sábado, 9 de fevereiro de 2019

Do curso de Edificações em São Paulo do Potengi para Engenharia Civil na UFRN

Do curso técnico em Edificações para Engenharia Civil
A potengiense Flávia com os pais
“O que o IF significa para mim eu não consigo expressar em nenhuma palavra. Só sei que desejo voltar como docente, o que será uma honra!”. A frase finaliza o depoimento da estudante Flávia de Souza Rodrigues, que acaba de concluir o curso Técnico Integrado em Edificação no Campus São Paulo do Potengi e ser aprovada para o Curso de Engenharia Civil da UFRN, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A verticalização da sua formação, um dos objetivos do IFRN, passa pelas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas na Instituição, o que ela compartilha no texto abaixo:
'Sou filha de dois agricultores que nem o ensino fundamental completo possuem. Tenho maior honra de ter uma família humilde, de coração muito bom e trabalhadora. Fui ensinada a lutar pelos meus objetivos. Mainha, apesar de sempre intensa, sempre me lembrava: "minha filha, você nem sempre vai ganhar, mas não precisa desistir". Meus pais sempre se esforçaram para dar a melhor educação possível para mim e para minha irmã. Teve um tempo que as coisas estavam difíceis lá em casa e, naquela época, saiu um edital na Sociedade Educadora São Francisco, aqui em São Paulo do Potengi (SPP). O edital oferecia bolsa integral ou parcial. Estudei para conseguir e, no dia do resultado, quando menos esperava, meus antigos professores do fundamental chegaram com um carro de som anunciando que eu havia conseguido. Acho que ali eu comecei minha batalha.
Como meu pai também era servente, desde pequena eu estava vendo ele atuando, né? Para qual filha o pai não é um herói? Gostava de brincar com argamassa desde cedo, queria rebocar as paredes como ele, passar a régua e tudo mais; até então, sabia que queria engenharia civil, mas naquela época ainda não sabia que existia o IFRN. Dois anos antes do ensino fundamental II acabar, Josa, diretora da Sociedade Educadora São Francisco, chegou no meio da aula e começou a falar que Fátima (acho que deputada naquela época) tinha um projeto de trazer o Instituto para SPP e que a escola poderia ser uma grande oportunidade. Quando ela terminou de apresentar o IF, ingressar nele tinha se tornado um sonho.
Fomos conhecer a estrutura do IFRN e aquilo parecia coisa de outro mundo. Estudei em casa o ano todo e consegui. Ingressei no IFRN! Entrei com a ideia na mente de que o IF seria o abridor de portas. Quando saiu o resultado, já tinha vários sonhos, tinha prometido para mainha que no final do IF, ela iria ter uma filha formada, uma filha que ia se esforçar ao máximo para melhorar as nossas condições de vida.
Enquanto estudava lá, conheci Neuber, professor do curso de Edificações. Eu o chamo de pai, porque a forma que ele acreditou em mim... Nunca vi! Se eu falasse: "quero conquistar o mundo, será que dá certo?" Ele só respondia dizendo que eu era capaz.
Foi sendo orientada por ele, em um projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que viajei por algumas cidades e tive artigos aprovados em eventos, desde os federais como Secitex e Expotec, a importantes eventos externos, na área da construção como Ibracon, Elec’s e outros. E também em revistas como a Editorial Office of International Journal of Architecture, Arts and Applications. O projeto, as vivências que obtive em cada oportunidade dessa me fez desenvolver um amor maior pela área, de me imaginar construindo sem destruir o meio ambiente, além de uma vontade imensa de projetar visando contribuir também socialmente.
Não só Neuber, mas cada professor que eu tive no IF, cada contato, tudo foi importante para concretizar minha aprovação em Engenharia Civil. Os professores do Instituto são figuras com mentes brilhantes. Quando se entra numa escola desse tipo, geralmente, ou você sai com certeza daquele curso que você já havia imaginado ou você descobre sua paixão. Quando penso no IF, só me vem a ideia de que: não é só uma escola, nunca foi só aprendizado acadêmico. O aluno que ingressa flutuando, dentro de uma bolha, no IF se reconstrói totalmente. Nós temos contato com adversidades e é isso que faz o ser humano evoluir, se adaptar. A gente sai preparado não só para uma vida acadêmica ou profissional, saímos com uma visão de vida totalmente diferente, a realidade é sempre o eixo central dos nossos aprendizados. E isso deixa a gente mais humano também, a gente sabe o quanto pode ser difícil a vida de um aluno que sai de casa todos os dias às quatro horas da manhã para chegar lá na escola; o quanto é difícil ser de família humilde e sabemos o quanto os pais se orgulham em ver o filho(a) alçando novos ares.
Por exemplo, lá em casa, nunca passou pela cabeça da minha mãe que viajaria para apresentar um trabalho, que as promessas de ajuda financeira sairiam, que a oportunidade de mudar nossa vida poderia ser concretizada. E foi o IF que me deu essa esperança, que me possibilitou realizá-las.
No meu último ano, já estagiando na Coordenação de Laboratórios do Campus, estava determinada a passar no Enem. Para me ajudar, um amigo meu me deu uma conta do Descomplica, onde comecei a assistir as vídeo-aulas.  Carol e Ruthiane, duas ex-alunas do IF, também ajudaram, corrigindo minhas redações. Não foi fácil, teve dia que não aguentava mais tanta aula... Quando ficava difícil assim, eu lembrava porque eu não podia desistir: lembrava da promessa que eu tinha feito para mainha.
Dia 28 foi um dia incrível, liguei para mainha um dia antes chorando, dizendo que não iria conseguir. Ela me pediu para ter calma e acreditar nos planos de Deus. Me consolou com isso. Segunda de manhã, quando abri a página do SiSU, dei um grito tremendo: "consegui!", depois corri para abraçar minha irmã e comecei a chorar. Essa aprovação significa muito para mim! Mainha ainda não consegue acreditar, pois é um grande sonho se realizando; é a possibilidade de ser a primeira graduada da família, de ter um emprego bom e dar conforto para família e é só o primeiro passo que imagino dar.
Termino dizendo que, dentre as pessoas importantes nessa jornada do IF, destaco Iasmin e Josivânia, mãe dela. Elas já são parte da minha família, delas vieram incentivos acadêmicos importantes para minha persistência nos meus sonhos. Além de ajudarem a realizá-los, sempre apresentaram portas onde eu achava que não possuíam saídas e, o mais importante, sempre me mostraram que – apesar das dificuldades – eu era e sou muito capaz de conseguir realizar meus sonhos."
Notícia retirada do Portal IFRN

