quinta-feira, 7 de maio de 2020

Pressionado por secretários, ministro da Saúde se compromete a apoiar isolamento


Demorou 18 dias desde a posse para que o ministro da Saúde, Nelson Teich reunisse todos os 27 secretários estaduais do setor para tratar da pandemia de Covid 19. em reunião na última terça-feira (5) por videoconferência, os secretários colocaram o ministro contra a parede: reclamaram da demora na tomada de decisões e arrancaram  de Teich compromissos que contrariam o presidente Jair Bolsonaro.

Na reunião da última terça-feira, o ministro precisou lidar pela primeira vez com os 27 secretários que não pouparam cobranças: os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) chegam em quantidade muito pequena a estados e municípios; o ministério habilita poucos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a oferta de testes é pequena e o governo federal não ajuda no financiamento de hospitais de campanha.

Na ocasião, o ministro informou que encomendou de empresas nacionais 14.100 respiradores, com entrega de 200 unidades por semana. A informação frustou os secretários: eles só receberiam todos os aparelhos em 2021.

Mas o principal pedido feito ao ministro deve incomodar o presidente Bolsonaro. Para os secretários o governo federal precisa declarar-se explicitamente a favor do isolamento social, cuja defesa resultou na demissão de Mandeta.

Para os secretários, é 'impossível'  que estados e municípios mantenham uma orientação diferente da do governo federal. Eles, então, arrancaram de Teich a promessa de que o Ministério da Saúde produzirá uma peça publicitária recomendando o isolamento em todo Brasil. As peças devem ser regionais para se adaptar às necessidades de cada estado.

UOL - foto: Uesiel Marcelino

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

LAPAC

LAPAC

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

.ESPAÇO FABRÍCIA LAINE

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

DR. KARSON

DR. KARSON

Arquivo

Tecnologia do Blogger.