sábado, 18 de maio de 2019

Prefeitura de São Paulo do Potengi realiza campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, por meio da Secretaria de Assistência Social,  em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde, além de outros órgãos, realizou, durante toda a semana, a Campanha "Faça Bonito", alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, que ocorre hoje (18).

A programação constou de palestras nas escolas, em UBSs, orientação e atividades lúdicas com as crianças e adolescentes. Hoje pela manhã, na feira livre local, ocorreu a divulgação da campanha com populares. 

Parabéns à iniciativa.

É correto chamar Maria de Mãe de Deus? Uma análise a partir da perfeita união entre as naturezas de Cristo

Resultado de imagem para MARIA MÃE DE DEUS

Breve Catequese Católica
Por José Ibiapina

A denominação “Théotokos” (Mãe de Deus) foi dado à Maria durante o Concílio de Éfeso (431), na Ásia Menor, embora encontremos desde o século segundo menções a essa nomenclatura.

Apesar de ter sido um consenso na Igreja Antiga, do Ocidente ao Oriente, e até entre os principais reformadores protestantes, Martilho Lutero e João Calvino, algumas pessoas, estudiosas da bíblia e bem intencionadas, sentem certa dificuldade em aceitar tal denominação. Contudo, tais pessoas, na maioria das vezes, compreendem de modo errado o dogma, achando que os católicos afirmam que Maria teria existido desde sempre, teria criado Deus ou Deus fosse a ela subordinado. Não é disso que se trata, conforme explicaremos adiante.

Primeiramente, é preciso entender o dogma da maternidade divina de Maria não a tem como centro, mas sim Jesus, o Deus-Filho. 

Com efeito, a Bíblia, a Tradição e o Magistério da Igreja nos ensinam, desde os primeiros séculos, que Jesus não é meio homem e meio Deus, mas sim, a um só tempo, perfeitamente homem e perfeitamente Deus: é a chamada doutrina da união hipostática [1]. Segundo esta compreensão,  Cristo, embora possua duas naturezas, constitui-se em uma única pessoa, sendo esta uma Pessoa Divina, pertencente à Trindade. 

Diversas passagens das Escrituras relatam que Jesus é perfeitamente Deus. Citamos algumas:

- O Evangelho segundo João diz que "o Verbo era Deus", para logo depois afirmar que "o Verbo se fez carne" (Jo 1)
Jesus perdoava pecados (Marcos 2:5-6)
- Jesus disse que existia desde sempre: "antes de Abraão Eu Sou" (João 8:28; João 8:58-59); 
 - Jesus disse que Ele e o Pai eram a mesma pessoa (João 10:30-33)
- O apóstolo Paulo afirma que Jesus é Deus (Filipenses 2:5-7)
- Isaías profetiza que o menino que haveria de nascer é Deus (Is 9,6)
- O apóstolo Tomé declara que Jesus é Deus (João 20:28)
- No livro do Apocalipse, um anjo instruiu o Apóstolo João para que adorasse a Deus (Apocalipse 19:10). Nas Escrituras, várias vezes Jesus recebe adoração (Mateus 2:11; 14:33; 28:9,17; Lucas 24:52; João 9:38).

Por outro lado, Jesus também é homem: "O Verbo se fez carne", sendo tal carne humana, uma vez que ser humano é aquele nascido de mulher, conforme relata a Bíblia acerca do Cristo: "Uma virgem dará à luz um filho" (Is 7,14);  "Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher" (Gl. 4.4). 

Convinha, para a redenção da humanidade, que o Filho de Deus se fizesse homem, pois apenas um ser nascido sob a lei, poderia salvar aqueles que estavam sob a lei (Gl 4,4-5). Os anjos, os animais e Deus não estão sujeitos à lei. Apenas os homens. 

Por isso, o Cordeiro de Deus que morreu na Cruz era perfeitamente homem, pois relata o apóstolo que assim como a morte veio por um homem, assim também veio a ressurreição (1 Cor 15,1), ao passo que é também perfeitamente Deus, pois n'Ele habita a plenitude da Divindade (Col 2,9).

