segunda-feira, 29 de outubro de 2018

OPINIÃO: Grupo liderado pelo prefeito Naldinho sai forte destas eleições

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo
João Cabral e Naldinho saíram fortes dessa eleição
Por Silvério Filho
Advogado

Após o resultado das eleições de primeiro turno, alguns cientistas políticos potengienses diziam que o prefeito do município, Naldinho, estava "queimado demais" e "morto politicamente". Fundamentavam sua linha de raciocínio no fato de Carlos Eduardo ter ficado em primeiro para o Governo em São Paulo do Potengi e Robinson, candidato do prefeito, em terceiro. Falavam ainda do resultado de deputado estadual e federal. 

Contudo, tais analistas deixaram de levar em consideração que, já no primeiro turno, muitas pessoas do grupo de Naldinho foram liberadas por ele para votar em Fátima e em outros deputados estaduais e federais. 

No caso de deputado Estadual, havia João Cabral, do grupo da situação, que obteve uma expressiva quantidade de votos em São Paulo do Potengi e, por meio do voto casado, fez com que Mineiro fosse o deputado federal mais votado, mostrando a força do PT local.

Agora, após o segundo turno, vê-se nas redes sociais que a oposição local tenta imputar a derrota  por ela sofrida unicamente a Fátima Bezerra, alegando que o apoio da situação não teria sido determinante. Tal raciocínio é claramente equivocado. Basta ver que Fátima, que no primeiro turno já teve voto de diversos eleitores de Naldinho, após o apoio do prefeito, teve quase 2 mil votos a mais no segundo turno, alcançando a expressiva maioria de 648 votos em cima do candidato apoiado pela oposição.

Além do mais, cabe perguntar: caso Carlos Eduardo tivesse vencido aqui, a oposição diria que o mérito era dela ou que a vitória foi devido à situação estadual? Claro que diriam que os méritos eram dos opositores locais. Por isso, e levando-se em consideração a nítida municipalização das eleições nesse segundo turno, não há como negar que a reunião do "vermelho" local em prol de Fátima foi determinante para sua vitória em São Paulo do Potengi. 

Assim, com os resultados de ontem (28), parece-me incontestável que o grupo do Prefeito Naldinho não só está  vivo, como está forte para as eleições de 2020. 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

Multiclínica Lapac

Multiclínica Lapac

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.