sábado, 24 de fevereiro de 2018

Novas imagens da entrega dos boletos do Garantia-Safra, em São Paulo do Potengi

Na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, no CENTRAF de nossa cidade, numa realização da Prefeitura Municipal, cerca de 700 agricultores familiares do nosso município receberam os boletos do Garantia-Safra 2017-2018. Dentre as autoridades presentes participaram do evento, o prefeito Naldinho, O secretário municipal da Agricultura, João Maria Ribeiro e o vereador João Cabral, coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RN.

Com informações e fotos do SPP News

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Motociclistas de todo Nordeste chegam a São Paulo do Potengi para participar neste final de semana do III Moto Fest

Resultado de imagem para fotos do moto fest sao paulo do potengi
Neste final de semana (sexta e sábado, 23 e 24 de fevereiro) acontece em nossa cidade o III  Moto Fest de São Paulo do Potengi.  Motociclistas de todo Rio Grande do Norte e de outros estados nordestinos já estão chegando a nossa comunidade para participar do evento. As apresentações musicais com bandas de rock, acontecerão nas noites de hoje e amanhã no Espaço de Festas Algo Mais.

Teremos outras informações.

Cerca de 700 agricultores familiares receberam boletos do Garantia-Safra 2017, 2018, em São Paulo do Potengi

Na manhã desta sexta-feira, 22 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi através da Secretaria Municipal de Agricultura, cujo secretário é João Maria Ribeiro, realizou a entrega dos boletos aos agricultores beneficiados no Garantia Safra 2017/2018. O evento de entrega dos boletos aconteceu no CEMTRAF.

Mais de 700 agricultores familiares de São Paulo do Potengi estão sendo beneficiado com o programa. O prefeito Naldinho esteve presente no evento.

O programa Garantia-Safra é um seguro para os agricultores sujeitos a perdas de produção em decorrência da da seca ou excesso de chuvas.
Na manhã desta sexta-feira, 22, a Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi (gestão Naldinho), através da Secretaria Municipal de Agricultura, cujo titular é João Maria Ribeiro, realizou a entrega dos boletos aos agricultores beneficiados no Garantia Safra 2017/2018. O evento de entrega dos boletos aconteceu no CEMTRAF.

Mais de 700 agricultores familiares de São Paulo do Potengi estão sendo beneficiado com o programa. O prefeito Naldinho esteve presente no evento.

O programa Garantia-Safra é um seguro para os agricultores sujeitos a perdas de produção em decorrência da da seca ou excesso de chuvas.

SPP News

Choveu 81 mm em São Paulo do Potengi

Imagem relacionada
A forte chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (22), em nossa cidade foi de 80 mm (pluviômetro da Secretaria Municipal da Agricultura, Novo Juremal. Na Boa Vista dos Raimundo choveu 81 mm.

Terra bastante molhada, barreiros cheios, riachos "correndo", concretizando a chegada do inverno, deixando o nordestino (especialmente a população do campo) bastante feliz.

Teremos outras informações.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Meditações Quaresmais com Dom Henrique - Dia 8

Dom Henrique Soares, Bispo de Palmares-PE
Para ler a publicação original, clique aqui.

Retiro Quaresmal - “São estas as palavras...” Meditação 8

Reze o Salmo 119/118,57-64

Agora, leia com piedade e coração que escuta na fé Dt 4,44 – 5,31


1. “Ouve, ó Israel!” Esta exortação, que muitas vezes aparece no Deuteronômio, é preciosíssima! Ela ainda é plenamente válida, seja para o Novo Israel, que é a Igreja, seja para cada fiel, para cada um de nós!
“Ouve!” É a atitude fundamental do crente diante do Senhor Deus! Ouvir significa abrir o coração, a inteligência, a vontade, o afeto para o Senhor! Repito: esta é a atitude fundamental do crente: estar totalmente aberto ao Senhor, acolhendo a Sua Palavra, os Seus preceitos, a Sua santa vontade! Aquele que não ouve, aquele que se fecha para o Eterno, ainda que diga que creia, na verdade, age como um ateu! O verdadeiro crente é aquele que caminha o caminho da vida sempre diante do Santo, sempre disponível à Sua Palavra, aos Seus apelos, sempre dócil aos Seus preceitos!
Pense um pouco: Você escuta, de verdade, o Senhor? Você se deixa ferir pela Sua santa Palavra, procura converter sua vida aos Seus mandamentos? Nunca se esqueça: Não somos nós que dobramos o Senhor Deus à nossa vontade, mas Ele é que nos converte à vontade Dele! Ouvir o Senhor é deixar-se questionar, ferir, plasmar pela Sua santa Palavra!


2. Muito interessante também são os sinônimos que o texto sagrado dá para a Lei de Deus, a santa Torá: estatutos, normas, aliança, mandamentos, preceitos, decretos, juízos, caminhos, palavra, testemunhos (cf. Sl 119/118). Tudo isto quer significar que a Palavra de Deus envolve, ilumina e vivifica, ordena e dá consistência à nossa vida! Aquele que caminha na vontade do Senhor vive verdadeiramente e sua vida torna-se semente de Eternidade! O verdadeiro crente, o verdadeiro amigo do Senhor Deus é aquele que vive na Sua Lei. Para o judeu, esta Lei é a Torá; para o cristão, esta Lei é o Espírito de Cristo, Espírito de Amor que habita no nosso coração (cf. Rm 5,5; 1Cor 3,16) e que nos foi dado no Pentecostes, festa do dom da Lei do Sinai! Quando Jesus, nosso Senhor, afirma que quem O ama guarda a Sua Palavra (cf. Jo 14,23) e cumpre os Seus preceitos (cf. Jo 14,21), Ele está Se referindo a viver no Seu Espírito Santo: aquele que tem o Espírito de Jesus nosso Senhor e se deixa guiar por Ele, ama o Senhor Jesus e vive na Sua santa vontade, guardando o Seu mandamento de amor ao Pai e aos irmãos!

3. Há uma outra ideia importante, presente em 5,1 e em toda a Escritura Santa: Israel deve aprender os preceitos do Senhor; aprendê-los para colocá-los em prática! Sim! Naturalmente, entregues simplesmente à nossa vontade e à nossa pura razão, não compreenderemos e não aprenderemos a vontade de Deus! É preciso ouvir, é preciso crer, é preciso ser humilde e obedecer, para aprender e viver, pondo em prática a vontade do nosso Deus! O soberbo, o que é sábio a seus próprios olhos, o autossuficiente jamais aceitará isto! É o que vemos hoje até mesmo na Igreja: a presunção humana de querer mudar os preceitos do Senhor… Ao invés de aprendê-los e ensiná-los, deseja-se rebaixar Deus ao homem, fazendo um deus à medida do homem, e do homem no pecado, sem conversão! Loucura, idolatria! Agora olhe você: sua vida é vivida na vontade do Senhor? Suas decisões são de acordo com os preceitos do Altíssimo?

4. Os Dez Mandamentos, conhecidos como Dez Palavras, podem ser resumidos no amor total ao Senhor Deus e ao amor aos próximos por amor ao próprio Deus. Jesus mesmo resumirá assim os Mandamentos (cf. Mt 22,37-40).
Releia os vv. 6-21. O Senhor Deus começa apresentando-Se: o Deus de Israel não é uma realidade teórica, não é um Deus distante, frio, impessoal: é Aquele que tirou o Seu povo da casa da escravidão, fazendo-o viver de verdade. Ele não é somente Deus, mas é o Deus de Israel, o Deus que ama Israel, o Deus comprometido com Israel. Do mesmo modo, você pode dizer: “Tu és o meu Deus, meu Rochedo, meu Amparo, minha Fortaleza, meu Libertador!” Por isso mesmo, Ele deve ser único para Israel e único para nós! Deus não aceita que O sirvamos com um coração dividido; o Senhor não aceita que, ao Seu lado, haja ídolos, apegos, no nosso coração.


5. Exatamente para salvaguardar a Sua unicidade e transcendência, o Santo proíbe terminantemente imagens Dele próprio e de outros deuses. Como compreender hoje este mandamento? O Senhor nos quer por inteiro e todo apego a coisas, pessoas, situações, costumes; tudo quanto absolutizarmos no nosso coração e na nossa vida, é idolatria, é divinizar, endeusar as criaturas, dando-lhes no nosso coração um lugar que somente a Deus deve pertencer…
Olhe bem como você se relaciona com as realidades deste mundo: as vivencia dentro do amor de Deus e colocando tudo em relação a Deus ou, ao invés, há coisas, pessoas, situações às quais você se apega e que o afastam de Deus e dividem com Ele o seu amor? Lembre: o Senhor é um Deus ciumento; Ele quer o seu coração por inteiro! Ele não o aceita pela metade!


6. Uma observação: os Dez Mandamentos, resumo da Lei de Moisés, preparavam para o Cristo. São Paulo nos explica que a Lei era nosso pedagogo, nosso guia que conduz para o Cristo. Leia com atenção Gl 3,23-29. A Lei, com seus preceitos, já não obriga o cristão; ele está livre dos preceitos da Lei de Moisés (cf. Gl 5,1), pois já está em Cristo! Todos os mandamentos do Senhor Deus foram cumpridos em Cristo e ultrapassados pela nova Lei, que é o Espírito de Amor, de modo que “quem ama o outro cumpriu a Lei” (Rm 13,8ss). Nunca esqueça: a Lei de Cristo não é um puxadinho da Lei de Moisés, não é um complemento nem um remendo: é uma realidade completamente nova, que não cabe nos velhos preceitos da Antiga Lei (cf. Mc 2,18-22)! A Lei de Cristo não é dada num conjunto de normas, mas é o Espírito de Amor, que nos dá os mesmos sentimentos do Cristo Jesus (cf. Fl 2,5) e nos torna capazes de amar o Pai e os irmãos como Jesus amou! Esta é a Lei de Cristo: “Carregai o peso uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo!” (Gl 6,2)

7. Por último, os vv.31: Deus é Mistério, Ele é inacessível ao homem, Ele fala no meio das trevas, mas, ao mesmo tempo, é circundado de fogo! É luz que ilumina, mas continua treva, porque jamais poderemos compreendê-Lo, alcançá-Lo, engaiolá-Lo no nosso entendimento! E, no entanto, esse Deus tão grande, tão infinitamente acima de nós, digna-Se falar-nos, digna-Se mostrar-nos a Sua vontade, os Seus caminhos, para que, neles, tenhamos a Vida! Oxalá o seu e o meu coração sejam abertos para o Eterno, e nós O escutemos, e vivamos na Sua santa vontade para vivermos verdadeiramente!

8. Reze o Salmo 29/28: a voz do Senhor, tão temível e majestosa quanto o trovão, é-nos dirigida como suave brisa que nos dá luz e vida!

VÍDEO: Enxurrada derruba muro e invade casa em São Paulo do Potengi

Na tarde de  hoje (22), uma violenta enxurrada invadiu casas e causou danos a moradores na cidade de São Paulo do Potengi no Bairro Juremal.

De acordo com moradores da região, com a chuva, o muro da casa rompeu. Com o acidente, a água que se acumulava no terreno formou uma forte enxurrada e invadiu a casa, causando prejuízos para moradores. A situação assustou os moradores. 

SPPNotícias





Novo edital para o concurso da PM será exclusivo para nível superior

Concurso PM RN  é PUBLICADO!
A Comissão Especial responsável pela condução do concurso para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte definiu, durante reunião realizada na tarde dessa quarta-feira, que será lançado um novo edital exclusivo para candidatos com nível superior. O Governo do Estado fará a devolução do valor da taxa de inscrição aos candidatos que não atendem as novas exigências, e para aqueles que pretendem desistir do certame, será anunciada até a próxima semana.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Meditações Quaresmais com Dom Henrique Soares - Dia 07

A imagem pode conter: 3 pessoas
Dom Henrique

O blog passa a publicar, a partir de hoje, com a devida autorização do autor, as meditações quaresmais do Bispo de Palmares-PE, Dom Henrique Soares da Costa. Segue abaixo.

Dom Henrique Soares da Costa
Publicação Original pode ser vista aqui.

Retiro Quaresmal - “São estas as palavras...” 

Meditação 7 

Reze o Salmo 119/118,49-56 

Agora, leia com piedade e coração que escuta na fé Dt 4,9-43 

1. No Deuteronômio, muitas vezes, Moisés exorta o povo inteiro e cada israelita a vigiar sobre si mesmo: “Fica atento a ti mesmo… para não esqueceres!” (cf. vv. 9. 15. 23.39). Estar atento a si mesmo é constantemente viver e avaliar a própria vida à luz do Senhor, não se esquecendo Dele, de Sua Aliança e de Seus preceitos. A desatenção e o esquecimento são princípio de todo pecado: terminamos por esquecer tudo quanto o Senhor realizou por nós, esquecemos que Ele é um Deus presente, próximo de nós, reduzimo-Lo, então, a uma teoria, a uma ideia desbotada e distante e, não mais atentos a nós mesmos, com o coração fora de nós, começamos a viver do nosso modo e não mais do modo do Senhor. E, assim, matamos a nossa amizade com Deus! O resultado: a morte da alma, pior de todas as mortes! É isto que a Escritura deseja inculcar em nós quando fala em perder a terra, em ser dela expulso como consequência de esquecer o Senhor: a nossa verdadeira terra, a nossa verdadeira pátria é o próprio Senhor! Está longe Dele é morrer. Leia e medite, rezando, os vv. 25-43. 

2. Um tema que também aparece muito forte nestes versículos é a a questão das imagens de Deus e dos ídolos. Releia os vv. 10-24. Moisés começa recordando a teofania do Sinai: Israel ouviu o Senhor: ouvia, mas não via nada; não distinguia forma alguma de Deus: “Nada, além de uma voz!” Sendo assim, já que o Senhor Deus não mostrou Sua forma, Sua Imagem bendita, Israel não pode inventar uma forma para Deus, pois não seria a forma do Deus vivo e santo, mas de um ídolo. Foi o que aconteceu com o bezerro de ouro: Israel, ali, fez imagem do Senhor; mas, o Senhor não pode ser representado; Ele não mostrou a Sua forma! Aquele bezerro, portanto, não passava de um mísero ídolo, uma mentira, uma ilusão! Leia com atenção Ex 32,1-8. Diante disto, como se explica que os cristãos, desde logo cedo, já nos primeiros séculos, começaram a usar pinturas de imagens nos seus lugares de culto? Eis: enquanto na Antiga Aliança o Senhor Deus manifestou-Se ao Seu povo pela Sua Palavra, de modo que o mandamento por excelência é “Ouve, ó Israel!” (Dt, 6,4), na Nova e Eterna Aliança, “a Palavra-Verbo fez-Se carne” (Jo 1,14), a Palavra santa do Pai fez-Se visível, palpável (cf. 1Jo 5,1ss)! O próprio Senhor Jesus dirá a Filipe: “Quem Me vê o Pai!” (Jo 14,9); e di-lo-á precisamente como resposta ao pedido do apóstolo: “Mostra-nos o Pai e isso nos basta!” (Jo 14,8). O Pai de Jesus, Deus santo de Israel, agora tem uma Imagem verdadeira: o Seu próprio Filho, que é Seu Verbo, Sua Palavra santa e eterna: “Ele é a Imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criatura” (Cl 1,15)! É realmente profundo e impressionante: a Palavra que, na Antiga Aliança, somente podia ser ouvida, agora, além de ouvida, é para ser vista, contemplada; tanto que, nos escritos joaninos, ver o Senhor, contemplá-Lo significa crer; crer na Palavra! Leia o encantador capítulo 9 de São João: o cego que é curado para ver, isto é, crer em Jesus: “‘Crês no Filho do Homem?’... ‘Quem é, Senhor, para que eu creia?’ ‘Tu O vês: é Quem fala contigo!’ ‘Creio, Senhor!’” (Jo 9,35-38). Mas, para ver o Senhor, o que fora cego teve que deixar a sinagoga, a Antiga Aliança (cf. vv. 34s). Isto mostra bem o quanto é profundo o sentido do costume cristão de fazer imagens e venerá-las: são aptas para o culto do Deus vivo e verdadeiro, porque Ele mesmo nos deu Sua Imagem bendita: Jesus nosso Senhor, imolado e ressuscitado! Somente podem usar imagens no culto sem cair na idolatria aqueles que verdadeiramente acreditam que o Cristo Jesus “é a Imagem do Deus invisível” (Cl 1,15)! Então, o uso cristão das imagens está ligado à fé na Encarnação do Filho de Deus, que é Deus, da mesma substância do Pai, Deus de Israel, Deus do Sinai, Deus de Moisés! Talvez, alguém se pergunte: mas, e a imagem dos santos de Cristo? Seria lícito fazê-las? A resposta decidida é sim! Leia com atenção 1Cor 15,47-49! Aí, o Apóstolo explica de modo profundo que, enquanto o homem sem Cristo traz em si apenas a imagem do velho Adão, marcado pelo pecado, o homem novo, o cristão, nova criatura em Cristo (cf. 2Cor 5,17), traz em si a imagem do Cristo imolado e ressuscitado, Homem Celeste, que é Imagem do Deus invisível (cf. Cl 1,15; 2Cor 3,18; 4,4). Assim, os santos de Cristo, sendo imagens de Cristo, que é Imagem do Pai, podem ser representados também no culto cristão! Para os cristãos, o que está em jogo no culto às imagens é se a Encarnação do Filho de Deu é efetiva ou não, se Ele é divino, verdadeira e substancial imagem do Pai ou não e também se a imagem de Cristo que trazemos, na potência do Espírito, é algo real, efetivo, transformante, que nos faz participantes da natureza divina (cf. 2Pd 1,4), ou não! Portanto, na questão das imagens, nada a ver com as arengazinhas mesquinhas dos fundamentalistas sectários que, com a Bíblia debaixo do braço, escravos da letra, estão longe, muito longe, de compreender o que o Espírito diz à Igreja nas Escrituras santas! Quanto à idolatria, o cristão, como o judeu, deve rejeitá-la sempre, decididamente: nem acordo com orixás, nem com deuses de outras religiões, nem a idolatria de coisas, pessoas, situações… Só o Senhor é Deus e nada pode ocupar em nossos corações o lugar que somente a Ele pertence. A idolatria, destruindo a relação com o Deus verdadeiro, leva-nos a perder os dons de amor que Ele nos concede. Por isso mesmo, Deus previne Israel de que ele poderá perder tudo e ser disperso! E ainda mais: a idolatria reduz-nos à escravidão! Enquanto a relação com o único Deus verdadeiro nos liberta, a servidão aos ídolos nos escraviza e vazia o nosso coração. Leia os vv. 25-31. Comovente também é a disponibilidade incansável do Santo Deus de Israel em nos perdoar, em nos acolher quando voltamos de nossa infidelidades: “Irás procurar o Senhor teu Deus, e O encontrarás, se O procurares com todo coração e com toda a tua alma!” (v. 29). 

Reze o Sl 115/113B.

 3. Releia também os vv. 32-40. São uma verdadeira declaração de amor e de eleição do Deus único, Senhor de tudo, pelo Seu povo de Israel! Lembre: nós, pelo Batismo, incorporados em Cristo, somos herdeiros dessa eleição! Mas, tal graça é também uma responsabilidade: ser fiel ao Senhor, vivendo na Sua Palavra!

Do governador Robínson Faria: "Renunciar é ato de oportunismo"


Resultado de imagem para robinson faria

Em entrevista ao Bom Dia RN agora há pouco, na InterTV Cabugi, o governador Robinson Faria (PSD) afirmou que no momento não pensa em reeleição.

“Sou candidato a governar meu Estado”, disse Robinson, ressaltando que não deixará o Governo até o dia 7 de abril como tem se falado. “Renunciar é um ato de covardia, de oportunismo”, disse o governador.

Uma declaração apenas ou um recado para o vizinho de prédio e possível concorrente nas eleições de outubro, o prefeito-governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT)? Robinson disse que não dorme e acorda pensando em candidatura.

Há poucos dias, em uma entrevista, Carlos Eduardo disse que perdia noites de sono quando pensava no seu futuro político. Robinson disse que não tinha vaidade, até porque já é governador.

Carlos Eduardo disse na entrevista que é desejo de qualquer político governar o seu estado.

O governador reiterou que renunciar ao Governo para buscar um mandato legislativo seria oportunismo.

Carlos Eduardo estuda a renúncia do cargo de prefeito para disputar mandato de governador.

Thaisa Galvão

São Tomé faz adesão ao Programa Internet Para Todos e realiza Jornada Pedagógica

O prefeito de São Tomé, Babá participou nesta terça-feira (20), em Natal do  lançamento do Programa Internet Para Todos. Evento que dentre outras autoridades contou com as presenças do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassad e do governador do RN, Robínson Faria. Babá confirmou a adesão do município ao Programa.

Nesta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal da Educação iniciou a Jornada Pedagógica 2018 daquele município com o tema: Educação de qualidade: Ressignificando e Empreendendo Saberes". O gestor municipal participou da abertura da Jornada, que aconteceu no CONVIVER.

Com informações do Blog São Tomé Notícias

Superação da Violência é o tema da Campanha da Fraternidade 2018

 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2018, com o tema Fraternidade e Superação da Violência e com o lema: "Em Cristo Somos Todos Irmãos" (Mt 23,8). O documento aponta formas e tipos de violência no Brasil, dando destaque às praticadas contra os negros, os jovens, idosos, crianças e as mulheres. "Os grupos sociais vulneráveis são as maiores vítimas da violência", disse o presidente da entidade, cardeal Sérgio da Rocha.

Durante o lançamento da campanha, o presidente da CNBB listou também como prática violenta, a corrupção. "A corrupção é uma forma de violência, e ela mata", disse o cardeal. Segundo ele, "ao desviar recursos que deveriam ser usados em favor da população, os políticos acabam promovendo uma outra forma de violência contra o ser humano, a miséria".

Bastante oportuno o tema da CF desse ano, pois trata de um assunto, que a cada dia que passa vem aumentando mais no nosso país, a violência, que vem afligindo e aterrorizando milhões de brasileiros e que se faz necessário a união de todos (homens e mulheres de bem) para a superação da mesma.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Naldinho representou todos os prefeitos do RN na solenidade de lançamento da "Internet Para Todos", em Natal


O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, que também é o atual vice-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, representou todos os prefeitos do RN na solenidade de lançamento do Programa "Internet Para Todos" (via satélite), que aconteceu  na manhã desta terça-feira (20) na Escola de Governo, em Natal.

Do lançamento, cujo Programa contempla com internet banda larga, os 167 municípios do nosso estado, participaram: o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassad, o governador Robínson Faria, senador Garibaldi Filho, deputado federal Fábio Faria, deputados estaduais, secretários estaduais, prefeitos, vereadores, além de outras autoridades e convidados. O prefeito Naldinho foi um dos oradores do evento.

Destacar aqui a parceria pioneira e inovadora do Governo do Estado com o Governo Federal e com outras instituições, trazendo para os potiguares um benefício de grande alcance social  e utilidade, que é a  "Internet (banda larga gratuita ou a preço reduzido) Para Todos".

Multiclínica Lapac

Multiclínica Lapac

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.