sábado, 20 de abril de 2019

Sábado de Aleluia: À espera de uma Nova Criação

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza
Breve Catequese Católica
Texto retirado da Página "Papista", no Facebook [1]

Liturgia: Sábado Santo - Vigília Pascal

Leituras (resumo):

Gn 1,1–2,2
Salmo 104(103)
Gn 22,1-2.9.10-13.15-18
Lc 24,1-12

A Liturgia de hoje é tanto uma reflexão como uma promessa, como é a mensagem do Evangelho do Senhor. Devemos estar vigilantes enquanto esperamos o Senhor, pois sabemos que Sua Ressurreição é uma promessa de um novo começo.

Na primeira leitura, refletimos sobre a Criação. Por quê? O Domingo de Páscoa é a resposta! Esperamos pelo Senhor que fará uma Nova Criação. Não uma nova criação material, recomeçando do zero. Algo muito melhor! Uma nova criação espiritual do mundo, elevando o antigo aos Céus, reunindo novamente nEle a família divina.

É a renovação que cantamos, esperançosos, nos Salmos de hoje. Enquanto isso, também cantamos a expectativa que a morte do Senhor criou. A promessa parece boa demais para ser verdade. Graças a Deus, é verdade! Podemos cantar com o coração cheio da alegria do Senhor que tudo nEle se cumpre.

As leituras que temos em seguida marcam também o preço que foi pago pelo Senhor. O sacrifício de Isaac era um teste. Ele não resolveria o problema do pecado. Apenas o de Cristo nos libertaria. Será que quando chegar a hora do nosso teste, seremos como Abraão e iremos até o fim, na certeza da libertação do Senhor? Será que seremos como Moisés na outra leitura (Ex 14,15–15,1)? Ou teremos a fé dos profetas que seguiram tudo o que o Senhor mandou até o fim? Vigiai e orai!

No Evangelho de hoje, temos a certeza de que a nossa vigilância vale a pena. As mulheres da leitura de hoje foram as primeiras testemunhas. Elas tinham esperança que por vezes nos falta. São Pedro viria depois. Em seguida, no domingo, todos verão e acreditarão.

Levemos essa mensagem de esperança enquanto vigiamos e oramos. É pelo nosso testemunho, assim como das mulheres e dos apóstolos, que o mundo saberá a verdade do Evangelho. A Verdade que liberta e cria um mundo novo de amor.

Vem, Senhor Jesus!

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS