quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Breve Catequese Católica: O sofrimento do Corpo de Cristo


Breve breve Catequese Católica
Texto retirado da página “Papista”, no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: segunda-feira da vigésima terceira semana do Tempo Comum - Ano C

O sofrimento do Corpo de Cristo

Cl 1,24–2,3
Salmo 62(61)
Lc 6,6-11

A Liturgia de hoje nos revela uma dimensão especial da Igreja como corpo de Cristo. Nela passamos tribulações, mas nela somos curados e salvos. 

Na primeira leitura, São Paulo nos fala sobre "completar na própria carne o que falta das tribulações de Cristo". Esse versículo costuma confundir alguns fiéis. O sacrifício de Cristo é perfeito e em nada falta. São Paulo se refere ao que os fiéis ainda precisam passar para fazer parte da união perfeita da Igreja e Nosso Senhor Jesus Cristo. A união em um só corpo, ensina o apóstolo, é o caminho da salvação. 

Essa salvação, cantamos no Salmo, é a perfeita união da Igreja com o Senhor. NEle somos salvos e só nEle nossa alma descansa. No Senhor encontramos repouso mesmo em meio às tribulações. 

No Evangelho de hoje, o Senhor demonstra como a Igreja é um corpo unido (Rm 12,5) e que se ajuda, pois se um membro da Igreja sofre, todos sofrem, mas se um se alegra, todos se alegram (1Cor 12,26). O sofrimento do corpo de Cristo é o caminho da nossa purificação. 

O Senhor nos cura através da tribulação, um mistério que não pode ser contido por preceitos legais. O Senhor dispensa a Sua Graça quando é melhor para nós, mesmo que não saibamos como, quando ou o porquê. Da mesma forma, nós, parte do corpo de Cristo, devemos cuidar uns dos outros sem esperar nada e sem legalismo. É o único caminho para que nenhuma vida se perca. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.