quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Liturgia Diária: O amor é o cumprimento da Lei

Texto retirado da página Papista no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: quarta-feira da trigésima primeira semana do Tempo Comum - Ano C

Rm 13,8-10
Salmo 112(111)
Lc 14,25-33

A Liturgia de hoje nos exorta a viver o amor de Deus até o fim. 

Na primeira leitura, São Paulo repete o que o Senhor falou ao jovem rico (Mt 19,16-22; Mc 10,17-22; Lc 18,18-23) e ao mestre da Lei (Lc 10,25-27), repetindo o que foi ensinado na Lei (Dt 6,5; Lv 19,18). De maneira ainda mais clara, o que São Paulo quer dizer é que o amor é o cumprimento da Lei. 

O apóstolo não diz isso como sentimentalismo, mas na vivência do amor. De forma objetiva, ele quer dizer que o Senhor deu a Lei que cumpre e eleva os Mandamentos, a Lei do Amor, especialmente reveladas nas Bem-Aventuranças do Sermão da Montanha (Mt 5-7). Viver aquilo é viver a Lei em amor. 

Essa é a vivência que o Senhor nos ensinou e que louvamos no Salmo. Quem for generoso com o próximo será exaltado no Reino de Deus. O Salmo fala sobre a generosidade de quem empresta. Talvez a expressão original nos ajude a visualizar melhor a intenção divina. 

A expressão hebraica para 'emprestar' é 'lavah' (לָוָה), que também significa 'unir'. Ou seja, quem empresta (ou quem pega emprestado) se une a outro. Extrapolando o sentido do louvor do Salmo, quem empresta ao que precisa não apenas se une a ele contratualmente, mas se une a Deus pela sua boa obra. 

O Evangelho nos ensina que quem não carregar a sua cruz, não pode ser discípulo do Senhor. Quem não renunciar a si mesmo, não pode seguir o Senhor. Viver a Lei do Amor não é feito apenas com palavras, mas com atos. São as boas obras que mostram a nossa fé. 

O Senhor já nos avisou que no mundo teremos aflições. Esse é o 'gasto' citado e que temos que levar em contra. Sabemos que será difícil, mas devemos terminar o que começamos, o caminho até o Reino de Deus. Esse caminho é o amor. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.