domingo, 5 de maio de 2019

Virgindade perpétua de Maria: Por que convinha a Cristo ter uma mãe sempre virgem?


Coluna "Breve Catequese Católica"
Artigo de João Damasceno* 

Dentre todas as mulheres, apenas a Santíssima Virgem obteve o privilégio de ser, simultaneamente, Mãe e Virgem. Nela, a virgindade não impediu a fecundidade, e nem a fecundidade destruiu a virgindade.

É da natureza perfeitíssima do NOSSO SENHOR surgir sem trazer dor, rupturas, estragos ou destruição, pois como adentrou num cômodo sem derrubar paredes, assim adentrou ao mundo sem romper as entranhas da sua Mãe Santíssima: “Estando TRANCADAS AS PORTAS, VEIO JESUS, pôs-se no meio deles” (S João 20, 26).

A revelação evidencia que as figuras de Eva e Maria estão nitidamente entrelaçadas. A primeira mulher da criação, Eva, era ainda VIRGEM e IMACULADA quando se deixou entrar em consórcio com a serpente malévola (Gn 3, 1-5). Entre Eva e a serpente houve amizade, confiança e cumplicidade, sendo aquela o instrumento da aproximação entre o homem e o pecado.

Virgindade é a SANTIFICAÇÃO DO VENTRE, fazendo Deus, do útero de Eva, o SANTUÁRIO através do qual, por meio dessa mulher e seu esposo, Ele geraria todos os seus santos e santas também perfeitos e imaculados, os quais povoariam o paraíso e o honrariam eternamente:  “Deus os abençoou: “FRUTIFICAI, disse ele, E MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA e submetei-a. ” (Gn 1, 28).

Mas do consórcio livre e consciente entre Eva e a velha serpente, ocorre o efeito reverso, pois ao invés de gerar os santos e santas de Deus, concebeu por seu ÚTERO, agora sob o domínio do pecado,  a geração ímpia da qual constituiu-se toda humanidade: “Eis que NASCI NA CULPA, minha MÃE concebeu-me no pecado. (Salmo 50, 3)”. O pecado de Eva, que residiu na esperança de ser ela, assim como seu cônjuge Adão, iguais a Deus (idolatria), maculou o SANTUÁRIO que o Criador instituiu em seu ventre materno.

E se o pecado foi um atentado contra o ventre, contra o ventre seria também a justiça Divina e, assim, contra a serpente e a mulher fora decretado: “Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; SOBRE O TEU VENTRE RASTEJARÁS e pó comerás todos os dias da tua vida.” (Gn 3. 14). “Disse também à mulher: MULTIPLICAREI OS SOFRIMENTOS DE TEU PARTO; DARÁS À LUZ COM DORES, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.” (Gn 3.16)”

Todavia, se pela DESOBEDIÊNCIA de uma virgem imaculada (Eva), a serpente proporcionou a queda de Adão e fez introduzir o seu pecado na humanidade, DEUS, por sua vez, utiliza a OBEDIÊNCIA de uma outra virgem imaculada (Maria) para introduzir o SALVADOR, o qual derrotaria todo pecado.

Se pelo útero de Eva (santuário manchado), originou-se uma humanidade pecadora, o ventre da Santíssima Virgem (o novo santuário puríssimo) fora RESERVADO apenas e tão somente para gerar uma humanidade santa, perfeita, redimida e incorrupta através do próprio Verbo Encarnado, o Nosso Senhor Jesus Cristo. (S. Jo 1.1-7)

“Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o FRUTO DO VENTRE, o seu galardão.” (Salmo 127)
"Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre." (Lc 1, 41-42)

Nesse sentido, ensinavam os primeiros cristãos. Santo Irineu de Lyon (+ 220), por exemplo, dizia: “Como por uma virgem caiu o gênero humano, assim veio também a salvação por uma outra virgem,1 porque a desobediência virginal foi compensada em contrapartida por uma obediência virginal. (Adversus Haereses, 1. III seção 3, ano 130-220).”

Através da Santíssima Virgem, Deus restaura seu SANTUÁRIO, outrora nodoado da ilicitude de mulher, razão porque não convinha a Maria gerar filhos de homens, filhos de São José, os quais trariam a natureza do pecado, regredindo a segunda Virgem à condição de Eva, como mãe de uma humanidade pecadora. Em outras palavras: seria contraditório, por parte de Deus, gerar, num mesmo ventre, a humanidade perfeita e, posteriormente, a humanidade pecadora, regredindo o santuário do SANTO ao santuário do ÍMPIO.

Nesse sentido é a profecia bíblica trazida por Ezequiel, quando trata do pórtico do santuário construído por mãos humanas, uma figura do Antigo Testamento que antecipou o pórtico do Santuário pelo qual Deus se encarnaria, o ventre de Maria. Diz Ezequiel:  “Ele reconduziu-me ao PÓRTICO EXTERIOR DO SANTUÁRIO, que fica fronteiro ao oriente,3 o qual se achava FECHADO. 2. O SENHOR DISSE-ME: ESTE PÓRTICO FICARÁ FECHADO. NINGUÉM O ABRIRÁ, NINGUÉM AÍ PASSARÁ, PORQUE O SENHOR, DEUS DE ISRAEL, AÍ PASSOU; ELE PERMANECERÁ FECHADO. 3.O príncipe, entretanto, enquanto tal, poderá aí assentar-se para tomar sua  REFEIÇÃO4 DIANTE DO SENHOR. ELE ENTRARÁ PELO VESTÍBULO DO PÓRTICO E SAIRÁ5 PELO MESMO CAMINHO.” (Ez 44. 1-3)

Ora, se DEUS PAI, após ter passado por um pórtico feito por mãos humanas, o honrou ao ponto de ordenar que permanece FECHADO, por que o MESMO DEUS agiria diferente em relação ao pórtico do Santuário POR ELE MESMO EDIFICADO, por meio do qual foi gerada a carne do seu FILHO SANTO E IMACULADO?

O Deus no qual acreditamos não age por meio de contradições. Para nós, portanto, é mais do que claro que como Deus honrou aquele pórtico do Santuário da Antiga Aliança, feito de pedras e construído por mãos humanas, certamente também honrou o pórtico do santuário da Nova e Eterna Aliança, não mais de pedra, mas de carne, onde foi gerado O CRISTO.

Desse modo, nos termos da profecia de Ezequiel citada acima, o pórtico de acesso ao Santuário (Ventre de Maria), pelo qual Deus (Espírito Santo) passou, permaneceu FECHADO (virgindade), pois apenas o Príncipe (Jesus Cristo) era digno de por lá passar.

*Adaptações feitas por Silvério Filho

Um comentário:

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS