quarta-feira, 6 de maio de 2020

Cala a boca já morreu! A quem interessa calar a imprensa?

Jornalistas tem sido alvos de agressões e insultos de quem não aceita o exercício da democracia.

Por: Fátima Almeida/ Blog É Assim
Cala a boca! A expressão gritada para um grupo de jornalistas, no já tradicionalmente conturbado encontro no ‘cercadinho’, não foi o primeiro (nem será o último) insulto que o presidente Jair Bolsonaro fez à imprensa nos seus 590 dias de governo. Mas me causou espanto com tamanha ousadia.
O episódio acontece dois dias depois que uma equipe do Estadão foi agredida em serviço por ativistas bolsomínions; três dias depois que um grupo de profissionais de saúde que fazia uma manifestação silenciosa, por condições de trabalho, foi igualmente agredida por “pessoas de bem” vestidas de verde-amarelo; semanas, meses após uma sequência de agressões que se repetem, cada dia com mais frequência, com mais ousadia e com mais gravidade, na tentativa de intimidar e fazer calar a imprensa ou qualquer voz de qualquer cidadão que se contraponha ou questione o pensamento do palácio central.
Essas agressões acontecem no mesmo compasso com que um presidente ‘grosseiro’ (palavra dele) ataca, incita o caos e minimiza os atos de violência praticados por sua turma. “Foi só uma agressão verbal”, disse ele à empresária “do bem”, que humilhou, insultou e por pouco não foi às vias de fato contra a enfermeira que a encarou silenciosamente, sem reagir.
O ‘cala a boca’ do presidente não foi um deslize; uma falha de linguagem. A frase autoritária repetida duas vezes, de forma descompensada, foi, de fato, a expressão indubitável do que o governo Bolsonaro e seus seguidores vêm tentando desde o início: calar a voz da democracia, numa campanha birrenta e obstinada de perseguição e tentativa de demonização da imprensa.
A quem interessa desacreditar o trabalho do jornalismo? Eu diria que interessa a quem não quer prestar contas à sociedade; a quem tem algo a esconder ou a quem não quer o povo esclarecido e bem informado.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

LAPAC

LAPAC

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

SALVAGGIO PERFUMES

SALVAGGIO PERFUMES
Instagram: @SALVAGGIOPERFUMES

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

Arquivo

.

.
Tecnologia do Blogger.