Justiça nega liminar requerida pelo Solidariedade que obrigaria o RN pagar salários atrasados

Resultado de imagem para fotos de dinheiro
O juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, da 6ª Vara da Fazenda Pública, negou liminar do Solidariedade, assinada pelo advogado e ex-vice-governador Fábio Dantas, que obrigava o Governo do Estado a usar metade do saldo da arrecadação de janeiro para pagar salários em atraso, obedecendo a ordem cronológica da folha.
O Governo comprovou que não havia o saldo anunciado pelo partido.

Thaisa Galvão

DO BLOG: Após termos acesso à decisão judicial, constatamos que não houve a citada comprovação por parte do Estado do RN. Em verdade, o indeferimento do pedido liminar se deu em razão da ausência de um dos seus requisitos: a probabilidade do direito. O Juízo da Fazenda Pública considerou que as provas juntadas pelos requerentes na petição inicial eram insuficientes para atestar a probabilidade do direito, tais como documentos desatualizados, não oficiais ou genéricos. Considerou-se ainda que, caso a liminar fosse deferida, a medida poderia ser irreversível, o que é vedado pela lei.


A decisão pode ser reformulada no futuro, quando for proferida a sentença, após a apresentação de novas provas e do exercício do direito de defesa por parte do Estado do RN.

Imagens da abertura do 4º Moto Fest, em São Paulo do Potengi, um verdadeiro sucesso

Na noite desta sexta-feira (8), um bom público foi a Praça Monsenhor Expedito, em nossa cidade, para prestigiar   abertura do 4º Moto Fest de São Paulo do Potengi, uma realização dos Estradeiros do Potengi, com o apoio total da Prefeitura Municipal (gestão Naldinho).

A festa começou com Alexandre Moreira e Banda (prata da casa), que deu um verdadeiro show de musicalidade, tocando muito forró, encerrando com música carnavalesca. Em seguida, mais duas bandas subiram ao palco exibindo  rock de ótima qualidade.

O evento tem sequência neste sábado (dia e noite) com a participação de um grande número de motociclistas vindos de todo Nordeste e do público local e da região.  Hoje (9), seis bandas musicais subirão ao palco do Moto Fest.

Teremos outras  outras informações e novas fotos. 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

O diabo não é somente Renan Calheiros, é a cartilha governista

A imagem pode conter: 1 pessoa
Senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), novo presidente do Senado Federal
Por Ivan Lopes*
Jornalista e Professor

Tal como fez o Senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP), que votou, fez campanha e até contribuiu para a elaboração do discurso de seu amigo e colega Senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) à presidência do Senado, a minha torcida acabou assim que foi divulgado o resultado daquela tumultuada eleição.

Vejo muita empolgação dos correligionários e aliados. Alguns talvez seja por gratidão, outros por medo de perderem seus empregos ou ainda com a esperança de conquistar algum privilégio. Eu compreendo, afinal, cada um de nós temos as nossas necessidades mais urgentes!

Entretanto, não vejo razão para endeusar o novo presidente do Senado como se ele realmente fosse o "Davi que venceu o Golias". As suas decisões e votações nos primeiros 4 anos de mandato no Senado dão uma lúcida visão para aqueles que optam pela verdade!

Vencer Renan Calheiros, com o apoio do amigo e correligionário, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni foi tarefa fácil diante dos futuros obstáculos que ele enfrentará a partir de agora.

O diabo não era Calheiros. O diabo será a reforma da previdência elaborada pela equipe econômica do Governo Bolsonaro a qual manterá todos os privilégios dos que ganham muito dinheiro, como é o caso dos próprios políticos, empreiteiras, judiciário e os militares com altas patentes, e arrebentará de vez com mais pobres.

A aprovação dessa reforma, dentre outras barbáries, indo totalmente contra os interesses dos mais pobres brasileiros, será o preço que Davi Alcolumbre pagará pelo apoio recebido! Isso está tão claro quanto as águas que banham as ilhas Maldivas!

Todo mundo sabe que aquilo que é ótimo para o rico jamais será igualmente bom para o pobre! Os banqueiros, como é o caso do dono do Itaú, está rindo à toa com a reforma da previdência! "Ela é excelente", resumiu o banqueiro!

Anistia-se bilhões em impostos de empresas como a JBS, VARIG (falida) e Caixa Econômica, mas nas contas do governo o problema do país são os pobres que ganham um salário mínimo!

Não é porque sou contra o PT e o esquerdismo, que devo ficar lambendo as botas do Bolsonaro e defendendo todas as suas truculências! Não é porque quero ver Lula continuar preso que devo defender a inocência do filho do presidente! Não é porque sou contra Renan Calheiros, que deva endeusar Davi Alcolumbre! Na política brasileira não existe a luta entre o bem e o mal ou entre deus e o diabo. Existe uma luta entre o péssimo e o menos pior!

Não quero aqui sepultar as esperanças de ninguém em relação ao nosso presidente do Senado, mas não podemos tomar uma overdose de anestésico, que nos impossibilite de usar o senso crítico e tirar os pés do chão!

*Ivan Lopes é natural de Santa Maria/RN, mas atualmente reside em Laranjal do Jari, Estado do Amapá.

