sábado, 21 de março de 2020

Missa dominical será celebrada às 09 horas, de portas-fechadas, mas com transmissão pela internet


Neste domingo, 22, a Celebração da Santa Missa acontecerá às 09h na Igreja Matriz e será transmitida através das redes sociais de nossa Paróquia. ⁣
Pedimos aos fiéis que sintonizem na página oficial da Paróquia de São Paulo Apóstolo no Facebook para acompanhar a Celebração. ⁣
Todos unidos, obedecendo as recomendações, venceremos esse mal que assola diversos países.⁣

PASCOM

Novo coronavírus: 1.128 casos e 18 mortes no Brasil

Resultado de imagem para coronavirus
Novo balanço do Ministério da Saúde mostra que o Brasil tem 1.128 casos confirmados da Covid-19.
O único estado do país que não contabiliza nenhum caso da doença é Roraima.
Até agora, 18 pessoas já morreram por complicações provocadas pelo vírus — três mortes foram registradas no Rio de Janeiro e outras 15 no estado de São Paulo.

Polícia Militar orienta fechamento imediato dos comércios em São Paulo do Potengi


Informações que acabam de chegar a nossa redação na tarde deste sábado (21), dando conta de que a Polícia Militar, em cumprimento ao Decreto da  governadora Fátima Bezerra, relacionado a epidemia do coronavírus, está orientando o fechamento imediato de todos os comércios de nossa cidade. Ficam abertos  apenas (também seguindo regras), os  supermercados, mercadinhos  e farmácias. Ou seja, quem vende alimentos e remédios.

Esse trabalho também está sendo feito nas outras cidades da nossa região. Pra derrotar o perigoso e contagioso coronavírus, vamos cumprir as  orientações  decretadas pelas nossas autoridades. Também vamos colocar em prática o mais rápido possível (a redação do blog já começou) o isolamento social, ou seja ficar em casa. Vamos fazer a nossa parte contra essa peste.

Em atenção às determinações do Governo do RN, a Academia Força é Saúde suspendeu as atividades a partir de hoje

Tendo em vista a atual situação de propagação do Novo Corona Vírus, e com a finalidade de atender às determinações sanitárias determinadas pelo Governo do Estado por meio de Decreto, a academia Força e Saúde suspendeu as atividades até que o poder público autorize a retomada do funcionamento. 

A medida visa a proteção dos próprios clientes e seus familiares. 

A direção da academia informa que os dias de suspensão serão abatidos das mensalidades dos clientes, para que estes não tenham prejuízo. 

A direção conta com a compreensão dos clientes e informa que as atividades serão retomadas assim que houver a autorização por parte do Governo Estadual. 


Editorial: Nesse momento de crise, ficar em casa é fundamental

Resultado de imagem para imagem do blog de silverio alves
Caríssimos leitores, parece que queremos chover no molhado, porém vale dizer que o nosso objetivo enquanto veículo digital de comunicação de massa, com milhares de acessos diários, nossa missão com moderação e credibilidade, é deixar bem informado quem nos honra com sua leitura.

O coronavírus não é brincadeira, ele é terrivelmente mortal e se prolifera com uma grande rapidez. O vírus já espalhou-se pelo mundo, infectando milhares de pessoas, tirando a vida de tantas outras da forma mais triste possível, pois a contaminado morre sem fôlego. Os idosos são as maiores vítimas.

Mais de 145 países do  planeta  já foram atingidos  pelo vírus. Os mais afetados são Itália e Espanha, onde a situação tornou-se um verdadeiro caos, deixando a população totalmente desesperada. A epidemia também já chegou no Brasil, se espalhando por toda parte, situação de extrema preocupação para as autoridades municipais, estaduais e federais  de todo país e para os brasileiros, como nós, que acreditam que o corona  não é apenas um pequena gripe, e sim, uma doença muito perigosa e letal

As autoridades competentes, em todos os níveis, estão tomando providências rígidas e necessárias para conter a contento a pandemia, inclusive informando que se necessário serão usadas as Forças de Segurança,  dentro dos critérios  da Lei, para que as determinações sejam cumpridas de forma eficaz.

Caríssimos leitores, além de lavar as mãos com frequência, não apertar a mão nem abraçar ninguém, pra conversar é preciso manter a distância de no mínimo um metro e meio da outra pessoa, não podeaglomeração de pessoas além de outras medidas. Vale dizer que o mais importante, que ninguém  pode por hipótese deixar de cumprir, é ficar em casa e que só saia numa necessidade urgentíssima. Temos que fazer a nossa parte para que não tenhamos que pagar um preço muito alto.

Outras informações a qualquer momento.

Prefeitura de Senador Elói de Souza confirma 3 casos suspeitos de coronavírus


3 CASOS SUSPEITOS DO COVID-19 EM SENADOR ELÓI DE SOUZA

Mantendo a transparência e as informações para todos os cidadãos, a Prefeitura de Senador Elói de Souza informa que infelizmente, há 03 casos suspeitos do COVID-19 no município. Os nossos profissionais da saúde cumpriram todo o protocolo do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde está monitorando os pacientes. Os três pacientes encontram-se em isolamento domiciliar. O motivo da transmissão seria o contato com uma das 6 vitimas confirmadas no Estado.

Como forma de manter uma comunicação transparente, qualquer outra informação será publicada nas redes sociais da Prefeitura, no intuito de manter a população informada sobre a situação na cidade.

Pedimos a colaboração da população FICANDO EM CASA!

Atc. Prefeitura Municipal de Senador Elói de Souza

Governadora Fátima Bezerra pede apoio das Forças Armadas para combater o coronavírus


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, publicou em sua rede social, que solicitou por telefone, o apoio  das Forças Armadas do RN, para combater a epidemia do coronavírus que assola o mundo e que já chegou ao nosso estado. A governadora informou que o General Wlisses, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, assim como o Chefe do Estado Maior da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Bergo, foram extremamente atenciosos com a gestora estadual, colocando-se à disposição para somar esforços em prol da contenção do vírus.

Apresentou sintomas de gripe? Veja o que fazer e O QUE NÃO FAZER


Nesse momento de pandemia, é preciso agir com prudência e serenidade. Não podemos fingir que nada está acontecendo, mas também não podemos agir como animais irracionais desesperados. O desespero é inimigo da prudência, e para vencer essa crise nós precisamos de serenidade e responsabilidade. 

Veja na imagem acima o que fazer e, principalmente, O QUE NÃO FAZER, se apresentar os sintomas da gripe.

APRESENTOU SINTOMAS DE GRIPE?

1)  O QUE NÃO FAZER
Se estou com sintomas leves de gripe, não devo ir ao hospital. Isso porque:

A) se eu tiver com o corona vírus, passarei o vírus para outras pessoas no caminho até o hospital, e o médico mandará eu voltar para casa e monitorar os sintomas (o que eu deveria ter feito desde o início);
B) se eu não estiver com corona vírus, corro o risco de pegar o vírus no caminho até o hospital.

2) O QUE FAZER
Fique em casa, isolado da outras pessoas, evitando contato. Monitore seus sintomas. Procure um médico apenas se apresentar sintomas persistentes, tais como tosse forte, febre que não melhora ou falta de ar (ainda que leve). Lembrando que o vírus não tem cura, então você deve tratar os sintomas até que acabe o ciclo e vida o vírus, naturalmente, o que pode durar em média cerca de 15 dias. Os sintomas do Covid-19 variam de pessoa para pessoa.
OBS: se vc apresentar falta de ar, ainda que leve, procure um médico. 

sexta-feira, 20 de março de 2020

O vírus não circula! São as pessoas que o fazem circular

A imagem pode conter: texto que diz "NÃO CIRCULA! SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM CIRCULAR #FIQUEEMCASA"
Com relação a grande epidemia do coronavírus que vem assolando o mundo inteiro,  tirando a vida de muita gente e contaminado milhares de outras, vale a pena compartilhar com nossos leitores, a mensagem  criativa do cartaz acima, publicada no seu facebook, pelo nosso amigo potengiense Ivan Lopes,  que reside  na cidade de Laranjal do Jari, Amapá, onde é jornalista e professor.

O Brasil tem 904 casos confirmados e 11 mortes por coronavírus

 iStock
Em boletim nacional divulgado  no final da tarde  desta sexta-feira (20),  o Ministério da Saúde informou que já são 905 casos confirmados e 11 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o boletim há 9 mortes confirmadas em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro. No Brasil apenas os estado de Roraima  e do Maranhão não tem casos confirmados. - UOL

Dona Alzira Zaca está completando 85 anos de vida

Dona Alzira,  ladeada pela filha Aparecida, por uma sobrinha  e pelo genro, Amauri de Ambrósio

Quem está fazendo aniversário  nesta sexta-feira, 20 de março, é a nossa amiga Dona Alzira Zaca, esposa de Seu Manoel Zaca, de saudosa memória, mãe de vários filhos e filhas, avó e bisavó de netos e bisnetos.  Uma  verdadeira matriarca muito querida por familiares e amigos, que são muitos.

A aniversariante, parabéns e tudo de bom.

Leia com atenção: Governo do RN decreta o fechamento de bancos, igrejas, templos, bares, lojas, restaurantes e academias

Resultado de imagem para imagens do brasao do rn
O Governo do Rio Grande do Norte decretou o fechamento das agências bancárias no estado por período não detalhado a partir desta sexta-feira (20). A informação foi divulgada pela governadora Fátima Bezerra por meio de transmissão ao vivo no Instagram.
Amigo(a) leitor(a) leia com bastante atenção, as principais medidas a serem divulgadas no decreto deste sábado (21) e o tempo estimado de duração para cada uma delas e se possível, compartilhe com outras pessoas.
1) Bares, Restaurantes, praças de alimentação (inclusive food truck) – fechar totalmente o atendimento ao público por 5 dias, à ser reavaliado na próxima terça-feira (24), ressalvados os serviços de delivery e de retirada pelo cliente, no estabelecimento;
2) Transporte coletivo intermunicipal – vedar totalmente o funcionamento de linhas de ônibus, durante os finais de semana e reduzir em 50% o número de linhas durante os dias de semana (exceto a região metropolitana de Natal, que funcionarão com a mesma frota do período de férias) e o número de passageiros limitado ao número de cadeiras. Os ônibus deverão transitar com ventilação natural, ficando vedada a utilização do ar-condicionado;
3) Proibir acesso ao público nos shoppings centers com sistema de ar-condicionado central;
4) Determinar o fechamento de academias (mesmo tratamento das escolas), casa de recepções, teatros, cinemas, lojas maçônicas, igrejas e templos religiosos e ambientes correlatos;
5) Proibir atendimento ao público nas agências bancárias;
6) Os transportes por taxis e aplicativos deverão transitar com ventilação natural (recomendação);
7) Fechamento Das Centrais do Cidadão para atendimento ao público;
8) Proibir transporte coletivo interestadual, inclusive o turismo terrestre interestadual ou intermunicipal;
9) Os supermercados deverão afixar cartazes de controle de acesso com recomendações de 01 pessoa por família, de preferência fora do grupo de risco, e limitar o número de clientes a 01 pessoa por vez, por cada 5m² da loja.
Outras informações a qualquer momento.

Urgente: Feira livre de São Paulo do Potengi acontecerá neste sábado, mas será suspensa a partir da próxima semana

Resultado de imagem para imagens da feira de natal em sao paulo do potengi
FEIRA LIVRE DE SÃO PAULO DO POTENGI OCORRERÁ NESTE SÁBADO, MAS SERÁ SUSPENSA A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, devido à Pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus) e aos feirantes que já disponibilizaram alimentos como carne, frutas e verduras para venda, informa que a Feira Livre Municipal deste sábado, dia 21 de março de 2020, ocorrerá com as seguintes alterações e recomendações, conforme o que segue:

1. As bancas dos feirantes irão obedecer a uma distância mínima de 02 metros, umas das outras; a “feira da fruta” será estendida ao longo da Rua Otávio Lamartine até o encontro com a Rua Manoel Marques;

2. Os idosos NÃO deverão comparecer à feira (o ideal é que peçam para pessoas jovens e fora do grupo de risco fazerem as suas compras de extrema necessidade);

3. Os demais cidadãos devem comparecer, fazer as suas compras e retornar para casa, o mais rápido possível;

4. Os feirantes devem observar as questões mínimas de higienização;

5. Todos devem evitar o contato físico, como abraços e apertos de mão; e manter a distância mínima de um metro e meio de distância, para conversar com amigos e conhecidos;

6. A partir da próxima semana, por Decreto, a Feira Livre de São Paulo do Potengi será suspensa por 30 (trinta) dias. Feiras dos dias 28/03, 04/04, 11/04 e 18/04, portanto, suspensas.

7. Infelizmente, tal medida está sendo necessária, devido o aumento do número de casos suspeitos no Rio Grande do Norte, e assim, evitarmos/bloquearmos a possível proliferação do vírus COVID-19, e a contaminação da nossa população.

8. Finalmente, solicitamos a compreensão dessas decisões de agora, para que não soframos a tristeza da perda de um ente querido em nossas famílias e/ou ambiente de convivência amanhã.

Coronavírus: Se crescer o número de casos, pessoas serão proibidade sair de casa casa no RN

Resultado de imagem para fotos do secretario de saude do rn cipriano maia
Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, nessa quinta-feira, o secretário Cipriano Maia disse que a Secretaria Estadual de Saúde vai suspender cirurgias eletivas de pacientes internados em hospitais da rede pública ou conveniada, com  algumas exceções, e cirurgias eletivas de uma forma geral para resguardar os leitos à eventual demanda de internação de pacientes graves por Covid-19. As medidas mais drásticas, como proibir as pessoas de circular pelas ruas, serão adotadas a partir do crescimento do número de casos. 

Especialmente se entenderem que é o momento de intervir para não levar ao colapso o sistema de saúde. Cipriano admite que as estatísticas certamente não refletem a realidade do número de casos no Rio Grande do Norte, mas rechaçou que haja qualquer interesse do poder público em omitir informações para não causar pânico.

Governadora Fátima pede que potiguares fiquem em casa

Resultado de imagem para imagens da governadora fatima bezerra
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, usou o Twitter na noite desta quinta-feira (19) para pedir à população que fique em casa por prevenção ao coronavírus.

Além do pedido, Fátima também anunciou que o governo vai investir R$ 40,5 milhões, dentre os quais R$ 35,7 milhões irão para saúde; R$ 1,8 milhão para administração penitenciária; e R$ 3 milhões para ações de defesa do consumidor pelo PROCON.

"No campo da saúde, fechamos uma parceria com o Instituto de Medicina Tropical da UFRN para ampliarmos os testes diagnósticos, já que pelo governo federal recebemos um quantitativo inferior a 100 unidades para todo o Estado. 
Vamos também contratar pessoal via processo seletivo simplificado para atender a maior demanda gerada em razão da pandemia. Com a aprovação do Decreto que enviamos para Assembleia Legislativa, esses profissionais poderão assumir imediatamente os postos de trabalho. Em nossa rede hospitalar, vamos abrir mais de 100 novos leitos de UTI", escreveu a governadora na rede social.

Prefeitura de Santa Cruz suspende atividades no Santuário de Santa Rita de Cássia por 30 dias

6f0967e0-4c59-4111-81b8-d10e1f09872e
A Prefeitura de Santa Cruz suspendeu por 30 dias o funcionamento do Santuário de Santa Rita de Cássia, como uma das ações emergenciais de combate ao coronavírus no município.
O Decreto N° 1.846, assinado pelo prefeito Ivanildinho Ferreira, determina que o fechamento do local ocorra a partir desta quinta-feira (19). Além da visitação, estão proibidas as atividades de ambulantes e prestadores de serviços no local.
O decreto municipal ainda específica que a determinação pode ser alterada de acordo com a situação do país ao longo das próximas semanas.
A medida visa preservar a saúde das pessoas, tendo em vista que grande parte dos visitantes são idosos, além de tentar minimizar a transmissão do vírus na cidade.

quinta-feira, 19 de março de 2020

A greve dos professores do Rio Grande do Norte está suspensa

Professores do RN suspendem greve e pedem adiamento de conversas sobre reajuste
A direção do SINTE/RN encaminhou ofício ao Governo nessa quarta-feira (18) solicitando que as negociações sobre o Piso Salarial sejam retomadas brevemente. No pedido, que foi endereçado ao Chefe do Gabinete Civil do Executivo, Raimundo Alves, a entidade solicita que as discussões em torno da correção de 12,84% voltem a acontecer tão logo a pandemia do Coronavírus seja controlada.

A greve na Rede Estadual, iniciada em 04 de março, está momentaneamente suspensa em virtude das precauções que estão sendo tomadas coletivamente para impedir o avanço do vírus. O movimento cobra do Governo o pagamento do Piso. Até agora, o Executivo apresentou quatro propostas. Todas foram recusadas em assembleias da categoria.

A assembleia marcada para o dia 23 de março (segunda-feira) foi cancelada. Tão logo a situação volte a normalidade, será remarcada.

Fonte: Portal Grande Ponto

A palavra de padre Ramos sobre a orientação dos nossos bispos a respeito do coronavírus

Resultado de imagem para imagens de padre ramos celebrando a missa em sao paulo do potengi
Num áudio divulgado nas redes sociais, nosso pároco Padre Ramos, falou a respeito das medidas tomadas pelos Bispos do Rio Grande do Norte, que formam a Província Eclesiástica (Natal, Caicó e Mossoró), para combater a epidemia do coronavírus que está  assolando o nosso planeta.

Nosso pároco informou que todos os Sacramentos e outras atividades pastorais estão suspensos por tempo indeterminado. Confissões só em casos extremos,  Missas só as dos finais de semana, sem público, apenas com os auxiliares do altar e com as portas  fechadas.

Padre Ramos disse também, que as missas dominicais não serão celebradas nos horários de costume, e que serão transmitidas pelo Facebook da Paróquia de São Paulo Apóstolo, sendo que os fiéis  saberão dos novos horários das celebrações, para que possam acompanhá-las pela internet.

"Vamos atravessar  e vencer unidos com as bençãos divinas, essa grande provação que estamos enfrentando. Vamos seguir rigorosamente as orientações das autoridades sanitárias.  Exemplos:  Evitar o aperto de mão, lavar as mãos bem lavadas, com frequência e só sair de casa em caso de extrema necessidade, pois o isolamento social é a grande arma contra o coronavírus". Disse o sacerdote.

teremos outras informações a qualquer momento.

A TV por assinatura CNN Brasil estreou no último domingo (15) e está funcionando no canal 577

A CNN Brasil estreou no último domingo, 15 , com uma ótima programação jornalística. A emissora nova no Brasil está presente nas quarto maiores operadoras de TV por assinatura do país: Claro, Oi, Sky e Vivo. Por causa do Coronavírus o sinal está liberado gratuitamente.

Em todas essas operadoras, a CNN Brasil ocupará o canal 577. De acordo com o CEO, Douglas Tavolaro, manter o mesmo número em todas as empresas foi uma grande conquista por facilitar a memorização do canal por parte dos usuários. - SPP News

A feira semanal de São Paulo do Potengi acontecerá normalmente neste sábado (21)

Resultado de imagem para imagens da feira de sao paulo do potengi
 Em conversa por telefone agora há pouco com o prefeito Naldinho, ele nos informou que a feira semanal de São Paulo do Potengi, acontecerá normalmente neste sábado, 21 de março. O prefeito pede aos feirantes que sejam respeitadas as normas de combate ao coronavírus, orientadas pelas autoridades sanitárias. Exemplos: não apertar a mão das pessoas, lavar sempre as mãos com água e sabão, quem está gripado e os idosos que estão no grupo de risco de contaminação, precisam ficar em casa e assim por diante. 

