quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Liturgia Diária: “Quem vcs dizem que Eu Sou?”


Breve Catequese Católica
Texto retirado da página “Papista” no Facebook

Reflexão sobre a Liturgia: Quinta-feira da décima oitava semana do Tempo Comum - Ano C

Nm 20,1-13
Salmo 95(94)
Mt 16,13-23

Na Liturgia de hoje, entendemos o que é confiar totalmente no Senhor e o que isso significa para as nossas vidas. 

Na primeira leitura, o povo se queixa mais uma vez durante sua longa viagem até a terra prometida. O Senhor daria água ao povo tirando-a da rocha, como anteriormente o fez no mesmo lugar, em Meriba (Ex 17,6-7). Só que agora Moisés não deveria bater com o cajado na rocha, mas ordenar que a água saísse. 

Moisés desobedece o Senhor. Por sua falta de fé, ele não entraria na terra prometida. A fé de Moisés deveria fazer jorrar as águas da Graça de Deus que dariam a fé ao povo. Tal fé é a Água Viva que vem de Cristo (Jo 4,10); tal bênção é Cristo, a rocha de onde jorra tal água (1Cor 10,4). O grande profeta e juiz Moisés era uma sombra de Cristo e não pôde ensinar o povo a ter uma fé viva.

Cantamos o Salmo pedindo a Deus pela força de nunca fechar nossos corações como antes. Nossa vida deve ser uma eterna conversão, um ato eterno de entrega ao Senhor. 

Essa entrega é exatamente o que o Evangelho nos ensina que dá frutos sobrenaturais. O Senhor pergunta quem os homens dizem que Ele é. Entre todas as respostas, São Pedro diz "Você é o Messias, o filho do Deus Vivo". Note que a questão não é apenas o Messias, mas que o Messias é Deus, "o filho do Deus Vivo". São Pedro reconhece Jesus como Deus, não como um Messias que poderia ser apenas um homem. 

Tal afirmação, diz o Senhor, não vem das nossas capacidades, mas é fruto da Graça de Deus. Para recebê-lo, precisamos estar completamente abertos a Deus, como estava o humilde pescador, São Pedro, a rocha. Sobre ela o Senhor ergueria a Sua Igreja. 

No antigo Templo, existia uma pedra sobre o que se acreditava ser a porta para o inferno. Cristo é a rocha de onde vem a Água Viva. Ele empresta a Sua autoridade ao Papa, a rocha necessária e nunca ausente na história. As portas do inferno não prevalecerão! Que a nossa fé seja tal que Deus nos permita saber quem é o Senhor das nossas vidas. 

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.