domingo, 13 de outubro de 2019

Breve Catequese Católica: Os sinais, a gratidão e o testemunho

Breve breve Catequese Católica
Texto retirado da página Papista, no Facebook

Liturgia Dominical: Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum - Ano C

Leituras: 

- 2Rs 5,14-17
- Salmo 98(97)
- 2Tm 2,8-13
- Lc 17,11-19

Na Liturgia deste domingo, vemos os sinais do Senhor em nossas vidas, mas será que damos graças ou testemunhamos o que Deus faz por nós?

Na primeira leitura, vemos o general dos exércitos da Síria, Naamã, buscar ajuda do profeta Eliseu. Eliseu foi o discípulo do profeta Elias. Conforme foi prometido, seu discípulo faria ainda mais milagres do que o grande profeta (2Rs 2,9) depois de sua subida aos céus. 

O Senhor diria o mesmo sobre a Sua Igreja e a sucessão apostólica (Jo 14,12).  Naamã foi curado de corpo e espírito, pois, quando viu os sinais, se converteu e abandonou os falsos deuses. Assim como os discípulos fariam tantas vezes e o Espírito Santo ainda o faz através de Sua Igreja. 

O Senhor nos mostra o Seu poder e o Seu amor, é o que cantamos no Salmo. Louvamos ao Senhor, mas será que vivemos a Sua Palavra? 

A mensagem da segunda leitura é exatamente a vivência católica de quem viu os sinais. São Paulo nos exorta dar as nossas próprias vidas em testemunho do Senhor, imitando (sendo igual) aos santos de Deus. 

Deus faz milagres em nossas vidas o tempo todo. No Evangelho de hoje, a mensagem chega até além de Israel. Um samaritano se converte e dá testemunho do Senhor. É a Catolicidade (universalidade) da Palavra, que também havia sido prefigurada na cura do Sírio Naamã. Esse é o nosso dever! 

A cura de Naamã, no fundo, vem através do seu Batismo nas águas do Jordão. Assim o Senhor ensinaria: a conversão vem com o Batismo do fiel (Mt 28,19), uma limpeza para uma nova vida em Cristo.

Através de Sua Igreja, Deus faria ainda mais milagres. Ele o faz constantemente em nossas vidas. É preciso que sejamos mais gratos e mais dispostos a dar testemunho do Seu amor, para que mais irmãos sejam batizados e limpos na Água Viva que é o amor do Senhor. 

Rezemos para ser dignos das promessas de Cristo. Promessas essas que se cumprem diariamente em nós e que de nós devem ser refletidas ao mundo.

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.