sábado, 14 de setembro de 2019

Breve Catequese Católica: O mistério da Cruz

Breve Catequese Católica
Texto retirado da Página “Papista” no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: Festa de Exaltação da Santa Cruz - Ano C

O Mistério da Cruz

Nm 21,4-9
Salmo 78(77)
Fl 2,6-11
Jo 3,13-17

Na Liturgia de hoje, louvamos o Senhor crucificado por nós, refletindo no mistério da Cruz. 

Na primeira leitura, Deus ordena que Moisés construa uma serpente de bronze para curar o povo do veneno das cobras. Deus demonstra que pode erguer o símbolo do mal para curar o veneno do pecado do homem. Tal ação seria lembrada pelo Senhor no Evangelho de hoje de forma profética. 

Cantamos no Salmo que é o Senhor que nos cura e retira o veneno do mal que causamos a nós mesmos e ao próximo. É pela Sua misericórdia que ganhamos nova vida. Nós que falamos de amor a Deus da boca para fora, pois nossos atos não refletem nossas palavras, ganhamos nova chance no encontro com o Senhor na Cruz. 

Apenas participando do Mistério da Cruz é que percebemos o preço da nossa redenção e podemos dizer 'sim' a uma nova vida. Esse mistério, como nos mostra o lindo hino da Carta aos Filipenses, é a 'kenosis', o esvaziamento do Senhor de Si mesmo. Sendo Deus, Ele não precisava se submeter, mas o fez por amor, permitindo que Sua natureza divina participasse da dor terrena da Cruz. 

Esse é um amor maior do que se pode conceber, como o Evangelho deixa bem claro. O Filho veio morrer por nós. O mínimo que precisamos fazer é viver a 'kenosis', diminuindo a nós mesmos, sendo humilhados na terra para sermos exaltamos nos Céus. O que era prefiguração na serpente no deserto, agora nos cura do pior dos venenos e dá a vida eterna. 

Que o glorioso mistério da Cruz seja o nosso destino em vivência cristã. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

São Paulo do Potengi já vive o clima do Potengi Fé 2019

São Paulo do Potengi já vive um clima bastante positivo, em torno da realização da 10ª Edição do Potengi Fé, que acontecerá logo mais  a partir das 20 horas, na quadra do Colégio São José, em nossa cidade. No finalizinho da tarde deste sábado (14), um arrastão Mariano percorreu o centro de nossa comunidade, lembrando os 10 anos da festa pra Jesus, convidando todos os potengienses para participar do Potengi Fé 2019.

Quem aconselha Bolsonaro a jogar o jogo, aconselha mal

No Twitter,  a deputada estadual (PSL)  Janaina Paschoal  que foi uma das autoras do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff comentou sobre o acordão do governo para travar a Lava Jato com a desculpa de destravar a economia.
“Quem aconselha o Presidente Jair Bolsonaro a ‘jogar o jogo’, sendo conivente com as práticas que sangraram a nação, aconselha mal. Ainda que se consigam avanços na área econômica, esses avanços serão literalmente ‘comidos’ pela safadeza institucionalizada”, disse.

Alexandre Peixe reúne amigos para falar sobre pré-candidatura


O atual Secretário Municipal de Administração de São Paulo do Potengi, Alexandre Peixe, reuniu alguns amigos para falar sobre sua pré-candidatura a Prefeito de nossa cidade e pediu sugestões para trabalhar seu nome com o intuito de representar o grupo político de situação.

Na reunião, Alexandre salientou que a decisão sobre uma possível candidatura ficará por conta do grupo político do Prefeito Naldinho, em união com os demais pré-candidatos.

“Estou disposto a ser o candidato do grupo de Naldinho, mas também estou disposto a votar em quem o povo decidir para representar a situação em 2020”, destacou.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Miguel Salustiano, vice-prefeito de São Tomé, foi homenageado pela Assembléia legislativa do RN

Em sessão solene realizada nesta quinta-feira, 12, por proposição do deputado estadual Francisco do PT, a Assembleia Legislativa do RN homenageou o Sinte-RN, em função da comemoração aos “30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE/RN”.
Dentre os homenageados, o vice-prefeito do município de São Tomé, professor Miguel Salustiano, recebeu uma comenda.
Na foto acima, Miguel ladeade pela governadora Fátima e pelo deputado Francisco do PT.
Com informações de Lucas Tavares

Hospital Badim pega fogo no Rio de Janeiro: 11 pacientes morreram

Incêndio no hospital Badim na Tijuca na Rua São Francisco Xavier pacientes são evacuados, camas chegaram a ser montadas no meio da rua, na noite desta quinta-feira (12) no Rio de Janeiro, RJ. — Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
No começo da noite desta quinta-feira, 12 de setembro, o Hospital Badim, próximo ao Maracanã, no Rio de Janeiro pegou fogo, sendo que 11 pacientes morreram vítimas do incêndio.

Tudo indica que o fogo teve início devido um curto-circuito em um gerador localizado no subsolo do referido prédio.  Os bombeiros agiram rapidamente controlaram  a situação, porém ll pessoas que estavam internadas na CTI da unidade hospitalar, pertencente a rede privada, perderam a vida. No momento da tragédia 103 paciente estavam internados e 224 funcionários trabalhavam no local.

Com informações do G1 - Foto: Celso Pupo/Foto Arena/Estadão Conteúdo

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Breve Catequese Católica: O sofrimento do Corpo de Cristo


Breve breve Catequese Católica
Texto retirado da página “Papista”, no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: segunda-feira da vigésima terceira semana do Tempo Comum - Ano C

O sofrimento do Corpo de Cristo

Cl 1,24–2,3
Salmo 62(61)
Lc 6,6-11

A Liturgia de hoje nos revela uma dimensão especial da Igreja como corpo de Cristo. Nela passamos tribulações, mas nela somos curados e salvos. 

Na primeira leitura, São Paulo nos fala sobre "completar na própria carne o que falta das tribulações de Cristo". Esse versículo costuma confundir alguns fiéis. O sacrifício de Cristo é perfeito e em nada falta. São Paulo se refere ao que os fiéis ainda precisam passar para fazer parte da união perfeita da Igreja e Nosso Senhor Jesus Cristo. A união em um só corpo, ensina o apóstolo, é o caminho da salvação. 

Essa salvação, cantamos no Salmo, é a perfeita união da Igreja com o Senhor. NEle somos salvos e só nEle nossa alma descansa. No Senhor encontramos repouso mesmo em meio às tribulações. 

No Evangelho de hoje, o Senhor demonstra como a Igreja é um corpo unido (Rm 12,5) e que se ajuda, pois se um membro da Igreja sofre, todos sofrem, mas se um se alegra, todos se alegram (1Cor 12,26). O sofrimento do corpo de Cristo é o caminho da nossa purificação. 

O Senhor nos cura através da tribulação, um mistério que não pode ser contido por preceitos legais. O Senhor dispensa a Sua Graça quando é melhor para nós, mesmo que não saibamos como, quando ou o porquê. Da mesma forma, nós, parte do corpo de Cristo, devemos cuidar uns dos outros sem esperar nada e sem legalismo. É o único caminho para que nenhuma vida se perca. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

João Cabral apresentará sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo do Potengi no dia 28 de setembro

Resultado de imagem para fotos de joao cabral com a governadora fatima bezerra
No próximo dia 28 de setembro (19 horas) no Podium Recepções, em nossa cidade, o vereador João Cabral (PT), apresentará sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo do Potengi, nas eleições municipais do próximo ano. 

Na oportunidade também serão apresentados os pré-candidatos  ao Legislativo local pela legenda e será dada posse a nova diretoria do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores.

SPP News

Chuvas em Natal e em outros municípios do RN chegaram aos 30 mm nas últimas 24 horas.

Resultado de imagem para imagens de chuva no potengi
O balanço diário da meteorologia registra chuvas em 23 postos pluviométricos, desde a manhã dessa quarta-feira(11) até a manhã desta quinta-feira (12), em três regiões do Estado. Na mesorregião Central choveu em São Bento do Norte, 5,0 mm; Macau, 1,9 mm; Pedro Avelino; 1,3 mm e Cerro Cora, 0,3mm
Na mesorregião Agreste choveu em Parazinho, 11,2mm; Ielmo Marinho, 10,0 mm; João Câmara, 9,1 mm; Monte Alegre, 7,0mm e Bom Jesus, 5,2mm. No Leste choveu mais em Extremoz, 30,1mm, Natal, com 27,9mm e Parnamirim(Base Física da EMPARN) 23,3mm. Em Ceará-Mirim choveu 20,0mm.
As informações são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn).

