sábado, 14 de abril de 2018

De dona Cacilda Pereira presidente do Lar São Camilo de Lélis, em São Tomé: "Não existe férias pra se fazer o bem"

Em entrevista concedida neste sábado, 14 de abril, a partir do meio dia no Programa Potengi em Debate, levado ao ar pela Rádio Potengi AM de São Paulo do Potengi, dona Cacilda Pereira, que há 34 anos desenvolve um trabalho humanitário de largo alcance social na cidade de São Tomé presidindo do Lar São Camilo de Lélis, que cuida de 30 idosos ali residentes. Dona Cacilda que é pré-candidata a deputada federal nas próximas eleições, emocionou  os ouvintes da emissora ao contar a bonita história do Lar São Camilo. 

"Não existe férias pra se fazer o bem", disse a entrevistada. Na foto acima, dona Cacilda ladeada pelos apresentadores do Programa Silvério Alves e Theodorico Neto e pelo seu filho Cid Pereira.

Alunos da EE Maurício Freire de São Paulo do Potengi participam do Campus Party, em Natal

Na manhã deste sábado, 14 de abril, um grupo de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Freire de São Paulo do Potengi foi até o Centro de Convenções, em Natal, para participar do Campus Party, o maior festival tecnológico do mundo, que está acontecendo pela primeira vez na capital do estado, numa realização do Governo do Rio Grande do Norte e de outras instituições parceiras.

Os alunos que também representaram a Região do Potengi e toda a jurisdição da 4ª Diretoria Regional da  Educação, foram acompanhados pelos professores Alana (vice-diretora da Escola), Costa Neto, Silenildo e Elienílson.

A prefeitura local cedeu um ônibus escolar para a equipe de Maurício viajar até Natal.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Imagens da solenidade de posse do prefeito Naldinho na presidência da FEMURN

Na manhã desta sexta-feira (13), realizou-se no auditório da FIERN, em Natal, a solenidade de posse do prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, na presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte. Várias autoridades  prestigiaram o evento, dentre elas o governador Robínson Faria, deputado federal Rafael Mota, deputados estaduais Márcia Maia e Ricardo Mota, ex-presidente da FEMURN Benes Leocádio e dezenas de prefeitos de todo o RN. Do Potengi, os prefeitos Babá (São Tomé) e Mara (Riachuelo). De São Paulo do Potengi uma grande comitiva se fez presente.

Todos os oradores que fizeram uso da palavra destacaram a importância da Federação dos Municípios em prol do desenvolvimento do municipalismo norteriograndense.  Ao discursar, o prefeito Naldinho disse que passa a enfrentar mais um forte desafio na sua vida pública e que com a ajuda e a parceria de todos, pretende desenvolver um bom trabalho à frente da instituição municipalista que passa a presidir.

Hoje (13), Eva Coralina está fazendo 18 anos

Resultado de imagem para fotos de eva coralina sao paulo do potengi
Quem está fazendo aniversário hoje, 13 de abril é a jovem Eva Coralina (aluna do IFRN de São Paulo do Potengi), filha de Pedro Júnior e Nirlena, irmã de Isaac e Ariel e sobrinha deste blogueiro, dentre outros tios e tias. A Eva que está completando 18 anos, feliz aniversário e tudo de bom. 

Na foto acima, Eva de vestido vermelho ladeada por duas amigas.

Prefeito Naldinho toma posse na presidência da FEMURN

Resultado de imagem para fotos do prefeito naldinho sao paulo do potengi
Nesta sexta-feira, 13 de abril, logo mais às 9 horas na Federação das Indústrias do RN, em Natal, acontecerá a solenidade de posse do Prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho na presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, a mais importante instituição representativa dos municípios norteriograndenses. Comitivas do todo estado ( e do Potengi) estarão presentes no evento.

Cobertura completa aqui no blog.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Professor Jeffinho anuncia que seguirá sua família nas decisões políticas

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Elias Alves Farias e Jefferson Augusto, pessoas sorrindo, pessoas em pé e listras

O Professor Jefferson Dantas, que já foi candidato a vice-prefeito em São Paulo do Potengi, anunciou seu apoio ao ex-prefeito de Canguaretama, Wellinson Ribeiro. Wellinson é pré-candidato a deputado estadual pelo PSD.

Jeffinho destacou no post que fez nas redes sociais que a partir de agora seguirá firme de acordo com o posicionamento de sua família, tomando sempre as decisões políticas conforme esse entendimento.

'É com enorme satisfação que firmamos compromisso com o projeto político do amigo Wellinson Ribeiro rumo a Assembléia Legislativa. Me sinto gratificado em poder contribuir junto com alguns amigos no desafio de uma pessoa compromissada, credenciada, sincera e com uma ideologia nova. Aproveitando, quero externar a minha felicidade, pois a partir de agora vou seguir os posicionamentos da minha família... família essa que sempre me deu apoio quando precisei e, principalmente, sempre soube respeitar as minhas decisões. Grande abraço!"

Robson Faria abre o maior evento de tecnologia do mundo no Centro de Convenções, em Natal

O maior evento de tecnologia e inovação do mundo já é uma realidade no Rio Grande do Norte. Na noite desta quarta-feira (11) o governador Robinson Faria retornou ao Centro de Convenções para visitar a feira e abrir oficialmente o evento, que segue até o próximo domingo (15) na capital potiguar. Pela manhã, o chefe do Executivo estadual também esteve no local para lançar a programação oficial.
Na ocasião o governador deu as boas vindas aos mais de 2 mil campuseiros e destacou os esforços da gestão em sediar o evento. “A Campus Party foi um evento que o nosso governo perseverou para sediar, mesmo diante da crise financeira que vivenciamos. Com a feira estamos deixando um legado no campo da tecnologia e ciência para os jovens potiguares e espero que todos aproveitem essa experiência”.
Esta é a primeira vez que o RN abriga uma edição da Campus Party. Com a temática principal voltada para o aeroespacial, o evento vai reunir especialistas nacionais e internacionais de temas como ciência, tecnologia, empreendedorismo, cultura maker e multimídia. A palestra de abertura foi do astronauta brasileiro Marcos Pontes. A programação ainda inclui atividades como arena de drones, campus kids, simuladores, startup e makers, hackathons e workshops.
Nos próximos cinco dias são esperadas cerca de 50 mil visitantes. Destes, 2 mil são campuseiros acampados no local. Serão 250 horas de conteúdo com atividades e palestras, além de uma internet com velocidade equivalente a 20 GPBs.
Robson Pires

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Pescadores pegam peixe com 45 kg na Barragem de Umari, em Upanema-RN

Os pecadores Hugo e Narciso conseguiram fazer um feito inédito e conseguiram pescar um peixe da espécie Tambaqui com 45 quilos. O fato se deu na manhã dessa terça-feira (dia 10) dentro da barragem de Umari localizada no município de Upanema/RN.
Outros pescadores de haviam conseguido capturar peixes desta espécie com 35 kg no mesmo reservatório, que tem capacidade para armazenar 300 milhões de metros cúbicos de água.
Em função dos últimos 5 anos de secas, o reservatório (que possui outras espécies nativas como Traíras, Tilápias e Piaus) chegou a ficar com menos de 15% de sua capacidade de armazenamento.
Quando os pescadores chegaram em terra com o peixe vários moradores do assentamento próximo a da cidade foram ver o feito e comprovar que não se tratava apenas de mais uma ‘história de pescador’.
Por Caicó na Rota da Noticia

terça-feira, 10 de abril de 2018

Após fortes chuvas do fim de semana, parede de açude ameaça romper no RN

As fortes chuvas caíram nos últimos dias, com precipitações acima de 100 milímetros, causaram diversos estragos em diversas cidades do Rio Grande do Norte. O problema mais grave foi registrado na cidade de Triunfo Potiguar, a 254 quilômetros de Natal, onde as paredes do Açude Várzea Comprida ameaçam romper. Há o risco de inundação de áreas habitadas.

A Defesa Civil Estadual abriu um trecho da barragem para permitir o escoamento da água, que estava em nível acima do limite de segurança. Uma equipe esteve com uma equipe na região para realizar o levantamento da área de risco.

O rompimento no açude pode afetar, também, outro dois reservatórios do município – o Açude Jurema e um balneário -, o que pode afetar cerca de 50 imóveis em Triunfo.

Por medida de segurança, as famílias instaladas na área de risco foram comunicadas de que devem deixar as residências, e o balneário foi interditado. Na sequência, um engenheiro de barragens, profissional habilitado em verificar esse tipo de problema, deve ser encaminhado ao local para emitir um laudo com a possível solução.

O Governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual, segue acompanhando a situação e prestando assistência ao ente municipal.
Nos últimos dois dias, segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), nove cidades registraram chuvas acima dos 100 milímetros. Os maiores volumes caíram nos municípios de Apodi e Martins, na região Oeste, com 192,6 milímetros e 190 milímetros, respectivamente.

Em Apodi, por conta do grande volume de água, foram registrados deslizamentos de pedras e o tombamento de uma árvore em trecho da BR-405. O tráfego está parcialmente interditado em razão de buracos na pista. No domingo, ainda na cidade, uma ponte que dá acesso ao Açude da Barra foi levada pela enxurrada.

