domingo, 2 de junho de 2019

Hoje (2) é o Dia Mundial das Comunicações Sociais: Das comunidades das redes sociais à comunidade humana

Resultado de imagem para fotos de dom jaime vieira arcebispo de natal
Dom Jaime Vieira, Arcebispo da Arquidiocese de Natal
Queridos irmãos e irmãs!
Há 53 anos, a Igreja celebra, no dia da Ascensão do Senhor, o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este ano, a Mensagem do Papa Francisco se apresenta como uma exortação a todos os que usam as redes sociais a fim de que, criando verdadeiras comunidades lembrem sempre que são chamadas “a refletir sobre o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, o desejo que o homem tem de não ficar encerrado na própria solidão” (FRANCISCO. Mensagem para o LIII Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019). De fato, as redes sociais são hoje, um fato determinante para a comunicação. Como cristãos e cristãs, membros da Igreja, comunidade de comunidades, formadas por homens e mulheres, verdadeira comunidade humana, somos exortados a não desfavorecer essa realidade.
O Papa Francisco conduz sua reflexão a partir de uma frase de São Paulo:  “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25). Aqui está o fundamento da comunidade cristão. Não vivemos isolados, num individualismo angustiante, mas fazemos parte de uma comunidade. “O fato de sermos membros uns dos outros é a motivação profunda a que recorre o Apóstolo para exortar a despir-se da mentira e dizer a verdade: a obrigação de preservar a verdade nasce da exigência de não negar a mútua relação de comunhão” (FRANCISCO. Idem.). 
Essa comunhão que, em primeiro lugar, nasce da iniciativa divina de vir ao encontro dos homens e das mulheres para uma relação de vida, de amor, de salvação e de plenitude, realidade que denominamos “Revelação”, pois ela é a automanifestação divina para a sua comunicação aos homens e as mulheres, comunicação que significa que Deus mesmo se dá à sua criatura, fazendo morada nela (cf. Jo 14,23: “se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e a ele viremos e nele estabeleceremos morada”). 
Essa é a grande verdade humana: Deus se comunica para fazer comunhão com o ser humano. Dessa verdade, vem a constituição da comunidade humana. Pois Deus não se comunica a um só, quase que tornando-se propriedade particular ou exclusiva de um só, mas se doa a cada um para formar um só corpo.
O último ponto da Mensagem de Papa Francisco chama a atenção pelas palavras que se entrelaçam numa recomendação, o que para nós cristãos e cristãs, é um imperativo: do “like” ao “Amém!”. Isto é: “A própria Igreja é uma rede tecida pela Comunhão Eucarística, onde a união não se baseia nos gostos [‘like’], mas na verdade, no ‘amém’ com que cada um adere ao Corpo de Cristo, acolhendo os outros”. Uma comunicação será sempre verdadeira se ela favorece o acolhimento e o respeito por cada um. Jamais usar as redes sociais para denegrir ou afastar os outros. Ela deve ser sempre usada para o bem, para favorecer a comunhão.
 Partamos sempre desse princípio. A mentira leva a destruição dos irmãos e irmãs. E mais, ela pode ser tão nefasta que, não só confunde, mas assume o lugar da consciência, verdadeiro templo onde habita Deus.
Exorto a todos os agentes da PASCOM de nossa Arquidiocese a ler e a meditar a Mensagem do Papa Francisco. Ao mesmo tempo, aproveito para agradecer a todos os que usam as redes sociais para a difusão do bem, para a caridade, para a evangelização. Muita coisa boa e maravilhosa é realizada nestes meios modernos de comunicação. Oxalá aqueles que se perdem nas “fake news” da vida se convertam e busquem a verdade. 
Para nós, seguidores de Jesus Cristo, a verdade é sempre libertadora, porque é favor do homem e da mulher. “Da fé num Deus que é Trindade, segue-se que, para ser eu mesmo, preciso do outro. Só sou verdadeiramente humano, verdadeiramente pessoal, se me relacionar com os outros. Com efeito, o termo pessoa conota o ser humano como ‘rosto’, voltado para o outro, comprometido com os outros” (FRANCISCO. Idem).
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo de Natal

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.