sábado, 13 de janeiro de 2018

Por que convinha a Cristo ter uma mãe sempre virgem (sem outros filhos)?

Por João Damasceno

Dentre todas as mulheres, apenas a Santíssima Virgem obteve o privilégio de ser, simultaneamente, Mãe e Virgem. Nela, a Virgindade não impediu a Fecundidade, e nem a Fecundidade destruiu a Virgindade.

É da Natureza Perfeitíssima do NOSSO SENHOR surgir sem trazer dor, rupturas, estragos ou destruição, pois como adentrou num cômodo sem derrubar paredes, assim adentrou ao mundo sem romper as entranhas da sua Mãe Santíssima: “Estando TRANCADAS AS PORTAS, VEIO JESUS, pôs-se no meio deles” (S João 20, 26)

A Revelação evidencia que as figuras de Eva e Maria estão nitidamente entrelaçadas.

A Primeira Mulher da criação, Eva, era ainda VIRGEM e IMACULADA quando se deixou entrar em consórcio com a serpente malévola: "1. A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É VERDADE QUE DEUS VOS PROIBIU COMER DO FRUTO DE TODA ÁRVORE DO JARDIM?” 2.A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim. 3.Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.” 4.“OH, NÃO! – TORNOU A SERPENTE – VÓS NÃO MORREREIS! 5.Mas Deus bem sabe que, NO DIA EM QUE DELE COMERDES, vossos olhos se abrirão, e SEREIS COMO DEUSES, conhecedores do bem e do mal. (Gn 3, 1-5)”

Entre Eva e a serpente houve amizade, confiança e cumplicidade, sendo aquela, o instrumento da aproximação entre o homem e o pecado.

Virgindade é a SANTIFICAÇÃO DO VENTRE, fazendo Deus, do útero de Eva, o SANTUÁRIO através do qual, por meio dessa Mulher e seu esposo, Ele geraria todos os seus santos e santas também Perfeitos e Imaculados, os quais povoariam o Paraíso e o honrariam eternamente: “E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem. Por isso, O HOMEM DEIXA O SEU PAI E SUA MÃE PARA SE UNIR À SUA MULHER; e já não são mais que uma só carne." (Gn 2, 22-24) Deus os abençoou: "FRUTIFICAI, disse ele, E MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA e submetei-a".  (Gn 1,28)

Mas do consórcio livre e consciente entre Eva e a velha serpente, ocorre o efeito reverso, pois invés de gerar os santos e santas de Deus, concebeu por seu ÚTERO, agora sob o domínio do pecado, a extirpe dos perversos, a geração ímpia da qual constituiu-se toda humanidade: “Eis que NASCI NA CULPA, minha MÃE concebeu-me no pecado" (Salmo 50, 3)”;  “Concebem o trabalho e produzem a iniquidade; E O SEU VENTRE PREPARA ENGANOS.” (Livro de Jó 15. 35) “Esse manjar SE CORROMPERÁ EM SEU VENTRE, nas suas entranhas será COMO VENENO DE COBRA. (Livro de Jó 20.14)

O pecado de Eva, que residiu na esperança de ser ela, assim como seu cônjuge Adão, iguais a Deus (idolatria), maculou o SANTUÁRIO que o Criador instituiu em seu ventre materno. E se o pecado foi um atentado contra o Ventre, contra o Ventre seria também a Justiça Divina, e assim, contra a serpente e a Mulher fora decretado: Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; SOBRE O TEU VENTRE RASTEJARÁS e pó comerás todos os dias da tua vida.” (Gn 3. 14) Disse também à mulher: MULTIPLICAREI OS SOFRIMENTOS DE TEU PARTO; DARÁS À LUZ COM DORES, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio." (Gn 3.16)”

Todavia, SE POR UMA VIRGEM IMACULADA (EVA), a serpente fez introduzir o seu pecado na humanidade, DEUS por sua vez, utiliza OUTRA VIRGEM IMACULADA (MARIA), para introduzir o SALVADOR, o qual derrotaria todo pecado. Se pelo útero de EVA (santuário manchado), originou-se uma Humanidade pecadora, O VENTRE DA SANTÍSSIMA VIRGEM (O NOVO SANTUÁRIO PURÍSSIMO) fora RESERVADO apenas e tão somente para gerar uma HUMANIDADE SANTA, PERFEITA, REDIMIDA e INCORRUPTA através do próprio Verbo Encarnado, o NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. (S. Jo 1.1-7) Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o FRUTO DO VENTRE, o seu galardão.” (Salmo 127) Porque Cristo não entrou NUM SANTUÁRIO FEITO POR MÃOS, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus.” (Hebreus 9.24)

Santo Irineu de Lyon (+ 220) ensinava: COMO POR UMA VIRGEM CAIU O GÊNERO HUMANO, ASSIM VEIO TAMBÉM A SALVAÇÃO POR UMA OUTRA VIRGEM1 PORQUE A DESOBEDIÊNCIA VIRGINAL FOI COMPENSADA EM CONTRAPARTIDA POR UMA OBEDIÊNCIA VIRGINAL. (Adversus Haereses, 1. III seção 3, ano 130-220).”

Igualmente São Justino, o mártir (+163): Porque Eva, quando ainda era virgem e incorrupta, havendo concebido a palavra que lhe deu a serpente, DEU À LUZ A DESOBEDIÊNCIA E A MORTE, mas a Virgem e incorrupta Maria CONCEBEU POR FÉ E ALEGRIA, quando o anjo Gabriel lhe deu a boa notícia de que o Espírito do Senhor viria sobre ela. (Diálogo com Trifão, 701ss 94-100)”.

Se pela primeira Virgem, a dantes Imaculada Eva, gerou-se por seu VENTRE o pecado, a segunda Virgem Imaculada por seu VENTRE não geraria senão SANTIDADE. Através da Santíssima Virgem, Deus restaura seu SANTUÁRIO, outrora nodoado da ilicitude de Eva, razão porque, não podia Maria, por causa DA VITÓRIA DE CRISTO SOBRE O PECADO E A MORTE, gerar filhos de homens, filhos de São José, os quais trariam em si a natureza do pecado, contaminando seu útero, contaminando novamente o SANTUÁRIO, invalidando a Glória da Redenção, regredindo a segunda Virgem à condição de Eva, como mãe de uma humanidade pecadora.

Como explicou São Gregório de Neocesaréia (anos 213-270): A Santa Virgem, guardado cuidadosamente a tocha da virgindade, e deu ouvidos diligentemente, ao fato de que NÃO DEVERIA SER EXTINTA ou CONTAMINADA.” (II Hom. da Anunciação à Virgem)

Apenas o FILHO DE DEUS, o seu DESCENDENTE SANTÍSSIMO, seria concebido em seu SANTUÁRIO NÃO EDIFICADO POR MÃOS HUMANAS,2 o DESCENDENTE DA MULHER, que faria esta pisar na cabeça da serpente (Gn 3), e conforme ainda outra profecia trazida por EZEQUIEL: Ele reconduziu-me ao PÓRTICO EXTERIOR DO SANTUÁRIO, que fica FRONTEIRO AO ORIENTE,3 o qual se achava fechado. 2. O SENHOR DISSE-ME: ESTE PÓRTICO FICARÁ FECHADO. NINGUÉM O ABRIRÁ, NINGUÉM AÍ PASSARÁ, PORQUE O SENHOR, DEUS DE ISRAEL, AÍ PASSOU; ELE PERMANECERÁ FECHADO. 3.O príncipe, entretanto, enquanto tal, poderá aí assentar-se para tomar sua  REFEIÇÃO4 DIANTE DO SENHOR. ELE ENTRARÁ PELO VESTÍBULO DO PÓRTICO E SAIRÁ5 PELO MESMO CAMINHO. 4.Ele conduziu-me em seguida pelo pórtico norte, diante do templo. Lá, pude contemplar a glória do Senhor que enchia o templo do Senhor; a essa vista, caí com a face em terra.” (Ez 44. 1-3)

E assim, através do descendente da Mulher (Nova Eva), que é Jesus Cristo, somos restabelecidos da humanidade pecadora para a humanidade santa, redimida pelo sacrifício do CORPO DO CORDEIRO (Hb 10.10), cujo material biológico fora retirado do corpo de sua Mãe, a SEMPRE VIRGEM MARIA.

Em relação a essa profecia, ensina a Santa Tradição Apostólica: O corpo de Maria, SEMPRE VIRGEM, fez homem por natureza, sendo DEUS Perfeito. (Santo Hipólito de Roma, ano 170-236, Fragmentos VIII. 2).

E por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, Maria torna-se a Matriarca da Humanidade Restaurada:
Maria NÃO TINHA OUTRO FILHO, mas Jesus, e ainda Jesus diz para sua Mãe: “Mulher, EIS AÍ TEU FILHO” (Orígenes, anos 185-253, Comentários ao Evangelho de São João, Livro I par.6)”

Quem é esse PORTÃO FECHADO (Ez 44. 1-4) se não for MARIA, a Porta através do qual Cristo entrou nesse mundo? (Santo Agostinho, Da Virgindade)”

Assim, a mentirosa alegação dos cismáticos6 de que Maria tivera outros filhos, além nascer da absoluta ignorância cultural, teológica e histórica, traz em seu conteúdo a maliciosa e herética proposição de que também o NOVO SANTUÁRIO de CRISTO fora corrompido.

Salve Nossa Senhora Aparecida.

2. Em relação a essa profecia, ensina a Santa Tradição Apostólica:
O corpo de Maria, SEMPRE VIRGEM, fez homem por natureza, sendo DEUS Perfeito. (Santo Hipólito de Roma, ano 170-236, Fragmentos VIII. 2)”
3E por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, Maria torna-se a Matriarca da Humanidade Restaurada:
Maria NÃO TINHA OUTRO FILHO, mas Jesus, e ainda Jesus diz para sua Mãe: “Mulher, EIS AÍ TEU FILHO” (Orígenes, anos 185-253, Comentários ao Evangelho de São João, Livro I par.6)”
3. “Quem é esse PORTÃO FECHADO (Ez 44. 1-4) se não for MARIA, a Porta através do qual Cristo entrou nesse mundo? (Santo Agostinho, Da Virgindade)”
4. referência a Eucaristia.
5. Entrou no mundo pela humanidade de Maria quando foi gerado; e sai por essa mesma humanidade quando ressuscitou, e ascendeu ao Céu.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

Multiclínica Lapac

Multiclínica Lapac

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.