terça-feira, 6 de agosto de 2019

Liturgia Diária: A Divindade do Senhor revelada conforme as Escrituras


Breve Catequese Católica 
Artigo retirado da página “Papista” no facebook

Reflexão sobre a Liturgia: Festa da Transfiguração do Senhor - Ano C

Dn 7,9-10.13-14
Salmo 97(96)
2Pe 1,16-19 (opcional)
Lc 9,28-36

 A divindade do Senhor revelada conforme as Escrituras

 Na Liturgia de hoje, celebramos o momento em que Jesus manifesta e confirma a Sua divindade. 

 A primeira leitura é a conhecida profecia de Daniel que anuncia o "Filho do Homem" apresentado a Deus Pai e coberto das Glórias prometidas. Sua realeza, a visão do profeta nos revela, se cumpriria e seria confirmada como eterna. 

 Assim como Moisés subiu com três amigos (Ex 24) para presenciar a Glória de Deus manifestada, Jesus cumpre o que foi apenas uma sombra Sua em Moisés e sobe com Pedro, Tiago e João para que Deus confirme a Sua autoridade. Da mesma forma, o profeta Malaquias nos mostrou que Deus enviaria Moisés e Elias para confirmar a Sua Lei, reafirmar a forja da Nova Aliança (Ml 4,4-5 ou 3,22-23) e assim cumprir as Escrituras. 

 O Salmo nos confirma Jesus como o Senhor em um Reino eterno; o Filho do Homem que veio abrir as portas dos céus para nós. É do alto da montanha que Deus, o Altíssimo, nos mostra o Rei dos Reis. 

 Na segunda leitura, São Pedro nos ensina que não é boato ou fábula, mas tendo sido testemunha da confirmação da majestade e divindade do Senhor, o que ele agora nos transmite é a verdade. Essa é a missão de todo católico. Inserido na Igreja de Cristo, o católico deve pregar a Palavra sem medo. Sair pelo mundo pregando não o que nós achamos, mas o que temos certeza pelo testemunho dos santos e mártires. 

 O Evangelho da festa da Transfiguração é a confirmação da divindade do Senhor. Ainda hoje nós precisamos ver para crer; precisamos ser lembrados de uma fé que não deveria mais depender de provas. Porém, em nossa situação de pecadores, é o sinal do amor divino que nos leva de volta ao Senhor. 

 Esse amor deve ser passado no sinal da misericória e amor ao próximo: a caridade que é a vivência católica, o amor em ação, para que outros vejam e creiam. Uma vez crendo, sirvam ao Rei dos Reis, o Filho do Homem em Sua majestade eterna. Seu é o caminho do amor e da misericórdia em um mundo que, mesmo vendo, não acredita. O mundo precisa do testemunho dos santos.

 Caminhemos confiantes de que vimos a Transfiguração do Senhor através dos Seus santos e O vemos nos altares. Sabemos que Ele foi confirmado e é o nosso caminho. A hora de contar a todos chegou. Que através de nós todos possam saber. 

 Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

 um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.