terça-feira, 15 de outubro de 2019

Uma resposta a Márcia Fellipe: Afinal, a Bíblia diz que só Jesus pode ser chamado de santo?

Ontem, 14, escrevemos sobre algumas questões relativas ao processo de canonização e à intercessão dos santos, esclarecendo que o fato de Jesus ser o único mediador entre Deus e os homens não impede a intercessão dos justos. Ao contrário, possibilita-a. 

No mesmo texto, explicamos que as outras objeções ao dogma da intercessão dos santos seriam esclarecidas no próximo ano, numa série de artigos que pretendemos fazer sobre a doutrina católica. Contudo, tivemos que adiantar uma dessas explicações devido a repercussão de uma fala da cantora Marcia Fellipe, a qual, infelizmente, encontra eco em muitas mentes católicas.

A citada cantora, comentando a canonização de Santa Dulce dos Pobres, alegou: "Santo só o senhor Jesus Cristo. Não se deixem enganar (leiam a Bíblia). 'E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará'. João 8:32".

Pela fala da cantora, percebemos que ela quis afirmar: 1) só Jesus pode ser chamado de Santo; 2) chamar outras pessoas de santos é antibíblico. Ocorre, porém, que a Bíblia mostra que a compreensão de Márcia Felipe está errada.

Primeiramente, o próprio Jesus Cristo, quando do Sermão da Montanha, chama os ouvintes a serem santos: "Sede santos, assim como o vosso Pai Celeste é santo" (Mt. 5,38). São Pedro Apóstolo retoma a frase de Jesus em sua carta: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo". 1 Pedro 1:15,16. Ora, se Cristo e Pedro nos chamam a sermos santos é porque podemos ser, mediante a graça. Caso não pudéssemos ser santos, Jesus não nos teria convidado a buscar a santidade. Cristo não nos chamaria a fazer algo que estivesse fora do nosso alcance, pois Ele é justo e coerente. 

Além disso, em diversas outras passagens a Bíblia se refere a pessoas distintas de Jesus como santos. O próprio São Paulo Apóstolo, maior pregador da história do Cristianismo, chama a si mesmo de Santo: "A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo" (Efésios 3,8). São Paulo também chama aos profetas e apóstolos de santos: "O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas (Efésios 3:5)".

Estaria São Paulo, apóstolo fiel, usurpando a glória de que deveria ser dada apenas a Jesus? É óbvio que não, já que é dogma de fé em todas as denominações cristãs que a carta aos efésios é inspirada pelo Espírito Santo e, portanto, sem erros teológicos. 

Além dos profetas e apóstolos, Paulo se refere também aos irmãos de fé como santos: "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?"(1 Coríntios 6:2) // Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações, porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos (Filemon, 4-5) // A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (Rm 1,7)

Por fim, os anjos também são chamados de santos, desta vez pelo próprio Jesus, em Mc 8,38 e Lc 9,26. Se o fato de chamar os anjos de santos usurpasse a glória devida apenas a Cristo Ele não teria se referido aos anjos por tal nome, uma vez que Jesus, sendo a Verdade Encarnada (Jo 14,6), nunca ensinou algo que estivesse errado.

Portanto, conclui-se que, diferentemente do que pensa Márcia Felipe, os santos não usurpam a Glória de Deus, nem se colocam no lugar dEle. Ao contrário, são imitadores do Senhor Jesus e dos apóstolos, e que, apesar das dificuldades, aceitaram carregar a Cruz proposta pelo Cristo (Mt 16,24), negando-se a si mesmos, a fim de atender o chamado bíblico universal à santidade (Mt. 5,38; 1 Pedro 1,15-16).

PS: existem outras objeções em relação à intercessão dos Santos, as quais, como já dito, serão esclarecidas em outro momento.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.