sábado, 4 de janeiro de 2020

Liturgia Diária: A semente de Deus em nós


Texto retirado da página Papista, no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: sábado do Tempo do Natal - Ano A

1Jo 3,7-10
Salmo 98(97)
Jo 1,35-42

Seguindo o caminho da reflexão de São João sobre a filiação divina, a Liturgia de hoje nos fala sobre o que é, de fato, ser filho de Deus. 

Na primeira leitura, São João nos fala sobre o que é ser filho de Deus. Quem é filho de Deus, diz o Evangelista, carrega em si a semente de Deus. A palavra usada por São João é 'sperma' (σπέρμα). Ou seja, em sua analogia biológica, São João quer nos ensinar que carregar a 'semente de Deus' é muito mais do que simbólico. É uma realidade espiritual. 

Carregar a centelha divina é carregar parte de Deus em nós. É isso que nos permite ser filhos de Deus. Também é por isso que carregamos tamanha responsabilidade. É preciso discernir e reconhecer o Senhor e a semente que carregamos. É uma bênção que demanda a nossa vigilância eterna. 

É uma bênção que também demanda nossa eterna esperança. O cristão, uma vez sabendo que carrega em si mesmo a semente do amor de Deus, não pode ser triste ou desesperançoso. Ele precisa discernir e, uma vez reconhecendo a si mesmo como filho de Deus, dar testemunho de sua alegria com a sua vida. 

Cantamos no Salmo que o canto novo do nosso testemunho é pelo que o braço do Senhor alcançou, ou seja, nossos corações e almas que carregam a Sua semente.

O Evangelho de hoje nos traz o reconhecimento dos filhos de Deus. São Josemaría Escrivá dizia que os santos eram pecadores que continuaram tentando. Deus escolhe como discípulos homens simples, pecadores como todos os outros, mas que se reconheciam filhos de Deus, ou seja, pequenos demais para o trabalho na vinha do Senhor, mas dispostos a tudo para continuar no amor do Pai. E os pequenos na terra serão os maiores no Reino dos Céus. 

Assim será, conforme disse o Senhor. Carregamos em nós a semente do amor do Pai. Reconhecê-la é reconhecer em nós a essência divina e nos permitir que o Senhor nos transforme, definitivamente, em filhos de Deus. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

Arquivo

.

.
Tecnologia do Blogger.