sábado, 10 de agosto de 2019

Deive Leonardo e os problemas do cristianismo "coaching"

Por José Ibiapina

A nova febre no meio cristão, especialmente entre os jovens, é o chamado Cristianismo Coaching, cujas pregações ocorrem mais em teatros do que em igrejas. 

O "Cristianismo Coaching" caracteriza-se especialmente pelo humanismo e pela auto-ajuda: fala-se pouco de teologia, pouco de bíblia, pouco de moral. Não se fala de cruz, de necessidade de arrependimento, conversão, estudo e caridade. Ao contrário: foca-se no afago de egos, nas questões emocionais, parecendo Deus serve ao ser humano, e não o ser humano a Deus.

O nome mais famoso dessa "corrente" é Deive Leonardo, auto-intitulado como "bálsamo de cura para esta geração" [1], o qual cobrará o valor mínimo de "apenas" R$100,00 reais por cabeça, para aqueles que quiserem lhe ouvir no Teatro Riachuelo (https://www.teatroriachuelonatal.com.br/programacao.php?id=1377_DEIVE+LEONARDO).

Em seus vídeos publicados no Instagram,  a Palavra de Deus parece ser um pretexto para afagar os egos das pessoas, para resolver problemas emocionais pessoais, buscando saciar questões imediatas. 

Deive chegou a afirmar esses dias, por exemplo, que "nós somos o centro de todas as ações de Jesus" e que cada "um de nós é a pessoa mais importante do mundo".

Esse tipo de fala vem recebendo críticas de peso entre outros pastores, podendo-se citar Franklin Ferreira [2], Augustus Nicodemus [3] e Renato Vargens [4]. E as críticas batem justamente nesse ponto: o centro não é e nunca será o ser humano.

Com efeito, tudo que Cristo fez foi para glorificar ao Pai: "Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou" (Jo 4,34), devendo-se ter em mente, ainda, que o próprio Cristo é o fim de todas as coisas: "Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas" (Rm 11,36). Ao compreender isso, percebemos que Cristo não morreu porque somos o centro da Missão de Jesus, mas sim para Glorificar ao Pai, fazendo conhecida a Sua Infinita Misericórdia.

Isso quer dizer que Deus não nos ama? É evidente que não é disso que se trata! Afinal, "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16). Ocorre que, diferentemente das pregações de Deive Leonardo, que focam nas pessoas dos ouvintes, no "eu particular" de cada um, Jesus nos chama a renunciar a nós mesmos, para que possamos carregar nossa Cruz e segui-Lo (Mt 16,24).

Mas por que, especialmente entre os jovens, a mensagem de Deive alcança tantos corações? A resposta, para mim, parece ser, além do desconhecimento das Escrituras, o medo da Cruz, o medo da dor, a vontade de ver sarados, imediatamente, a carência, os problemas físicos, financeiros e/ou psicológicos. Nesse contexto, especialmente os jovens esquecem que, para ganharmos a vida oferecida por Cristo, temos que perder nossa própria (Mt 16, 25).

A cruz, a dor e o sofrimento não são inimigos para os que creem, mas aliados. Sim, aliados, conforme testemunha o Apóstolo dos Gentios: "E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo" (2 Cor 12:7-9). As dores de São Paulo, então, passaram a ser revertidas em favor da própria conversão e da conversão dos membros da Igreja: "Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja" (Colossenses 1:24).

Então, irmãos, quando estivermos diante da cruz, não foquemos em nós, nas nossas necessidades ou na nossa suposta importância, mas oremos como orou o Senhor: "Pai, se possível, afasta de mim esse cálice; mas que seja feita Sua vontade, não a minha", estando sempre conscientes de que de Cristo, por Cristo e para Cristo são todas as coisas (Rm 11,36), e que a Graça de Deus nos basta (2 Cor 12,9).

Prefeitura e IBGE fecham parceria para para o Censo 2020 em São Paulo do Potengi

O prefeito Naldinho recebeu na manhã desta quinta-feira, 08, na Prefeitura Municipal, o representante do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, João Maria de Góes Júnior. A visita do representante do Instituto ao prefeito foi para discutir a organização da estrutura no município para o Censo 2020.

O IBGE buscava um local onde será montado um Posto de Coleta do Censo. Já foi definido o CEMTRAF, no Bairro Novo Juremal, como local. O Censo 2020 iniciará em agosto de 2020.

Participaram da reunião também os secretários municipais Jaime Filho (Obras e Serviços Urbanos) e Alexandre Peixe (Administração e Recursos Humanos), além do vereador João Cabral.

SPP News

A posse do novo diretor geral do IFRN Campus de São Paulo do Potengi

Prof. Renato Dantas é empossado como Diretor-Geral Pro Tempore
Na última quarta-feira, sete de agosto, aconteceu no auditório do IFRN Campus de São Paulo do Potengi, a solenidade de posse do novo diretor geral daquela Instituição Educacional, professor Renato Dantas Rocha da Silva. Do evento participaram, professores, estudantes, servidores, autoridades da região e convidados. A transmissão de cargo foi presidida pelo Reitor do IFRN professor Wyllys Abel. Vale dizer que o professor Renato tem origens familiares em nosso município

Ao novo Diretor Geral  do IFRN, nossos votos de uma profícua gestão  à frente de uma Instituição de grande significação Educacional para toda a região potengiense.

No foto acima, professor Renato é o 2º da esquerda pra direita.

Hoje (10) tem a escolha da beleza potengiense

Resultado de imagem para imagens do concurso miss sao paulo do potengi
Neste sábado, 10 de agosto, logo mais a partir das 20 horas, no Ginásio de Esportes Aluísio Alves, em São Paulo do Potengi, numa realização do Capítulo Demolay e das Filhas de Jó acontecerá a escolha da miss, do míster  e da beleza estudantil de nossa cidade. Vale a pena conferir o concurso da beleza potengiense.

Pacote anticrime pode aumentar encarceramento de negros e pobres, aponta debate na CCJ

Resultado de imagem para simbolos do pacote anticrime
Principal aposta do governo federal para combater a criminalidade, o pacote anticrime proposto pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (foto acima), está longe de um consenso entre especialistas em direito.
Em audiência a maior parte dos juristas e representantes de organizações da sociedade civil apontaram que as propostas são ineficazes no combate à violência e poderão fragilizar direitos e garantias individuais do cidadão, além de aprofundar o encarceramento em massa no país.
O Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em número de pessoas encarceradas. Em 2016, o Brasil tinha quase 700 mil presos de acordo com Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), ficando atrás apenas de Estados Unidos e China em números absolutos de população carcerária.
Para a maior parte dos debatedores que participaram da audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quinta, o pacote anticrime segue uma lógica repressivo-punitiva que não deu certo e que tende a aumentar o número de presidiários. Segundo Márcio Gaspar Barandier, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), as propostas não reduzirão a criminalidade.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Liturgia Diária: É preciso negar a si mesmo

 Breve Catequese Católica
Texto retirado da página “Papista” no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: Sexta-feira da décima oitava semana do Tempo Comum - Ano C

Dt 4,32-40
Salmo 77(76)
Mt 16,24-28

Uma pergunta ecoa pela Liturgia de hoje: "de que adianta ganhar o mundo inteiro, mas perder sua vida?". 

Na primeira leitura, Moisés lembra o povo que nada do que aconteceu foi por obra deles, mas uma dádiva de Deus. Para viver a justiça é preciso reconhecer que é o Senhor que nos liberta. Reconhecer o Senhor tem implicações para toda a nossa vida.

Cantamos no Salmo que, para entender tais implicações, é preciso refletir e dar graças pelas maravilhas que o Senhor faz por nós. Somos filhos ingratos que não reconhecemos ou agradecemos a mão do Senhor em tudo que nos toca. 

A mensagem do Evangelho de hoje é também o complemento natural da Liturgia de ontem. Reconhecer a identidade divina do Senhor é uma bênção da Graça de Deus, logo, não há nada do que se orgulhar. Para seguir o Senhor é preciso negar a si mesmo. Retirar o 'eu' do caminho e se entregar à missão. 

O Senhor usa a palavra 'vida' duas vezes. A expressão grega é 'psuché' (ψυχή), que é tanto vida quanto alma ou espírito. É um trocadinho sobre perder a nossa vida e ganhar a eternidade da alma, a vida sobrenatural no Senhor. Jesus está reforçando a idéia ilustrando-a de várias maneiras: se você quiser ter vida, é preciso renunciar a si mesmo. Apenas assim teremos vida de verdade, a vida em Cristo, que é vida em abundância. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Imagens do Café Literário promovido pela Escola Municipal Djalma Marinho


Na noite desta quinta-feira (8) realizou-se na Escola Municipal Djalma Marinho, nossa cidade, cuja atual diretora é a professora Elissandra, um Café Literário, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA daquele Estabelecimento de Ensino.

Participaram do evento, a equipe gestora, professores, alunos, o secretário municipal da Educação, professor Jobson, o vereador Allysson, poeta César e o professor Silvério Alves.

“Eu chamo de professor o caboclo do sertão”


Do poeta barcelonense (dos bons) Vanecílio Paulo, recebemos  o verso a seguir:

Acordar de manhã cedo
Sem alarme programado
Fazer broca pra roçado
Tirar espinho de dedo
De lata fazer brinquedo
Arquitetar um fogão
Fazer chapéu e gibão
Guarda peito e protetor
Eu chamo de professor
O caboclo do sertão.

MPF ingressa com ação contra extinção de mais de 200 cargos e funções na UFRN e no IFRN

Resultado de imagem para fotos ifrn de sao paulo do potengi
Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública (ACP) para suspender os efeitos do decreto presidencial que extingue 206 cargos e funções na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). A medida, que passou a valer desde o dia 31 de julho, pode resultar no corte de 158 cargos e funções na UFRN e 48 no IFRN, a grande maioria deles ocupados por servidores.
A economia com a extinção desses cargos não chega a 0,06% da folha de pagamento das duas instituições. Por outro lado, além de inconstitucional, a iniciativa pode inviabilizar o funcionamento de várias áreas da universidade e do instituto, bem como prejudicar indiretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois os números representam um quarto do total das funções.
A ação do MPF é assinada pelos procuradores da República Caroline Maciel (procuradora regional dos Direitos do Cidadão no RN), Fernando Rocha e Emanuel Ferreira e reforça que o Decreto 9.725 – assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro em 12 de março de 2019 – fere a autonomia administrativa e de gestão financeira e patrimonial das instituições federais de ensino superior. Já há, inclusive, ACPs de teor semelhante em tramitação no Rio Grande do Sul e Pernambuco que resultaram em liminares pela manutenção dos cargos e funções extintos irregularmente.
Portal Justiça Potiguar

Liturgia Diária: “Quem vcs dizem que Eu Sou?”


Breve Catequese Católica
Texto retirado da página “Papista” no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: Quinta-feira da décima oitava semana do Tempo Comum - Ano C

Nm 20,1-13
Salmo 95(94)
Mt 16,13-23

Na Liturgia de hoje, entendemos o que é confiar totalmente no Senhor e o que isso significa para as nossas vidas. 

Na primeira leitura, o povo se queixa mais uma vez durante sua longa viagem até a terra prometida. O Senhor daria água ao povo tirando-a da rocha, como anteriormente o fez no mesmo lugar, em Meriba (Ex 17,6-7). Só que agora Moisés não deveria bater com o cajado na rocha, mas ordenar que a água saísse. 

Moisés desobedece o Senhor. Por sua falta de fé, ele não entraria na terra prometida. A fé de Moisés deveria fazer jorrar as águas da Graça de Deus que dariam a fé ao povo. Tal fé é a Água Viva que vem de Cristo (Jo 4,10); tal bênção é Cristo, a rocha de onde jorra tal água (1Cor 10,4). O grande profeta e juiz Moisés era uma sombra de Cristo e não pôde ensinar o povo a ter uma fé viva.

Cantamos o Salmo pedindo a Deus pela força de nunca fechar nossos corações como antes. Nossa vida deve ser uma eterna conversão, um ato eterno de entrega ao Senhor. 

Essa entrega é exatamente o que o Evangelho nos ensina que dá frutos sobrenaturais. O Senhor pergunta quem os homens dizem que Ele é. Entre todas as respostas, São Pedro diz "Você é o Messias, o filho do Deus Vivo". Note que a questão não é apenas o Messias, mas que o Messias é Deus, "o filho do Deus Vivo". São Pedro reconhece Jesus como Deus, não como um Messias que poderia ser apenas um homem. 

Tal afirmação, diz o Senhor, não vem das nossas capacidades, mas é fruto da Graça de Deus. Para recebê-lo, precisamos estar completamente abertos a Deus, como estava o humilde pescador, São Pedro, a rocha. Sobre ela o Senhor ergueria a Sua Igreja. 

