domingo, 30 de junho de 2019

Umbu-cajá: Uma riqueza nativa que está sendo desperdiçada

Depois de vários anos de seca, esse ano a nossa região foi contemplada pela mãe natureza,  com um bom inverno, proporcionando o renascimento  da vida nas nossas fauna e flora das mais diferentes formas. Um grande presente do Pai Eterno.

O Umbu-cajá é uma dessas riquezas, pois é uma fruta nativa,  saborosa e nutritiva que com o bom período de chuva, os umbuzeiros produziram uma boa safra alimentando muita gente, principalmente através da própria fruta e do suco feito da mesma.

Fruta saborosa, nutritiva, rica em componentes importantes para o nosso organismo, a exemplo de proteínas, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco, além das vitaminas A, B1, B2, B3 e C.

Como todos sabem a safra do cajá é rápida e o produto bastante perecível, existindo portanto um desperdício muito grande do produto, já que o homem do campo não tem como armazená-lo, perdendo assim uma importante fonte de alimentação e de renda. Pra se ter uma ideia, um quilo da polpa do Umbu,  na entre- safra chega a custar dez reais ou até mais.

Seria muito bom que as instituições públicas, associações comunitárias rurais (que no papel existem muitas)... se mobilizassem junto ao agricultor familiar  visando aproveitar corretamente uma grande riqueza dada pela natureza, que se armazenada, transformada em polpa e vendida no tempo certo poderá gerar emprego e renda pra um significativo número de pessoas. Riqueza que infelizmente está sendo desperdiçada.

Um comentário:

  1. Boa Noite, tem um professor na ufersa que tem pesquisas relacionadas a cultura de spondias. com diversos utilidades com criação de cerveja, cachaças dentre outras.

    ResponderExcluir

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.