Começa hoje (sexta), o 4º Moto Fest de São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para imagens do moto fest em são paulo do potengi
Numa realização dos Estradeiros do Potengi com o apoio da Prefeitura local, começará logo mais a partir das 20 horas, em nossa cidade o 4º Moto Fest de São Paulo do Potengi. A estrutura (stands, barracas, trailles, palco) do evento que conta com a participação de  motociclistas de todo Brasil, já  está armada na Praça Monsenhor Expedito. Na noite de hoje (8), bandas musicais subirão ao palco para abrilhantar a festa.

Teremos outras informações.

Prefeito Naldinho entrega equipamentos aos Agentes Comunitários de Saúde

Na última segunda-feira, 4 de fevereiro, o Prefeito Naldinho entregou a cada Agente Comunitário de Saúde (ACS) um tablet, em cumprimento à implantação do Prontuário Eletrônico. O novo equipamento de trabalho dos ACS vai otimizar os serviços desses profissionais no registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes.

A entrega dos equipamentos foi realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Além dos tablets, os Agentes Comunitários de saúde receberam ainda, cada um, 02 camisas, 01 calça jeans, 01 par de tênis, 01 boné e 01 bolsa; além de 01 protetor solar.

Os Agentes de Combate a Endemias também receberam, cada um, 02 camisas (sendo uma manga longa e outra manga curta), 01 calça jeans, 01 par de botas, 01 par de tênis, 01 boné árabe, 01 mochila; além de 01 protetor solar.

O investimento da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi na aquisição do referido equipamento foi de cerca de 65 mil reais.


SPP News

Bolsonaro segue sem compromissos; boletim médico e entrevista coletiva serão às 16h

O presidente Jair Bolsonaro segue sem compromissos oficiais em sua agenda nesta sexta-feira, 8. Ele está internado desde o dia 27 de janeiro no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, onde fez cirurgia para reconstrução do trânsito intestinal.
A previsão da assessoria de imprensa do Palácio do Planalto é que a coletiva com o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, ocorra às 16 horas, mesmo horário da divulgação de novo boletim médico.
O presidente foi diagnosticado com pneumonia, após apresentar febre (38ºC) na noite de quarta-feira (6). De acordo com o médico responsável pela cirurgia de Bolsonaro, Antonio Luiz Macedo, o quadro é sutil e leve, mas deve fazer com que ele permaneça no hospital por mais, pelo menos, “cinco a sete dias”.
Nesta quinta-feira, 7, minutos após a divulgação do boletim que atestava a pneumonia, o presidente postou no Twitter uma mensagem em que dizia: “estamos tranquilos, bem e seguimos firmes”. 

Com informações do Estadão Conteúdo.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Ignorância ou ruindade

Por François Silvestre
O jornal matutino da Rede Globo, no que se refere à meteorologia, é um teatro de estupidez.
Nesta quarta-feira (6), após mostrar o mapa do Brasil com chuvas em todas as regiões, um repórter pergunta a uma repórter: “E durante o resto da semana”?
A moça responde: “Vai piorar, com mais chuva em todo o país, menos no Sul”.
Dá vontade de mandá-los…deixa pra lá. Quer dizer o Sul é o único lugar que se “salva”.
Esses imbecis não sabem que a maioria dos reservatórios do país estão com níveis baixíssimos? No Sudeste, Centro Oeste, Nordeste. Reservatórios que fornecem água e energia.
Eles pensam que o Brasil se resume a Copacabana e Ipanema? Guarujá e Santos?
Reclamam das cidades alagadas, que se lixem.
As cidades são alagadas pela deseducação das populações, que jogam lixo nos bueiros e nas administrações.
No bueiros jogam o lixo de casa, depois enchem, com votos, os que deveriam e não cuidam das cidades.
É lixo de rejeitos nos bueiros e lixo humano nos palácios.
Publicado no Blog do Carlos Santos

Já passam de dez os que pretendem disputar a Prefeitura de São Paulo do Potengi, em 2020

Apesar de estarmos a cerca de 1 ano e 8 meses das eleições municipais de 2020, em nossa cidade, nos bares, espetinhos, barbearias, salões de beleza, praças de táxi e moto-táxi, bancos dos lisos... onde tiver adjunto de gente, a conversa é uma só: Quem são os pré-candidatos a disputar a sucessão municipal do prefeito Naldinho, em 2020. Quem entende do assunto garante que já passa de 10 os que pretendem chegar ao Executivo Municipal.

O blog está fazendo um levantamento dos referidos pretendentes e assim que tiver a confirmação de cada um(a), divulgaremos a lista.

Aguardem.  

Fátima destaca regulação de cessão onerosa em Encontro de Governadores

A governadora Fátima Bezerra participou, nesta quarta-feira, 6, em Brasília, do Encontro de governadores do Nordeste. O objetivo foi discutir pautas em comum com os demais estados, como a regulação da cessão onerosa, previdência, segurança e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
“Quero reforçar aqui, no que diz respeito à agenda legislativa, a precisão de agilizar a aprovação dos excedentes que tratam da cessão onerosa. A crise fiscal por que passa o RN é tão forte que nos levou a decretar calamidade financeira, por isso a necessidade imperiosa de os estados terem receitas extras e o projeto da lei que trata da cessão onerosa possibilitará exatamente isso”, destacou a governadora durante a reunião.
A cessão onerosa trata de um contrato, firmado em 2010, em que o governo cedeu parte da área de exploração do pré-sal à Petrobras, que obteve o direito de explorar cinco bilhões de barris por dia. Com a descoberta de volume maior de petróleo na área, o governo irá vender o excedente. Os estados e municípios cobram a repartição da receita, conforme regra da Constituição Federal de partilha.
Agora RN

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Restaurante Popular: Dez anos servindo comida de boa qualidade aos potengienses

O Restaurante Popular de São Paulo do Potengi, instalado em nossa cidade desde agosto de 2009 pela então governadora Vilma de Faria, está completando 10 anos de permanência em nossa comunidade, prestando relevantes serviços aos potengienses no campo da alimentação de boa qualidade.

O Restaurante fornece 500 refeições diárias: almoço balanceado, nutritivo, com um cardápio diversificado diariamente, tendo como sobremesa, dias frutas, dias doces, tudo com acompanhamento nutricional, por apenas um real.

Vale dizer também, que as refeições são produzidas num processo seguro, sempre no dia do consumo, com o objetivo de oferecer a população uma alimentação saudável e segura fora de casa.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11 horas às 14 horas.

Está chovendo bem na ribeira do Potengi

Resultado de imagem para fotos de chuvas em sao paulo do potengi
Segundo a EMPARN o bom resultado das chuvas caídas na Região Potengi das 7 horas da manhã desta terça (5) às 7 horas da manhã desta quarta-feira (6) é o seguinte:

Ielmo Marinho: 48 mm, São Paulo do Potengi: 35 mm, Riachuelo: 43 mm, Bom Jesus: 30 mm, Santa Maria: 29 mm, Rui Barbosa, 26,5 mm, São Tomé: 15 mm, São Pedro: 12 mm.

O tempo continua nublado em toda região, sendo que estamos ouvindo (às 14 horas desta quarta) o trovão roncando e vendo o relâmpago cortando os céus do Potengi.

Com informações do Blog do Lucas Tavares

Governo do RN anuncia pagamento dos salários de fevereiro ao funcionalismo

Imagem relacionada
Em reunião nessa terça-feira (5) entre o Governo do Estado e as entidades representativas dos servidores ficou acordada a data do pagamento de fevereiro do funcionalismo público estadual da seguinte forma: 
No dia 11 vão receber 30% do salário os servidores que ganham acima de R$ 6 mil, dia 15 será feito o pagamento integral de quem ganha até R$ 6 mil e no dia 28, fechando a folha, recebem o complemento de 70% de quem ganha acima de R$ 6 mil.
Os servidores dos órgãos que integram a Segurança Pública receberão seus salários integralmente no próximo dia 15, repetindo o que foi realizado no mês passado. 

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.