No antigo Templo, existia uma pedra sobre o que se acreditava ser a porta para o inferno. Cristo é a rocha de onde vem a Água Viva. Ele empresta a Sua autoridade ao Papa, a rocha necessária e nunca ausente na história. As portas do inferno não prevalecerão! Que a nossa fé seja tal que Deus nos permita saber quem é o Senhor das nossas vidas. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

Milhares de devotos de Sant'Ana visitaram o Monte da Pedra Branca, em São Pedro

Resultado de imagem para fotos de romaria no monte da pedra branca sao pedro rn
Na última segunda-feira (5) a primeira do mês de agosto, numa tradição da religiosidade popular católica, milhares de devotos do Potengi e de outras regiões do RN, foram até o Monte da Pedra Branca localizado na zona rural do município de São Pedro, para agradecer graças alcançadas e fazer pedidos a Sant'Ana, padroeira do Monte, mãe de Maria Santíssima e avó de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Monte é visitado por um grande número de devotos, duas vezes por ano, 1º de janeiro e na 1ª segunda-feira de agosto.

Com informações de Chiquinho Luis (Atualidades SP).

Neste sábado (10) tem a escolha da Miss, do Mister e da Beleza Estudantil, em São Paulo do Potengi

A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
No próximo sábado, 10 de agosto, a partir das 20 horas, no Ginásio de Esportes Aluísio Alves, em nossa cidade acontecerá o Concurso  para a escolha da Miss, do Mister e da Beleza Estudantil 2019, em São Paulo do Potengi.  A noite da beleza potengiense é uma realização do Capítulo Demolay Mensageiros da Paz e das Filhas de Jó.

Cobertura completa aqui no blog.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A Raposa Política, a vitória, a derrota e a liderança

Resultado de imagem para fotos da raposa politica
A Raposa Política foi vista na tarde do último domingo, sentada tranquilamente na arquibancada do Parque Potengi, assistindo a disputa da vaquejada que ocorria em nossa cidade, dizendo pra quem quisesse ouvir: "Uma vitória política não faz uma liderança, nem uma derrota política desfaz uma liderança".

Foi aí que um vaqueiro que aguardava sua vez de correr, peguntou: "Raposa o que você quer dizer com essa frase em plena vaquejada"?  A devoradora de galinhas de bate pronto respondeu: "Quando chegar a campanha política municipal que se avizinha, você vai entender bem direitinho o que eu estou querendo dizer".

Antes que mais alguém fizesse outra pergunta, o terror dos preás levantou-se, saiu de fininho e entrou no bamburrá faceira, faceira.

Viixxee!

Prefeito Naldinho participa do lançamento da nova etapa do Mais RN com foco nos municípios

Os prefeitos e secretários da área de Desenvolvimento Econômico vão contar com novos instrumentos para a promoção do crescimento dos seus municípios e para atrair investimentos, com geração de emprego e renda. Nesta quarta-feira, 07, o Mais RN começa uma nova fase, que terá essa ferramenta digital, voltada à divulgação do potencial e dos diferenciais dos municípios do Rio Grande do Norte.
O lançamento desta nova etapa, foi durante o Fórum “O Mais RN e o Desenvolvimento Municipal”, que que ocorreu na manhã de hoje ((7) no auditório da Federação das Indústrias do RN com pronunciamentos dos presidentes da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e do presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), José Leonardo Cassimiro, Naldinho, atual prefeito de São Paulo do Potengi.  Em seguida, houve uma palestra do consultor José Bezerra Marinho.

Liturgia Diária: Os pecados dos pais e as ovelhas perdidas


Breve Catequese Católica
Texto retirado da página “Papista” no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: Quarta-feira da décima oitava semana do Tempo Comum - Ano C

Nm 13,1-2.25-14,1.26-30.34-35
Salmo 106(105)
Mt 15,21-28

Na Liturgia de hoje, vemos como sofrem os filhos com os nossos pecados. Cristo é o caminho para quem se perdeu sem conhecer o Senhor. 

Na primeira leitura, o povo de Deus enviou doze espiões, um de cada tribo, para saber o que enfrentaria em Canaã. Tendo visto que eram muito mais poderosos, dez dos doze aconselham o povo a desistir. Apenas Josué e Caleb asseguram o povo que eles podem vencer. O povo ouve os dez que se acovardaram e não aprenderam que "a batalha é do Senhor" (1Sm 17,47). 

Aquela geração inteira se perderia andando pelo deserto por quarenta anos. Apenas Josué e Caleb chegariam à terra prometida. Os filhos de dez das doze tribos não tiveram fé no Senhor. 

Simbolicamente, vale notar que a palavra hebraica para deserto, 'midbar', simboliza mais um pasto. Ela vem provavelmente da expressão 'dibeir', que quer dizer algo como pastorear as ovelhas. Ou seja, não um bom pasto, mas também não um deserto sem vida. Os pais haviam falhado em cumprir sua missão sagrada de educar seus filhos. Deus usaria os quarenta anos para re-educar Israel como um Pai para seus filhos, como um pastor por Suas ovelhas perdidas.

Cantamos no Salmo que os pecados dos pais foram repetidos pelos filhos. A missão dos pais é ensinar seus filhos a temer a Deus, ou seja, temer perder o Seu amor. Os pais que não passam a fé a seus filhos arriscam vê-los se perder. 

No Evangelho de hoje, o Senhor fala sobre as ovelhas perdidas de Israel. É um teste de fé para os gentios. Aqueles que aprenderam a nEle ter fé, não importa a origem, seriam salvos. A fé se manifesta em uma cananéia e o Senhor revela aqui o que São Paulo explicaria depois: primeiro para Israel, depois para os gentios (Rm 1,16). 

É a Catolicidade (universalidade) da Boa Nova de Cristo. Cristo é o bom pastor! Ele veio para resgatar todas as ovelhas: tanto as perdidas de Israel como os gentios. Resta saber se aprendemos a nossa lição e ensinamos os nossos filhos. Apenas assim a fé se manifestará também em nós como na cananéia, evitando que vaguemos pelo deserto sem nunca encontrar o Senhor. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

Pacelli assumirá o comando do MBB em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para imagens do deputado walter alves com pacelli de sao paulo do potengi
Uma fonte credenciada garantiu ao blog, que o líder da oposição, em São Paulo do Potengi Pacelli Souto (pré-candidato a prefeito em 2020) vai se filiar a assumir o comando do MDB, em nosso município. Segundo a mesma fonte, o martelo já foi batido recentemente numa reunião, em Natal ,entre Pacelli e o presidente estadual da legenda, deputado federal Valter Alves.

Imagens dos JESPINHOS que estão acontecendo em São Paulo do Potengi

Numa realização da Prefeitura local através da Secretaria Municipal da Educação, na noite da última segunda-feira, cinco de agosto, aconteceu no Ginásio de Esportes Aluísio Alves, em nossa cidade a abertura solene da 1ª etapa dos Jogos Estudantis 2019 de São Paulo do Potengi. Participam  da competição atletas dos oito aos 13 anos de idade de todas as Escolas de nossa comunidade.

Futsal, atletismo, voleibol e outras modalidades estão sendo disputadas nas categorias, fraldinha, iniciação e pré-infantil. O certame será encerrado no próximo dia 16 de agosto.

A segunda etapa dos Jogos Estudantis, com atletas a partir dos 14 anos começará no dia 27 de agosto vindouro, com abertura solene no Aluísio Alves.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Segurança no trânsito: Ipem/RN verifica radares de São Gonçalo e Mossoró

Os medidores de velocidade dos trechos da BR-406, em São Gonçalo do Amarante, da BR-405 (Bairro Aeroporto) e da BR-110 (Piquiri – zona rural), ambos em Mossoró, foram verificados no final de julho, pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN. A verificação é feita anualmente para analisar se o equipamento está em conformidade com as especificações regulamentadas pelo Inmetro.
Com a função de tornar as ruas e avenidas mais seguras tanto para condutores quanto para pedestres, os medidores de velocidade são instrumentos que delimitam o limite máximo de velocidade que poderá ser atingido por um veículo em determinada via pública. De acordo com o responsável técnico, Robson Thiago Dantas Soares,a verificação é realizada com cinco passagens sobre a faixa do medidor com um veículo especial, equipado com um cronotacômetro, que mede a velocidade do automóvel e a compatibilidade da mesma com a marcação do radar eletrônico.
As verificações dos medidores têm validade de um ano e devem ser solicitadas pelas empresas ou órgãos administradores dos radares antes do término desse período. “O IPEM é responsável por fazer a verificação inicial, quando o radar é instalado, e uma verificação anual em todos os medidores de velocidade. Após a inspeção, os medidores são lacrados para garantir que continuem funcionando corretamente e apresentem registros válidos e confiáveis”, afirma o técnico.

