sábado, 13 de janeiro de 2018

Por que convinha a Cristo ter uma mãe sempre virgem (sem outros filhos)?

Por João Damasceno

Dentre todas as mulheres, apenas a Santíssima Virgem obteve o privilégio de ser, simultaneamente, Mãe e Virgem. Nela, a Virgindade não impediu a Fecundidade, e nem a Fecundidade destruiu a Virgindade.

É da Natureza Perfeitíssima do NOSSO SENHOR surgir sem trazer dor, rupturas, estragos ou destruição, pois como adentrou num cômodo sem derrubar paredes, assim adentrou ao mundo sem romper as entranhas da sua Mãe Santíssima: “Estando TRANCADAS AS PORTAS, VEIO JESUS, pôs-se no meio deles” (S João 20, 26)

A Revelação evidencia que as figuras de Eva e Maria estão nitidamente entrelaçadas.

A Primeira Mulher da criação, Eva, era ainda VIRGEM e IMACULADA quando se deixou entrar em consórcio com a serpente malévola: "1. A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É VERDADE QUE DEUS VOS PROIBIU COMER DO FRUTO DE TODA ÁRVORE DO JARDIM?” 2.A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim. 3.Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.” 4.“OH, NÃO! – TORNOU A SERPENTE – VÓS NÃO MORREREIS! 5.Mas Deus bem sabe que, NO DIA EM QUE DELE COMERDES, vossos olhos se abrirão, e SEREIS COMO DEUSES, conhecedores do bem e do mal. (Gn 3, 1-5)”

Entre Eva e a serpente houve amizade, confiança e cumplicidade, sendo aquela, o instrumento da aproximação entre o homem e o pecado.

Virgindade é a SANTIFICAÇÃO DO VENTRE, fazendo Deus, do útero de Eva, o SANTUÁRIO através do qual, por meio dessa Mulher e seu esposo, Ele geraria todos os seus santos e santas também Perfeitos e Imaculados, os quais povoariam o Paraíso e o honrariam eternamente: “E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem. Por isso, O HOMEM DEIXA O SEU PAI E SUA MÃE PARA SE UNIR À SUA MULHER; e já não são mais que uma só carne." (Gn 2, 22-24) Deus os abençoou: "FRUTIFICAI, disse ele, E MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA e submetei-a".  (Gn 1,28)

Mas do consórcio livre e consciente entre Eva e a velha serpente, ocorre o efeito reverso, pois invés de gerar os santos e santas de Deus, concebeu por seu ÚTERO, agora sob o domínio do pecado, a extirpe dos perversos, a geração ímpia da qual constituiu-se toda humanidade: “Eis que NASCI NA CULPA, minha MÃE concebeu-me no pecado" (Salmo 50, 3)”;  “Concebem o trabalho e produzem a iniquidade; E O SEU VENTRE PREPARA ENGANOS.” (Livro de Jó 15. 35) “Esse manjar SE CORROMPERÁ EM SEU VENTRE, nas suas entranhas será COMO VENENO DE COBRA. (Livro de Jó 20.14)

O pecado de Eva, que residiu na esperança de ser ela, assim como seu cônjuge Adão, iguais a Deus (idolatria), maculou o SANTUÁRIO que o Criador instituiu em seu ventre materno. E se o pecado foi um atentado contra o Ventre, contra o Ventre seria também a Justiça Divina, e assim, contra a serpente e a Mulher fora decretado: Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; SOBRE O TEU VENTRE RASTEJARÁS e pó comerás todos os dias da tua vida.” (Gn 3. 14) Disse também à mulher: MULTIPLICAREI OS SOFRIMENTOS DE TEU PARTO; DARÁS À LUZ COM DORES, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio." (Gn 3.16)”

Todavia, SE POR UMA VIRGEM IMACULADA (EVA), a serpente fez introduzir o seu pecado na humanidade, DEUS por sua vez, utiliza OUTRA VIRGEM IMACULADA (MARIA), para introduzir o SALVADOR, o qual derrotaria todo pecado. Se pelo útero de EVA (santuário manchado), originou-se uma Humanidade pecadora, O VENTRE DA SANTÍSSIMA VIRGEM (O NOVO SANTUÁRIO PURÍSSIMO) fora RESERVADO apenas e tão somente para gerar uma HUMANIDADE SANTA, PERFEITA, REDIMIDA e INCORRUPTA através do próprio Verbo Encarnado, o NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. (S. Jo 1.1-7) Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o FRUTO DO VENTRE, o seu galardão.” (Salmo 127) Porque Cristo não entrou NUM SANTUÁRIO FEITO POR MÃOS, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus.” (Hebreus 9.24)

Santo Irineu de Lyon (+ 220) ensinava: COMO POR UMA VIRGEM CAIU O GÊNERO HUMANO, ASSIM VEIO TAMBÉM A SALVAÇÃO POR UMA OUTRA VIRGEM1 PORQUE A DESOBEDIÊNCIA VIRGINAL FOI COMPENSADA EM CONTRAPARTIDA POR UMA OBEDIÊNCIA VIRGINAL. (Adversus Haereses, 1. III seção 3, ano 130-220).”

Igualmente São Justino, o mártir (+163): Porque Eva, quando ainda era virgem e incorrupta, havendo concebido a palavra que lhe deu a serpente, DEU À LUZ A DESOBEDIÊNCIA E A MORTE, mas a Virgem e incorrupta Maria CONCEBEU POR FÉ E ALEGRIA, quando o anjo Gabriel lhe deu a boa notícia de que o Espírito do Senhor viria sobre ela. (Diálogo com Trifão, 701ss 94-100)”.

Se pela primeira Virgem, a dantes Imaculada Eva, gerou-se por seu VENTRE o pecado, a segunda Virgem Imaculada por seu VENTRE não geraria senão SANTIDADE. Através da Santíssima Virgem, Deus restaura seu SANTUÁRIO, outrora nodoado da ilicitude de Eva, razão porque, não podia Maria, por causa DA VITÓRIA DE CRISTO SOBRE O PECADO E A MORTE, gerar filhos de homens, filhos de São José, os quais trariam em si a natureza do pecado, contaminando seu útero, contaminando novamente o SANTUÁRIO, invalidando a Glória da Redenção, regredindo a segunda Virgem à condição de Eva, como mãe de uma humanidade pecadora.

Como explicou São Gregório de Neocesaréia (anos 213-270): A Santa Virgem, guardado cuidadosamente a tocha da virgindade, e deu ouvidos diligentemente, ao fato de que NÃO DEVERIA SER EXTINTA ou CONTAMINADA.” (II Hom. da Anunciação à Virgem)

Apenas o FILHO DE DEUS, o seu DESCENDENTE SANTÍSSIMO, seria concebido em seu SANTUÁRIO NÃO EDIFICADO POR MÃOS HUMANAS,2 o DESCENDENTE DA MULHER, que faria esta pisar na cabeça da serpente (Gn 3), e conforme ainda outra profecia trazida por EZEQUIEL: Ele reconduziu-me ao PÓRTICO EXTERIOR DO SANTUÁRIO, que fica FRONTEIRO AO ORIENTE,3 o qual se achava fechado. 2. O SENHOR DISSE-ME: ESTE PÓRTICO FICARÁ FECHADO. NINGUÉM O ABRIRÁ, NINGUÉM AÍ PASSARÁ, PORQUE O SENHOR, DEUS DE ISRAEL, AÍ PASSOU; ELE PERMANECERÁ FECHADO. 3.O príncipe, entretanto, enquanto tal, poderá aí assentar-se para tomar sua  REFEIÇÃO4 DIANTE DO SENHOR. ELE ENTRARÁ PELO VESTÍBULO DO PÓRTICO E SAIRÁ5 PELO MESMO CAMINHO. 4.Ele conduziu-me em seguida pelo pórtico norte, diante do templo. Lá, pude contemplar a glória do Senhor que enchia o templo do Senhor; a essa vista, caí com a face em terra.” (Ez 44. 1-3)

E assim, através do descendente da Mulher (Nova Eva), que é Jesus Cristo, somos restabelecidos da humanidade pecadora para a humanidade santa, redimida pelo sacrifício do CORPO DO CORDEIRO (Hb 10.10), cujo material biológico fora retirado do corpo de sua Mãe, a SEMPRE VIRGEM MARIA.

Em relação a essa profecia, ensina a Santa Tradição Apostólica: O corpo de Maria, SEMPRE VIRGEM, fez homem por natureza, sendo DEUS Perfeito. (Santo Hipólito de Roma, ano 170-236, Fragmentos VIII. 2).