Para ser perfeitíssimo mediador entre Deus e os homens, era necessário uma união perfeitíssima entre a humanidade e a divindade: Cristo, além de ser Deus, precisava ser perfeitamente homem, provando em tudo a humanidade, exceto o pecado, para que, no madeiro da Cruz, pudesse se pôr no nosso lugar diante de Deus, como sacrifício de Redenção para os que n'Ele creem. 

Com efeito, mãe não é mãe apenas da parte que gera, mas sim mãe da pessoa gerada. Por exemplo, todo ser humano é formado por corpo, alma e espírito: o corpo gerado pelos pais; a alma e o espírito dados por Deus. Sua mãe é mãe apenas do seu corpo morto? Ou ela é sua mãe de você vivo, com alma e espírito, embora estes dois últimos tenham sido dados por Deus?

Em outro exemplo: sua mãe é mãe apenas do código genético fornecido por ela, ou é sua mãe por completo, mesmo não tendo fornecido a totalidade do material genético? A resposta é óbvia, uma vez que mãe é mãe de quem (pessoa), e não de quê (da parte que forneceu para gerar a pessoa).

É por isso que Maria é chamada por Mãe de Deus, pois é mãe da Pessoa do Senhor Jesus (Lc 1,43), o qual, embora possua duas naturezas, é pessoa Divina. Por mais que possa parecer, num primeiro momento, contrário à logica dos homens que a criatura seja mãe do criador, também é contrário à lógica humana que uma virgem fique grávida fecundada por um espírito; que o Eterno faça-se homem, limite-se no tempo e morra etc. 

Assim, a Maternidade Divina de Maria deve ser interpretada segundo a lógica da Revelação. Por isso, na lógica da Revelação Bíblica, negar que Maria é mãe de Deus é negar que Jesus é perfeitamente homem e perfeitamente Deus; é negar que a união de suas duas naturezas é perfeita e que Ele é Perfeito Mediador. Tais negações, segundo o apóstolo João, não são de Deus, mas sim do anticristo (1 Jo 4,3). 

Referências

sexta-feira, 17 de maio de 2019

O Show de Xandy Avião foi cancelado na Festa de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz

O show de Xandy Aviões na Festa de Santa Rita de Cássia que ocorreria no próximo dia 21 de maio na cidade de Santa Cruz foi cancelado, diante da baixa venda de ingressos.
A organização da festa social mantém os shows de Zé Cantor e Thullio Milionário, e o ingresso é trocado por 2kg de alimentos.
O formato foi mudado para atender a demanda local e manter a tradição da Festa da Padroeira.
A festa social é de responsabilidade de grupos empresariais que compram os direitos de realização da Festa de Santa Rita de Cássia à Paróquia em Santa Cruz.
Em breve as novidades serão anunciadas!
Blog do Wallace

Prefeitos do RN discutem problemas dos municípios com Frente Parlamentar

Realizou-se  nesta quinta-feira (16), uma importante reunião na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte conduzida pela Frente Parlamentar Municipalista, presidida pelo deputado estadual Dr. Bernardo. O encontro que contou com a participação de dezenas de gestores municipais, dentre outras autoridades, do Presidente daquela Casa Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, do prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, atual presidente da FEMURN, teve como principal objetivo discutir os principais problemas que vem afetando os municípios norteriograndenses.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Dailva Bezerra da Silva tomou posse como 1ª vice-presidente do Cosems/RN

A Secretária Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, Dailva Bezerra da Silva, foi empossada na manhã desta quarta-feira, 15, como a 1ª vice-presidente do Cosems-RN (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte.

Dailva assumiu o novo cargo na nova diretoria empossada. Na diretoria passada, a secretária potengiense era a 2ª vice-presidente, atualmente a 1ª.  Prestigiaram o evento, dentre outras autoridades, o prefeito Naldinho, que também é o atual presidente da Fedração dos Municípios do Rio Grande do Norte e o Secretário Estadual de Saúde  médico Cipriano Maia.

A solenidade de posse no Cosems-RN, realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, empossou a diretoria executiva, conselho fiscal e conselho diretor. 

A nova direção, que guiará o Colegiado nos próximos dois anos, foi eleita em assembleia geral em 17 de abril. 

Assim ficou a nova composição:

Presidente - Eliza - SMS de Dr Severiano
1ª Vice-presidente - Dailva Bezerra - SMS de São Paulo do Potengi
2ª Vice-presidente - Regina Célia - SMS de Cerro Corá
Secretário Geral - Emília Pinheiro - SMS de Monte Alegre
Secretário de Articulação Interinstitucional - Jalmir Simões - SMS de São Gonçalo
Diretor Financeiro - Débora Costa- SMS de São José do Seridó

Com informações do SPP News

Do blog: Dailva, que é uma especialista referência no Sistema Único de Saúde , conhecida  a nível de estado pelo seu competente e dedicado trabalho, além de uma excelente gestora na área que atua,  assume um cargo de destaque num Colegiado importante em prol da Saúde Pública.

Imagens históricas da inauguração da Adutora Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi

Nas fotos aqui publicadas feitas por Maria Davina são documentos históricos que lembram o dia 14 de maio de 1999 (passados 20 anos), data da inauguração da Adutora Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi. Nas referidas fotos vamos encontrar dentre tantas outras autoridades, o Pastor Ferreira, da Assembléia de Deus local, convidado por Monsenhor para fazer uma Leitura da Palavra de Deus, naquele momento solene.

Vamos encontrar o Arcebispo de Natal Dom Heitor Sales e o Arcebispo Emérito, Dom Nivaldo Monte, o então governador do RN, Garibaldi Filho, o então prefeito de São Paulo do Potengi, José Azevedo, o ministro Aluísio Alves, os deputados, federal Henrique Alves, e estadual Tarcísio Ribeiro, "Meu Pai", liderança política de Brejinho e assim por diante.

Um morde e o outro assopra

Resultado de imagem para fotos de bolsonaro com mourao
Enquanto o presidente da república Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos esbravejou contra milhares de manifestantes chamando-os de "idiotas uteis," que saíram nesta quarta-feira (15) pelas ruas de todo país, para protestar cotra os cortes nos recursos da Educação e contra a Reforma da Previdência. 

Já o vice-presidente General Mourão, que está no exercício do cargo de presidente,  tratou o protesto de forma bem mais moderada: " A manifestação é normal é um direito democrático de quem está inconformado com alguma coisa, desde que o protesto aconteça de forma pacífica e ordeira". Disse o General.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Esgotaram-se as duas edições do livro “Pelos Caminhos do Potengi”, de Monsenhor Expedito

Resultado de imagem para fotos de monsenhor expedito
Atendendo a várias pessoas que tem solicitado de nossa parte, informações de como comprar o livro de Monsenhor Expedito pelos Caminhos do Potengi, vale dizer que as duas edições publicadas estão completamente esgotadas.

Dias depois da festa das Bodas de Ouro de Ordenação Sacerdotal (20 de novembro de 1989) de nosso vigário, onde ele pronunciou seu celebre discurso, saiu a primeira edição organizada por um grupo de amigos do sacerdote, dentre eles o jornalista Woden Madruga, distribuídos gratuitamente por Monsenhor.

Tempos depois, 2013, a Arquidiocese de Natal, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte publicou a segunda edição, com lançamento na capital de estado, também completamente esgotada.

Está na hora dos Expeditianos se unirem  para cuidar da terceira edição.

Começa no próximo dia 19 de maio o Circuito Potengiense de torneios de futebol

Começa no próximo dia 19 de maio, em São Paulo do Potengi, o Circuito Potengiense de Torneio de Futebol, cujo objetivo é fortalecer o futebol amador propiciando uma maior integração entre atletas e equipes.
O certame terá mais de 10 mil reais  e movimentará as equipes de nosso município pelos próximos 8 meses.