Outras informações a  qualquer momento.

Prefeito Naldinho decreta medidas de prevenção temporária ao contágio pelo coronavírus


O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, decretou nesta quarta-feira (18), um conjunto  de medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo coronavírus, no  âmbito do município.

Dentre as medidas estão a suspensão  do atendimento ao público externo e a qualquer atividade coletiva realizada por orgãos da administração municipal, que impliquem em aglomeração de 50 ou mais pessoas.

O decreto ainda suspende eventos de massa, shows, atividades esportivas e congêneres que reúnam público a partir de 100 pessoas, sejam eles públicos ou privados, ainda que tenham sido previamente autorizados. Inclui-se também, todas as feiras, reuniões, exposições e eventos aprazados para os próximos 60 dias.

Outras informações a qualquer momento.

TBT: Comentários dos potengienses pela participação do editor do Blog no Rota InterTV

No último dia 14 de março, o programa Rota InterTV veiculou uma reportagem sobre São Paulo do Potengi, tendo como um dos entrevistados o editor do Blog, professor Silvério Alves. No Facebook, algumas pessoas que assistiram ao programa colocaram seus comentários sobre a entrevista. Confira alguns abaixo. 

A publicação no facebook do editor do Blog teve 148 curtidas, 22 comentário e 10 compartilhamentos. 







Urgente: Bispos do RN suspendem Missas com a participação do Povo

DECRETO Nº 001/20
DECRETO da Província Eclesiástica de Natal com Novas Orientações Pastorais frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)
Aos fiéis católicos da Arquidiocese de Natal, da Diocese de Mossoró e  Diocese de Caicó,
Saudações, paz e afetuosa benção no Senhor!
CONSIDERANDO as orientações já feitas pelas autoridades civis e sanitárias de prevenção e cuidado frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19);
CONSIDERANDO as “Orientações aos católicos da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e Mossoró”, do dia 16 de março de 2020;
CONSIDERANDO o Decreto N. 29.524, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, de 17 de março de 2020, Art. 3º, que suspende “as atividades coletivas, eventos de massa, shows, atividades desportivas e congêneres, com presença de público superior a 100 (cem) pessoas, sejam públicos ou privados”;
CONSIDERANDO que o bispo Diocesano, a teor do Cânon 87, §1, do Código de Direito Canônico, pode dispensar os fiéis do cumprimento das leis disciplinares em seu território;
PONDERADAS todas as coisas:
DECRETAMOS
Art 1º. Ficam suspensas, por tempo indeterminado, todas as Celebrações Eucarísticas com a participação do povo, inclusive nas capelas, santuários e casas de consagrados que se encontram nos territórios da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e de Caicó;
Art 2º. As missas, especialmente, no Dia do Senhor, sejam celebradas, a portas fechadas, na Igreja Catedral e na Matriz de cada paróquia, com uma reduzida equipe de celebração, sendo transmitidas, ao vivo, pela internet  e/ou por emissoras de rádio. Os fiéis poderão ainda assistir às missas pelas emissoras de TV de inspiração católica;
Art 3º. As Confissões sejam realizadas somente em caso de real necessidade, tomando os devidos cuidados, assim como o Sacramento da Unção dos Enfermos e a Celebração das Exéquias;
Art 4º. No tocante às celebrações do Sacramento do Matrimônio e do Batismo, recomendamos que sejam transferidas para um tempo oportuno. Não sendo possível a transferência de Matrimônio, seja celebrado em privado, com reduzido número de pessoas;
Art 5º. As Igrejas Matrizes  e as Secretarias Paroquiais funcionarão em horário especial, a ser definido pelo pároco ou administrador paroquial;
EXORTAMOS
Que os templos permaneçam abertos para que os fiéis que quiserem possam fazer as suas orações particulares, respeitando as normas sanitárias já dispostas.
Principalmente aos idosos e o público de risco, a se manterem em suas casas como uma medida protetiva, em espírito quaresmal de oração e penitência.
Revogam-se as disposições contrárias.
Este DECRETO entra em vigor na data de 20 de março de 2020 e será válido até que se mande o contrário, seja amplamente publicado e arquivado.
Que Maria, Saúde dos Enfermos, nos acompanhe neste tempo de graça e conversão rumo à vitória da Páscoa.
Dado e passado na Cúria Metropolitana de Natal, em comunhão com as suas dioceses sufragâneas, no dia 19 de março de 2020, solenidade do glorioso São José, patrono universal da Igreja.
Dom Jaime Vieira Rocha - Arcebispo de Natal
Dom Antônio Carlos Cruz Santos - Bispo de Caicó
Dom Mariano Manzana - Bispo de Mossoró

São José: Quermesse e procissão são canceladas em São Paulo do Potengi e Cachoeira do Sapo

Resultado de imagem para imagens de sao josé
Hoje, 19 de março, é dedicado a São José, esposo de Nossa Senhora e pai adotivo de Jesus Cristo. Em nossa cidade, o santo é o padroeiro do Colégio São José, sendo que logos mais às 19 horas, na Matriz de São Paulo, será celebrada missa em ação de graças pelos 57 anos de existência daquele Educandário. A quermesse que seria realizada  logo depois da celebração religiosa, na Praça Irmã Dominícia, foi cancelada devido a epidemia de coronavírus que assola o planeta.

No Distrito de Cachoeira do Sapo (Riachuelo), cujo santo é o padroeiro daquela localidade, a procissão que seria realizada no final da tarde foi cancelada. Haverá a celebração da santa missa.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Presidente do TRE (RN) admite não ter eleição municipal esse ano

Durante sessão administrativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) desta quarta-feira, 18, o presidente da corte desembargador Glauber Rego admitiu a possibilidade de não ter eleições em 2020 em virtude da pandemia de Coronavírus.
Robson Pires
Do blog:  A nível nacional a notícia da possibilidade da eleição municipal  de outubro, ser adiada por causa da epidemia do coronavírus, vem ganhando corpo nos veículos de comunicação, nos meios jurídicos e políticos do país.

Centrais do Cidadão estarão fechadas a partir desta quinta (19) no RN

Resultado de imagem para imagens da central do cidadao sao paulo do potengi
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informa que nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de março, todas as unidades do Programa Central do Cidadão no Rio Grande do Norte estarão fechadas.
Na segunda-feira, dia 23, apenas os órgãos DETRAN e ITEP, que funcionam dentro das Centrais, retomam os respectivos serviços limitados a vinte atendimentos por dia. Os serviços dos demais órgãos permanecerão suspensos.
Tais medidas cumprem recomendações dos decretos Nº 29.512 (de 13 de março) e Nº 29.524 (de 17 de março), editados pelo Governo do Estado, com vigência de trinta dias, visando a prevenção da transmissão do novo coronavírus.

"Símbolo de esperança": Ao redor do mundo, pessoas reacendem luzes de Natal

iStock
Em tempo de pandemia e medo, pessoas de diferentes países decidiram  religar as luzes para a decoração de Natal das suas residências.  Muitas delas estão confinadas em casa com a família, seguindo as  recomendações das autoridades e evitando sair com medo de contrair o novo coronavírus.

No Twitter, as fotos das casas iluminadas estão sendo postadas ao lado  de mensagens de esperança. "A intenção é de compartilharmos luz na escuridão e dizermos obrigada".  Nic Jones.

"Alguns dos meus vizinhos decidiram que precisávamos de um pouco mais de luz nesse período sombrio. Espero que isso traga um sorriso ao seu rosto como fez com o meu".  Nadine.