A foto acima é de Theodorico Neto, atual presidente do IPEM/RN
Blog do Primo

Conselho de Medicina entra com ação judicial contra Governo do Estado, União e 11 municípios do RN


Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – Cremern deu entrada na 4ª Vara da Justiça Federal, nesta segunda-feira (05), com uma Ação Civil Pública contra o Governo do Estado, requerendo melhorias para o Hospital Regional de São Paulo do Potengi, que atende pacientes em 11 municípios (São Paulo do Potengi, São Pedro, Lagoa de Velhos, Serra Caiada, Senador Eloi de Souza, São Tomé, Santa Maria, Ruy Barbosa, Riachuelo, Caiçara do Rio do Vento e Barcelona). Todas as prefeituras, das respectivas cidades, também devem responder a ação.
A Ação Civil Pública tem como base o relatório de fiscalização do Cremern, realizada no último dia 19 de junho no Hospital Regional de São Paulo do Potengi, depois de frequentes denúncias sobre a falta de médicos e escalas de plantões, além das condições precárias para os médicos exercerem sua função e o hospital encontra-se com o centro cirúrgico e obstétrico desativados. A falta de medicamentos e insumos é frequente.
A Ação Civil Pública requer pena de multa diária por descumprimento no valor de R$ 10 mil, a recair na pessoa do governador do Estado.
O processo, de número 0808207-32.2019.4.05.8400T foi ajuizado pelo departamento jurídico do Cremern, através dos advogados Klevelando Santos e Tales Rocha Barbalho.
Robson Pires
Do  Blog:  O caminho pra resolver de uma vez por todas os problemas do Hospital Regional, dentre eles a constante falta de médicos é a concretização do pacto de co-gestão entre o Estado  e os 11 municípios da região potengiense a quem o Hospital serve.  Vale dizer que o diálogo nesse sentido já está bastante  avançado. Por outro lado vale dizer também que ele ( o Pacto) precisa ser colocado em prática o mais rápido possível, para o bem de milhares de pessoas que precisam  daquele Unidade Hospitalar.

Liturgia Diária: A Divindade do Senhor revelada conforme as Escrituras


Breve Catequese Católica 
Artigo retirado da página “Papista” no facebook

Reflexão sobre a Liturgia: Festa da Transfiguração do Senhor - Ano C

Dn 7,9-10.13-14
Salmo 97(96)
2Pe 1,16-19 (opcional)
Lc 9,28-36

 A divindade do Senhor revelada conforme as Escrituras

 Na Liturgia de hoje, celebramos o momento em que Jesus manifesta e confirma a Sua divindade. 

 A primeira leitura é a conhecida profecia de Daniel que anuncia o "Filho do Homem" apresentado a Deus Pai e coberto das Glórias prometidas. Sua realeza, a visão do profeta nos revela, se cumpriria e seria confirmada como eterna. 

 Assim como Moisés subiu com três amigos (Ex 24) para presenciar a Glória de Deus manifestada, Jesus cumpre o que foi apenas uma sombra Sua em Moisés e sobe com Pedro, Tiago e João para que Deus confirme a Sua autoridade. Da mesma forma, o profeta Malaquias nos mostrou que Deus enviaria Moisés e Elias para confirmar a Sua Lei, reafirmar a forja da Nova Aliança (Ml 4,4-5 ou 3,22-23) e assim cumprir as Escrituras. 

 O Salmo nos confirma Jesus como o Senhor em um Reino eterno; o Filho do Homem que veio abrir as portas dos céus para nós. É do alto da montanha que Deus, o Altíssimo, nos mostra o Rei dos Reis. 

 Na segunda leitura, São Pedro nos ensina que não é boato ou fábula, mas tendo sido testemunha da confirmação da majestade e divindade do Senhor, o que ele agora nos transmite é a verdade. Essa é a missão de todo católico. Inserido na Igreja de Cristo, o católico deve pregar a Palavra sem medo. Sair pelo mundo pregando não o que nós achamos, mas o que temos certeza pelo testemunho dos santos e mártires. 

 O Evangelho da festa da Transfiguração é a confirmação da divindade do Senhor. Ainda hoje nós precisamos ver para crer; precisamos ser lembrados de uma fé que não deveria mais depender de provas. Porém, em nossa situação de pecadores, é o sinal do amor divino que nos leva de volta ao Senhor. 

 Esse amor deve ser passado no sinal da misericória e amor ao próximo: a caridade que é a vivência católica, o amor em ação, para que outros vejam e creiam. Uma vez crendo, sirvam ao Rei dos Reis, o Filho do Homem em Sua majestade eterna. Seu é o caminho do amor e da misericórdia em um mundo que, mesmo vendo, não acredita. O mundo precisa do testemunho dos santos.

 Caminhemos confiantes de que vimos a Transfiguração do Senhor através dos Seus santos e O vemos nos altares. Sabemos que Ele foi confirmado e é o nosso caminho. A hora de contar a todos chegou. Que através de nós todos possam saber. 

 Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

 um Papista

A Festa do Agricultor acontecerá em São Paulo do Potengi no próximo dia 16 de agosto

Resultado de imagem para imagens da missa do agricultor em sao paulo do potengi
No próximo dia 16 de agosto, uma sexta-feira, nossa paróquia vai celebrar a Festa do Agricultor, momento importante na vida da nossa comunidade.

às 8h30 no Centro Social São Paulo, em nossa cidade. Padre José Freitas Campos da Arquidiocese de Natal falará sobre o tema do Ano Missionário: "Batizados e enviados a Igreja de Cristo em Missão no Mundo". às 10 horas na Matriz de São Paulo será celebrada a Missa do Agricultor, presidida pelo nosso Arcebispo Dom Jaime Vieira. Na oportunidade será feito um grande ofertório de produtos alimentícios destinados ao Seminário São Pedro.

Nosso pároco Padre Ramos convida agricultores, professores, estudantes, autoridades, pastorais e movimentos eclesiais, comerciantes, comerciários, entidades sociais, os padres da região, os meios de comunicação e toda a população da ribeira potengiense, para participar de um momento privilegiado para pensar a nossa ação missionária no mundo atual.

A Festa do Agricultor foi criada em nossa paróquia por Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, no começo dos anos de 1970, sempre na última terça-feira do mês de agosto.

Cobertura completa aqui no blog.

Tangará: 8ª Copa Weverton Webher está com inscrições abertas

A data de (05/08), marcou o início das inscrições para a 8ª edição da Copa Weverton Webher de Futsal. Na edição 2019 a CETAN (Comissão Esportiva Tangaraense) projeta a sua maior realização em um único ano com participação de 5 categorias diferentes (Série Prata, Máster, Sub-17, Sub-14 e Feminino), sendo uma no âmbito municipal e quatro abrangendo as equipes no formato regional.

Série Prata que será no sistema Taça Prata da Casa, competição que foi idealizada pelo presidente da CETAN (Ailton Webher) e realizada pela primeira vez no ano de 2010 com o nome de Copa Ewerton Thiago de Futsal, tem como diferencial a participação de atletas apenas do município tangaraense e que não participaram da edição do corrente ano da Copa Verão de Futsal.

Congresso técnico: 24/08 ás 14 horas na Câmara Municipal.
Inscrição: 05 a 22 de agosto no valor de R$ 100,00
Competição: Fechada (equipes e atletas do município tangaraense).
Premiação: Campeão, Troféu, medalhas e R$ 500,00. Vice-Campeão: Medalhas e R$ 300,00.
Vagas: Limitadas a 12 equipes.
Previsão de início: Final de agosto
Dia dos jogos: Sextas e sábados

A categoria Máster está de volta ao calendário de eventos da CETAN, o novo formato altera a idade de 35 anos para o famoso quarentão (nascidos a partir de 1979) com cada equipe tendo a opção de inscrever dois atletas de 38 anos (nascidos em 1980 ou 1981). A competição será realizada com equipes tangaraenses e de outros municípios.

Congresso técnico: 24/08 ás 14 horas na Câmara Municipal.
Inscrição: 05 a 22 de agosto no valor de R$ 200,00
Competição: Aberta (equipes e atletas da região).
Premiação: Campeão, Troféu, medalhas e R$ 1.000,00. Vice-Campeão: Medalhas e R$ 400,00.
Vagas: Limitadas a 08 equipes.
Previsão de início: Final de agosto
Dia dos jogos: Sextas e sábados.  - Informações pelo fone: 99978.9943 com Ailton Webher.

