sábado, 18 de janeiro de 2020

A homenagem do prefeito Naldinho a Monsenhor Expedito


16 de janeiro de 2020
Hoje acordamos celebrando duas décadas de adeus a um humilde Padre do interior do RN que, sem dúvida, proporcionou uma verdadeira revolução na forma de olhar para os menos favorecidos.
Aquele padre que ganhou, merecidamente, o emblemático título de Apóstolo das Águas. Muito embora, ele próprio, talvez, não tivesse noção da grandeza espiritual que possuía.
As ações de convivência com a seca foram apenas um capítulo da história do nosso eterno Monsenhor Expedito.
Ele foi um magnífico espírito de luz, que com a sua matéria frágil, era abnegado na luta em favor dos humildes. E se misturava entre o seu rebanho, mesmo sendo um sacerdote consagrado à Sagrada Eucaristia.
Monsenhor foi nosso líder espiritual. Tivemos a felicidade de tê-lo por 56 anos. São Paulo do Potengi, essa terra simples, de pessoas simples, no interior do País, teve grande honra, e a dignidade de ser exaltada à morada do Padre que muitos já consideram o Santo do Potengi. Sua lição é, sem dúvida, memorável aos mais antigos e de extrema relevância para o bom encaminhamento dos mais jovens.
Após vinte anos, a água ainda jorra nas tubulaçoes das residências do nosso querido povo que habita e caminha, cotidianamente, pelos caminhos do Potengi. Após vinte anos, as obras sociais, educacionais, religiosas, de saúde pública, de bem comum ainda resistem e permanecem vivas e produzindo cidadania e dignidade, plenamente, na nossa ribeira do POTENGI.
Monsenhor Expedito, tenha certeza, a Sua "mundiça" continua lhe mantendo vivo dentro do coração.
Monsenhor Expedito, és um facho a iluminar nossos caminhos hoje e sempre, até o dia em que talvez nos encontraremos e mataremos a saudade daquelas conversas na casa paroquial, na igreja ou no meio da rua, que só de lembrar nos causam bons arrepios e instigam a querer molhar os olhos.

Hoje recordamos seu jeito, seus ensinamentos, sua vida, sua ideia. Hoje recordamos sua personalidade única e nos reconfortamos em saber que estás junto do Pai Celestial. E mais ainda por saber que estás olhando por nós, intercedendo pelo seu querido rebanho e nos invocando à benção de Deus.
Quanta saudade. Parece que foi ontem. Mas, lá se vão duas décadas. Ainda avaliamos o quanto fostes bom, Monsenhor, pra tua gente.
Que possamos terminar nossos dias por aqui, pelo menos, perto da poeira da tua dignidade. Do teu exemplo de cristão.
Até hoje o teu povo ainda celebra a sua passagem terrena. E guarda com saudades, muitas saudades, as tuas obras e ações sociais e humanas.
Saiba que ainda mantemos, de forma intacta, o nosso respeito e carinho por ti, Monsenhor!...
Reiteramos, Monsenhor, que continuamos sentindo muitas saudades suas. E o senhor sabe que só sentimos saudades do que é bom!...
Portanto, por tudo fizeste pelo povo de Deus, e pela vigésima vez, queremos lhe dizer Monsenhor Expedito, muito obrigado por todo o legado que deixaste entre nós!... Isso mudou muito, e pra melhor, os destinos de muita gente!... Assim, podemos dizer que a sua divina missão foi, plenamente, cumprida.
E louvamos a Deus por isso.

Aonde quer que estejas, Monsenhor, dentre os que formam o Exército Celestial, pedimos que interceda sempre por nós do Potengi. Bem do seu jeito.
Em mais esse 16 de janeiro, Monsenhor, receba o nosso forte e sincero abraço!... Até que possamos nos encontrar no outro plano da vida.
Fique com Deus, Profeta das Águas!
José Leonardo Cassimiro de Araújo
Prefeito de São Paulo do Potengi/RN

Depois de 200 mm de chuva, açude estoura em Acari/RN

Na Fazenda Acauã de Rita de Ozenan, o Açude não suportou as fortes chuvas caídas desde ontem (17) nos arredores de Acari/RN e estorou. Suas águas deságuam no Gargalheiras, um dos mais importantes açudes do Seridó norteriograndense , que estava seco há vários anos.

A forte  chuva que vem caindo naquela região,  já soma mais de 200 milímetros, elevando o nível da água do Gargalheiras em 8 metros.
Com informações do Blog do Edílson Silva - fotos: Davi Neto

A forte chuva foi de 85 mm, em São Paulo do Potengi

Segundo o pluviômetro da redação deste blog, da tarde desta desta sexta (17), às 7 horas deste sábado (18), o acumulado da forte chuva caída em nossa cidade, foi de 85 mm. Zona rural do município: Boa Vista dos Raimundo, 80 mm, Curicaca, 80 mm.

Na foto acima, feita no final da tarde desta sexta (17), mostra o Riacho dos Porcos, que corta o centro da cidade com cheia.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Previsão de chuvas fortes no final de semana em 73 municípios do RN, entre eles, todos do Potengi

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta sexta-feira (17) um aviso de “chuvas intensas” com grau de severidade considerado “perigo potencial”. O alerta vale para 73 cidades do Rio Grande do Norte (dentre elas, todas do Potengi) entre as 10h da manhã desta sexta-feira (17) até às 9h da manhã do sábado (18)
Segundo o instituto, as chuvas podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h, mas há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Veja a lista das cidades:
  1. Afonso Bezrra
  2. Alto Do Rodrigues
  3. Angicos
  4. Areia Branca
  5. Arez
  6. Açu
  7. Baraúna
  8. Barcelona
  9. Baía Formosa
  10. Bento Fernandes
  11. Bom Jesus
  12. Brejinho
  13. Caiçara Do Norte
  14. Caiçara do Rio do Vento
  15. Canguaretama
  16. Carnaubais
  17. Ceará-Mirim
  18. Espírito Santo
  19. Extremoz
  20. Fernando Pedroza
  21. Galinhos
  22. Goianinha
  23. Grossos
  24. Guamaré
  25. Ielmo Marinho
  26. Ipanguaçu
  27. Jandaíra
  28. Januário Cicco
  29. Jardim de Angicos
  30. João Câmara
  31. Jundiá
  32. Lagoa De Pedras
  33. Lagoa De Velhos
  34. Lagoa Salgada
  35. Lajes
  36. Macau
  37. Macaíba
  38. Maxaranguape
  39. Monte Alegre
  40. Mossoró
  41. Natal
  42. Nísia Floresta
  43. Parazinho
  44. Parnamirim
  45. Pedra Grande
  46. Pedra Preta
  47. Pedro Avelino
  48. Pendências
  49. Porto do Mangue
  50. Poço Branco
  51. Pureza
  52. Riachuelo
  53. Rio do Fogo
  54. Ruy Barbosa
  55. Santa Maria
  56. Senador Elói de Souza
  57. Senador Georgino Avelino
  58. Serra Caiada
  59. Serra do Mel
  60. São Bento Do Norte
  61. São Gonçalo do Amarante
  62. São José de Mipibu
  63. São Miguel do Gostoso
  64. São Tomé
  65. São Paulo do Potengi
  66. São Pedro
  67. Taipu
  68. Tibau
  69. Tibau do Sul
  70. Touros
  71. Vera Cruz
  72. Vila Flor
  73. Várzea

Em noite especial, um grande número de fiéis prestou uma uma linda homenagem ao santo do Potengi

Na noite diferente desta quinta-feira, 16 de janeiro, um significativo número de pessoas, vindas de toda parte, participaram, em   frente da Matriz de São Paulo, da missa em ação de graças, presidida pelo Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira, pelos 20  anos de vida eterna do santo do Potengi, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros

Vários padres concelebram com Dom Jaime, dentre eles, os potengienses, Ramos, nosso (pároco) e Josino Raimundo, pároco de João Câmara. O sobrinho de Monsenhor, monge beneditino Dom Matias, também participou da concelebração. 

Várias autoridades estiveram presentes na Celebração Eucarística: O prefeito municipal Naldinho, prefeita de Lagoa de Velhos, Soniara Ribeiro, o vice-prefeito de São Tomé, Miguel, representante da governadora Fátima Bezerra, engenheiro Manoel Marques, senador Garibaldi Filho,  deputado federal Walter Alves, dentre outras.

No seu sermão, nosso Arcebispo destacou a importância, a simplicidade, a descontração e o amor do Apóstolo das Águas pela, Igreja e pelo seu rebanho, principalmente pelas ovelhas menos favorecidas e injustiçadas. 

Depois da missa foram distribuídos 2 mil pães acompanhados de suco, com os presentes.

Teremos outras informações sobre a missa,

  

LAPAC

LAPAC

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

Arquivo

.

.
Tecnologia do Blogger.