sábado, 28 de abril de 2018

João Câmara e Ceará-Mirim terão eleições suplementares dia 3 de junho

Imagem relacionada
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) marcou para o dia 3 de junho as eleições suplementares nos municípios de João Câmara e Ceará-Mirim. Na mesma data também ocorrerão eleições suplementares nas cidades de Pedro Avelino, Galinhos, São José de Campestre e Parazinho, para escolha dos novos prefeitos e vice-prefeitos que substituirão os que foram cassados após os julgamentos pela Corte Eleitoral Potiguar. Na próxima segunda-feira (30) será publicado no DJE as Resoluções com o calendário eleitoral das eleições suplementares em João Câmara e em Ceará-Mirim.

Nesta quinta-feira, 26, o TRE do Rio Grande do Norte manteve sua decisão sobre o afastamento do prefeito Marconi Barreto (PSD) do Executivo de Ceará-Mirim. A Corte julgou os embargos declaratórios com relatoria do juiz Ricardo Tinoco de Góes. A defesa havia pleiteado os embargos declaratórios na intenção de que o TRE adiasse sua posição inicial até o fim desse julgamento. A estratégia não surtiu efeito, e a decisão expedida no último 10 de abril segue a mesma: Marconi Barreto deve ser afastado sob acusação de abuso de poder econômico, assim como sua vice, Zélia Pereira (PSDB).

Marconi, todavia, segue no Poder Executivo de Ceará-Mirim. Isto porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou o retorno de Barreto à prefeitura. O ministro Admar Gonzaga entendeu que houve “manifesta ilegalidade” na determinação do TRE-RN justamente porque a Corte não esperou o julgamento dos embargos declaratórios para proferir sua decisão. Agora, com os embargos negados, o TSE deve julgar o mérito da ação.

No mesmo dia, foram mantidas as cassações do prefeito e vice de João Câmara: Maurício Caetano Damacena e Holderlin Silva de Araújo, respectivamente. Além da também cassação do mandato do vereador Luiz Araújo da Costa, o Luiz de Berré.

AGORA RN

Hoje (28) é o aniversário de Dona Janete

Resultado de imagem para fotos de dona janete mae de silverio alves
Quem está aniversariando hoje, 28 de abril é Dona Janete (78 anos), mãe dentre outros filhos, do editor deste blog. Casada por 58 anos com o senhor Pedro Raimundo (in memorian), gerou 12 filhos, 15 netos e quatro bisnetos. Uma verdadeira guerreira. 

A minha mãe, parabéns e tudo de bom.

Prefeitura coloca dois médicos neste sábado (28) a disposição da população de São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos de medicos atendendo em unidade basicas de saude
Devido a falta frequente de médicos no Hospital Regional de São Paulo do Potengi e preocupada com a virose que está acometendo a nossa população, a Prefeitura local através da Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado, 28 de abril, está disponibilizando dois médicos na Unidade Básica de Saúde Francisquinha Fonseca, vizinha a Prefeitura de nossa cidade, das 8 às 17 horas, para atender os potengienses.

Teremos outras informações.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

MULHERES MIL: inscrições para curso de recicladoras começam no próximo dia 30 de abril

Resultado de imagem para ifrn spp
O Campus São Paulo do Potengi do IFRN estará com inscrições abertas no período de 30 de abril a 04 de maio para o curso de Recicladoras, ofertado por meio do programa Mulheres Mil. O curso é gratuito e direcionado a mulheres da comunidade do Potengi com, no mínimo, Ensino Fundamental II incompleto.

As inscrições podem ser realizadas no Campus São Paulo do Potengi (Sala de Coordenação de cursos), das 13h30 às 17h. Os documentos necessários para a inscrição são: documento de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, declaração de renda e Histórico Escolar (ou declaração de próprio punho informando o nível de escolaridade exigido no Projeto). Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas, por isso, a coordenação do curso aceitará as inscrições das 90 primeiras mulheres que procurarem o Campus e realizará a seleção através de uma avaliação socioeconômica, que definirá as 30 selecionadas para o curso. As selecionadas terão direito a um auxílio de R$ 120,00 mensais enquanto estiverem no curso.

O curso, que tem duração de 6 meses, é estruturado para permitir que as mulheres sejam capacitadas a atuarem em grupos de trabalho nas áreas de horticultura, comércio de resíduos recicláveis, artesanatos, produção de sabão ecológico e outros. Para isso, são ofertadas disciplinas de cidadania e ética, saúde e corporeidade da mulher, associativismo e cooperativismo e empreendedorismo, além de disciplinas do núcleo tecnológico da área de Meio Ambiente para permitir uma formação ampla e multidisciplinar para as mulheres atendidas pelo curso.

Cibercriminosos usam promoção falsa d'O Boticário de Dia das Mães para roubar dados

Golpe usa marca falsa promoção d'O Boticário de Dia das Mães para roubar dados de vítimas. (Foto: Divulgação)
Cibercriminosos começaram a usar a marca O Boticário e o Dia das Mães para aplicar um golpe espalhando pelo WhatsApp, com o objetivo de roubar informações das vítimas além de invadir seus smartphones.

O ataque foi identificado pela Arcon Labs, laboratório da firma de segurança cibernética Arcon, nesta quinta-feira (26).

O golpe divulga uma falsa promoção em que empresa de cosméticos daria produtos. O texto do enunciado é: “Ganhe um KIT Dia das Mães na O Boticário! Entre no link abaixo e siga o passo a passo para ganhar o seu.”

Só que, ao clicar no link, o usuário é enviado para sites que roubam suas informações pessoais ou instalam programas maliciosos em seu celular. Os dados do indivíduo podem ser empregados em fraudes financeiras posteriores.

Segundo a Arcon Labs, datas esperadas pelo comércio são um atrativo para criminosos, que criam armadilhas em forma de anúncios para promoções inexistentes para atrair consumidores.

Pedreiro confessa que matou a menina Iasmin estrangulada com um arame

Pedreiro Marcondes Gomes da Silva, suspeito do desaparecimento de Iasmin Lorena, em Natal, foi preso no litoral potiguar (Foto: PM/Divulgação)
Durante coletiva na manhã desta sexta-feira(27),  a delegada Dulcinéia Costa, titular da Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente (DCA), informa que o pedreiro Marcondes Gomes da Silva, de 45 anos, confessou que matou a adolescente Iasmin Lorena de Araújo, de 12 anos, asfixiada com um arame depois de ela ter se negado a ter relação sexual com ele. O crime teria acontecido no mesmo dia do desaparecimento da menina, que foi vista pela última vez em 28 de março.

Segundo a delegada, o crime chama a atenção pela frieza, e também pela forma que foi narrado. Ela reafirmou que o homem confessou que agiu sozinho. No depoimento, afirmou que abriu uma cova e enterrou a menina na casa em que ele trabalhava, na mesma rua em que Iasmin morava e foi vista pela última vez.
Acse a Postagem Original:

Barragem Armando Ribeiro aumentou mais 10,4 milhões de metros cúbicos em 24 horas

De ontem para hoje, dia 27 de abril, o volume da barragem Armando Ribeiro Gonçalves (com capacidade para armazenar 2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos) ganhou mais 10,4 milhões de metros cúbicos. Passou de 676,7 para 687,1 milhões de metros cúbicos. A elevação no nível da lâmina de água nas últimas 24 horas foi de quatorze centímetros.
Faltam 13,46 metros para a barragem atingir a cota de sangria. No período de 12 de fevereiro, data em que foi registrado o menor nível de 2018, até hoje, a elevação acumulada no nível da barragem foi de 7,08 metros. A reserva hídrica do reservatório é de 28,63%.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Presidente da Femurn, Naldinho aborda pautas importantes para os municípios durante entrevista

Em participação no programa Boa Tarde, Cidadão, da Band Natal, na terça-feira, 24, José Leonardo de Araújo, “Naldinho”, atual presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e prefeito de São Paulo do Potengi, abordou as principais pautas e ações da Federação no tocante ao municipalismo.

Segundo o prefeito, a queda de arrecadação é um grave problema que afeta os municípios e estados de todo país, e é dever da Femurn apoiar o movimento municipalista brasileiro na luta pela redistribuição dos royalties do Pré Sal e do ISS sobre operações de crédito para todas as cidades do país.

“Acredito que teremos grandes chances de obtermos essas conquistas, que serão debatidas agora na XXI Marcha dos Municípios a Brasília, realizada pela Confederação em apoio com as federações de todo país. É preciso união dos gestores para que tenhamos essa vitória”, afirmou Naldinho ao jornalista Robson Carvalho.

Costa Branca News

Pedreiro suspeito do desaparecimento da estudante Iasmin Lorena é preso

A titular da Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente (CDA), Dulcinéia Costa confirmou no início da tarde desta quinta-feira, a prisão do pedreiro Marcondes Gomes da Silva, de 45 anos, considerado o principal suspeito pelo desaparecimento da menina Iasmin Lorena de Araújo, de 12 anos. Ele estava sendo procurado pela polícia e teria negado qualquer participação no crime.
A delegada não quis comentar o caso, que corre em segredo de justiça. O pedreiro foi detido às 12h45 por uma guarnição da Polícia Militar de Touros no município de Rio do Fogo, no litoral norte potiguar, distante cerca de 80 quilômetros de Natal. Ele, que não esboçou nenhuma reação, está sendo conduzido a Natal para prestar esclarecimentos sobre o caso. Marcondes tinha um mandado de prisão em aberto e teve sua foto divulgada pela Polícia Civil, através das redes sociais.
Em um vídeo produzido pelos policiais, no momento da prisão, na praia, Marcondes disse que estava indo para a casa de uma suposta sobrinha para conseguir um advogado e se apresentar à polícia.
Desde a terça-feira, moradores depredam e saqueiam a casa de Marcondes, que estava sendo procurado pela Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre o desaparecimento da estudante Iasmin.
Agora RN

Quadra Poliesportiva coberta está sendo construída na Escola Municipal Luiz Antônio

A Escola Municipal Vereador Luiz Antônio, cujo diretor é o professor Leilson Oliveira, contará ainda neste ano de 2018 com a estrutura de uma Quadra Poliesportiva coberta. A quadra terá também arquibancadas e vestiários. A obra está em fase de execução da parte de cobertura, que deve se concluir nos próximos dias. Posteriormente será inciada a parte de alvenaria com a construção das arquibancadas, vestiários e o piso.

A quadra está sendo construída através de convênio entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, e a Prefeitura Municipal, com recursos do FNDE - Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação.

A nova quadra vai atender à demanda de espaço para práticas esportivas da Escola Municipal Vereador Luiz Antônio e as demais escolas municipais, além de ser local propício para a realização de diversos grandes eventos escolares.

Site da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Preso suspeito de ocultar corpo que pode ser da estudante Iasmin Lorena

A Polícia Civil prendeu um dos suspeitos envolvidos na ocultação do corpo encontrado, no início da tarde desta terça-feira, na Redinha, que pode ser da estudante Iasmin Lorena, 12 anos, desaparecida desde o dia 28 de março passado. Outro homem, já identificado, foi intimado a depor. A investigação corre em segredo de justiça.
Durante a coletiva, a titular da Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente (DCA), delegada Dulcinéia Costa, afirmou que há possibilidade de o cadáver ser da estudante Iasmin Lorena, pelas características da roupa. Contudo, pelo avançado estado de decomposição, a identificação não foi possível. Os pais da menor devem comparecer nesta quarta-feira ao Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP) para tentar fazer o reconhecimento da filha.
O corpo foi encontrado em um buraco na área de entrada de um imóvel em construção a 150 metros da casa da adolescente desaparecida. Segundo a delegada, havia muita areia sobre o cadáver, que também foi coberto por tábuas de madeira e sacos de cimento, como forma de camuflagem da vala. Graças a um cão farejador, os policiais chegaram ao local. A informação de que o corpo havia sido concretado foi desmentida pela polícia. No ITEP, os peritos deverão analisar a causa da morte e se houve abuso sexual no cadáver.
Iasmin está desaparecida desde o dia 28 de março passado, quando saiu de casa para efetuar um pagamento a uma vizinha e não voltou.
Agora RN - Foto: José Aldenir

terça-feira, 24 de abril de 2018

Agência dos Correios de Serra Caiada pegou fogo


A cidade de Serra Caiada/RN, viveu tarde desta terça-feira (24), um incêndio de grandes proporções, ocorrido na Agência dos Correios daquele município.

O incêndio começou por volta das 17:40, e se alastrou rapidamente destruído todo o prédio onde funcionava os correios. Segundo moradores, o prédio era uma construção antiga, feita de madeira o que agravou ainda mais a situação, chegando a ser totalmente consumido pelas chamas. Não há registro de vítimas, a polícia Militar foi acionada e o corpo de bombeiros também foi avisado, chegando ao local agora por volta das 19:00 horas.

Com informações do Blog do Robson Freitas

1º de maio haverá a Cavalgada Entre Amigos, em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos da cavalgada de sao paulo do potengi
No próximo dia 1º de maio (feriado nacional), acontecerá em São Paulo do Potengi, a tradicional Cavalgada Entre Amigos. A concentração dos cavaleiros e amazonas será no Parque de Exposições Francisco Bezerra de Brito, no Novo Juremal, com café da manhã grátis. Saída do referido local às 11 horas. No percurso  passará pelo Assentamento Pedra Branca, onde será servida uma feijoada.

Chegada a partir das 17 horas no Parque Potengi, onde ocorrerá a festa animada por Luan Estilizado (atração nacional), Núzio Medeiros, Zé Sanfoneiro, Zé Filho, Túlio Milionário, Guga Playboy e Lívia Souza.

Teremos outras informação.

Aulões do ENEM vão começar dia 12 de maio, em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos dos aulões sao paulo do potengi
Numa realização da Secretaria Estadual da Educação-SEEC-RN e da 4ª Diretoria Regional da Educação (DIRED), os Aulões preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (porta de entrada pra uma universidade), terão início no próximo dia 12 de maio, em todo estado.

Em nossa cidade as aulas acontecerão (a cada 15 dias) das 8 horas ao meio dia no Ginásio de Esportes Aluísio Alves. Cerca de 500 alunos  concluintes do Ensino Médio de 13 Escolas Estaduais pertencentes a jurisdição da 4ª DIRED estão inscritos pra participar dos Aulões, que ocorrerão atá às vésperas do ENEM, em novembro próximo

Teremos outras informações.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Veja em qual nível a água precisa estar na torre para a Barragem sangrar

Faltam aproximadamente 3 metros para a Barragem Campo Grande alcançar o nível do sangradouro. Na imagem acima vemos o nível que a água precisa está na torre para a Barragem começar a sangrar.

Você pode está se perguntando... Essa informação tem base em que?

A resposta é: Baseada nas imagens abaixo fotografadas pelo próprio blog SPP News em 2011 pouco tempo depois que a Barragem sangrou. Aliás, foi a última vez que a Barragem Campo Grande de São Paulo do Potengi sangrou.

Abaixo, repare no nível da água na torre pouco tempo depois que a Barragem atingiu o nível de sangramento em 2011. Em outra foto, no mesmo momento, o nível que a água passava pela laje do sangradouro.

SPPNEWS

Modelo penitenciário de Alcaçuz é destaque positivo no Fantástico

Resultado de imagem para fotos da penitenciaria de alcaçuz reformada
O programa Fantástico da Rede Globo de Televisão divulgou neste domingo, 22, matéria jornalística citando a recuperação da penitenciária de Alcaçuz como exemplo positivo de gestão pública. A matéria mostra a total recuperação promovida pelo Governo do RN que reconstruiu os pavilhões 1, 2 e 3 e que dotou a unidade de normas de segurança que nunca havia sido oferecidas, desde sua inauguração.

De unidade prisional problemática, “Alcaçuz agora tem presos bem comportados, silenciosos, que obedecem a regras rígidas de disciplina. A penitenciária foi reformada, pintada e limpa”, afirma a repórter Sônia Bridi, que esteve dentro do presídio.

As mudanças promovidas pelo Governo do RN também incluem a ausência de telefones celulares e a atuação dos agentes sem contato com presos. Além disso, a área de Alcaçuz também está sendo aproveitada para treinamento dos agentes.O investimento do Governo do RN em Alcaçuz foi de R$ 3 milhões. cesse a Postagem Original: 

Por qual braço virá a mudança?

Por João Paulo de Farias
Advogado

É bem verdade que grande parte do povo brasileiro tem depositado todas as suas expectativas de mudança no rumo de nosso país nos possíveis presidenciáveis.

Nunca vi tanta apologia a seus "heróis já eleitos".

Vivemos, teoricamente, em um Estado Democrático, mas, muitas vezes, os defensores do pré-candidato "A" ou do pré-candidato "B" ultrapassam os limites do razoável e da licitude em meio ao debate político.

Apesar da afirmação do filósofo Platão de que "O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior", não me esqueço do registro feito pelo profeta Jeremias em seu livro (17.5), quando Deus então lembrou ao povo, dizendo: "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!".

Ainda confio, fielmente, que o antídoto para curar os grandes males que assolam nossa "pátria amada, mãe gentil" vem não do braço humano apartado do coração de Deus, mas, vem, sim, do Deus Todo-poderoso por meio de Jesus Cristo, o Caminho do homem até Deus. 

Este, sim, produz mudança de verdade. Eu que o diga.

Entrevistas com Robínson Faria, Garibaldi Filho, Carlos Eduardo e Fábio Dantas serão levadas ao ar na noite de hoje na Rádio Potengi AM

Resultado de imagem para fotos da radio potengi am
Nesta segunda-feira (23), às 18 horas e 10 minutos no Programa Destaque Político levado ar pela Rádio Potengi AM, serão colocadas no ar as entrevistas feitas pelo editor deste blog, na Expo Potengi,  com o governador do RN Robínson Faria, com o senador Garibaldi Filho e com os pré-candidatos ao Governo do Estado Carlos Eduardo Alves (ex-prefeito de Natal) e Fábio Dantas (atual vice-governador do RN).

O Programa Destaque Político que será dedicado especialmente ao grande sucesso da Expo Potengi, também será transmitido pelo Blog do Silvério Alves.

Vale a pena conferir.

Detran disponibiliza pela internet renovação e expedição de segunda via de CNH

Agora o cidadão que deseja renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou expedir segunda via devido à perda, roubo ou extravio pode fazer a solicitação diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). A medida implantada pelo Detran faz parte da política de descentralização e modernização dos serviços, que vem com o intuito de diminuir filas e o tempo de espera do cidadão, levando assim maior comodidade aos usuários.

O procedimento de solicitação de renovação ou segunda via de CNH é simples e prático, bastando que o usuário entre no site do Detran e clique no botão “Consulta de Pessoas e Boletos”. Logo em seguida, abre uma nova tela onde o sistema pede para que o cidadão insira os números do CPF e do registro da CNH, e logo após, clica em “consulta”. Dessa maneira, o usuário tem acesso aos dados da sua habilitação, a exemplo de possíveis débitos e de pontuação. Nessa mesma tela é possível visualizar os botões que dão acesso a renovação e a segunda via da CNH.

Nessa fase, o solicitante escolhe o serviço desejado e preenche um formulário padrão, podendo até mesmo atualizar o endereço residencial. Após finalizar o cadastro, será gerado uma página com o número do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e a finalização do processo. Essa página com número do Renach deverá ser impressa pelo usuário e levada juntamente com a documentação pessoal para ser apresentada no guichê de atendimento do Detran, onde será iniciada a segunda etapa do procedimento, que é a captura da imagem e das digitais do cidadão, sendo em seguida liberada a emissão da CNH.

Já o pagamento da taxa gerada pelo serviço pode ser realizado assim que o cidadão concluir a etapa online. Os meios utilizados para a quitação pode ser pelo aplicativo do Banco do Brasil, imprimir a guia e pagar diretamente no caixa do banco, ou mesmo buscar uma agência do Pagfácil e informar o CPF, que o débito será localizado, podendo assim ser quitado pelo usuário.

O diretor geral do Detran, Eduardo Machado, adiantou que novos serviços online devem ser oferecidos pelo órgão. “O Detran vem passando por um processo de modernização em prol do usuário e nossa equipe técnica já trabalha para inserir outros serviços nessa mesma plataforma, como a solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a retirada da Certidão Negativa de Débitos”, informou.

Com essa opção, ao chegar no Detran o cidadão já pula duas etapas da abertura do processo, fazendo com que a conclusão do serviço seja mais ágil. De acordo com o setor de Estatística do Detran, no ano de 2017 foram realizados 208.279 atendimentos referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda em todo o país; tire suas dúvidas



Começa nesta segunda (23) a vigésima campanha de vacinação contra a gripe na rede pública de todo o país. Nas clínicas privadas, já era possível se imunizar há mais tempo.

Neste ano, o Ministério da Saúde comprou 60 milhões de doses (que custam cerca de R$ 15 cada uma), suficientes para vacinar todas as 54 milhões de pessoas que têm alto risco de desenvolver complicações da doença. No ano passado, 88% delas foram imunizadas.

Apenas esses grupos —que incluem idosos, grávidas e crianças de seis meses a cinco anos— podem receber a dose na rede pública, até 1º de junho. Quem tem doenças crônicas e outras condições clínicas e não está cadastrado em programas do SUS deve apresentar prescrição médica.

O chamado dia D, espécie de mutirão nacional, será em 12 de maio. É comum que a campanha se inicie na segunda quinzena de abril e termine antes do inverno, que é o período de maior risco de contração da gripe.

Para isso, as doses começaram a ser produzidas há oito meses pelo Instituto Butantan, ligado ao Governo do Estado de SP, em parceria com o laboratório privado Sanofi Pasteur. Elas são feitas para proteger contra os vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano anterior —já que eles sofrem mutações—, com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste ano, foi mantida a proteção contra a influenza A (H1N1), responsável pelos surtos de gripe de 2009 e 2016, e foram modificadas outras duas cepas da vacina do ano passado, o A (H3N2) e um tipo do B.

Até agora, os dados não indicam uma quantidade anormal de registros de gripe. O número de casos graves (392) e mortes (62) até 14 de abril é quase igual ao do mesmo período do ano passado (394 casos e 66 óbitos).

Abaixo, tire suas dúvidas sobre a vacinação e a doença.

A VACINA

Já posso me vacinar contra a gripe?
Na rede privada, sim, por preços entre R$ 90 e R$ 160. Na rede pública, a campanha começa nesta segunda (23) e vai até 1º de junho, com o chamado dia D em 12 de maio.

Quem deve tomar a vacina?
O ideal é que todos acima de seis meses de idade tomem a vacina, mas alguns grupos correm mais risco de desenvolver complicações da doença —na rede pública, as doses são destinadas a eles.

Quais são os grupos de risco da gripe?
Crianças de seis meses a cinco anos, idosos, professores e profissionais da saúde (redes pública e particular), grávidas, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias, presidiários, funcionários do sistema prisional, indígenas e pessoas com doenças crônicas (diabetes, asma, câncer) ou condições clínicas especiais (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticos, obesos, imunossuprimidos, transplantados).

Quem não pode tomar a vacina?
Bebês menores de seis meses e quem já teve reações anafiláticas em aplicações anteriores. Quem teve a síndrome de Guillain-Barré ou tem reações alérgicas graves a ovo —a vacina contém traços de proteínas do alimento— também deve ter cautela.

Quantas doses preciso tomar?
É recomendada uma ao ano, porque as cepas do vírus mudam. Crianças de seis meses a nove anos que estão recebendo a vacina pela primeira vez devem tomar uma segunda dose, com intervalo de 30 dias entre elas.

Se eu já tiver pegado a gripe, ainda preciso tomar a vacina?
Precisa. O tempo de imunização após a infecção é mais prolongado que o da vacina, porém não é possível prevê-lo porque ele varia bastante.

A vacina protege contra quais vírus?
A vacina dada na rede pública é a trivalente, contra as gripes A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da B. Na rede privada também é oferecida a quadrivalente —que protege contra mais um tipo da B.

Ela ‘vale’ por quanto tempo?
Ela demora de duas a três semanas para fazer efeito e é útil por seis a 12 meses, uma “temporada” do vírus —sendo que o pico máximo de anticorpos ocorre de quatro a seis semanas depois da vacinação.

Ela é 100% eficiente?
Não, a eficácia varia. Em pessoas não idosas e saudáveis, gira em torno de 70%, mas cai dependendo da faixa etária e de outros fatores, como presença de infecções e doenças crônicas. Para prevenir mortes, porém, a eficiência sobe para 85%, segundo o pediatra e infectologista Renato Kfouri.

Quem toma a vacina tem chances de ficar gripado como “reação”?
Não. O máximo que pode acontecer são dores locais (10% a 20% dos casos), febre baixa, dor no corpo e mal-estar (menos de 1%), que costumam passar em 48 horas.

Posso tomar as vacinas da gripe e da febre amarela no mesmo dia?
Sim, pode ser uma oportunidade para colocar as vacinas em dia.

Se eu tomar a vacina enquanto estiver grávida o bebê também fica protegido?
Sim, a vacinação durante a gravidez protege a gestante, o feto e o bebê recém-nascido até os seis meses.

Preciso provar que tenho doenças crônicas ou condições clínicas especiais para receber a vacina na rede pública?
Sim, é preciso levar prescrição médica –exceto os pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do SUS, que devem ir aos postos em que estão registrados.

Após o fim da campanha, em 1º de junho, outras pessoas poderão tomar a vacina?
Talvez. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que, “se houver sobra, o Ministério irá, junto aos estados, definir outro público para se vacinar”.

A GRIPE

Devo ir ao hospital assim que sentir um dos sintomas da gripe?

Nem sempre. Pode ser que seja apenas um resfriado. Ir a um pronto-socorro ou a um consultório médico pode expor a pessoa, que já está com a imunidade baixa, a microorganismos e fazer com que ela contraia a gripe ou outras doenças.

Qual o período de maior incidência da doença?
Durante o outono e o inverno, entre abril e outubro —principalmente no mês de junho, segundo o Ministério da Saúde.

Há risco de surto neste ano?
Segundo infectologistas, ainda é cedo para saber. O número de casos graves (392) e mortes (62) pela gripe até 14 de abril é quase igual ao do mesmo período do ano passado (394 casos e 66 óbitos). O governo de SP também diz que por enquanto “não há qualquer anormalidade epidemiológica em relação à gripe na região”.

O vírus H3N2, principal responsável por um surto de gripe atualmente nos Estados Unidos, também pode causar uma epidemia no Brasil?
Ainda não é possível determinar saber. A vacina que será aplicada na rede pública foi adaptada para ser mais eficiente contra o H3N2. Até 14 de abril, o número de casos no país causados por esse tipo do vírus foi menor (93) do que no mesmo período de 2017 (244).

Como a gripe é transmitida?
Pelo contato direto com a secreção do doente (ao espirrar, tossir ou falar) ou pela mão, tocando objetos como mesas, maçanetas e talheres infectados e levando-a à boca, nariz e olhos –os vírus vivem por duas a oito horas em superfícies.

Quais são os sintomas?
A febre alta é o sintoma mais importante e dura cerca de três dias. A doença também causa tosse seca, coriza e dor muscular, de cabeça e de garganta. Se o paciente apresentar dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor abdominal ou no peito, tontura, vômito persistente ou convulsão, deve procurar o serviço de saúde.

Qual é a diferença entre gripe e resfriado?
O resfriado também é uma doença respiratória, mas é causado por outros vírus e tem sintomas mais leves e que duram menos tempo.

Como me prevenir?
Tome a vacina; é o método mais eficaz de evitar a gripe
Lave sempre as mãos com água e sabão ou com álcool, principalmente antes de comer
Evite levar as mãos aos olhos, ao nariz e à boca
Cubra a boca quando for tossir ou espirrar e depois lave a mão
Use lenço descartável se for limpar o nariz
Não compartilhe objetos como talheres, pratos, copos ou garrafas
Mantenha os ambientes bem ventilados
Evite contato próximo com pessoas com sinais de gripe

Como funciona o tratamento da gripe?
É preciso repousar, beber muito líquido e evitar álcool e cigarro
Remédios como o paracetamol (Tylenol) podem ser usados para combater febre e dores
Medicamentos antivirais, como o Oseltamivir (Tamiflu), podem reduzir complicações e óbitos em grupos de risco; eles devem ser usados dentro de 48 horas após os primeiros sintomas
Nos casos graves, pode ocorrer internação hospitalar


Quais os cuidados extras podem ser tomados em creches, ambientes favoráveis à transmissão da gripe?
Não levar a criança à creche se ela estiver com gripe
Higienizar os brinquedos com água e sabão quando estiverem sujos
Usar lenço descartável para limpar as secreções das crianças e trocar diariamente lenços ou fraldas de pano
Lavar as mãos após contato com secreções das crianças
Observar as crianças com tosse, febre e dor de garganta e informar aos pais

Folha de São Paulose 

21ª Expo Potengi movimentou R$ 1,6 milhão em negócios

A 21ª Expo Potengi foi encerrada ontem, 22, com muito sucesso. 250 currais estiveram ocupados e aproximadamente 1.700 animais estiveram na exposição. O evento também foi sucesso de público e de negócios. A AGN - Agência de Fomento do RN, o Banco do Brasil e o Bando do Nordeste financiaram  mais de R$ 1,6 milhão em negócios.

SPP News

Drogaria Luana

Drogaria Luana

Multiclínica Lapac

Multiclínica Lapac

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.