quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Três tendas e a Transfiguração (e Cristo, a Luz do Mundo e fonte de Água Viva):

Texto retirado da Página Papista, no Facebook 

Na leitura do Evangelho da festa da Transfiguração, observamos uma passagem curiosa. Quando Moisés e Elias aparecem ao lado do Senhor, São Pedro diz: "faremos três tendas". Essa mesma observação está presente nas três narrativas da Transfiguração (Mt 17; Mc 9; Lc 9), mesmo parecendo um detalhe estranho. 

Por que São Pedro queria fazer três tendas? Essa é uma alusão à Festa dos Tabernáculos (Lv 23,39-43; Dt 16,13-15), realizada no outono. Durante a festa, o povo ficava fora de suas casas, dormindo em tendas durante sete dias (Esd 3,4). 

O significado da Festa dos Tabernáculos (ou Festa das Tendas, a Sucot) é tanto lembrar do povo vivendo em tendas no deserto ao caminhar para a terra prometida, como a presença de Deus na 'tenda', o Tabernáculo móvel usado no tempo no deserto. Esse segundo significado será importante para entender a pergunta de São Pedro.

O significado da festa seria elevado durante o tempo dos profetas. Tanto durante o tempo da tribulação da divisão do reino, quando o profeta Oséias anunciou uma "nova festa de tabernáculos", quando todo o povo seria reunido novamente em 'tendas' (Os 12,10[9]), mas especialmente depois do retorno do exílio babilônico, com o profeta Zacarias, que anuncia que TODOS os que aceitarem o Senhor se reunirão em Jerusalém para uma nova festa dos Tabernáculos (Zc 14,16-21).

Como poderia ser tudo isso em Jerusalém? Como iriam todos os povos se reunir na 'tenda'? O que os profetas anunciavam é exatamente o que São João veria na sua visão da Jerusalém Celestial e o Tabernáculo celeste, também traduzido como a 'Habitação de Deus' (Ap 21,3). Ou seja, depois de anunciada pelos profetas, a expectativa seria a de uma Festa dos Tabernáculos Escatológica, em que todos os que aceitaram o Cordeiro se reuniriam para adorá-Lo na Jerusalém Celestial.

A reação de São Pedro é a de quem reconhece a Glória ali presente e pensa já estar no momento em que o Senhor, inaugurando o tempo messiânico, anunciaria ali a Jerusalém eterna. Então, quando São Lucas e São Marcos registram "ele não sabia o que estava dizendo", não é que esses dois Evangelistas erraram ou não reconheceram a citação, mas que São Pedro viu a prefiguração e pensou que já estava na Jerusalém Celestial, ou que ela seria inaugurada na terra e não nos Céus.

De fato, São Pedro se enganou no momento, mas não no significado. A Transfiguração, a demonstração da Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, é o anúncio de que tudo nEle se cumpria. O Reino de Deus foi inaugurado, mas o Reino dos Céus, a Jerusalém Celestial, ainda teria suas portas abertas em breve, quando o Senhor entrasse na Jerusalém na terra para ser a nossa Páscoa eterna na Jerusalém Celestial.

Mais uma coisa é importante: é dito que durante a Festa dos Tabernáculos, um dos rituais é a "Iluminação do Templo", pois Deus prometeu que seria a luz do mundo (Is 60,19-20). Também é na festa que o Sumo Sacerdote iria até a 'Piscina de Siloé' e pegaria "Água Viva" (Mayim Chayim), que ali significa uma fonte de água corrente, jamais estagnada. 

São João não narra a Transfiguração, mas narra o tempo da Festa dos Tabernáculos (Jo 7,10-24). É nesse contexto, como vocês já devem imaginar ao ler até aqui, que o Evangelista registra (Jo 7-8) que Jesus anuncia ser a Luz do Mundo e que é dEle que flui Água Viva. 

Então, meu irmãos, que todos nós possamos meditar mais profundamente sobre as circunstâncias da Festa da Transfiguração, em que a Glória de Deus nos foi confirmada em Cristo. Ele que é a fonte de Água Viva, Luz do Mundo, e o Cordeiro que ilumina a Jerusalém Celestial, aberta a quem nEle acreditar pelo Seu Sacrifício Pascal que a tudo cumpre e eleva. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

LAPAC

LAPAC

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.