Serão 4 etapas na zona urbana e 4 etapas na zona rural., se que a última etapa acontecerá no próximo dia 30 de dezembro (data da nossa Emancipação Política).

1º Torneio - 19 de maio -Estádio José Edilson de Medeiros (Tigres)

3º Torneio - 28 de julho -  Estádio Paredão

4º Torneio - 25 de agosto- Barra de Santo Estevão

5º Torneio - 20 de setembro - Campo do Conjunto Monsenhor Expedito

6º Torneio - 27 de outubro- Comunidade de Jurema

7º Torneio - 24 de novembro - Campo de Juremal

8º Torneio - 15 de dezembro - Campo da Lagoa Comprida

9º Torneio ( etapa final) 30 de dezembro - Estádio Augusto Gomes da Rocha

Premiação por etapa:

1º lugar: 500 reais

2º lugar: 300 reais

3º lugar: 200 reais

 Ação social: Durante a realização das etapas haverá corte de cabelo gratuito, atendimento médico e outros serviços.

 Ponta pé inicial. A primeira etapa acontecerá no próximo domingo, 19 de maio a partir da 9 horas no Estádio (recém- construído)  José Edílson de Medeiros, por trás do Ginásio Augusto, Novo Juremal.

Realização: Esse grande evento esportivo é uma realização de Alexandre Peixe, amigos e dirigentes de times de São Paulo do Potengi.

Do Blog. Todos os detalhes sobre o Torneio você encontra no Blog Potengi Esportes.  potengiesportes.blogspot.com/2019

Governo Bolsonaro enfrenta 1º protesto nacional contra cortes na educação

Os cortes anunciados para a área da educação são tema do primeiro grande protesto contra o governo Jair Bolsonaro (PSL), que acontece hoje nas principais cidades de 26 estados e no Distrito Federal.
Professores, estudantes e trabalhadores da educação devem ir às ruas, desde a manhã desta quarta-feira, em defesa das universidades federais, da pesquisa científica e do investimento na educação básica.
As manifestações acontecem após o MEC (Ministério da Educação) anunciar um congelamento orçamentário que atinge recursos desde a educação infantil até a pós-graduação, com suspensão de bolsas de pesquisa oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Nas universidades federais, o bloqueio anunciado foi de 30% dos recursos destinados a gastos discricionários (como água, luz e serviços de manutenção). UOL

Foto: Mariana Belo/G1 Bahia

Imagens da inauguração da UBS na comunidade rural de Jurema

O prefeito Naldinho, de São Paulo do Potengi, inaugurou na manhã desta terça-feira, 14, a Unidade Básica de Saúde (UBS) com o nome de Sérgio Félix de Oliveira, na comunidade rural da Jurema. 

A nova UBS custou um investimento de cerca de R$ 250.000,00, dos quais mais de R$ 100.000,00 foi com recursos próprios da Prefeitura Municipal. A unidade vai beneficiar aproximadamente 120 famílias nas comunidades da Jurema, Condessa e Potengi Pequeno.

O prédio, todo equipado, oferece uma estrutura ótima e completa para a população da comunidade com sala de vacina, procedimentos, curativo e espera; consultório médico, odontológico e ginecológico. As salas são climatizadas com ar condicionado.

Além do prefeito Naldinho, a solenidade contou com as presenças dos vereadores João Cabral, Allysson Lindálrio, Kekeu de Titico, Marli Dias e Assis Araújo, e dos diversos secretários municipais, dentre os quais a secretária de Saúde, Dailva Bezerra, o secretário de Administração, Alexandre Peixe, o secretário de Finanças e Planejamento, Sidney Saraiva, e a secretária de Assistência Social e primeira-dama Vênus Cavalcante.


SPP News

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.