sábado, 6 de julho de 2019

Até 2050, uma em cada seis pessoas no mundo terá mais de 65 anos

Imagem relacionada
Segundo uma relatório da Organização das Nações Unidas (ONU),  divulgado recentemente, a população mundial está se tornando mais velha devido uma expectativa de vida maior e as taxas de fertilidade em descida. o estudo aponta que até 2050, uma em cada seis pessoas terá mais de 65 anos; e estima-se que o número de pessoas com 80 anos ou mais triplique, passando de 143 milhões em 2019 para 426 milhões,em 2050.

Neste domingo (7) tem o Boteco do Resenha em São Paulo do Potengi

Neste domingo a partir das 19 horas no Ginásio de Esportes Aluísio Alves, em nossa cidade acontecerá o show de humor Boteco do Resenha com o humorista Renan da Resenha. O show está com uma promoção de apenas 200 ingressos: 5 reais e mais um quilo de alimento. Os produtos adquiridos serão destinados ao Segue-me.

Preço antecipado do ingresso apenas 15 reais. A realização é de Arlécio Promoções. Não perca pois você vai se divertir e rir muito.

Teremos outras informações.

Hoje (6) tem o lançamento oficial da Festa da Padroeira da cidade de Barcelona/RN

O pároco padre Manoel Alaíde convida toda a comunidade barcelonense para participar logo mais às 19 horas,  na Câmara Municipal  de Barcelona do lançamento oficial da Festa 2019 da Padroeira daquela cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Festa (momento forte de evangelização, confraternização e reencontro...) acontece tradicionalmente todos os anos, no final de julho/começo de agosto.

Com informações do Potengi News

Estádio Municipal Augusto Gomes terá um novo gramado

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi  está realizando uma ampla reforma No Estádio Municipal Augusto Gomes da Rocha. Um sistema de irrigação bastante moderno está sendo instalado  naquela praça esportiva cujo gramado será totalmente renovado. Pelo andar da carruagem no final de dezembro vindouro o Estádio voltará a ser utilizado pelos desportistas potengienses.

Com informações do Diário do Potengi

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Moro rebate a Veja e não reconhece autenticidade "divulgação distorcida e sensacionalista"

O ministro da Justiça e Cidadania, Sergio Moro, divulgou nota na manhã desta sexta-feira, 5, para rebater a nova leva de supostas conversas envolvendo o seu nome e de pessoas relacionadas à Operação Lava Jato, divulgada pela revista Veja, em parceria com o site The Intercept Brasil.
O conteúdo sugere, mais uma vez, que na ocasião em que atuava como juiz federal em Curitiba, Moro teria orientado procuradores da Operação Lava Jato a anexar provas para fortalecer a parte acusatória num desses processos. O ministro afirma que não reconhece a autenticidade dessas supostas mensagens.
Além de não reconhecer a autenticidade, Moro diz que sempre foi e será um defensor da liberdade de imprensa. Mas, repudia com veemência “a invasão criminosa dos aparelhos celulares de agentes públicos com o objetivo de invalidar condenações por corrupção ou para impedir a continuidade das investigações”.
O ex-juiz critica o que considera “divulgação distorcida e sensacionalista de supostas mensagens obtidas por meios criminosos e que podem ter sido adulteradas total ou parcialmente, sem que previamente tenha sido garantido direito de resposta dos envolvidos e sem checagem jornalística cuidadosa dos fatos documentados, o que, se tivesse sido feito, demonstraria a inconsistência e a falsidade da matéria”.
BG

Candidatos ao Conselho Tutelar de São Paulo do Potengi realizam prova de conhecimento neste domingo (7)

Resultado de imagem para simbolos do conselho tutelar
Os 30 candidatos inscritos para concorrer a uma das cinco vagas no Conselho Tutelar de São Paulo do Potengi irão passar por mais uma fase do processo de sucessão, o exame de conhecimento específico, baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os portões da Escola aonde será aplicado o exame estarão abertos a partir das 07h e os candidatos terão meia hora para se fazerem presentes ao local, ou seja, até às 07h30. O início da aplicação da prova acontece às 08 horas.
O exame de conhecimento constará 20 (vinte) questões objetivas, valendo 10 (dez) pontos no total. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) pontos. A prova, de caráter eliminatório, será realizada no próximo domingo, 07 de julho, na Escola Municipal Djalma Marinho.
Os 30 candidatos inscritos para concorrer a uma das cinco vagas no Conselho Tutelar de São Paulo do Potengi irão passar por mais uma fase do processo de sucessão, o exame de conhecimento específico, baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os portões da Escola aonde será aplicado o exame estarão abertos a partir das 07h e os candidatos terão meia hora para se fazerem presentes ao local, ou seja, até às 07h30. O início da aplicação da prova acontece às 08 horas.
O exame de conhecimento constará 20 (vinte) questões objetivas, valendo 10 (dez) pontos no total. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) pontos. A prova, de caráter eliminatório, será realizada no próximo domingo, 07 de julho, na Escola Municipal Djalma Marinho.
Lucas Tavares