E por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, Maria torna-se a Matriarca da Humanidade Restaurada:
Maria NÃO TINHA OUTRO FILHO, mas Jesus, e ainda Jesus diz para sua Mãe: “Mulher, EIS AÍ TEU FILHO” (Orígenes, anos 185-253, Comentários ao Evangelho de São João, Livro I par.6)”

Quem é esse PORTÃO FECHADO (Ez 44. 1-4) se não for MARIA, a Porta através do qual Cristo entrou nesse mundo? (Santo Agostinho, Da Virgindade)”

Assim, a mentirosa alegação dos cismáticos6 de que Maria tivera outros filhos, além nascer da absoluta ignorância cultural, teológica e histórica, traz em seu conteúdo a maliciosa e herética proposição de que também o NOVO SANTUÁRIO de CRISTO fora corrompido.

Salve Nossa Senhora Aparecida.

2. Em relação a essa profecia, ensina a Santa Tradição Apostólica:
O corpo de Maria, SEMPRE VIRGEM, fez homem por natureza, sendo DEUS Perfeito. (Santo Hipólito de Roma, ano 170-236, Fragmentos VIII. 2)”
3E por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, Maria torna-se a Matriarca da Humanidade Restaurada:
Maria NÃO TINHA OUTRO FILHO, mas Jesus, e ainda Jesus diz para sua Mãe: “Mulher, EIS AÍ TEU FILHO” (Orígenes, anos 185-253, Comentários ao Evangelho de São João, Livro I par.6)”
3. “Quem é esse PORTÃO FECHADO (Ez 44. 1-4) se não for MARIA, a Porta através do qual Cristo entrou nesse mundo? (Santo Agostinho, Da Virgindade)”
4. referência a Eucaristia.
5. Entrou no mundo pela humanidade de Maria quando foi gerado; e sai por essa mesma humanidade quando ressuscitou, e ascendeu ao Céu.

Acidente com uma van de Catolé do Rocha-PB, em Minas Gerais deixa 13 mortos e 39 feridos

Um acidente envolvendo uma Van de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, e mais quatro veículos na BR-251, no Norte de Minas, causou ao menos treze mortes. A batida foi perto de Bocaina, no município de Grão Mogol e ocorreu por volta das 5h deste sábado, segundo informações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente aconteceu no km 400, num trecho considerado perigoso. Além de sinalização foram colocados redutores de velocidade no local.
A Van retornava de São Paulo Capital, e era conduzida por Kaliandro, proprietário do veículo, que fazia a linha de Catolé do Rocha para a capital paulista.
De acordo com as primeiras informações, o acidente teria ocorrido às 05h00 da madrugada deste sábado (13 de janeiro), no norte do estado de Minas Gerais, e teria vitimado além do condutor da Van, que é natural de Catolé do Rocha, mais outras pessoas de Catolé do Rocha.
Segundo o Samu e os Bombeiros, 13 pessoas morreram, onze pessoas estão em estado grave, uma em estado gravíssimo e 27 sofreram ferimentos leves. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi provocado por um caminhão que invadiu a contramão e seis veículos se envolveram na batida. Entre eles dois micro-ônibus e uma van. A Van era conduzida por Kaliandro Turismo, natural de Catolé do Rocha. A maioria das vítimas fatais estavam na van.
Robson Pires

"Breve Catequese Católica", a nova coluna do Blog do Silvério Alves

O saudoso Monsenhor Expedito, catequizando os pequeninos
Embora tenha caráter jornalístico comum e respeite todos os credos, os editores do Blog do Silvério Alves são católicos leigos, sendo assim chamados a evangelizar, especialmente neste ano que a Igreja Católica dedica ao laicato. 

Diante disso, e cientes do ensinamento de São Pedro de que devemos estar sempre preparados para responder aos que perguntarem as razões da nossa fé (1 Pe 3,15), como também do mandamento do próprio Jesus de que devemos pregar o Evangelho a todas as nações (Mc 16,15), firmamos uma parceria com o Blog "A Fé Católica nas Escrituras", de propriedade do estudioso católico João Damasceno. Fruto desta parceria, publicaremos, todo domingo (Dia do Senhor), um texto com uma breve catequese sobre algum tema do catolicismo. Os primeiros textos terão como objetos temas relacionados à Santa Virgem Maria. 

Começaremos amanhã. 

Ao Nosso Senhor Jesus Cristo, Toda Honra e Toda Glória. 

Estúdio da Rádio Potengi já está pronto para ser utilizado e será inaugurado na próxima terça (16)

A Rádio Potengi AM 1.210, cujo o proprietário é o empresário Theodorico Bezerra Neto, já está com seu novo estúdio pronto, localizado na  Rua Teodorico Bezerra, Bairro Santa Luzia, em São Paulo do Potengi. O referido estúdio que já está funcionando em caráter experimental será inaugurado na próxima terça-feira, 16 de janeiro, às 17 horas, com o Programa Destaque Político, apresentado pelo editor deste blog, entrevistando várias autoridades  convidadas.

Na foto acima, da esquerda pra direita: Carlos André, Silvério Alves, Theodorico Neto e Thoinho Costa.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O aniversário da professora Érica, em Caiçara do Rio do Vento

Na tarde desta sexta-feira, 12 de janeiro, enquanto diretor da 4ª Diretoria Regional da Educação, em companhia  da professora Izete Campos e do motorista Genílson Cassimiro, fui até a cidade de Caiçara do Rio do Vento (que está vivendo a Festa do seu Padroeiro São Sebastião, coordenada pelo potengiense padre Hémerson) participar do aniversário da professora Érica, que leciona na 2ª Serie do Ensino Fundamental da Escola Estadual 7 de Setembro, daquela simpática cidade.

Érica, que é natural de Rui Barbosa e está há dois anos em Caiçara, é uma educadora competentíssima e bastante querida na localidade onde trabalha, pois das 27 crianças que estudaram com a professora, em 2017, 24 foram alfabetizadas. A festinha surpresa ocorrida no Espaço dos Idosos, foi preparada pelas mães  dos alunos  e foi uma linda homenagem dedicada a aniversariante.

À grande educadora, parabéns e tudo de bom.

Ultrapassamos os 3 milhões de acessos


Pra todos nós que fazemos esse veículo de comunicação digital, que completará 6 anos de existência no dia 15 de fevereiro vindouro, é com grande alegria que comunicamos aos nossos milhares de leitores e leitoras, que na noite desta sexta-feira, 12 de janeiro de 2018, ultrapassamos a marca histórica dos 3 milhões de visualizações. Sinal de que o nosso trabalho pautado pela moderação e pela credibilidade está no caminho certo.
Resultado de imagem para fotos de fotos de fogos de artíficio
A Deus, Pai de Infinita Misericórdia e a todos e a todas de perto e da distancia que nos acompanham diariamente, nosso mais sincero agradecimento. Continue acessando.

Silvério Alves
Herísson Bezerra
Silvério Filho

O que está acontecendo no Brasil?


O que está acontecendo no Brasil, onde um juiz federal de 1ª instância torna sem efeito um ato de nomeação de um ministro pelo presidente da República? Ou ainda, onde a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia é impedida pelas facções de visitar um presídio, em Goiás?

Robson Pires

Prefeita Sonyara de Lagoa de Velhos entrega uniforme a Seleção Municipal de Futebol

A prefeita de Lagoa de Velhos, Sonyara Ribeiro entregou ao lado do secretário de Esportes Emerson Ribeiro e do coordenador Marcos Fábio o uniforme oficial da seleção municipal.

O atleta Robenilson Costa, representante da equipe recebeu o conjunto de terno em nome dos demais integrantes.

"Ficamos muitos felizes em poder dar início a esta nova fase do futebol de Lagoa de Velhos. Mesmo diante da grande dificuldade existente a prefeita tem sido sensível a nossos pleitos", afirmou o secretário Emerson.

Merecida a homenagem da ADESPP ao atleta Zé Quirino na abertura da Copa Potengi

Na noite do último dia 10, o time da ADESPP (dentro da programação da Copa Potengi de Futsal, que está acontecendo em nossa cidade) entrou na quadra do Ginásio de Esportes Aluísio Alves fazendo uma homenagem ao desportista Zé Quirino. Super Zé, como era chamado por muitos, foi um grande desportista, um dos maiores craques da história do futebol de São Paulo do Potengi. Ele estava com 56 anos de idade.

Zé Quirino fez história no futebol de campo e de salão, dando diversos títulos para São Paulo do Potengi, levando alegria para o povo da cidade, entre as décadas de 80 e 90. Na década de 80 foi professor de Educação Física no Colégio São José. Após a carreira de jogador, ele atuou como radialista esportivo na Rádio Potengi e, também, promoveu diversas competições esportivas.

