terça-feira, 24 de dezembro de 2019

O presépio e a Bíblia


Texto retirado da página Papista no Facebook

Todo mundo gosta de um presépio! Todas as famílias ficam felizes com a montagem do presépio. Especialmente as crianças. É sempre uma oportunidade de ensinar a História da Salvação com a cena do Senhor recém-nascido na manjedoura; a Sagrada Família; o burrinho e o boizinho etc. É uma linda cena que faz parte da tradição católica e nos ajuda a viver ainda mais de perto a realidade da Encarnação do Verbo. 

Diz a tradição que foi São Francisco de Assis que começou a prática da montagem de um presépio para visualizar a cena e, assim, não só ajudar na sua vida de oração e na do povo, mas para ensinar. 

Por causa do presépio, todo ano vemos aquelas matérias pseudo-científicas em que a pessoa aponta cheia de autoridade: "não havia boi ali"; ou "não há evidências de criações desses animais na região"; "as estalagens da época não teriam espaço" etc. Todos falam essas coisas e se enchem de orgulho por apontar o que eles acham ser ou um erro bíblico (sendo que não há descrição bíblica sobre animais na narrativa da natividade), ou uma superstição católica. 

A pergunta que sempre fica no ar, então, é: por que o boi e o asno? Por que a cena daquela maneira? Alguns tentam justificar a presença dos animais por causa dos pastores. Não é uma explicação ruim para crianças, mas, na verdade, esse não é o ponto.

O fato é que se foi mesmo São Francisco de Assis, ele era um gênio! O presépio é uma mensagem. São Francisco queria demonstrar o seu pai Cumprimento Messiânico, como tudo se cumpre e eleva em Cristo. Nada melhor para ensinar do que algo tão visualmente rico e, principalmente, belo. 

O presépio é a representação do que o profeta Isaías disse: "O boi conhece o seu dono e o asno [o burrinho] o seu berço [manjedoura]; mas Israel não conhece, meu povo não entende" (Is 1,3). 

Qual é o sentido? A mensagem bíblica do Presépio é: eu reconheço o Senhor! Eu sei que Ele se encarnou entre nós e veio ao mundo para nos salvar. A família cristã reconhece o Menino Deus e o acolhe em sua casa. 

Em Cristo, tudo se cumpriu. A criação deveria reconhecer o Seu Criador; nós devemos reconhecer em Cristo o Senhor das nossas vidas. 

O presépio é mais que um enfeite ou um devocional. É também uma maneira de nos lembrar que estamos sempre em missão. É nosso dever pregar e, acima de tudo, dar testemunho da Palavra com as nossas vidas. Para que todos sejam como os bois e asnos profetizados que reconhecem o Senhor Nosso Deus. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

LAPAC

LAPAC

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

ALEX SUPERMERCADO E PADARIA

AUTORIZA SEGUROS

AUTORIZA SEGUROS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

ACADEMIA FORÇA E SAÚDE

Arquivo

.

.
Tecnologia do Blogger.