sexta-feira, 3 de maio de 2019

Dom Jaime sobre Monsenhor Expedito: "Ele enxergava Deus no Povo"


Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

"Monsenhor das Águas', Profeta das Águas, um profeta dos nossos tempos, um sacerdote que teve a vida marcada pela obediência, solidariedade e esperança. Um padre que enxergava Deus no povo, no mais pobre. Assim era o Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, nascido no município de São Rafael/RN, em 13 de dezembro de 1916, e falecido em Natal, em 16 de janeiro de 2000.

Atuou nas paróquias de Nossa Senhora da Conceição, em Jardim do Seridó; Nossa Senhora da Conceição, em São Rafael; Bom Jesus dos Navegantes, em Touros; e São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi. Nesta última, exerceu o paroquiato por 56 anos.

Durante toda a  sua vida, empenhou-se na luta pelas causas sociais, como o sindicalismo rural, as escolas radiofônicas, maternidades, formação para lideranças rurais e a luta para o acesso democrático à água. Seu esforço em busca de melhorias para os mais pobres ia além das fronteiras do Estado, como o desejo de ver a transposição do Rio São Francisco. Sua ação pastoral, missionária, social e política fez renascer o projeto das adutoras, no Rio Grande do Norte. Por esse trabalho incansável, uma das adutoras recebeu o nome dele.

Podemos considerá-lo modelo de padre, que fez da pobreza a sua rota de atuação e testemunho do esvaziamento de si mesmo para Deus em favor dos irmãos, principalmente dos mais necessitados. Por várias vezes, Monsenhor Expedito fez visitas a famílias de São Paulo do Potengi que residiam na região norte do Brasil e que migraram para lá na tentativa de escapar da seca. Ele não abandonou essas 'ovelhas', mas ia ao encontro delas, para ver como estavam e trazer notícias para suas famílias. Viveu entre nós na pobreza, testemunhando que as coisas do Alto têm mais significado, são mais importantes; testemunhando que ser padre é ser totalmente disponível ao serviço da Igreja, porque é o caminho indicado por Deus.

Esse é o Monsenhor Expedito que devemos preservar, para sempre, na memória da nossa Arquidiocese. São vários os escritos e registros publicados sobre o testemunho de vida sacerdotal desse grande sacerdote. Sua pobreza e coerência de vida ao Evangelho eram vestimental.  Que os padres jovens possam se inspirar na figura do Monsenhor Expedito! Do céu, ele deve estar intercedendo por nós, por nossa Igreja.

Artigo publicado na Revista A Ordem, edição de abril deste ano, página 30, de autoria de Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal.

Do Blog: Adutora Monsenhor Expedito. No próximo dia 14 de maio completa 20 anos da inauguração da Adutora Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi. Quem está se lembrando de tão importante data?  É apenas uma pergunta.

Votaremos ao assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS