domingo, 26 de maio de 2019

Virgindade perpétua de Maria: A Bíblia diz que Jesus teve irmãos. E agora?

Breve Catequese Católica
José Ibiapina

Jesus não teve irmãos de sangueEste é o ensinamento que a Igreja traz na Sagrada Tradição desde os cristãos primitivos. Contudo, alguns cristãos, até católicos, ao interpretar a Bíblia, podem chegar à conclusão de que Jesus teve irmãos e que não foi o único filho de Maria. Abaixo, falaremos sobre os "irmãos" de Jesus citados nas Escrituras. Em outros artigos, falaremos sobre Jesus como "primogênito" de Maria (Lc 2,7) e o fato de José não tê-la conhecido "até que" ela desse à luz um filho (Mt 1,25).

Primeiramente, precisamos saber que, linguagem bíblica, o termo “irmão” (“ah”, em hebraico; “adelphós”, na tradução grega dos LXX) designava, na linguagem dos hebreus, não somente os filhos do mesmo leito conjugal, mas também um familiar ou um consanguíneo próximo. Lot, por exemplo, sobrinho de Abraão, é chamado “irmão” deste em Gênesis 13,8; 14,16. Algo de análogo se dá com Jacó, sobrinho de Labão (cf. Gênesis 29,12.15). Em Levítico 10,4, Moisés manda a Misael e Elisafã façam sair da frente do santuário seus “irmãos” que, no caso, eram propriamente seus primos.

A Bíblia, em algumas passagens, faz referência aos "irmãos de Jesus": Mc 3,31; Jo 2,12; At 1,14; 1Cor 9,5; Gl 1,19. O nome de tais irmãos seriam Tiago, José, Simão e Judas (guardem estes nomes)Ocorre, porém, que não se tratavam de irmãos, mas parentes próximos. Começaremos a analisar por "Tiago, irmão do senhor".

Uma prova de que "Tiago, irmão do senhor" não era de fato irmão sanguíneo, nos é trazida por São Paulo, na carta aos Gálatas, quando afirma que tal Tiago era apóstolo. Vejamos: "depois, três anos mais tarde, fui a Jerusalém, para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias. Não me encontrei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, irmão do Senhor." (Gl 1, 18-19). Paulo diz que não se encontrou com nenhum outro apóstolo, exceto "Tiago, irmão do Senhor", o qual era, portanto, um apóstolo. 

Contudo, só há dois apóstolos com tal nome: Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João (Mc 3,16-19); e Tiago,  filho de Alfeu e irmão de Judas (Lc 6, 13-16; Judas 1,1), nenhum dos dois, portanto, filho de José, esposo de Maria. Assim, o "Tiago, irmão do Senhor", sendo apóstolo, não pode ser irmão sanguíneo de Jesus. Mas, para atestar minha tese inicial de que se trata de um parente, tenho que provar tal fato, o que passo a fazer. Começarei pela distinção entre os Tiagos. 

Escreve Mateus que, aos pés da cruz, estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu (Mt 27,55-56). Logo, esse Tiago irmão de José, não pode ser o Apóstolo Tiago irmão de João, já que sua Mãe (chamada Maria), não é mãe dos filhos de Zebedeu. Sobra Tiago, irmão de Judas, filho de Alfeu. 

No Evangelho de São João, finalmente, essa Maria, mãe de Tiago, é identificada como irmã  da mãe de Jesus: "junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena." (19, 25)

Este Tiago filho de Maria de Cléofas era primo de Jesus, o que, diante da tradição da época, justifica o termo irmão, conforme já explicado acima, sendo, portanto, o apóstolo Tiago, filho de Alfeu.

Contesta-se o fato de Tiago ser filho de Alfeu e de sua mãe ser casada com Cléofas. Uma possibilidade é que ela estava em segundo casamento, e a outra é que Cléofas e Alfeu fossem a mesma pessoa, com um nome grego e outro judaico. 

Outro fato leva a crer que o Tiago irmão do senhor era filho de Maria de Cléofas, primo de Jesus, apóstolo e filho de Zebedeu: o nome de seus irmãos. Vejamos:

-Tiago, irmão do Senhor, era apóstolo (Gl 1, 18-19), o qual, não sendo filho de José, não pode ser irmão de sangue de Jesus, devendo ser parente (primo, sobrinho, tio etc);
- É provável que seja Tiago, filho de Maria de Cléofas, pois esta era irmã da mãe de Jesus (Jo 19, 25);
- Não é Tiago filho de Zebedeu e irmão de João, uma vez que a mãe dos filhos de Zebedeu é pessoa diferente de Maria de Cléofas (Mt 27,55-56).
- Portanto, Tiago irmão do Senhor, sendo apóstolo, só pode ser o filho de Alfeu e irmão de Judas (Lc 6, 13-16; Judas 1,1); sendo primo de Jesus (por isso chamado de irmão), tem de ser o filho de Maria de Cléofas (parente de Nossa Senhora) e irmão de José (Mt 27,55-56)
- Tiago "irmão" do senhor na verdade é irmão de sangue de Judas e José. 
- Tal afirmação é comprovada quando constatamos que, segundo Marcos, os "irmãos" de Jesus seriam Tiago, Judas e José (Mc 6,3).

Conclusão
Uma vez que Tiago, o irmão do senhor, era apóstolo (Gl 1, 18-19), não poderia ser irmão de sangue de Jesus, já que os dois apóstolos que possuíam tal nome, um era filho de Zebedeu e o outro, de Alfeu. Por isso, o mais provável é que Tiago, irmão do Senhor, era o apóstolo filho de Alfeu, filho de Maria de Cléofas (irmã de Nossa Senhora), primo de Jesus, irmão de Judas (Lc 6, 13-16), irmão de José (Mt 27, 55-56) e Simão (o quarto "irmão" de Jesus citado em Mc 6,3).


Fontes:
https://www.veritatis.com.br/quem-sao-os-irmaos-de-jesus/
https://padrepauloricardo.org/episodios/quem-sao-os-irmaos-de-jesus
http://ocatequista.com.br/archives/9800
http://www.veritatis.com.br/apologetica/maria-santissima/quem-sao-os-irmaos-de-jesus/
http://www.veritatis.com.br/apologetica/maria-santissima/treplica-quem-sao-os-qirmaosq-de-jesus/
http://www.veritatis.com.br/inicio/espaco-leitor/duvida-sobre-termo-grego-usado-na-biblia-para-irmaos-de-jesus/

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.