sábado, 1 de junho de 2019

Imagens da coroação de Nossa Senhora na Matriz de São Paulo

Na noite desta sexta-feira, 31 de maio na Matriz de São Paulo, em nossa cidade completamente lotada de fiéis realizou-se o encerramento das celebrações religiosas dedicadas a Maria Santíssima, em São Paulo do Potengi. Padre Ramos presidiu a celebração da santa missa e em seguida ocorreu a coroação da Virgem Maria por alunos da Sociedade Educadora São Francisco.

Por que os católicos chamam Maria de Rainha? Vejamos algumas bases bíblicas para isso

Breve Catequese Católica
Por José Ibiapina

Ontem foi o dia que a Igreja Católica no Brasil realizou a "Coroação de Nossa Senhora", uma cerimônia de encerramento do mês a ela dedicado. Como tal cerimônia deixa claro, os católicos encaram Maria como Rainha do Reino Celeste. Mas aí vem a dúvida: por que a Rainha é a mãe de Jesus e não a esposa (no caso, a Igreja)? A explicação é simples, conforme demonstraremos na Bíblia, a partir da versão Almeida Corrigida e Fiel, tradução evangélica, para evitar suspeitas.  

Primeiramente, é importante saber que Cristo é Rei da descendência de Davi, como deixam claro, por exemplo, Romanos 1,3 e  Mateus 1. Deve-se saber também que, no antigo testamento, foi profetizado que o Reino de Davi seria firme para sempre (2 Samuel 7,16) e que Deus colocaria um descendente de Davi no trono (Salmo 132,11). O descendente profetizado é o Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme foi afirmado pelo anjo Gabriel: "Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim". Lucas 1:30-33

Desse modo, sendo rei da descendência de Davi, o reinado de Jesus, embora não seja terreno, segue os moldes prefigurados pelos reis davídicos da Antiga Aliança, os quais passamos a analisar. 

Os reis que vieram após Davi, tinham como Rainha não a esposa, mas a mãe: era a chamada Rainha-Mãe ("Gebirah", em aramaico). Tal tradição começou com Salomão, o sábio. Vejamos: "Betsabé foi, pois, ter com o rei para falar-lhe em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir-lhe ao encontro, fez-lhe uma profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para a sua mãe, e ela sentou-se à sua direita" (I Reis 2,19). Ora, o rei Salomão não teria feito uma reverência a sua mãe e posto um trono para ela se ela não fosse rainha!

Tal tradição manteve-se no reino de Judá, que guardou a descendência de Davi. Por isso, os 20 reis descendentes de Davi (que vieram após Salomão) são lembrados juntos de suas mães. Vejamos alguns exemplos: 1 Reis 14,21 // 1 Reis 15,1-2 // 2 Reis 8:26, 2 Crônicas 22,02 // 2 Reis 12:1, 2 Crônicas 24,1 // 2 Reis 15,1-2 // 2 Reis 15:32-33 , 2 Crônicas 27,1 // 2 Crônicas 13:1-2 // 2 Crônicas 20,31 // 2 Crônicas 25,1 // 2 Crônicas 26,3 // 2 Crônicas 29,1.

É nesse sentido que, em 1 Reis 15,13,  vemos que Maaca foi deposta da posição de Rainha-Mãe, o que deixa claro que tal posto, portanto, existia. 

É nesse contexto que entra Maria, a qual é Rainha não por méritos, mas por ser a mãe do Rei Eterno do Trono de Davi, conforme prefigurado de modo imperfeito nos antigos reis e rainhas-mãe. 

Com efeito, sabemos que a Rainha-Mãe senta-se à direita do Rei, pois foi à sua direita que Salomão colocou o trono para sua mãe Betsabé (1 Reis 2,19). É à Rainha-Mãe, portanto, que se refere o Salmo 45, escrito por Davi, no qual consta: "O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. (...) As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir." Salmo 45, 6 e 9.

Perceba que o Salmista primeiro apresenta as mulheres do Rei e, após, a Rainha. As mulheres, portanto, eram distintas da Rainha, pois esta última era a mãe do Rei. Mas como ter certeza que essa Rainha-Mãe profetizada, sentada "à direita do Rei" e ornada com "ouro de Ofir" é Maria? Simples, é só atentar para o último verso do Salmo 45, segundo o qual é afirmado que a citada Rainha terá seu nome "lembrado de geração em geração; por isso os povos a louvarão eternamente" (Sl 45,17). 

Tal verso encaixa perfeitamente com o que Maria afirmou de si mesma em Lc 1,46-50: "Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem".

Ademais, o mesmo Salmo 45, em seu versículo 12, diz que os ricos do povo implorarão os favores da Rainha. Tal profecia foi cumprida, de modo imperfeito, quando Adonias foi à Rainha-Mãe, Betsabé, pedir que ela intercedesse por Ele junto ao Rei Salomão. Na oportunidade, embora Salomão tenha dito que nada negaria a sua mãe, não atendeu o citado pedido (1 Reis 2,13-25). Contudo, o cumprimento perfeito se deu nas Bodas de Caná, quando Maria intercedeu pelos nubentes junto a Jesus, e este, embora tenha relutado num primeiro momento, atendeu ao pedido da mãe (Jo 2).

Além disso, o anjo Gabriel saúda Maria com um "Salve": "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres". (Lc 1,28). Ocorre que a palavra "Salve" é empregada para quem faz parte da realeza ou, pelo menos, é um superior. Esse foi o termo utilizado, ainda que ironicamente, pelos romanos, quando trataram Jesus como "Rei dos Judeus": "E começaram a saudá-lo, dizendo: Salve, Rei dos Judeus!" (Marcos 15:18) //  "E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus". (Mateus 27:29). É justamente por isso, por ser termo utilizado para realeza, que Maria, num primeiro momento, não entende o motivo de o anjo tê-la saudado deste modo: "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta" (Lc 1,28-29).

A Bíblia dá a entender que Cristo reconhece tal título. Com efeito, no momento em que a mãe dos apóstolos João e Tiago suplicou a Jesus que, quando chegado o Reino, seus filhos sentassem um à direita e outro à esquerda do Rei, Cristo afirmou que tais lugares já estavam reservados (Mt 20, 20-23). Ora, sabemos que à esquerda de Jesus está Deus Pai, já que Jesus está à direita dEste (Col 3,1). Mas então, quem está à Direita de Cristo? Sendo ele Rei da descendência de Davi, só pode ser a Rainha-Mãe (1 Reis, 2,19; Sl 45, 9). 

Portanto, concluímos no sentido de que é perfeitamente adequado com os ensinamentos da Bíblia afirmar que Maria é Rainha, uma vez que tal fato convém, inclusive, para atestar que Cristo é verdadeiramente Rei da Descendência de Davi, Rei da Israel Celeste, Eternamente. 

Fontes: 
- Bíblia Almeida Corrigida e Fiel. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf
- Há base bíblica para afirmar que Maria é rainha do universo? https://www.veritatis.com.br/ha-base-biblica-para-afirmar-que-maria-e-rainha-do-universo/

Escola São Francisco abre hoje (1º) os festejos juninos, em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos do arraia da escola sao francisco sao paulo do potengi
A Sociedade Educadora São Francisco realizará logo mais a partir das 19 horas, em frente a casa de Zé Miguel, em nossa cidade seu tradicional Arraiá abrindo oficialmente os festejos juninos em São Paulo do Potengi.

Barraca, leilão, comidas típicas, serviço de bar, pescaria, apresentações culturais e muito forró com Alexandre Moreira e Banda farão parte da grande festa junina.

Vá e leve sua família. Cobertura completa aqui no blog.

Hospital Regional de São Paulo do Potengi ganha ambulância tipo 2

Empenhada em promover melhorias na Saúde Pública do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra, em solenidade realizada nesta sexta-feira, 31 de maio, no SAMU Metropolitano em Macaíba entregou sete ambulâncias novas que vão atender as demandas dos hospitais regionais em diferentes regiões do nosso estado.

Com investimentos que ultrapassam 1 milhão e 200 mil reais por meio do Governo Cidadão foram contemplados os hospitais regionais de Açu, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros, Santo Antônio, São José de Mipibu e São Paulo do Potengi.

Do Blog: Com relação ao Hospital Regional local, que vem sofrendo com um número insuficiente de médicos para atender nossa população, que também vem sofrendo com essa situação. Por outro lado temos informações, que está existindo uma ampla articulação envolvendo o Governo do Estado, o prefeito Naldinho (cuja gestão tem colaborado muito com o hospital), outros prefeitos da região, o vereador João Cabral,  a secretária municipal da Saúde, Dailva Bezerra, dentre outras autoridades, na busca de uma solução definitiva para o grave problema. Problema que precisa ser resolvido o mais rápido possível.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Prefeito Naldinho discute demanda municipalista com a governadora na Assembleia Legislativa

A frente parlamentar municipalista da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, presidida pelo deputado estadual Dr. Bernardo (Avante) e com vice-presidente deputado Francisco do PT (PT), tomou a iniciativa de intermediar o diálogo entre o Governo do Estado e representantes dos municípios do RN para que eles conversassem sobre as principais demandas que afetam os municípios atualmente.

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (30), na sede do legislativo potiguar e contou com a presença da governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), de secretários de Estado das pastas de Planejamento e Finanças, de Educação, Saúde e Gestão de Projetos e Articulação Institucional do Rio Grande do Norte, dos representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e demais associações representativas dos prefeitos municipais. Além dos deputados já citados, estiveram presentes também o líder do governo na Casa, George Soares (PR) e os parlamentares Raimundo Fernandes (PSDB) e Ubaldo Fernandes (PTC).

O prefeito de São Paulo do Potengi e presidente da Femurn, Naldinho, foi primeiro a falar representando os municípios e deixou claro que não estava ali apenas para cobrar, mas para lembrar ao governo quais são as demandas que estão pendentes de serem resolvidas. Ele mencionou o Programa Farmácia Básica, informando que só haviam sido pagos dois dos cinco meses deste ano, mas agradeceu ao fato de estar sendo pago, pois “resgata a credibilidade do governo”. Também citou que os municípios ainda não receberam nenhuma parcela do Programa Estadual de Transporte Escolar, assim tendo o município que arcar sozinho com a despesa.

Além dessas demandas, os representantes dos municípios chamaram atenção para outros assuntos, como o atraso de dias do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a regionalização da saúde, a implantação dos grupos táticos operacionais, a questão dos resíduos sólidos, o plano de desenvolvimento econômico, a conclusão da Avenida Moema Tinoco, a municipalização das escolas de ensino fundamental e uma questão que foi repetida por vários dos presentes foi a atuação do CPTRans nos municípios. A reclamação principal dos prefeitos diz respeito à forma de abordagem da equipe responsável pela fiscalização. Os gestores municipais pedem para que seja feita uma campanha educativa antes de autuar as motos que estão irregulares.

A governadora Fátima Bezerra ouviu os apelos dos prefeitos e declarou, a princípio, que acreditava no diálogo e na parceria. “Nosso governo tem imprimido a marca da transparência, do diálogo, da responsabilidade e da disposição para o trabalho. Quando decretamos estado de calamidade financeira no início do governo foi porque gostaríamos que a população entendesse em que situação o Estado se encontrava”, disse. 

Ela aproveitou a ocasião para informar que pagará o 13º de 2017 dos funcionários até 31 de maio e que pretende quitar o salário de 2017 dos servidores até o final de junho. E aproveitou para tornar públicas outras ações que vem batalhando em prol de recursos para o Estado, como o bônus de assinatura da cessão onerosa e o programa emergencial de ajuda fiscal. “Diante da calamidade financeira, vamos levar algum tempo para corrigir esses déficits e atender todas as demandas, mas estamos trabalhando para isso”, declarou.

De acordo como secretário da Saúde Pública, Cipriano Maia de Vasconcelos, os primeiros meses têm sido de lidar com a crise, mas a regionalização da saúde é uma prioridade absoluta. Além disso, informou que os pagamentos do Programa Farmácia Básica estão sendo feitos e aproveitou a oportunidade, já que foi citado o CPTrans, para fazer um apelo aos prefeitos para que os municípios se envolvam no controle dos acidentes de trânsito, porque isso também é promoção da saúde.

O secretário da Educação e da Cultura, Getúlio Marques Ferreira, informou que está sendo trabalhado o fortalecimento do regime de colaboração dos municípios por meio da municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental, mas que isso está sendo feito de forma gradual. Ele também comentou que estão sendo atualizados os pagamentos das prestações do transporte escolar.

São Tomé: Vem aí a I Cavalgada das Serras

o prefeito Babá, em parceria om um grupo de amigos de São Tomé e da região está organizando A I Cavalgada das Serras, que percorrerá  três municípios: Lajes, Caiçara do Rio do Vento, sendo encerrada na cidade de São Tomé. A Cavalgada tem como objetivo mostrar as belezas naturais das referidas localidades aos participantes do evento. Teremos outras informações.
São Tomé Notícias

Governo do Estado confirma pagamento da folha de maio e deposita primeira parcela do 13º atrasado de 2017

O Governo do Rio Grande do Norte informou que conclui nesta sexta-feira (31) o pagamento integral da folha salarial do mês de maio e deposita, ainda, a primeira das duas parcelas referentes à dívida do décimo terceiro salário de 2017 – uma das quatro folhas em atraso.
Ao todo, serão injetados R$ 216 milhões na economia, sendo R$ 203,7 milhões referentes aos 70% restantes para quem ganha acima de R$ 5 mil (valor bruto) e ainda o salário integral das pastas com recursos próprios, concluindo o total de R$ 445 milhões da folha de maio.
Outros R$ 12,6 milhões correspondem à primeira parcela do décimo de 2017 a 6.210 inativos e pensionistas que ganham até R$ 12 mil (valor líquido), quitando quase 85% do total de servidores desta folha. Os 1.257 restantes receberão no fim do mês de junho.
“Importante ressaltar que todos receberão o valor do décimo de 2017 com juros e correção monetária. O Governo ainda espera da Justiça o envio do cálculo a ser aplicado para essas correções e o consequente depósito desse acréscimo”, frisou o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire.
Todos esses servidores são aposentados e pensionistas e já tinham recebido parcela de R$ 5 mil da gestão passada, quando o Governo iniciou o pagamento escalonado, mas não concluiu a folha, deixando pendentes R$ 30,23 milhões. Com o acréscimo de R$ 1,7 milhão de correção monetária, o valor chega a quase R$ 32 milhões.
Neste mês de junho está previsto o novo pregão eletrônico para antecipação dos royalties de julho deste ano até dezembro de 2023. Com esse recurso o Executivo pretende recompor a dívida com o fundo previdenciário construída na gestão passada. Outras ações, como a venda da folha do Estado também estão previstas para os próximos meses, como forma de amortizar as outras três folhas em atraso.
Portal no Ar

São Paulo do Potengi é contemplado com um tanque de resfriamento de leite

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Dailva Bezerra Bezerra e Dario Alves Andrade, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Numa parceria/investimento do Governo do Estado/Governo Cidadão, São Paulo do Potengi foi contemplado com um tanque de resfriamento de leite. Em reunião, o prefeito Naldinho confirmou a parceria e o apoio a essa ação ficando a prefeitura responsável pela manutenção do equipamento.

O tanque funcionará no CEMTRAF localizado no Bairro Novo Juremal, em nossa cidade, tendo como objetivo contemplar os produtores de leite interessados em vender seu produto facilitando a concentração e a venda.

A EMATER e a Secretária  Municipal de Agricultura farão a mobilização dos produtores interessados.

Na foto acima, reunião realizada na prefeitura local na última quarta, 29 de maio, da esquerda pra direita: Secretária de Saúde, Dailva, Secretário da Agricultura, João Maria, prefeito Naldinho, diretor regional da EMATER, Barreto, representando o Governo Cidadão, Dário Alves e a técnica da EMATER Ana Silva. 

Prefeitura de São Paulo do Potengi solicitou o carro fumacê ao Governo do Estado, desde o dia 17/05

Resultado de imagem para fotos do carro fumacê em sao paulo do potengi
A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi,  através da secretaria Municipal de Saúde, após intensificar uma série de ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti (transmissor da dengue,  chicungynia,  zika e agora mayaro também), borrifações com UBV (Unidade de baixo volume), mutirões , limpeza de terrenos baldios,  também solicitou ao Governo do Estado, o carro fumacê desde o dia 17 de maio. A Prefeitura local está esperando a chegada do veículo pois o estado está aguardando o inseticida , que é adquirido pelo o Ministério da Saúde para ser utilizado mo fumacê.

As referidas informações foram repassadas ao blog pela secretária Municipal da Saúde, Dailva Bezerra.

Teremos outras informações
Clik pra aumentar a imagem

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Prefeitura de São Paulo do Potengi continua com o mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegipti

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
Os Agentes de Vigilância Ambiental e Comunitários de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde segue em diversos bairros de nossa cidade, com o mutirão de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegipti, provocador da dengue, da chicungunha e de outros doenças que podem levar a morte. Os Agentes também estão realizando trabalhos educativos com a população.

Por outro lado, todos nós potengienses enquanto moradores temos que fazer a nossa parte,  com o objetivo de exterminar o famigerado mosquito. Basta fazer o dever de casa na nossa residência.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza
Fotos: Pedro Florenço

Nesta quarta-feira (29) o Blog ultrapassou os 16.000 mil acessos, em apenas 24 horas

O Blog do Silvério Alves devido principalmente a ampla cobertura que estamos fazendo dos acontecimentos de nossa cidade e da região, especialmente os bons, estamos numa constante crescente em termos de acessos, fato que alegra bastante a nossa equipe, pois entendemos que o nosso  trabalho no campo da comunicação digital, pautado pela moderação e pela credibilidade, está trilhando o caminho certo.

Nesta quarta-feira, 29 de maio, em apenas 24 horas, o blog atingiu a marca dos 16.530 acessos. Marca bastante significativa, pois nossa cidade conta com cerca de 17 mil habitantes e a região potengiense, com algo em torno de 90 mil moradores.

Além da publicação e atualização diária de diferentes e importantes notícias, o que nos fez disparar nos acessos nesta quarta foi a matéria com o título: "Prefeitura de São Paulo do Potengi abre processo seletivo para 180 vagas".

O nosso blog também  está fazendo bastante sucesso no facebook e no instagram.

Continue acessando.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Unifarma Bento sorteará um medidor de pressão arterial de pulso


A Unifarma Bento localizada em nossa cidade, nas Ruas Bento Urbano e na Coronel Freire, realizará neste mês de maio um sorteio espetacular para vocês! Iremos sortear um medidor de pressão arterial de pulso da Onron. Para concorrer basta seguir as regras: 

# Curtir a foto oficial do sorteio. 
# Seguir o perfil no Instagram ( @unifarmabento). 
# Marcar 3 amigos nos comentários (não vale perfis fakes, repetir perfis nem marcar perfis  famosos). 

Quanto mais comentar mais chance tem de ganhar. Sorteio válido apenas para clientes de São Paulo do Potengi e da região. O sorteio será realizado nesta quinta-feira, 30 de maio de 2019. Boa sorte amigos (a)!!

Urgente: Prefeitura de São Paulo do Potengi abre processo seletivo com 180 vagas

Resultado de imagem para fotos de sao paulo do potengi
A prefeitura de São Paulo do Potengi – município que fica a 71 km de distância de Natal, divulgou o Edital nº 001/2019 que visa o preenchimento de 180 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior.

A jornada semanal de trabalho dos aprovados pode ser de 20, 30 ou 40 horas; salários variam de R$ 998,00 a R$ 12.000,00.

Quem possui Ensino Fundamental, as oportunidades são para: Auxiliar Operacional; Auxiliar de Cozinha; Pedreiro; Coveiro; Operador de Caldeira a Vapor; Motorista (categorias B, C ou D); Recepcionista; Vigilante.

Para cargos que exijam Ensino Médio/Técnico, existem vagas para: Auxiliar Administrativo; Recepcionista; Facilitador de Esporte e Lazer; Facilitador de Arte e Cultura; Orientador Social; Cadastrador/operador de sistemas; Visitador; Técnico em Enfermagem; Técnico em Edificações; Técnico em Higiene Bucal; Técnico em Prótese Dentária; Técnico em Radiologia; Técnico em Higiene Dental – Auxiliar de Consultório Dentário – ACD.

Por fim, existem oportunidades para quem possuir Ensino Superior: Advogado; Assistente Social; Assistente Social / Secretária Executiva; Engenheiro Civil; Gerente de Unidade; Psicólogo; Supervisor Técnico do SUAS; Supervisor Técnico do Cadastro Único / Benefícios Sociais / Bolsa Família; Médico psiquiatra; Médico Mastologista; Médico Ultrassonografista; Médico Especialista; Médico Ginecologista; Médico Pediatra; Educador Físico; Dentista, Enfermeiro; Médico Autorizador Regulador; Nutricionista; Arte Terapeuta.

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até o dia 06 de junho de 2019, das 08h às 13h, no setor de protocolo da sede da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, localizada na Rua Bento Urbano, 04, Centro.

Será cobrada uma taxa de inscrição para nível superior no valor de R$ 100,00 (cem reais); para nível médio/técnico no valor de R$ 70,00 (setenta reais) e para nível fundamental no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), mediante Documento de Arrecadação Municipal – DAM, expedido pela Secretaria Municipal de Tributação, localizada no Prédio da Prefeitura, “não sendo tal importância devolvida sob qualquer pretexto”.

Os candidatos comprovadamente beneficiários do Programa Bolsa Família serão isentos do pagamento da taxa de isenção, mediante solicitação escrita realizada no ato da inscrição.

Após o pagamento do boleto da taxa, deverão ser entregues os seguintes documentos no endereço Rua Bento Urbano, 04, Centro, São Paulo do Potengi (sede da Prefeitura Municipal):

a) Cópia da cédula de Identidade (RG);

b) Cópia do Título de Eleitor e comprovante que está em dia com as obrigações eleitorais;

c) Cópia do Certificado de Reservista, quando do sexo masculino;

d) Cópia do cadastro de pessoa física (CPF);

e) Cópia do Comprovante de Endereço Atualizado;

f) Cópia do Certificado de Conclusão de Curso, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação;

g) Cópia do Currículo atualizado, acompanhado de outros documentos para fins de avaliação;

h) Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição (não sendo válida apresentação de comprovante de agendamento).

O processo seletivo consistirá em duas etapas:

Primeira Etapa – análise de currículo e experiência profissional, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os níveis;

Segunda Etapa: Entrevista, para os níveis médio e fundamental.

Observação: não será enviada à residência do candidato comunicação individualizada. O candidato inscrito deverá obter as informações necessárias sobre todas as etapas do processo, através dos avisos e comunicados publicados no Diário Oficial do Município no site da FEMURN, sendo de sua inteira responsabilidade a procura pelos atos do certame.

Prefeitura de João Câmara/RN realizará concurso público com 165 vagas

Resultado de imagem para fotos da cidade de joao camara rn
A Prefeitura de João Câmara – município que fica a 74 km de distância de Natal, publicou a Lei Municipal nº 646/2019-GP que cria cargos no quadro geral dos servidores e autoriza a realização de concurso público. As 165 oportunidades serão distribuídas pelos órgãos que integram a Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal.

De acordo com a lei sancionada pelo prefeito Manoel dos Santos Bernardo, o certame irá contar com vagas para: Agente Comunitário de Endemias (16); Assistente Social (04); Auditor do Sistema Municipal de Saúde (01); Enfermeiro (10); Farmacêutico (01); Fiscal de Tributos Municipal (01); Fisioterapeuta (02); Guardas (10); Médico Clínico Geral (10); Odontólogo Cirurgião (10); Professor de Artes (03); Professor de Ciências (03); Professor para as comunidades indígenas (01); Professor de Complemento Educacional (01); Professor de Educação Especial (07); Professor de Ed. Física (02); Professor de Ed. Infantil (22); Professor de Ensino – 1º ao 5º (21); Professor de Ensino Religioso (01); Professor de Geografia (02); Professor de História (02); Professor de Inglês (01); Professor de Língua Portuguesa (01); Professor de Matemática (02); Técnico de Enfermagem (16); Técnico em Patologia Clínica (04) e Técnico em Saúde Bucal (11).

Oportunidades serão para cargos de nível Médio, Técnico e Superior, com salários que variam de R$ 1.250,00 a R$ 7.338,00. Carga semanal de trabalho poderá ser de 30 ou 40 horas – a depender do cargo.

A partir de agora, prefeitura irá preparar os trâmites burocráticos (escolha de comissão e banca organizadora) para dar início ao certame. Expectativa é que edital seja publicado em até 180 dias (6 meses).

Papa Francisco envia carta ao ex-presidente Lula

Por Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo)
Papa Francisco enviou uma carta a Lula neste mês lamentando “as duras provas que o senhor viveu ultimamente”. No texto, ele cita a morte de dona Marisa, do irmão de Lula, Genival Inácio, e do neto dele, Arthur.
O papa diz que ora por Lula e pede que o petista “não deixe de rezar por mim”. A correspondência é uma resposta a uma carta que o ex-presidente enviou ao santo padre em março.
O pontífice faz ainda considerações religiosas. E diz que, graças ao “triunfo de Jesus sobre a morte”, os homens podem acreditar “que, no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação”.
“É uma carta que carrega muitas mensagens, além daquelas de afeto”, diz a advogada Carol Proner, que faz parte de um grupo de estudos no Vaticano e teve acesso à correspondência.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Boas chuvas em todas as regiões do RN no último final de semana

Imagem relacionada
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registrou chuvas em todas as regiões do estado no último de semana, no período de sexta(24) até 07h dessa segunda-feira(27). Embora em menor volume que em semanas anteriores,  municípios como Florânia, Assu, Jucurutu, Parau,  Ielmo Marinho, Monte Alegre, Baía Formosa, Extremoz e a capital potiguar, apresentaram índices pluviométricos acima dos 30 milímetros. Confira abaixo.

Oeste Potiguar
Assu(Particular) 34,6
Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 32,7

Parau(Prefeitura) 31,2

Upanema(Prefeitura) 27,1
Ipanguaçu(Base Fisica Da Emparn) 21,5
Itajá(Emater) 21,0
Caraúbas(Particular) 14,2
Janduís(Emater) 14,0
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 12,0
Apodi(Prefeitura) 10,8
Lucrécia(Emater) 10,2
Carnaubais(Emater) 10,0

Central
Florânia(Sitio Jucuri) 40,8
Caicó (Emater) 23,0

São Bento Do Norte(Prefeitura) 14,0

São José Do Seridó(Fz Caatinga Grande) 12,0
Caiçara Do Rio Dos Ventos(Particular) 9,0
Caico(Acude Itans) 8,1

Agreste
Ielmo Marinho(Prefeitura) 36,0
Monte Alegre(Emater) 32,0

Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.) 27,0

Bom Jesus(Particular) 24,3
Bento Fernandes(Sec Agricultura) 17,9
São Pedro(Emater) 11,4

Leste  Potiguar
Natal 38,0
Extremoz(Emater) 37,6

Baía Formosa(Destilaria Vale Verde) 31,8

Goianinha(Emater) 27,9
Canguaretama(Emater/barra De Cunhau) 25,8
São Gonçalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 22,3
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 19,7
Ceará-Mirim 19,0
Montanhas(Prefeitura) 12,8
Maxaranguape(Particular) 10,5
João Câmara(Centro Saude) 10,8

Com 55 mortos, presídio de Manaus sofrerá intervenção federal

Parentes dos detentos nas imediações do complexo prisional em Manaus neste domingo.
O ministro da Justiça Sergio Moro anunciou intervenção federal no Presídio  Anísio Jobim, em Manaus, capital do estado do Amazonas.

Quarenta presos foram encontrados mortos dentre da cadeia, segundo informou a Secretaria de Administração Penitenciária. No domingo, uma briga entre detentos já tinha deixado 15 presidiários mortos. Portanto já são 55 os mortos no Amazonas.

Foto: Stringer Reuters

segunda-feira, 27 de maio de 2019

O fim da reeleição e a prorrogação de mandatos

Resultado de imagem para foto da revista crusoé
A Revista Crosoé  informa que sem muito alarde, avançou na Câmara dos Deputados a proposta de emenda à Constituição que aumenta os mandatos de senadores, deputados e vereadores e acaba com a reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República do Brasil.
O Antagonista 

Do blog: A referida PEC sendo aprovada iguala os mandatos de vereador a presidente, em 5 anos. A Emenda poderá ser votada  até setembro vindouro.

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS