerrogativas de isolamento não pode ser exclusiva do Executivo. Os ministros Celso de Mello e Luís Roberto Barroso não votaram.
A ação foi ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra vários dispositivos da Medida Provisória (MP) nº 926, de 2020, que atribuiu ao presidente da República, Jair Bolsonaro, as decisões relacionadas à quarentena, interdição de locomoção e de serviços públicos e a atividades essenciais.
Justiça Potiguar

Sobe para 1.736 o número de mortes por coronavírus no Brasil; 204 nas últimas 24 horas

19.mar.2020 - Alguns passageiros usam máscaras de proteção contra o coronavírus na estação da Luz, na região central de São Paulo - Agatha Gameiro/Framephoto/Estadão Conteúdo
A aglomeração  de pessoas é um "prato cheio" para a proliferação do vírus

O Ministério da Saúde anunciou hoje que subiu para 1.736 o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil. Até ontem, eram 1.532 mortes no total. O aumento de 204 óbitos confirmados em 24 horas iguala o resultado divulgado ontem — o maior registrado no país em um dia. O recorde anterior era de 141 mortes, divulgadas no dia 9 de abril.

No total, são 28.328 casos oficiais no país, segundo os dados mais recentes do governo federal. São 3.058 novos diagnósticos confirmados, um novo recorde em 24 horas. A taxa de letalidade — que compara os casos já confirmados no Brasil com a incidência de mortes — é de 6,1%.

UOL

O cantor potengiense Josa Farias faleceu vítima de infarto

A imagem pode conter: 1 pessoa, tocando um instrumento musical
Faleceu  na manhã de hoje (15) na sua residência, em Natal, vítima de um infarto, o potengiense Francisco Josimar de Farias, 43 anos, mais conhecido por Josa Cantor. Josa, que trabalhava no Nordestão, na capital do nosso estado, também exercia a profissão de cantor. Ele era irmão de Gecione Farias e de Edna do Restaurante, além de tio, dentre outros, dos blogueiros Glaucione Farias e Adeílton Lira.

O seu sepultamento está sendo providenciados por seus familiares.

À família enlutada, nossos votos de solidariedade e pesar.

Começa nesta quinta-feira (16) a 2ª fase da vacina contra a gripe

Nenhuma descrição de foto disponível.
A partir do dia 16/04 (quinta-feira) até o dia 08/05 ocorrerá a 2ª fase de vacinação contra a gripe.


Nessa fase, vacinaremos:

- doentes crônicos;
- profissionais das forças de segurança e salvamento;
- caminhoneiros(as) e motoristas de transporte coletivo e portuário.
Pedimos à essas pessoas que fiquem atentos aos prazos, e não deixem de ir receber sua dose da vacina.

O RN tem 399 casos de coronavírus confirmados e 19 mortes

Rio Grande do Norte tem 399 casos confirmados do novo coronavírus, 22 nas últimas 24 horas, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), atualizado nesta quarta-feira (15). Casos suspeitos são 2.247 e descartados, 2.155. Mortes somam 19Na atualização desta terça (14), eram 18 óbitos.

Dos 25.262 casos confirmados com coronavírus no Brasil, 14.026 estão recuperados

Covid, Corona, Coronavírus, Vírus
Notícia boa: Segundo  o Ministério da Saúde dos 25.262 casos confirmados do coronavírus, até agora, em todo Brasil, 14.026 pacientes estão recuperados.

A notícia não muito boa, é que o número de casos confirmados do vírus, pode ser cinco vezes maior, pela falta de exames para detectar o Covid-19.

Ficar em casa em isolamento social, segundo autoridades da Saúde, continua sendo a mais eficaz maneira de evitar a contaminação, além de lavar as mãos com frequência, usar álcool gel, se possível, manter distância mínima de dois metros de uma pessoa pra outra, usar máscara, evitar aglomerações e assim por diante.

Outras informações a qualquer momento.

Professores potengienses vão fazer uma live gratuita sobre o Concurso Público dos municípios do Agreste


Os professores potengienses Erivan Junior e Carlos Eduardo vão fazer uma live gratuita com 499 vagas falando sobre o Concurso Público dos municípios da Região Agreste que será realizado pela Funcern.

A live será quinta-feira, dia 15 de abril, às 16h, no YouTube.

Quem se interessar pode entrar em contato através dos números (84) 9.9406-7743 ou (84) 9.9152-4430. Eles estão colocando um grupo de WhatsApp também à disposição: https://chat.whatsapp.com/FlGvl6ME8Re6kHsmKlQu57 .

SPP News

Acidente em laboratório na China pode ter iniciado o Covid-19

Comunicados recebidos pelo Departamento de Estado do governo dos EUA confirmam uma suspeita que tem sido tabu nas redes sociais e no noticiário, e pode explicar o nervosismo do governo da China quando alguém lembra que “o vírus é chinês”: o surto do novo Coronavírus pode ter começado após um acidente de trabalho no laboratório Instituto de Virologia de Wuhan, na China, segundo informam jornais americanos.
Dois telegramas de diplomatas dos EUA alertaram para a insegurança do laboratório e mencionaram “coronavírus do tipo SARS de morcegos”.
Os informes de diplomatas americanos, citados pelo jornal Washington Post, alertavam que o vírus “poderia ser transmitidos a seres humanos”.
Ao contrário de outras “teorias da conspiração”, ignoradas pelo governo chinês, quando se trata de Covid19, os chineses sobem nas tamancas.
Diário do Poder

terça-feira, 14 de abril de 2020

Governadores do Pará e do Rio de Janeiro estão com coronavírus

Governador Barbalho do Pará
O governador do Pará, Helder Barbalho anunciou nesta terça-feira (14), que ele está com coronavírus, pois seu exame deu positivo. O comunicado foi feito via twitter, sendo que Barbalho afirmou que está bem e assintomático.

Quem também  usou o twitter para anunciar que está com coronavírus, foi o governador  do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Ele afirmou  que seguirá trabalhando e alertou a população para o perigo da contaminação, pedindo novamente para que todos fiquem em casa.
O governador Witzel em imagens - Jornal O Globo
Governador do Rio, Witzel

Coronavírus: Pela primeira vez, Brasil tem mais de 200 mortes em 24 horas; total atinge 1.532

Enterro de Denis Queiroz da Silva de 34 anos, vítima confirmada da covid-19, no Cemitério Parque Tarumã - EDMAR BARROS/ESTADÃO CONTEÚDO
O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta terça-feira (14),  que subiu para 1.532 o número de mortes por coronavírus no Brasil. São 204 óbitos nas últimas 24 horas.  Até ontem (segunda) eram 1328 mortes no total. 

Este é o maior número de mortes confirmadas pelo  Ministério da Saúde em um período de 24 horas. o recorde anterior do Brasil era de 141 mortes.

São 25.262 infectados em todo país.

UOL - Foto: Edmar Barroso/ Estadão Conteúdo

Prefeitura de São Paulo do Potengi desinfeta carros da Saúde em prevenção ao coronavírus

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Em tempos de coronavírus, nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de São paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Saúde, desinfetou todos os veículos da referida Secretaria. O trabalho foi feito pelos agentes da Vigilância Ambiental, Adeílson Egídio e Elíelson Vieira. A ação foi acompanhada pela  secretária Nelcilene  Teixeira e pela coordenadora de Epidemiologia, Beatriz Nascimento.
A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
Nenhuma descrição de foto disponível.

O RN tem 376 casos suspeitos do Covid-19 e 18 mortes

Petrônio Spinelli é nomeado para adjunto da Saúde do Estado
Em entrevista a INTER TV agora há pouco, o secretário adjunto da Saúde do  Rio Grande do Norte, médico Petrônio Spinelli  informou que até o momento, o RN conta com 376 casos confirmados do coronavírus, 2.430 casos suspeitos e 18 mortes. Informou também que 9 óbitos estão sendo investigados. 

O secretário pediu aos norteriograndenses que não abandonem o isolamento social, que fiquem em casa, só saindo por motivo essencial, para que possamos vencer a pandemia sem grandes prejuízos, inclusive de perdas de vida.

Cestas básicas substituem fiéis na Missa da Páscoa na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró

Em tempos de coronavírus, no último domingo (12) dedicado a Páscoa, um gesto solidário chamou a atenção  dos mossoroenses, da imprensa e das redes sociais.  Falamos da Missa da Páscoa celebrada (sem público) na Catedral de Santa Luzia, pelo Bispo Dom Mariano Manzana. Na oportunidade, os fiéis foram substituídos nos bancos, por 500 cestas básicas doadas por inúmeras pessoas. Cestas alimentícias que posteriormente, foram entregues a famílias carentes da capital do oeste.

Com informações de Carlos Santos - Foto: Glauber Soares

A equipe do cantor Thullio Milionário está em Alex Supermercado para pegar a doação de 1 tonelada de alimentos

No último domingo, 12, na live do cantor Thullio Milionário, o empresário Alex Azevedo, dono do Alex Supermercado e Posto Alex, doou 1 tonelada de alimentos a ser revertidos para a Paróquia de São Paulo do Potengi. 

E conforme prometido, a equipe do cantor está em São Paulo do Potengi nesta manhã de terça-feira, 14, no supermercado para receber os alimentos e levar até a Paróquia de São Paulo Apóstolo, em nossa cidade.

A Paróquia vai montar as cestas e vai entregar às famílias carentes de São Paulo do Potengi que passam dificuldades nesse momento de pandemia.

Vamos respeitar a dor dos familiares daqueles que morreram sem o direito de ter pelo menos um velório digno


Por Ivan Lopes, Cidadão, Professor e Jornalista - via facebook

Acredite no que quiser, mas respeite a dor daqueles que perderam seus entes queridos  sem o direito ao menos de um velório digno.

Não é alarde e nem pânico. Cerca de 95% das pessoas que  serão contaminadas pelo coronavírus conseguirão sobreviver. O problema é  que se fosse apenas 1%,  e essa pessoa fosse um parente nosso, faria a diferença!

Em escala mundial já morreram mais de 108 mil pessoas em menos de 4 meses. No Brasil já foram mais de 1.100 em menos de um mês. Para algumas pessoas que estão politizando o assunto, esses números devem ser esquecidos, atá porquê, segundo eles, as pessoas morrem de qualquer jeito! 

Olhemos os números de mortos nos países do primeiro mundo como é o caso da Espanha, Estados Unidos e Itália. Será que dá pra brincar?  Será que dar para menosprezar quase 100 conterrâneos nossos que estão morrendo por dia no Brasil?

Para alguns bolsonaristas radicais, esses números são  divulgados pela imprensa  porque faz parte de um plano para derrubar o presidente do Brasil! Não entro nesta seara, até porque esse tipo de discussão não nos leva a nada.

O que causa estranheza é a falta de empatia das pessoas em relação a um assunto que até outro dia era sagrado: a morte.

Sinceramente, fica difícil acreditar na bondade de pessoas que conseguem vilipendiar  o sofrimento fúnebre. Imaginemos o sofrimento de uma pessoa que além de perder um ente querido, ainda é proibido de velar o corpo. Para os radicais que politizam tudo, isto ainda é pouco. O pior é que  a maioria dessas pessoas colocam o nome de Deus em primeiro lugar e se julgam disciplinadas e de caráter!

Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém. Se não conseguimos acreditar no que estamos vendo de perto,  que possamos respeitar a dor daqueles que perderam seus entes queridos até agora.

Ivan Lopes, potengiense de nascimento, reside atualmente na cidade de Laranjal do Jari - Amapá, onde trabalha como Professor  e Jornalista. Artigo publicado no facebook de Ivan, no dia 11 de abril do corrente ano.

9,4 milhões de pessoas recebem a partir de hoje (14) o auxílio emergencial de R$ 600

Dinheiro Real Brasil Fotos De Stock - Baixe 1,972 Fotos Royalty Free
Cerca de 9,4 milhões de pessoas recebem a partir desta terça-feira (14) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 anunciado pelo Governo Federal para trabalhadores informais. A expectativa da Caixa é pagar cerca de R$ 4,7 bilhões até o final da semana para beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único.
Até segunda-feira, a Caixa já havia liberado mais de R$ 1,5 bilhão para mais de 2,5 milhões de beneficiários. Os primeiros a receber, já na última quinta-feira (9), foram aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família, e que têm conta no Banco do Brasil ou Poupança na Caixa.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Exame de coronavírus do potengiense Geílton de Dona Belita deu negativo

Recebemos agora há pouco, por meio de familiares, a informação de que o exame de coronavírus  de Francisco Geílton da Silva (Geílton de Dona Belita) deu negativo. Geílton, que tem problema de asma, sentiu-se mal, foi socorrido para o Hospital Regional de São Paulo do Potengi recentemente, onde recebeu os primeiros socorros e em seguida foi conduzido para um Hospital em Natal.

No outro dia recebeu alta  e voltou para sua residência, em nossa cidade, onde estava em isolamento com a família. Para alegria dos seus familiares e de todos  nós seus  amigos, o exame Covid-19 deu negativo.

LAPAC

LAPAC

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

.

.
Tecnologia do Blogger.