Com informações do Sei Tangará

Começa hoje (6) a votação da Reforma da Previdência em 2º turno na Câmara

Resultado de imagem para fotos da camara dos deputados
A Câmara dos Deputados retoma nesta terça-feira a votação em segundo turno dareforma da Previdência . Depois de ter sido aprovada em primeiro turno no mês passado , a proposta de emenda à Constituição (PEC) precisa agora ser analisada novamente pelo plenário da Casa. Como na primeira rodada, são necessários 308 votos para que o texto avance. A expectativa é que o processo seja concluído ainda nesta semana.
Em seguida, a matéria segue para o Senado. Antes de iniciar os trabalhos, o plenário da Câmara terá que votar um requerimento para quebrar a exigência de intervalo de cinco sessões entre os turnos, que ainda não foi cumprida.
No primeiro turno, 379 deputados votaram a favor do texto-base da reforma. O projeto acabou sendo modificado para garantir regras mais brandas para algumas categorias, como policiais e professores . O plenário também aprovou mudanças que permitem que homens continuem a se aposentar com 15 anos de contribuição, como hoje. A proposta original aumentava essa exigência para 20 anos.
O Globo

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Evangelho de hoje: O alimento da fé


Breve Catequese Católica 
Texto retirado da página “Papista” no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: Segunda-feira da décima oitava semana do Tempo Comum - Ano C

Nm 11,4-15
Salmo 81(80)
Mt 14,13-21

A Liturgia de hoje nos mostra claramente a História da Salvação como uma pergunta que esperava a resposta em Cristo.

Na primeira leitura, o povo volta a reclamar. O nosso afastamento do Senhor é a causa de todos os nossos males. Quando não temos pão, reclamamos. Quando ganhamos pão, reclamamos que não tem carne. Quando nos queixamos da Igreja sem olhar para a nossa absoluta falta de santidade, os nossos pastores também desistirão. 

Moisés 'joga a toalha' e desabafa sobre a sua situação de mediador. Esse é um fardo que nenhum homem poderia suportar. Moisés aprende da maneira mais difícil. Ele é uma sombra de Cristo, o Novo Moisés, o Pão da Vida, que veio libertar o povo da escravidão do pecado, aquilo que nos dá uma fome que nada na terra sacia.

É o que cantamos no Salmo. Somos duros de coração e buscamos conforto nas coisas erradas. Nossa força é o Senhor e apenas a Ele deveríamos voltar a nossa fé.

O ato do Senhor é mais que simbólico. Embora simbolize o cumprimento messiânico e o saciar de pão o homem, também é o sua identificação com aquilo que realmente satisfaz, a Sua infinita misericórdia. 

No fim das contas, temos fome de algo que só o Senhor pode saciar. Nada mais o faz. Apenas em Cristo seremos satisfeitos. É a fé no Senhor que nos alimenta ao dar sentido aos momentos bons e aos ruins. A multidão que foi alimentada somos todos nós que recebemos o Cristo Eucarístico. Esse é o alimento da fé. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

O blog ultrapassa 57 mil acessos em julho, sem contar Facebook e Instagram

O Blog do Silvério Alves  o mais acessado e atualizado da região do Potengi, que publica diariamente um significativo número de notícias (especialmente) da nossa cidade e da região, vem numa crescente de leitores (as) sendo que no mês de julho passado, ultrapassamos a marca dos 57 mil acessos. Em junho foram 55 mil, sem contar o Facebook e o Instagram do Blog, também muito bem acessados.

Ao Pai  de Infinita Misericórdia e aos nossos milhares de leitores e leitoras, nosso mais sincero agradecimento. Continuem acessando pois vocês são a maior razão da nossa existência.

Secretária de Saúde Dailva Bezerra prestigiou a Vaquejada

No final da tarde deste domingo (4), quem esteve no Parque Potengi de nossa cidade, prestigiando a tradicional Vaquejada potengiense, acompanhada  de seu neto foi a Secretária Municipal de Saúde local Dailva Bezerra da Silva. Dailva, especialista no Sistema Único de Saúde vem fazendo uma gestão que é referência em todo RN, à frente da referida Secretaria.

Alexandre Moreira e Banda sacudiram a tarde de domingo no Parque de Vaquejada

 
No final da tarde, começo da noite deste domingo, quatro de agosto, o Parque Potengi, local onde estava sendo realizada a 38ª Grande Vaquejada de São Paulo do Potengi, que contou com a presença de um grande público vindo de toda parte, foi sacudido pela música nordestina de ótima qualidade.

Falamos  da bonita apresentação voluntária no setor das barracas, do músico potengiense Alexandre Moreira e Banda. O forró pé de serra, além de outros gêneros musicais animou pra valer  quem estava presente no Parque. Alexandre recentemente foi o vencedor do Forraço, principal Festival Musical do RN, com a música 'Baiao do Rojão'.

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

Arquivo

.

.
Tecnologia do Blogger.