"Era disso que eu precisava agora". Pam Suawn

" Temos  tempos sombrios pela frente,  mas nós ainda podemos trazer luz ao mundo". Sarah Bang

"Nós todos podemos usufruir de luzes e esperança nesse momento". Dana Cazel

Universa

Ministério da Saúde: número de suspeitos de coronavírus sobe para 72 no RN; aumento é de 118% em um dia

A Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, com base em dados levantados até às 18h10 dessa terça-feira (17), informa que o número de casos suspeitos para o novo coronavírus no Rio Grande do Norte subiu para 72.
Segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira (18), o estado contabilizava 33 casos suspeitos há um dia – o que representa um aumento de 118% em relação ao último boletim.
Outros 21 casos que estavam sob investigação foram descartados. Até o momento, um caso da Covid-19 foi diagnosticado no RN, no dia 12 deste mês. A paciente é uma mulher de 24 anos com histórico de viagem à Europa e que já não apresenta mais os sintomas da doença.
BG - Foto: Getty Images

Editorial: Para combater o coronavírus não vale nem o pânico nem o desdém

Resultado de imagem para imagens do logotipo do blog de silverio alves

O planeta está assombrado e sem saber o que fazer  com o coronavírus, doença respiratória que segundo a Organização Mundial de Saúde, virou pandemia e já atinge cerca de 145 dos pouco mais de 200 países que formam o globo terrestre.

Tudo começou na China, país mais populoso do mundo, com mais de um bilhão de habitantes,  que vem sendo acusado de provocar a epidemia, pois passa por uma crise de abastecimento de alimentos muito grande, pretendendo compra-los mais barato onde tem, dentre outros interesses econômicos. O que é  certo é que a economia mundial, vem sofrendo um abalo muito forte devido o vírus. Já se fala em um trilhão de dólares de prejuízos.

Até países  do primeiro mundo vem sofrendo com a crise, a exemplo do Estados Unidos e  da Itália. Na Itália, pelas informações que se tem, as autoridades estão desnorteadas, pois o sistema de saúde  não está conseguindo cuidar a contento dos milhares de infectados, na grande maioria, idosos. Já são mais de dois mil mortos e milhares de contaminados.

O  vírus, segundo os especialistas tem capacidade letal bem baixa, chegando a pouco mais de 3% nos idosos, diabéticos e hipertensos, o grupo mais vulnerável ao corona. Mesmo assim, tem um detalhe amplamente complicador, ele se prolifera com grande rapidez, precisando ser combatido com bastante eficiência e com a colaboração direta das instituições públicas, privadas e da população como um todo, cada um fazendo a sua parte.

Vale dizer também que as notícias mentirosas espalhadas principalmente pelas redes sociais, por quem não tem escrúpulos, nem vergonha na cara, só contribui para disseminar o pânico e aumentar o grave problema. Precisamos analisar bem as notícias, saber a fonte, observar a credibilidade da informação, para não compartilhar o que não presta.

O coronavírus está entre nós, chegou ao Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, até o momento são os estados com maior número de infectados. Se não houver providências urgentes e eficientes, em 30 dias a situação poderá se tornar gravíssima. Graças a Deus,  o Brasil está acordando em termos de medidas para enfrentar a situação.

Parece chover no molhado, porém o tempo é de discernimento, de se baixar as bandeiras do  radicalismo, da incompreensão, da intolerância, de dizer não a politicagem, parta ela de onde partir, pois o vírus  não é inimigo só de quem está no comandando do país, do estado ou  do município, ou de que é oposição, ou é indiferente. O tempo é da união de forças, para podermos vencer o inimigo  de todos.

O tempo é de recolhimento, de se puder, de se ficar em casa, de se lavar as mãos com frequência, se não tiver gel, lave bem com água e sabão.  Senhores pais, as aulas foram suspensas, mais não são férias, pois não é tempo de passeio, de praia, o tempo é  de se evitar aglomerações de pessoas.

Pra terminar, o tempo é de cada um (e de todos) fazer a sua parte, sem pânico e sem desdém, na esperança de que juntos, vamos  vencer essa batalha.

LAPAC

LAPAC

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

Arquivo

.

.
Tecnologia do Blogger.