sábado, 2 de novembro de 2019

Editor do blog foi convidado para ser patrono dos concluintes do Maurício Freire 2019

Na tarde  desta sexta-feira (1º), o editor deste blog recebeu em sua residência, uma equipe de concluintes do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Freire, que está fazendo 90 anos de existência.  A comissão nos convidou para ser patrono  da turma concluinte daquele Educandário. Convite prontamente aceito.

O editor deste blog já foi diretor das Escola Estadual Maurício Freire por três vezes.


A Bíblia e a oração pelos mortos: Teria Paulo orado por um amigo morto?

Por José Ibiapina

Neste dia de finados, diversos questionamentos costumam surgir nos meios cristãos, tais como: "para onde vamos após a morte?", "os mortos estão conscientes?", "os mortos podem interceder?", "o purgatório tem base Bíblica?" etc. Pretendemos responder a todos estes questionamentos na série de artigos que estamos preparando para o próximo ano. Hoje, porém, discorreremos sobre o modo como a Bíblia encara a oração pelos mortos.

A oração pelos mortos está descrita expressamente no Antigo Testamento, especificamente em 2Mc 12:39-45, numa passagem ocorrida há cerca de 200 anos antes da encarnação de Jesus. Narra-se aí que alguns soldados judeus foram encontrados mortos num campo de batalha, tendo debaixo de suas roupas objetos consagrados aos ídolos, o que era proibido pela Lei. Então Macabeus mandou fazer uma coleta para que fosse oferecido em Jerusalém um sacrifício pelos pecados desses soldados, na esperança que poderiam ser perdoados. O sacrifício, conforme relata a própria Escritura, teve como pressuposto a forte crença na Ressurreição, sendo isto, inclusive, uma prova da evolução teológica de Israel sobre o tema, que viria a culminar com os ensinamentos de Jesus [1].

A objeção mais comum a esta passagem é a de que, diferentemente do que pensam as comunhões Católica e Ortodoxa, para as denominações surgidas a partir da Reforma Protestante o livro de 2Mc seria apócrifo. Contudo, historiadores respeitados, inclusive destas denominações, afirmam que a Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento), na qual se encontrava, além de outros livros, 2Mc, era a versão utilizada pela maioria dos primeiros cristãos, sendo que diversas das citações de São Paulo ao AT parecem ser retiradas dela, conforme reconhecido pela SBB, uma das maiores editoras evangélicas do Brasil [2]

De fato, tudo leva a crer que Paulo conhecia essa passagem, pois em I Cor 15:29 ele  traça um nítido paralelo com  2Mc 12,44 --> I Cor 15:29 - "Que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitarem?" // 2Mc 12,44 - "Se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles". Tal paralelo fica ainda mais evidente quando percebemos que algumas vezes a Bíblia refere-se a Batismo como sofrimento (Mc 10:38-39; Lc 12:50) e que era comum Paulo citar 2Macabeus (cf. o paralelo entre Hb 11:35 e 2Mc 7:1-29). Parece-nos, portanto,que em I Cor 15:29 Paulo fala daqueles que oferecem oblações/oram pelos mortos, confiando na ressurreição destes.

Como se não bastasse, temos evidências bíblicas que o próprio Paulo teria orado por um morto. Em  2Tm, São Paulo, como fazia com frequência, lembra alguns eventos de suas viagens missionárias. Ao final do 1º capítulo, ele fala sobre Onesíforo, um cristão de Éfeso que ajudou o apóstolo durante a sua passagem pela cidade [3]. O tom da passagem (2Tm 1,16-18) [4] é de quem lembra com carinho um amigo que morreu. O apóstolo encerra o capítulo orando para que Deus tenha misericórdia da casa de Onesíforo e do próprio Onesíforo  "naquele Dia", ou seja, no dia do juízo, dando a entender que o amigo estava morto

A conclusão de que Onesíforo estava morto quando Paulo orou por ele é fortalecida pela constatação de que, no final da mesma carta, Paulo enumera as pessoas para quem Timóteo deveria levar os cumprimentos do apóstolo, quais sejam: "Prisca, Áquila e a família de Onesíforo" (2Tm 4:19) [5]. Enquanto os outros são citados pessoalmente, apenas a família de Onesíforo, e não o próprio, é citada. Alguns podem argumentar que Onesífero poderia estar viajando, por isso Paulo mandou que Timóteo saudasse a família dele. Contudo, tal alegação não merece prosperar, pois, já no versículo seguinte, Paulo enumera expressamente os discípulos que estavam em outras cidades, sem citar Onesíforo como sendo um deles (2Tm, 4:20) [6]

CONCLUSÕES
Em 1Cor 15:29, o Apóstolo Paulo traça um nítido paralelo com  2Mc 12,44, dando a entender que não só conhece, como também se remete à conduta de Judas Macabeus de orar pelos mortos. Isso é confirmado pelo modo como se reporta a Onesíforo, amigo pelo qual orou, ao que tudo indica, quando já estava morto. 

PS: dúvidas devem surgir sobre como essas orações poderiam beneficiar aqueles que já morreram, o que pode ser respondido, inclusive, com passagens de cartas do Apóstolo Paulo. Contudo o artigo ficaria muito longo, de modo que o tema ficará para outra oportunidade.

REFERÊNCIAS

[1] Sobre a evolução histórica do tema entre o povo de Israel, recomendamos o breve texto do padre Elílio Júnior: https://www.facebook.com/apologistas/posts/722108278272649.
[2]. Sociedade Bíblica do Brasil: https://www.sbb.org.br/a-biblia-sagrada/destaques-da-historia-da-traducao/?fbclid=IwAR0Uj_IvC_BpNGrfc7JKRy_zBn5T1vZFJiFNCexN2AmVgLA6C7AC-xKUrpE
[3] Tivemos acesso a essa análise por meio da página Papista, no Facebook: https://www.facebook.com/umpapista/posts/2404912843062529
[4] 2Tm 1,16-18 --> "O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias. Antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou. O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E, quanto me ajudou em Éfeso, melhor o sabes tu."
[5] 2Tm 4,19 -->  "Saúda a Prisca e a Áqüila, e à casa de Onesíforo".
[6]  2Tm 4,19 --> "Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto."

O Blog do Silvério Alves ultrapassou a marca dos 4 milhões de acessos

O Blog do Silvério Alves que completará  8 anos de existência no dia 15 de fevereiro de 2020, ultrapassou os 4 milhões de acessos, um grande feito para todos nós que fazemos esse veículo de comunicação digital, cujo lema é a moderação e a credibilidade, tendo como objetivo promover especialmente a nossa querida cidade, São paulo do Potengi e a região potengiense.

Somos o blog mais acessado de toda a região, incluindo também o facebook e o instagram do blog.

Em primeiro lugar, nosso agradecimento ao Pai de Infinita Misericórdia, aos nossos colaboradores e aos milhares de leitores. Continue acessando.

Silvério Alves

Herísson Bezerra

Silvério Filho

Escola São Francisco lança Edital para bolsas de estudo




O Edital nº 001/2019, que trata das normas para o Processo Seletivo para Bolsas de Estudo (PRO-SESF) e o Processo Seletivo dos Anos Iniciais da Sociedade Educadora São Francisco (Provinha SESF) foi divulgado no final da tarde deste dia 1º de novembro de 2019.


Para visualizar o documento acesse a Página de Processos Seletivos da SESF.


As provas ocorrerão no dia 1º de dezembro de 2019, na própria escola. Os detalhes estão no Edital disponibilizado.

Para conferir o Edital, clique aqui.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Programação do Dia de Finados, em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos do cemitério de sao paulo do potengi
Neste sábado, dois de novembro, dedicado aos que já partiram pra eternidade, a programação religiosa é a seguinte: às 8 horas e às 19 horas, Padre Ramos celebra a Santa Missa na Matriz de São Paulo.

A partir das cinco horas da manhã, o Cemitério  Parque da Paz estará aberto para visitação pública.

Teremos outras informações.

Próxima segunda-feira (4) haverá o Bazar da Loja Jota Flor, com sensacionais promoções

Na próxima segunda-feira, 4 novembro, a partir das 8 horas, a Loja Jota Flor de São Paulo do Potengi, que dispões de uma grande variedade de roupas masculinas e femininas, realizará um Bazar no antigo prédio do Centro Lítero Recreativo, localizado na Rua Bento Urbano (centro), em nossa cidade.

Os produtos serão vendidos por preços baixíssimos através de sensacionais promoções. Cliente amigo(a) você não pode perder essa grande oportunidade  de comprar roupa boa e barata. Não perca o Bazar da Jota Flor.

Hospital Regional de São Paulo do Potengi está com a escala de médicos completa para novembro

Resultado de imagem para fotos do hospital regional de sao paulo do potengi
A secretária municipal de Saúde, Dailva Bezerra informou ao blog, que a escala dos médicos está completa para o mês de novembro, que está começando hoje (1º) no Hospital Regional de São Paulo do Potengi. Dois médicos por dia.

Dailva nos disse também,  que os internamentos naquela Unidade Hospitalar estão acontecendo normalmente. 

A escala completa para o mês de novembro inteiro já o resultado da parceria fechada, entre os municípios da Região do Potengi e o Governo do RN. Vale dizer que dos 60 plantões mensais, a Prefeitura local (gestão Naldinho) assumiu 30 plantões.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Femurn lança Nota de Esclarecimento sobre polêmica com Governo do Estado e reportagens


 NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude das diversas matérias veiculadas na imprensa local, após a realização da Assembleia Extraordinária da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, convocando os seus filiados para o último dia 24 de outubro, esta Federação presta os seguintes esclarecimentos:

1. A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN e os Prefeitos Municipais do Estado do RN, em nenhum momento expressaram ou expressam qualquer interesse pelo cancelamento/encerramento de quaisquer programas de estímulo para o desenvolvimento da indústria potiguar. Muito pelo contrário, os nossos gestores municipais reconhecem a importância da competitividade que o RN deve proporcionar perante os Estados vizinhos para que se possa atrair novas indústrias – e, automaticamente, gerar novos empregos, contemplando todas as regiões do nosso Estado. Os municípios norte rio-randenses, porém, não suportam a perda de recursos da sua segunda fonte mais importante de arrecadação, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sem que ocorra uma imediata, devida e necessária compensação financeira por essa perda, uma vez que já estão ocorrendo fortes impactos negativos em suas receitas, inviabilizando as contrapartidas de parcerias administrativas inclusive com o próprio Estado, já incorporadas, no cotidiano da vida dos seus munícipes.

2. Os Gestores dos Municípios Potiguares declaram-se surpresos, ofendidos e prejudicados pela diminuição da sua cota parte do ICMS a partir do mês de setembro, quando o Governo do Estado instituiu renúncia fiscal às Indústrias, através de um decreto – diferentemente, de Estados vizinhos, que editaram leis para implementar os seus Programas de Incentivo Fiscal.

3. A solicitação dos Prefeitos Municipais do RN, portanto, é para que o Governo do Estado ofereça uma medida paralela e compensatória para não sacrificar os Municípios Potiguares, que já se encontram com as suas capacidades financeiras de custeio e investimento completamente comprometidas nos dias atuais.

4. Os Gestores Municipais do Rio Grande do Norte procuraram diálogo e entendimento com o Governo do Estado desde o dia 10 de setembro, em encontros entre uma Comissão Representativa de Gestores dos Municípios, constituída de diretores da FEMURN e das Associações Regionais de Municípios, e outros Prefeitos indicados, contando também com o apoio da Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa do RN.

5. Durante este período, três reuniões com o Governo do Estado foram realizadas entre os dias 10 de setembro e 11 de outubro. No último encontro, o Executivo Estadual reconheceu a perda dos municípios no valor de R$ 7,1 milhões/mês, através da renúncia fiscal instituída no decreto no. 29.030/2019, e apresentou uma proposta de compensação financeira através de repasses a serem pagos de forma parcelada até dezembro/2019 e outra parte no 1º Semestre/2020, direcionados à área da saúde. Na proposta do Governo do Estado, a compensação financeira aos municípios seria de R$ 20 milhões – enquanto as perdas para os municípios, se somados os valores para os próximos 12 meses, ultrapassarão R$ 85 milhões. Além disso, os valores propostos (20 milhões) seriam repassados aos municípios em formato de atualização da Atenção Básica da Saúde e do Programa Farmácia Básica dos anos de 2019/2020. Diga-se de passagem, repasses já de obrigação constitucional do Estado, conforme relação tripartite entre os entes federativos. Portanto, direito já constituído dos Municípios.

6. No encontro do dia 11 de outubro, diferentemente do que o Governo afirmou que a proposta tinha sido aceita pelos Gestores, a Comissão de Prefeitos optou por receber a proposta do Executivo Estadual para, então, deliberar com os prefeitos potiguares, em uma Assembleia Extraordinária, a qual ocorreu no dia 24 – uma vez que entre os dias 11 e 20 de outubro, os Prefeitos Municipais optaram, prioritariamente, por se dedicar à pauta Nacional da Cessão Onerosa, no Congresso Nacional, de grande importância para os Municípios Brasileiros. Somente após a garantia da pauta nacional, os gestores decidiram retomar a pauta Municipalista Estadual.

7. Ademais, a FEMURN reforça o interesse pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento da Indústria no RN (PROEDI), dentro da legalidade. Mas também esclarece que esta Federação representa os Municípios Potiguares e a decisão dos gestores municipais, em Assembleia Extraordinária, foi: a) Pela não aprovação da proposta apresentada pelo Governo do Estado; b) Por promover uma Gestão Política junto a Assembleia Legislativa do Estado em favor dos Municípios; c) Envidar os esforços necessários para orientar pela garantia, através do Assessoramento Jurídico, da inviolabilidade dos Direitos/Recursos dos municípios do nosso Estado.

FEMURN - Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte


TBT: Editor do Blog entrevistou o proprietário do UniFacex

No último dia 23 de outubro por ocasião da assinatura  do Convênio entre o Colégio São José de nossa cidade e a UNIFACEX, uma das melhores Universidades de Natal  e de todo o Rio Grande do Norte, o editor deste blog entrevistou na Rádio Potengi AM, o Chanceler da Instituição Universitária, senhor José Maria Figueredo.

A parceria possibilita o Colégio São José a oferecer aos potengienses, Cursos Superiores e de pós-Graduação, a partir do próximo ano.

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.