domingo, 20 de outubro de 2019

Breve Catequese Católica: A vitória é do Senhor

Breve Catequese Católica
Texto retirado da página Papista, no Facebook

Liturgia Dominical: Vigésimo Nono Domingo do Tempo Comum - Ano C

Leituras: 

- Ex 17,8-13
- Salmo 121(120)
- 2Tm 3,14–4,2
- Lc 18,1-8

 A Liturgia de hoje nos fala sobre a fé no Senhor que nos garante a vitória.

 Na primeira leitura, Moisés dará uma grande demonstração de fé ao povo. Enquanto eles combatem, ele ergueria os braços. Ao contrário do nos parece hoje como uma pose para um discurso ou de bênção, erguer os braços era uma postura de oração entre o povo de Israel. 

 Enquanto Moisés reza ao Senhor, eles vencem, quando quebrava sua postura, eles perdiam. A vitória é do Senhor (Pr 21,31; Sl 3,8). É também uma prefiguração da vitória pela cruz de Cristo (1Cor 15,57). 

 É o que cantamos no Salmo, louvando a Deus que nos livra do mal. Deus não dorme ou se distrai. Ele nos guarda do mal e merece a nossa confiança. 

 O que não vimos, sentimos em nossas vidas. O que sentimos, o "vazio em forma de Deus no coração"*, entenderemos e o preencheremos através da Igreja Católica, que nos dá as Escrituras que nos alimentam desde a infância, como diz São Paulo na segunda leitura.

 Se até os maus fazem justiça aos que imploram, quanto mais fará por nós o Deus que é um Pai amoroso? É o que Jesus nos questiona no Evangelho de hoje. 

 Deus nos ordena olhar pelos que mais necessitam, como os pobres, os doentes e as viúvas. Ignorá-los é ignorar as ordens de Deus. Viver o amor de Deus para com o próximo é pregar a Sua Palavra em testemunho de vida. 

 Peça e te será dado, pois a quem pede será dado (Mt 7,7-8). Nossas orações são ouvidas pelo Senhor. Ele quer que nós peçamos sempre. Afinal, sem Ele, somos todos desamparados como a viúva da parábola. Com Ele, a vitória é certa. 

 Vivamos uma vida de oração mais intensa, alimentada pela leitura das Escrituras e os Sacramentos, para que a caridade seja a demonstração da nossa fé na vitória do Pai que nos ouve do alto.

 Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

 um Papista

*Blaise Pascal: Pensées (paráfrase)

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.