No dia 16 de outubro, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, morreu Zé Quirino, vítima de complicações no coração.

SPP Notícias

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Imagens da Barragem Campo Grande completamente seca

O maior reservatório d'água do Potengi e um dos 30 maiores do Rio Grande do Norte, a Barragem Campo Grande está completamente seca. As fotos foram feitas pelo editor deste blog no finalzinho da tarde da última quarta-feira, 10 de janeiro. Porém vale dizer que a esperança de todos nós potengienses no Pai Criador, é de que esse ano com um bom inverno a Barragem volte a encher e "sangrar", mudando pra melhor a paisagem das imagens aqui publicadas.

URGENTE: Rádio Potengi volta ao ar em caráter experimental

Resultado de imagem para rádio potengi 1210
No dia de hoje (11), para a alegria dos potengienses e de seus milhares de ouvintes, a Rádio Potengi 1.210 AM voltou ao ar em caráter experimental, a informação nos foi passada diretamente pelo superintendente da rádio, Theodorico Netto. Ligue seu rádio e confira.

Nos próximos dias já estará com a programação completa. 

Teremos mais informações.
A imagem pode conter: 2 pessoas
Este blogueiro e locutor com o proprietário da rádio, Theodorico Netto

Governo do RN define sequência para demissões do ajuste fiscal

Resultado de imagem
O primeiro grupo de servidores a ser demitido no pacote de ajuste do Governo do Estado será o de 276 ocupantes de cargos comissionados. De acordo com o secretário de Administração, Cristiano Feitosa, o planejamento cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determinada o corte de 20% no número de comissionados (1380), quando o Estado ultrapassa o limite de gasto com pessoal.
Em seguida, serão demitidos os cerca de 900 celetistas aposentados, os servidores não concursados que entraram na administração estadual entre 1983 e 1988 e, por último, servidores que possuem mais de um vínculo com o Estado ? o número de servidores dos dois últimos grupos ainda está sendo levantado.
?Vai ser difícil. Os servidores comissionados trabalham 8h por dia e geralmente são coordenadores das secretarias, mas vai ser preciso fazer?, declarou Cristiano Feitosa a uma emissora de rádio local. Se a situação fiscal não resolver após a demissão desses, virão os celetistas aposentados, os servidores não concursados antes de 1988, que tem decisão judicial determinando a demissão, e quem acumula dois vínculos com o estado.
Os celetistas aposentados são na maioria, de acordo com Feitosa, servidores da Datanorte, Ceasa e Emparn. São aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas que continuam trabalhando no Estado. Eles não irão perder, entretanto, o valor da aposentadoria. O Estado também terá que pagar, segundo afirmou o secretário à TRIBUNA DO NORTE no início da semana, cerca de R$ 19 milhões em indenizações.
Tribuna do Norte

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Ministra suspende restrição do RN para receber repasses federais

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu a restrição que impedia o Rio Grande do Norte de receber repasses da União. A decisão concede parcialmente tutela provisória em ação para suspender os efeitos da inscrição do estado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).
A restrição impedia o ente federado de obter repasse no valor de R$ 2,9 milhões, referente a convênio celebrado com o Ministério do Desenvolvimento Social visando à promoção do acesso à água para o consumo humano e animal e para a produção de alimentos.
De acordo com o autos, em 28 de dezembro de 2017, a União informou que, apesar de ter empenhado a quantia em questão, não promoveria a emissão da ordem bancária respectiva em razão de duas restrições impeditivas no Cadin e no Siconv (cadastros federais).
O estado alega que, quanto à primeira pendência, conseguiu liminar deferida pelo ministro Celso de Mello, mas persiste o óbice quanto à negativação no Siconv.
A ministra Cármen Lúcia assinalou que a inscrição do Rio Grande do Norte no caso inviabilizará a liberação de recursos no valor de R$ 2,9 milhões para fins de implementação de política pública dirigida a saúde e assistência social das famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou pela falta regular de água.
“Importa, pois, restrição ao acesso do ente federado a recursos essenciais para a concretização de políticas públicas em favor dos cidadãos, tendo-se por configurado ameaça de dano irreparável ou de difícil reparação”, afirmou, explicando que, em casos semelhantes, o STF determina a suspensão dos efeitos dos registros de inadimplência para afastar a restrição ao recebimento de transferências voluntárias de recursos federais.
 Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Familiares potengienses do padre Josino fazem uma visita ao sacerdote, em João Câmara

Na manhã do último domingo, 8 de janeiro, uma comitiva comandada por minha mãe dona Janete, formada por filhos, filhas, netos, genros e nora da matriarca, todos primos e primas do padre Josino Raimundo, sobrinho legítimo do meu pai Pedro Raimundo (in memorian) saiu de São Paulo do Potengi e foi até a cidade de João Câmara, para fazer uma visita surpresa ao pároco da capital do Mato Grande.

A comitiva chegou na Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens naquela cidade, onde o sacerdote ia celebrar a missa dominical das 10 horas. Josino ficou muito feliz com a visita, assim como os seus familiares, que participaram da celebração e em seguida foram recebidos pelo padre na casa paroquial.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Acabou a greve da Polícia do Rio Grande do Norte

Resultado de imagem para fotos de policiais militares em natal
Depois de várias reuniões, policiais militares, civis e bombeiros do Rio Grande  do Norte chegaram a um acordo com o Governo do Estado e encerraram a greve que já durava três semanas. Segundo informações vindas da capital, o policiamento volta a trabalhar normalmente  a partir desta quarta-feira, 10 de janeiro.

Policiais civis do RN recebem doações de cestas básicas

Desde o início das mobilizações para cobrar o pagamento dos salários atrasados, ainda em dezembro, o SINPOL-RN e os policiais civis têm recebido apoio de vários segmentos da sociedade. Neste domingo (7), mais uma demonstração de solidariedade à categoria foi dada. Uma comitiva do Ceará esteve na sede do Sindicato, em Natal, para fazer doações de cestas básicas.

O material será distribuído aos policiais civis que estão com salários atrasados e que estejam passando dificuldades. No total, a comitiva vinda de Fortaleza doou 80 cestas básicas. A equipe também fez doações para os policiais militares e bombeiros, que se encontram na mesma situação.

Portal NoAr

Desembargadores do TJRN receberam quase R$ 10 milhões no ano de 2017

Dados publicados no Portal da Transparência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) apontam que os 15 desembargadores que integram a Corte estadual receberam, juntos, em valores líquidos, quase R$ 10 milhões entre janeiro e dezembro do ano passado. O levantamento foi feito pelo Portal Agora RN através da plataforma oficial do Tribunal e o montante soma pagamentos de vencimentos normais, além de repasses suplementares (auxílios e benefícios).
Dos 15 desembargadores membros do Tribunal potiguar, 13 deles receberam mais de R$ 600 mil em 2017. Os outros dois tiveram remunerações que variaram entre R$ 428 mil e R$ 539 mil. Em números totais, o Estado pagou R$ 9.742.835,58 aos magistrados, sendo o ex-presidente Claudio Santos o maior beneficiado (com vencimentos líquidos totais de R$ 714.511,66), e o atual presidente Expedito Ferreira o segundo maior beneficiado, com vencimentos de R$ 710.246,48 ao longo dos últimos 12 meses.
Na terceira colocação do ranking elaborado pela reportagem está a desembargadora Maria Zeneide Bezerra. Entre salários e pagamentos suplementares, a magistrada recebeu R$ 703.613,01, sendo acompanhada de perto pelos desembargadores Amaury Sobrinho (4º com R$ 701.209,21 ), Gilson Albuquerque (5º com R$ 694.278,55) e Saraiva Sobrinho (6º com R$ 670.733,6). O atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Dilermando Mota, aparece em 14º (R$ 539.260,36), e Glauber Rêgo completa o ranking com R$ 428.331,93.
Vale lembrar que, do montante geral pago pelo Estado aos desembargadores do Tribunal do Justiça, pouco mais de R$ 2,2 milhões são relativos aos auxílios-moradia retroativos que eles tiveram direito após determinação em sessão extraordinária do Pleno, no dia 27 de setembro. Os valores são retroativos ao período entre 2009 e 2014 e foram destinados a magistrados que, segundo o TJ, ‘faziam jus ao recebimento do benefício’. Atualmente, o valor mensal pago por auxílio-moradia aos desembargadores é de R$ 4,7 mil.
Agora RN

Governo realiza concurso que oferece 404 vagas na Secretaria de Saúde Pública

A partir do dia 15 deste mês e até 15 de fevereiro próximo estarão abertas as inscrições para o concurso que o governo do Rio Grande Norte está realizando para provimento de 404 vagas na Secretaria de Saúde Pública (Sesap-RN), sendo 176 para nível médio e 228 para nível superior. Os convocados irão reforçar os quadros da secretaria nas unidades de saúde onde há carência de pessoal.
O concurso (regido sob o edital 001/2018) está sendo realizado por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) e será executado pela Comperve. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da Comperve (www.comperve.ufrn.br) a partir das 8h00min do dia 15 de janeiro até às23h59min do dia 15 de fevereiro de 2018, observados o horário local de Natal. As oportunidades são para nível médio e superior. As remunerações variam de R$1.030,26 a R$4.081,49.
Serão disponibilizadas vagas para Assistente Técnico em Saúde, Técnico de Biodiagnóstico, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia, para candidatos que possuem nível médio, e Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Biomédico, Engenheiro de Seg. do Trabalho, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Administrador, Contador, Terapeuta Ocupacional, Médico Anestesista, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Cirurgião Pediátrico, Médico Cirurgião Torácico, Médico Cirurgião Vascular, Médico Clínico Geral, Médico Endoscopista, Médico Gastroenterologista, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Hematologista, Médico Infectologista, Médico Intensivista, Médico do Trabalho, Médico Nefrologista, Médico Neonatologista, Médico Neuroencefalografista, Médico Neurocirurgia, Médico Neurologista Pediátrico, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Patologista, Médico Pediatra, Médico Pediatra Intensivista, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Ultrassonografista e Médico Urologista, para nível superior.
Provas
As provas serão aplicadas no dia 15 de março de 2018. Para os cargos de nível médio serão aplicadas provas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática, Conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e Conhecimentos Específicos da área escolhida. Para os profissionais de nível superior, além das provas já citadas, os candidatos serão submetidos à prova de títulos conforme documentação comprobatória constante no edital.

16 de janeiro: Missa pelos 18 anos de vida eterna de Monsenhor Expedito

Resultado de imagem para fotos de monsenhor expedito
No próximo dia 16 de janeiro às 19 horas, na Matriz de São Paulo do Potengi será celebrada missa, presidida por Dom Edílson Nobre (bispo de Oeiras -Piauí) pelos 18 anos de vida eterna de Monsenhor Expedito Medeiros, o Profeta das Águas.

Monsenhor Expedito, que como pastor do rebanho serviu por 56 anos aos potengienses e a grande parte dos norteriograndenses, partiu pra Casa do Pai Eterno no dia 16 de janeiro do ano 2.000. Em vida aqui na terra a sua última e grande luta foi pelas Adutoras, com o objetivo  de levar água de boa qualidade de onde tem pra onde não tem pra saciar a sede do povo.

 Luta vitoriosa pois atualmente milhares de potiguares tem o precioso líquido pra beber. Citamos como um dos exemplos da sua luta a Adutora que leva o nome do sacerdote,  que leva água  mineral da Lagoa do Bonfim pra o Agreste, Trairi e Potengi.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Imagens do aniversário (6.0) de Izete Campos

Neste domingo, 7 de janeiro, no Solar dos Mariano, nas margens do Rio Potengi, zona rural de São Paulo do Potengi, realizou-se de forma bastante festiva o aniversário (6.0) de  Izete Campos Paiva Moreira, esposa de Santo Tito, mãe de Bruno, Ingrid e Sthefany, avó de Heitor, Tito e Luiza, nossa amiga de longas datas e colega de trabalho na 4ª DIRED. Da celebração da vida (seis décadas), participaram familiares, amigos próximos e colegas de trabalho da aniversariante.

Foi um dia de reencontro, emoção, bastante alegria, muita confraternização...tudo regado a diferentes aperitivos, ótimo almoço, além do belo repertório musical, tocado e cantado pelo artista Classe A Raniere Mendes.  Um domingo pra ser feliz e pra agradecer a Deus pelo presente da vida bem vivida.

As palavras emocionadas de agradecimento de Izete a todos os presentes, assim como as do filho Bruno e do esposo Santo Tito. Em seguida, os parabéns a você e o corte do bolo.  Gradativamente todos voltaram pra suas casas, felizes da vida por terem participado de uma festa tão bonita.

À aniversariante, parabéns e tudo de bom. 

Do blog: A 1ª e a 2ª fotos  desta matéria são de Maria Davina, as demais fotos são de Silvério Alves. Clik nas fotos pra aumentar.


Multiclínica Lapac

Multiclínica Lapac

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.