quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Breve Catequese Católica: As boas obras enquanto confissão de fé

Texto retirado da página “Papista” no Facebook 
https://www.facebook.com/umpapista/

Reflexão sobre a Liturgia: quarta-feira da vigésima oitava semana do Tempo Comum - Ano C

Rm 2,1-11
Salmo 62(61)
Lc 11,42-46

A Liturgia de hoje nos lembra que, antes de tudo, nossas vidas devem ser um testemunho do amor de Deus em cada ato. 

Na primeira leitura, São Paulo nos exorta a viver retamente, sem hipocrisia. A regra de ouro do Senhor (Mt 7,12) demanda que vivamos como pregamos, sem exigir mais dos outros do que a nós mesmos antes. O que falamos, devemos viver; o que esperamos para nós é o que devemos fazer pelos outros. 

Principalmente, nos lembra o apóstolo, porque nós seremos julgados pelas nossas obras. Perserverar no bem, diz ele, é o caminho para a Glória dos Céus. 

É o que cantamos no Salmo. A salvação está em acreditar unicamente nas promessas de Deus, não em nós. Não seria isso dizer que apenas a fé nos salva, sem obras? De forma alguma. O Salmo diz que ter fé é vivê-la em obras, e por elas o homem receberá (Jó 34,11; Jr 17,10 etc).

No Evangelho de hoje, o Senhor nos ensina duas importantes lições. A primeira é que nós não devemos nos orgulhar da nossa fé. Ela não nos dá privilégios, mas obrigações. A segunda lição é a mais importante: nossa recompensa não vem de uma fé legalista, uma fé que se vê cumprindo prescrições como "fazer tais coisas; não fazer aquelas outras" e se vê salva por isso. 

A lei, diz o Senhor, é fardo pesado demais para ser carregado sem a Sua ajuda. Manter a lei é importante, mas somos salvos pela misericórdia de Deus. A maneira de manter a Lei de Deus é com atos de amor que demonstram a nossa fé como nenhuma palavra ou legalismo pode fazer.

Nossa confissão de fé não é feita com palavras ou promessas. Nossas obras são nossa confissão de fé, nossos contínuos atos de amor que nos mantém na Aliança divina. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.