Vaza-Jato: Em parceria com a Veja, site Intercept revela conversas inéditas e 'das mais incriminadoras até aqui'

Os repórteres do site Intercept tentaram uma parceria com a TV Globo. Queriam o trabalho em conjunto para acelerar o processo de checagem das informações contidas nas conversas armazenadas no perfil Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da força-tarefa da lava jato em Curitiba.

Sem querer jogar fogo na operação, muito menos no juiz, no Ministério Público e nem em alguns nomes importantes envolvidos, a TV Globo não aceitou, e ainda saiu atirando na cara do jornalista premiado…

O Intercept fechou parceria com a revista Veja, e os repórteres dos dois veículos trabalharam em conjunto para produzir uma reportagem abrangente e minuciosa, publicada hoje como matéria de capa da revista.

A reportagem mostra que o então juiz e hoje ministro Sergio Moro ‘atuou repetidamente de forma imprópria e antiética em sua conduta como juiz’.

A reportagem contém uma série de conversas inéditas entre Moro e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, assim como conversas entre procuradores da operação – algumas das mais incriminadoras até aqui – demonstrando que os desvios de Moro não eram eventuais, mas, nas palavras da Veja, revelam de “forma cabal como Sergio Moro exorbitava de suas funções de juiz, comandando as ações dos procuradores na Lava Jato”.

Em suma, “as comunicações analisadas pela equipe são verdadeiras e a apuração mostra que o caso é ainda mais grave.”

Thaisa Galvão

Prefeitura de São Paulo do Potengi realizou Audiência Pública sobre a LDO 2020

A Prefeitura de São Paulo do Potengi, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, realizou na manhã da última quarta-feira, 03 de julho, na Câmara Municipal local, uma Audiência Pública para apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro do município em 2020. 

No encontro foram apresentadas as metas e prioridades orçamentárias da administração direta, fundos e as previsões de receitas e despesas para o exercício financeiro do próximo ano.

A Lei tem como finalidade orientar a elaboração e a execução do orçamento fiscal e da seguridade social. “A LDO é um dos instrumentos de planejamento do Município, assim como a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA)”, esclareceu a secretário municipal de Finanças e Planejamento, Sidney Saraiva Maia. 

Participaram da Audiência, vereadores, funcionários e secretários municipais, outras autoridades e representantes da sociedade organizada.

Com informações e fotos do SPP News

quinta-feira, 4 de julho de 2019

A Raposa Política, o verde e o vermelho

Resultado de imagem para fotos da raposa politica
A Raposa Política, que andava sumida pois não está tendo dificuldade de se esconder devido o bom inverno, que proporcionou um bamburrá alto e fechado por toda parte, foi vista recentemente contemplando o pôr do sol na parede da Barragem Campo Grande, dizendo pra quem quisesse ouvir: "Em São Paulo do Potengi (e na maioria dos municípios do RN) só existem dois lados políticos. O verde e o vermelho". 

E disparou: "Quem desejar  disputar a prefeitura do seu município com chances de vitória, tem que contar com o apoio de um dos lados, ou dos dois".

Antes que algum curioso que por ali passava quisesse estender a conversa, a devoradora de galinhas e de preás sumiu no bamburrá, faceira, faceira.

Viiixxeee!

Samanaú: Cachaça envelhecida do RN é escolhida a melhor do mundo

Cachaça Samanaú é eleita a melhor do mundo
Cachaçaria Artesanal Samanaú, do Rio Grande do Norte, conquistou um reconhecimento importante do mercado internacional como a melhor cachaça envelhecida do mundo. A marca conquistou, em Chicago, nos Estados Unidos, a medalha de ouro da revista americanaTastings, que é especializada em degustação de bebidas alcoólicas de todo o mundo. 
A avaliação foi feita por um corpo de jurados do Beverage Testing Institute (BTI), uma empresa independente de pesquisa de bebidas alcoólicas de terceiros, que conduziu testes de sabor às cegas. A cachaçaria orgânica potiguar obteve a melhor nota entre as cachaças analisadas. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (1º).
A instituição faz degustação profissional há 38 anos. Mensalmente, a equipe de degustadores faz avaliações de vários tipos de bebidas e divulga o resultado a cada dia primeiro de cada mês. Em julho, as bebidas analisadas foram cachaças e runs de todo o mundo
Agência Sebrae de Notícias

quarta-feira, 3 de julho de 2019

ENEM digital em 2026

Resultado de imagem para imagens dos auloes do enem em sao paulo do potengi
Alexandre Lopes, novo presidente do Inep, anunciou nesta quarta-feira que a prova do Enem deixará de ser aplicada pela via impressa e passará a ser feita por meio digital.
A transição já deve começar em 2020, com um projeto-piloto envolvendo 50 mil candidatos em 15 capitais brasileiras.
A ideia é que o Enem passe a ser 100% digital a partir de 2026.
O Antagonista

Saia Rodada e Toca do Vale estarão na Grande Vaquejada de São Paulo do Potengi, que terá 40 mil reais em prêmios

De dois a quaro de agosto vindouro acontecerá  a 38ª  Grande Vaquejada de São Paulo do Potengi, tendo como local  O Parque Potengi de nossa cidade. 

Em conversa por telefone com Márcio Brito, organizador do evento, ele nos disse que já estão confirmadas as seguintes atrações musicais: Banda Saia Rodada (atração nacional) e o cantor Toca do Vale. Márcio nos informou também que brevemente serão anunciadas outras atrações, que irão animar a festa na Arena do Parque.

A premiação da Grande Vaquejada (uma das maiores mais tradicionais do RN) será de 40 mil reais.

Poema: A beleza do sertão

Resultado de imagem para imagens de roçados de feijão macassa
Em tempos de bom inverno, fartura por toda parte, a natureza renovada, vibrante... recebemos do poeta  Vanecílio Paulo (da cidade de Barcelona/RN) repentista dos bons da nova geração de poetas potengienses, um lindo verso exaltando a beleza do sertão. 

" Uma prosa no terreiro
Um repente improvisado
Um rádio sintonizado
Um cabrito no chiqueiro
Graveto de marmeleiro
Encostado no fogão
Sala cheia de feijão
da fartura do roçado
Tudo isso é encontrado
na beleza do sertão".

Vanecílio Paulo - Barcelona/RN

terça-feira, 2 de julho de 2019

Brasil e Argentina decidem hoje (2) quem vai à final da Copa América

Seleção brasileira comemora vitória nas quartas de final da Copa América 2019.
Logo mais a partir das21h30,  no Mineirão, em Belo Horizonte/MG, a seleção brasileira enfrenta a seleção argentina  pelas semi-finais da Copa América. Quem vencer pegará o vencedor de Chile e Peru na final da Copa no próximo domingo (7), no Maracanã, Rio de Janeiro.

Independente de qualquer retrospecto, Brasil e Argentina é um dos maiores clássicos do futebol mundial.

Prefeito Naldinho reúne secretariado

Resultado de imagem para imagens do prefeito naldinho com seus secretarios
Informações que chegaram a nossa redação dão conta de que o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho reúne seu secretariado na tarde desta terça-feira, dois de julho. Na pauta do encontro, dentre outros assuntos, medidas administrativas  e financeiras voltadas para os últimos seis meses de 2019.

O meio campo da política de São Paulo do Potengi está muito embolado

Resultado de imagem para fotos de sao paulo do potengi
Há cerca de pouco mais de um ano das eleições municipais de outubro de 2020, a sucessão municipal  do atual prefeito Naldinho, em nossa cidade já começa a ser comentada, especulada, discutida, onde quer que tenha adjunto de gente, nas esquinas, nos  bares, nos churrasquinhos... sempre se fala  nos nomes (que até o momento) pretendem disputar a sucessão do atual gestor, já que ele não poderá mais concorrer ao cargo pois já foi eleito e reeleito seguidamente.

Na atualidade são vários os nomes (alguns já pré-declarados) que mesmo nos bastidores demonstram ter pretensões de disputar a chefia da municipalidade. A exemplo de Pacelli (pré-candidato natural da oposição), Dr. Ivan, Azevedo, Erivan, Jefinho, Dailva, João Cabral, Alysson, Alexandre,  dentre outros, citados como pretendentes a concorrer a cadeira atualmente ocupada por José Leonardo.

Por outro lado, quem entende do assunto com quem o blog tem conversado, afirma que o meio campo da política potengiense, pelo menos até o momento está completamente embolado. Por outro lado, com o passar do tempo a situação vai se afunilando e os nomes que tiverem maior articulação vão se consolidando e ganhando maior espaço nos seus grupos políticos e no meio do eleitorado.

Porém se observa claramente, como já falamos, que no momento o meio campo da política de São Paulo do Potengi está bastante embolado e que com o passar dos dias a água passará a correr normalmente  no leito político do rio, tanto de um lado como do outro.