Na região Seridó, a chuva provocou o rompimento de duas adutoras na região Seridó do estado, segundo informou a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). Cerca de 80 mil pessoas foram afetadas. Foram afetadas as cidades de Acari, Bodó, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. A previsão é de que o sistema só seja restabelecido na sexta-feira, 13.

Ainda segundo a Emparn, as chuvas foram causadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A previsão é de mais chuvas para os próximos dias. O fenômeno vai continuar induzindo a formação de áreas de instabilidades em todas as regiões do Estado.
As chuvas também causaram mudanças no panorama dos 47 reservatórios com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos. Informações do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) mostra que houve uma redução na quantidade de mananciais em volume morto. Hoje, 15 unidades estão em volume morto, enquanto que o número era de 19 reservatórios no dia 02 de abril.

PT confirma candidatura de Fátima e divide opiniões quanto a impacto da prisão de Lula

Reprodução Jovem Pan News
Ciro Marques
Após alguns dias “fora” das questões locais para apoiar o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Bernardo (ABC Paulista), a senadora Fátima Bezerra, do PT, deve retomar em breve os debates sofre a política local e, claro, a pré-candidatura dela ao Governo do Estado. Resta saber, porém, se com a prisão do líder máximo petista, o nome de Fátima na disputa pelo Executivo Estadual seguirá liderando as pesquisas ou se perderá fôlego até outubro. Para o Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte, não. Para potenciais adversários, sim. Para cientistas políticos ouvidos pelo Agora RN, “depende”.

Para o PT no RN, o “não” é porque Fátima estaria “além” da imagem do ex-presidente. “A senadora vai ser candidata. As eventuais implicações desse quadro nacional, a gente vai ter que esperar para confirmar. A candidatura tem uma sólida base popular e que goza de uma respeitabilidade que nos torna confiantes de que, a despeito das questões nacionais, será uma candidatura para efetivamente para disputar e ganhar as eleições”, afirmou Júnior Souto, presidente do Diretório Estadual petista.

Souto, inclusive, destacou que, apesar da candidatura de Fátima ser destaque e prioridade para o PT Nacional, já era esperado que não houvesse agenda de Lula no RN. Com isso, a prisão do ex-presidente também não deverá mudar o cronograma a ser estabelecido para o pleito. “Essa possibilidade não estávamos nem cogitando diante dessa turbulência do quadro nacional. Então, não tinha uma agenda previamente pensada, um período de passar. O que nós sabemos é que seria impraticável”, revelou.

Para o cientista político Daniel Menezes, o impacto também não deverá ser tão considerável neste momento porque a popularidade de Fátima não é fruto apenas de Lula. “A questão fundamental neste momento não é Lula, é Temer. É isso que beneficia Fátima aqui, o fato dela estar mais distante de Temer, de governos mal avaliados. Não acho que a prisão de Lula vai atrapalha-la. A princípio. A não ser que tenhamos grandes mudanças. Mas a própria Lava Jato tem dificuldades de enfrentar a prisão do ex-presidente porque ela terá que mostrar que prende todo mundo. Enquanto a Operação não entregar outras cabeças, ficará em cheque para os eleitores de Lula e deixa a base do PT protegida”, avaliou Menezes.

Potenciais adversários de Fátima no pleito deste ano para o Governo do RN, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) e o deputado estadual Kelps Lima (SOLIDARIEDADE) se manifestaram sobre a prisão do ex-presidente e a lamentaram. Mas enquanto Carlos Eduardo preferiu não comentar uma eventual influência dela na candidatura de Fátima, Kelps foi além.

“Fátima tem um valor próprio. Discordo de muito do que ela defende, mas eu reconheço que ela tem valor próprio. E ignorar isso é não fazer uma leitura sensata das coisas. Mas acho que a prisão de Lula abala sim o PT, porque se você tem um político que é um líder e esse líder conduz um processo e, de repente, ele está na cadeia, incomunicável, não tem como você não abalar as estruturas de um partido orgânico como é o PT. Acho que afeta sim. O quanto afeta, ninguém sabe”, avaliou o deputado.
 AGORA RN

Lagoa de Velhos terá Hino Municipal a partir de 14 de abril

A Prefeitura Municipal de Lagoa de Velhos está realizando um concurso para produção de um Hino Municipal. No dia 14 de abril, na RM Mix, a população vai ouvir as propostas de Hino e escolher a melhor produção que se tornará o Hino Oficial do Município.

Outro município do Potengi que já tem seu próprio Hino é São Tomé.

SPPNEWS

Prisão de Lula pode ser um marco ou um fiasco

Josias de Souza, Jornalista

A prisão de Lula espalhou entre os poderosos da política um sentimento muito parecido com o que inquieta os ambulantes que comercializam produtos pirateados nas esquinas das grandes cidades. Os encrencados graúdos, ainda protegidos dentro da bola do foro privilegiado, passaram a enxergar a Lava Jato como uma espécie de rapa. Não importa o cargo ou o partido. De Michel Temer a Aécio Neves, todos passaram a cultivar o receio de que, depois do que aconteceu com Lula, o rapa pode recolher qualquer um na primeira esquina.

Intensifica-se em Brasília a pregação segundo a qual a Lava Jato está criminalizando a política. Pensando bem, faz todo sentido. A maior operação anticorrupção já deflagrada no país está colocando atrás das grades criminosos que utilizaram seu poder político para armar com empresários desonestos emboscadas contra o erário. Quem criminalizou a política foram os criminosos, não os investigadores ou os magistrados.

Nesse contexto, a prisão de Lula pode representar um marco ou um fiasco. Seria um marco se o rapa migrasse da periferia onde estão os ‘sem foro’ para os salões dos afortunados ‘com foro’. Seria um fiasco se o Supremo Tribunal Federal modificasse a regra que permite a prisão de condenados em segunda instância e retardasse eternamente a conclusão do julgamento que restringirá a abrangência do foro privilegiado. A combinação dessas duas novidades nefastas inibiria o único sentimento capaz de reduzir o índice de corrupção no Brasil: o medo do rapa.cesse a Postagem Origina

segunda-feira, 9 de abril de 2018

O PSDB é o partido mais cobiçado na política do Rio Grande do Norte

Resultado de imagem para fotos de simbolos do psdb
O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) é o maior partido político do nosso estado, com um deputado federal, oito deputados estaduais (dentre eles o atual presidente da Assembléia Legislativa, Ezequiel Ferreira), dezenas de prefeitos e vereadores. 

Sendo assim, o partido dos tucanos é a agremiação política mais cobiçada na política do Rio Grande do Norte, pelos pré-candidatos ao governo estadual: Fábio Dantas (PSB), Robínson Faria (PSD), pré-candidato a reeleição e por Carlos Eduardo Alves (PDT). O PSDB só não é cortejado pelo PT, cuja pré-candidata é a senadora Fátima Bezerra, pois os dois partidos não se bicam.

Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação de cuidadores de idosos

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Saude, e do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), realizou uma capacitação teórico-prática com os cuidadores de idosos, sob a responsabilidade das fisioterapeutas Ana Priscila e Rayssa Chagas, com o objetivo de orientar os cuidadores e dar assistência especial aos idosos, prezando uma melhor qualidade de vida.

domingo, 8 de abril de 2018

Vice-prefeito de Barcelona concede entrevista a Rádio Potengi AM e confirma rompimento com o prefeito Neto

No último sábado, 7 de abril, no Programa Potengi Em Debate, levado ao ar do meio dia às 14 horas, tendo como apresentadores Theodorico Bezerra Neto e Silvério Alves, entrevistou o vice-prefeito da cidade de Barcelona Fabiano Lopes, que dentre outros assuntos afirmou que está rompido politicamente com o atual prefeito barcelonense Neto Mafra. Fabiano afirmou também,  que o seu grupo político está aberto ao diálogo e que o seu principal objetivo é continuar trabalhando cotidianamente pelo bem comum dos barcelonenses.

Na foto acima, da esquerda pra direita, Fabiano, Theodorico, ex-vereador Toinho do Crediário (que também foi entrevistado no programa) e o editor deste blog.

O Bar da Palma tem a melhor galinha caipira da região

O Bar da Palma do nosso amigo Itamar, localizado na Comunidade de Lagoa do Canto na zona rural de São Paulo do Potengi, dispõe da melhor galinha caipira torrada da região. Na foto, feita na tarde do último sábado (7) pelo editor deste blog, da esquerda pra direita: Itamar, Kaila, com o esposo Theodorico Neto (proprietário da Rádio Potengi) Toinho do Crediário e Wilson do Taxi.

Seridó do RN tem chuvas de até 308 mm

Resultado de imagem para fotos do açude do mamao sangrando
Entre o amanhecer da última sexta-feira (6) e sábado (ontem) (7), choveu bastante forte no Seridó norteriograndense.  Em Almino Afonso a chuva foi de 308 mm e em Frutuoso Gomes de 128 mm. A EMPARN prevê novas chuvas. O açude do Mamão, em Equador está "sangrando".

Drogaria Luana

Drogaria Luana

Multiclínica Lapac

Multiclínica Lapac

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.