Cientistas descobrem água pela primeira vez em planeta exrassolar habitável

Água foi descoberta pela primeira vez na atmosfera de um planeta extrassolar, ou seja que orbita uma estrela que não nosso Sol, com temperaturas semelhantes as da Terra que poderiam sustentar a vida como a conhecemos, segundo anunciaram cientistas na quarta-feira.
Duas vezes maior que a Terra e com oito vezes a sua massa, o K2-18b orbita na “zona habitável” de sua estrela à distância — nem muito longe nem muito perto — onde a água pode existir em forma líquida, disseram os cientistas à revista Nature Astronomy .
— Este planeta é o melhor candidato que temos fora do nosso sistema solar [na busca por sinais de vida] — disse a astrônoma da University College London e co-autora do estudo, Giovanna Tinetti. — Não podemos afirmar que haja oceanos na superfície, mas é uma possibilidade real.
Dos mais de 4.000 exoplanetas detectados até o momento, este é o primeiro conhecido a combinar uma superfície rochosa e uma atmosfera com água. A maioria dos exoplanetas com atmosferas são bolas gigantes de gás, e os poucos planetas rochosos parecem não ter atmosfera. Mesmo se tivessem, a maioria dos planetas semelhantes à Terra está muito longe de suas estrelas para ter água líquida ou tão próximo que a água teria evaporado.
Descoberto em 2015, o K2-18b é uma das centenas de chamadas “super-Terras” — planetas com até dez vezes a massa da nossa — detectada pela sonda Kepler da NASA. Espera-se que missões espaciais futuras detectem mais centenas nas próximas décadas.
Condições
— Encontrar água em um mundo potencialmente habitável que não seja a Terra é incrivelmente emocionante — disse o principal autor da pesquisa, Angelos Tsiaras, também da UCL.
Trabalhando com dados espectroscópicos (que medem a interação entre a radiação eletromagnética e a matéria) capturados em 2016 e 2017 pelo Telescópio Espacial Hubble, Tsiaras e sua equipe usaram algoritmos de código aberto para analisar a luz das estrelas filtrada na atmosfera do K2-18b. Eles encontraram a assinatura inconfundível de vapor de água.
Exatamente quanta água ainda é incerto, mas os modelos por computador sugerem concentrações entre 0,1% e 50%. Em comparação, a porcentagem de vapor de água na atmosfera da Terra varia entre 0,2% acima dos pólos e até 4% nos trópicos.
Também havia evidências de hidrogênio e hélio. Nitrogênio e metano também podem estar presentes, mas com a tecnologia atual não é possível detectar, disse o estudo.
Mais pesquisas serão capazes de determinar a extensão da cobertura de nuvens e a porcentagem de água na atmosfera.
A água é crucial na busca pela vida, em parte porque transporta oxigênio.
— A vida como conhecemos é baseada na água—, disse Tinetti.
Busca
K2-18b orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 110 anos-luz de distância — um milhão de bilhões de quilômetros — na constelação de Leão da Via Láctea, e provavelmente é bombardeado por radiação mais destrutiva que a Terra.
— É provável que esta seja a primeira de muitas descobertas de planetas potencialmente habitáveis— disse o astrônomo da UCL Ingo Waldmann, também co-autor do estudo.
Segundo ele, isso não é apenas porque super-Terras como K2-18b são os planetas mais comuns em nossa galáxia, mas também porque anãs vermelhas — estrelas menores que o nosso Sol — são as estrelas mais comuns.
A nova geração de instrumentos de observação espacial, liderados pelo Telescópio Espacial James Webb e pela missão Ariel, da Agência Espacial Européia, será capaz de descrever as atmosferas de exoplanetas com muito mais detalhes.
Ariel, prevista para um lançamento em 2028, exibirá cerca de 1.000 planetas, uma amostra grande o suficiente para procurar padrões e identificar discrepâncias.
— Mais de 4.000 exoplanetas foram detectados, mas não sabemos muito sobre sua composição e natureza — disse Tinetti. — Observando uma grande amostra de planetas, esperamos revelar segredos sobre sua química, formação e evolução.
O Globo

Adriana Nascimento lançará 'A Trombeta' no próximo dia 5 de outubro

Resultado de imagem para imagens de adriana nascimento com silverio alves blog do silveio alves
No próximo dia 5 de outubro, a partir das 20 horas, no Espaço de Festas Algo Mais, em São |Paulo do Potengi,  a nossa amiga blogueira Adriana Nascimento (Riachuelo em Ação) lançará pra todo Rio Grande do Norte e para o mundo, um projeto de comunicação digital bastante arrojado. Trata-se do Site "A Trombeta".

Adriana está trabalhando a todo vapor nos preparativos do evento, que contará com a presença de autoridades, patrocinadores e convidados de Natal, Riachuelo, São Paulo do Potengi e de várias outras cidades do nosso estado.

O editor deste blog agradece o convite, confirma presença e deseja tudo de bom a nossa confrade na sua mais nova empreitada.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Lula será ouvido pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva leva ao mão ao peito durante uma missa-ato em homenagem a sua mulher Marisa Letícia, falecida em 2016. A cerimônia, comandada de uma espécie de carro de som, foi realizada nos aforas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, transformado em 'bunker' desde quinta-feira, quando Lula recebeu a ordem de prisão de determinada pelo juiz federal Sérgio Moro.
Lula será ouvido pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) na próxima terça-feira, dia 17, em Curitiba, onde está preso na sede da Polícia Federal.
Luis Inácio Lula da Silva falará no âmbito de uma sindicância aberta em julho para analisar a suposta violação de seus direitos de defesa.
“A defesa do ex-presidente Lula entende que será uma oportunidade para aprofundar o debate técnico sobre as denúncias de grosseiras violações de direitos humanos que ele vem sofrendo no âmbito da operação Lava Jato”, diz uma nota divulgada pela defesa do ex-presidente da república.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Prefeitura de São Paulo do Potengi ajuda a Copa CIFOP de Futebol de Campo com 5 mil reais

Na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro, aconteceu uma importante reunião na Prefeitura de nossa cidade, entre o gestor municipal Naldinho e o diretor do CIFOP, Edmílson. Na oportunidade ficou acertado o apoio do Executivo potengiense  no valor de 5 mil reais para Copa CIFOP de Futebol de Campo, que está acontecendo em São Paulo do Potengi. Os recursos são para  o pagamento da premiação aos melhores colocados no certame.

A Copa será encerrada no próximo domingo (15), numa disputa entre os times do São Paulo (Novo Juremal) e União de Lagoa Comprida, tendo como local o campo do Novo Juremal.

Potengiense é aprovada na prova da OAB

São Paulo do Potengi e Região contará com mais uma advogada. Trata-se de Stefanny Alves, aprovada no XXIX Exame Unificado da OAB, cujo resultado saiu hoje à tarde. 

Stefanny, que passou na prova antes de terminar o Curso de Direto, é filha de Emanuel de Seu Elino e Cristiane. 

Parabéns! 

Safra de grãos deve fechar 2019 com crescimento de 5,9% , diz IBGE

A produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar 2019 com um crescimento de 5,9% em relação ao ano anterior. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país deve ter uma safra recorde de 239,8 milhões de toneladas neste ano, ou seja, 13,3 milhões a mais do que em 2018.
No levantamento anterior, realizado em julho, a estimativa era um pouco menor, de 239,7 milhões de toneladas, ou 5,8% a mais do que no ano anterior.
De acordo com o IBGE, a alta de 5,9% deve ser puxada pela produção de milho, que deve crescer 21,5% em relação ao ano anterior. As outras duas grandes lavouras de grãos devem ter queda: soja (-3,9%) e arroz (-12,7%).
Entre as outras lavouras de grãos em que se estima produção acima de 1 milhão de toneladas, deverão fechar o ano com alta o algodão (32,4%), o sorgo (13,9%) e o trigo (9,5%). O feijão, por outro lado, deve ter queda de 1,1% no ano.
Agência Brasil - Foto: Elza Fiúza

Banda Renascer estará neste sábado (14) no Potengi Fé, em São Paulo do Potengi

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Igor Rodrigo e Sinara Kaline, pessoas sorrindo, texto
A Banda Renascer de nossa cidade, comandada por Aprígio Neto, participará da 10ª Edição do Potengi Fé (o maior evento católico da ribeira potengiense), que acontecerá no próximo sábado, 14 de setembro, a partir das 20 horas, na quadra de esportes do Colégio São José, em nossa cidade. 

O Show Louvor também contará com  a animação do cantor Cosme e da cantora Adriana Arydes, ela que estará pela primeira vez em nossa comunidade. Ambos conhecidos nacionalmente.

O ingresso custa apenas 20 reais e está sendo vendido no Colégio São José, na Secretaria Paroquial  e na Casa da Missão.

A realização é da Obra de Maria, Missão Potengi e da Paróquia de São Paulo Apóstolo.

Participe, leve sua família, convide os amigos.

Cobertura completa aqui no blog.

São Pedro: Escola Estadual Pedro Alexandrino realizará sua IV FECTEC

A Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino localizada na cidade de São Pedro/RN, realizará nesta quarta-feira, 11 de setembro das 13 horas às 17 horas, sua IV Feira de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa da direção (diretora Joana, vice-diretor Chiquinho), professores , alunos e funcionários daquele Educandário. 

O evento científico e cultural será aberto a visitação pública. Vale a pena conferir.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Prefeito Naldinho sanciona Lei que torna Área Urbana, os Bairros Santa Luzia e Monsenhor Expedito

O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, sancionou nesta segunda-feira (9), no seu gabinete na Prefeitura local, a Lei Municipal nº 983 de 09 de setembro de 2019, que torna Área Urbana os Bairros Santa Luzia e Monsenhor Expedito localizados em nossa cidade.  O gestor municipal nos disse que a Lei tem como principal objetivo, melhorar a qualidade de vida dos moradores dos dois Bairros.

Menino pega 'carona' com Bolsonaro no Desfile do 7 de Setembro

A primeira quebra de protocolo do presidente Jair Bolsonaro no desfile de 7 de setembro deste sábado, em Brasília, não estava planejada: o estudante Ivo Cezar Gonzaga, de 9 anos, corria pelo gramado da Biblioteca do Senado tentando acompanhar o Rolls-Royce presidencial quando foi chamado para subir a bordo do conversível.
Ivo mora com os pais na Vila Planalto, região localizada a menos de 2 km do Palácio do Planalto. A família dele chegou ao desfile às 8h45, poucos minutos antes da “carona” presidencial.
“Eu estava correndo para dar tchau para ele. Ele me reconheceu, porque já tinha me visto no [evento] Moto Capital, e me chamou. Ele mandou o segurança me pegar para me colocar dentro do carro”, contou o menino, vestido com a camisa 10 da seleção brasileira.
Ivo acompanhou todo o desfile no palanque presidencial, ao lado de Bolsonaro e dos convidados do Palácio do Planalto. Ele disse que tirou foto “com um montão de ministros”, como Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).
“Hoje foi o melhor desfile de todos, porque isso nunca tinha acontecido na minha vida. Conhecer os políticos, andar no carro do Bolsonaro, poder ver as viaturas de perto. Foi um dia muito legal.”
A mãe dele disse que Ivo tentou fazer um registro da outra vez em que encontrou Bolsonaro, mas não conseguiu. “Hoje, foi mais que uma foto. Vai influenciar na vida dele”, afirmou.
Clic RDC - Foto: Fábio Rodrigues - Agência Brasil

Prefeitura de São Paulo do Potengi entrega uma van e duas ambulâncias novas aos potengienses

No último sábado, por ocasião do Desfile do 7 de Setembro, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, entregou à população potengiense, uma van (com capacidade para 16 passageiros) e duas ambulâncias novas.

A van, completamente equipada, inclusive para portadores de deficiência e idosos, tem como objetivo transportar pacientes pra fazer consultas, exames e cirurgias, em Natal.  A van e uma ambulância foram adquiridas com recursos de emendas parlamentares colocadas pelo deputado federal Fábio Faria. A outra ambulância foi adquirida através de uma emenda parlamentar  colocada pelo deputado estadual Hermano Morais, cuja solicitação foi feita pelo vereador Neílson Azevedo.
Fotos: Adeílton Lira

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.