Votaremos ao assunto.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Santa Brasileira: Canonização de Irmã Dulce será no dia 13 de outubro

O Papa Francisco presidiu, hoje (1), na Sala Clementina, no Vaticano, o Consistório Ordinário Público para a Canonização de cinco Beatos, dentre os quais Irmã Dulce Lopes Pontes.
Durante o Consistório, o Santo Padre anunciou a data de canonização dos cinco beatos. Será no domingo, 13 de outubro próximo.
Além de Irmã Dulce, serão canonizados os seguintes beatos: John Henry Newman, cardeal, fundador do Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra; Giuseppina Vannini (no século Giuditta Adelaide Agata), fundadora das Filhas de São Camilo;  Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Margherita Bays, Virgem, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis. - Agência Brasil
Do blog: Irmã Dulce, Freira baiana é a primeira brasileira a ser canonizada santa, ela que dedicou toda a sua vida missionária ao serviço dos mais pobres e desassistidos, cuidando de um Hospital, em Salvador Bahia. Unidade hospitalar que atendia a todos que precisavam de atendimento médico e não tinham a quem recorrer.

Resultado do Festival Potengi Junino, realizado em São Paulo do Potengi nos dias 28 e 29 de junho

Seis quadrilhas se apresentarão na Arena das Dunas, em Natal — Foto: Rogério Vital
Numa realização de Alexandre Peixe  com o apoio da Prefeitura local e de um grupo de amigos, realizou-se em nossa cidade nas noites de 28 e 29 de junho, tendo como local o Ginásio de Esporte Aluísio Alves,  o Festival Potengi Junino de Arraiás Tradicionais. 17 Arraiás de diferentes cidades do RN participaram da competição.

O espetáculo junino muito bonito e bem organizado levou um grande público ao Ginásio nas duas noites do evento. A entrada foi grátis.

Resultado: 

1º lugar: Brilho Matuto (Natal)

2º lugar: Junina Iluminar (Natal)

3º lugar: Zé Matuto (Natal)

A Junina Brilho Potiguar de nossa cidade fez uma apresentação especial sem concorrer a premiação, sendo muito aplaudida pelo público ali presente.

Professor Jefinho deixou o MDB

O Professor Jefinho, que foi candidato  a vice-prefeito pela oposição (em São Paulo do potengi) na eleição passada na chapa encabeçada por Pacelli,  desfiliou-se do  Movimento Democrático Brasileiro. Brevemente, Jefinho cujo futuro político se encaminha pra ser promissor, vai se filiar a uma nova legenda partidária.

domingo, 30 de junho de 2019

Umbu-cajá: Uma riqueza nativa que está sendo desperdiçada

Depois de vários anos de seca, esse ano a nossa região foi contemplada pela mãe natureza,  com um bom inverno, proporcionando o renascimento  da vida nas nossas fauna e flora das mais diferentes formas. Um grande presente do Pai Eterno.

O Umbu-cajá é uma dessas riquezas, pois é uma fruta nativa,  saborosa e nutritiva que com o bom período de chuva, os umbuzeiros produziram uma boa safra alimentando muita gente, principalmente através da própria fruta e do suco feito da mesma.

Fruta saborosa, nutritiva, rica em componentes importantes para o nosso organismo, a exemplo de proteínas, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco, além das vitaminas A, B1, B2, B3 e C.

Como todos sabem a safra do cajá é rápida e o produto bastante perecível, existindo portanto um desperdício muito grande do produto, já que o homem do campo não tem como armazená-lo, perdendo assim uma importante fonte de alimentação e de renda. Pra se ter uma ideia, um quilo da polpa do Umbu,  na entre- safra chega a custar dez reais ou até mais.

Seria muito bom que as instituições públicas, associações comunitárias rurais (que no papel existem muitas)... se mobilizassem junto ao agricultor familiar  visando aproveitar corretamente uma grande riqueza dada pela natureza, que se armazenada, transformada em polpa e vendida no tempo certo poderá gerar emprego e renda pra um significativo número de pessoas. Riqueza que infelizmente está sendo desperdiçada.

Brilho Potiguar de São Paulo do Potengi ficou com o 1º lugar no Festival de Bento Fernandes

A Junina Brilho Potiguar de nossa cidade, que está representando muito bem o nome de São Paulo do Potengi nos Festivais Juninos pelo RN afora, conquistou mais um 1º lugar. Desta feita a conquista ocorreu no Festival da  cidade de Bento Fernandes.

A Junina, que conta com o apoio maciço da  prefeitura local (gestão Naldinho) foi  2º lugar, em Barcelona e 1º, em  São Bento do Trairi e Serra Caiada.

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.