sábado, 6 de maio de 2017

Papa Francisco critica ‘mãe de todas as bombas’

Papa Francisco
O papa Francisco criticou neste sábado (6) a chamada “mãe de todas as bombas”, o explosivo mais potente do arsenal não-nuclear dos Estados Unidos e lançada no Afeganistão no último mês de abril.

A declaração foi dada em um encontro com jovens no Vaticano, durante o qual o líder da Igreja Católica respondeu a perguntas sobre diversos assuntos, inclusive a guerra. “Fiquei envergonhado pelo nome de uma bomba, a chamaram de ‘mãe de todas as bombas’. Mas a mãe dá a vida, e essa dá a morte, e chamamos de mãe esse artefato, o que está acontecendo?”, questionou.

Em nenhum momento o Pontífice mencionou os EUA, mas era claro que ele se referia ao armamento conhecido pelo acrônimo “Maob”, que significa, em inglês, “Munição Maciça de Destruição Aérea” ou “Mãe de Todas as Bombas”.

O explosivo foi lançado pela primeira vez em abril passado, na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, para atingir alvos do grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Segundo o governo afegão, cerca de 80 jihadistas morreram no ataque.

No próximo dia 24 de maio, o Papa receberá o presidente Donald Trump no Vaticano, no primeiro encontro entre os dois líderes.
Terra

Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio começam nesta segunda (8)

As inscrições para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (8), e terminam no dia 19 de maio. O procedimento é totalmente online e deve ser feito através do site do Enem. A taxa de inscrição será de R$ 82 reais, 14 reais a mais do que o ano passado. O pagamento deve ser feito até o dia 24 do corrente mês.

Na ribeira  potengiense, centenas de estudantes  estão se preparando com bastante dedicação, com o objetivo de chegar a conquistar uma vaga em uma Universidade.

Prefeito Naldinho de SPP participa de protesto na Praça do Meio do Mundo

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
Na manhã desta sexta-feira (5), cerca de 300 prefeitos nordestinos (Pernambuco, Paraíba e RN),  participaram de um protesto contra a crise financeira que afeta às prefeituras brasileiras. O evento ocorreu na Praça do Meio do Mundo, Campina Grande, Paraíba. Do Potengi, estiveram presentes na mobilização, os prefeitos, Naldinho, São Paulo do Potengi, Mara, Riachuelo e Babá, São Tomé.

Naldinho disse ao blog que os municípios, especialmente os de menor porte, enfrentam uma crise financeira sem precedentes na história brasileira, com quedas constantes nas receitas do Fundo de Participação dos Municípios, dificultando o pagamento em dia de fornecedores, folha, encargos sociais e o cumprimento de serviços básicos que são realizados pra população, principalmente a menos favorecida.

"Estamos protestando com o objetivo de mostrar ao Governo Federal, que os municípios brasileiros estão precisando de apoio  pra sair da crise que os mesmos estão enfrentando". Disse o gestos de São Paulo do Potengi. Na foto de Adriana Lima, da direita pra esquerda: Naldinho é o 2º, Mara, a 3ª, e Babá, o 4º.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Detran realizou blitz educativa em São Paulo do Potengi

Uma equipe do Detran - Departamento Estadual de Trânsito - esteve em São Paulo do Potengi fazendo uma blitz educativa com os motociclistas e motoristas do município. A ação educativa aconteceu no Centro da cidade, em frente ao Banco do Brasil.

A equipe fez abordagens, passou informações e tirou as dúvidas da população em geral sobre a correta utilização dos dispositivos de segurança destinados aos transportes.

SPPNews

Presos não serão punidos por destruição de Alcaçuz durante rebeliões e mortes

Os 111 detentos indiciados por danos ao patrimônio público – em razão da destruição durante as rebeliões que aconteceram em janeiro na Penitenciária Estadual de Alcaçuz – não serão punidos. É que o processo que tramitava contra eles foi extinto. A decisão foi do juiz Rainel Batista Pereira Filho, ao acatar pedido do Ministério Público.

No pedido de arquivamento, o MP levou em consideração a “ausência de elementos que atestem a materialidade e indícios de autoria, devido falta de individualização da conduta dos acusados, o modo de execução, o tempo, as condições a autoria dos delitos”.

E acrescenta: “não houve, por exemplo, a nomeação dos indiciados que resistiram a ordens dadas, bem como não houve a indicação dos equipamentos públicos que sofreram danos”.

Massacre

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. Maior presídio do Rio Grande do Norte, a unidade foi palco de uma série de rebeliões em janeiro deste ano, quando detentos de duas facções criminosas rivais se confrontaram. Pelo menos 26 presos foram mortos. Destes, 15 tiveram as cabeças arrancadas. O episódio ficou conhecido como o 'Massacre de Alcaçuz', o mais violento da história do sistema carcerário potiguar. A unidade ficou destruída.

Novas carceragens

Após a retomada do controle, presos dos pavilhões 1, 2 de 3 foram removidos para o Presídio Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, que faz parte do complexo. E lá continuam até que a reconstrução dos pavilhões acabe.
Os novos pavilhões não terão tomadas. Assim, nada mais de ventiladores, rádios ou aparelhos de TV. No início da semana, o governo anunciou a conclusão das obras no pavilhão 3. A reocupação do prédio, no entanto, ainda não aconteceu.

G1

quinta-feira, 4 de maio de 2017

São Paulo do Potengi será beneficiado com 100 casas na zona rural pelo PNHR

No último domingo, 30 de abril, no CEMTRAF, os agricultores familiares de São Paulo do Potengi cadastrados no Programa de Habitação Rural deram mais um passo para ter sua casa na zona rural. Aconteceram as assinaturas dos termos sociais e declarações dos beneficiários.

O projeto está sendo articulado pela FETRAF, cujo coordenador é o vereador João Cabral, SINTRAF, cujo presidente é João Maria Ribeiro, junto com a prefeitura municipal de São Paulo do Potengi e o IDEHAC - Instituto de Desenvolvimento Habitacional Canaã.

Serão 100 casas construídas na zona rural de São paulo do Potengi dentro do Plano Nacional de Habitação Rural - PNHR, através do Programa Minha Casa Minha Vida.

SPPNEWS

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Após desastres, Governo recupera e entrega primeiro pavilhão de Alcaçuz

A Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIN) entregou à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), na manhã dessa terça-feira 2, o registro de inauguração do primeiro pavilhão reformado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, após as ondas de rebeliões no início do ano. O pavilhão 3 do presídio está sendo entregue principalmente para acomodar parte dos presos que tinham sido transferidos quando a área foi interditada.
Mesmo com os pavilhões 1 e 2 ainda em obras, a celeridade na entrega de um dos pavilhões foi devido à necessidade em recolocar alguns detentos novamente na penitenciária. Em março, mais de 100 agentes da Força Nacional, em conjunto com a Sejuc, realizaram a transferências de cerca de 500 presos.
Segundo o secretário da SIN, Jader Torres, diversas melhorias estão sendo realizadas no intuito de trazer novamente a ordem e segurança de Alcaçuz. “Os melhoramentos foram sugeridos pela Força Nacional, com a experiência que eles têm. O pavilhão 3 ficou outro, bem diferente do que era antes em termos de segurança, aos agentes e aos presos”, afirma.
Dentre as reformas feitas na área, o secretário destaca que foram instalados novas trancas, grades intermediárias no corredor, locais com telas de vidro e interfone para advogados atenderem os presos, novas estruturas para os agentes, e plataformas de acesso à parte exterior, que possibilitam o controle e visão do pátio e galerias do presídio.
Além disso, Torres também aponta que os novos sistemas de eletricidade foram adequados na área externa, com o fim de impedir que detentos possam carregar aparelhos eletrônicos, “ou seja, dentro da cela não tem como eles carregarem celular”. “Foram retiradas todas as tomadas das celas, a iluminação que existe hoje vem da parte externa, eles não têm acesso a afiação”, diz.
Orçado em R$ 1,9 milhões para os três pavilhões, as reformas iniciaram em março. As previsões são de que em duas semanas o pavilhão 2 seja entregue, e em três semanas fique concluído o 1.
Em janeiro, logo após as rebeliões de Alcaçuz, o governador Robinson Faria (PSD) anunciou a intenção de fechar a penitenciária. “Por enquanto estamos reestruturando porque não temos onde colocar esses presos, mas quando forem construídos novos presídios, eu não sei qual será a intenção do governador”, conclui Jader.
AGORA RN

“Foi um acidente inevitável”, diz advogado do motorista do ônibus que capotou em São Pedro/RN após colisão com motocicleta

Renato Faria, advogado do motorista do ônibus que capotou em São Pedro/RN após colisão com motocicleta
Na manhã desta terça (02), o Sr. José Orlando de Oliveira Augusto, popularmente conhecido por Ninho, que dirigia o ônibus que se envolveu em um acidente próximo a cidade de São Pedro neste último domingo (30), se apresentou e depôs perante a autoridade policial na Delegacia Regional de Polícia Civil de São Paulo do Potengi/RN.

O acidente aconteceu na manhã deste domingo (30) em São Pedro/RN, quando o ônibus, que foi fretado para um passeio, havia acabado de sair de São Paulo do Potengi com destino à Lagoa de Boa Água, em Nísia Floresta. Na ocasião cerca de 40 pessoas ficaram feridas, entre elas uma grávida e várias crianças, segundo matéria veiculada pelo G1. Além das pessoas feridas, um homem que pilotava uma motocicleta morreu após a colisão.

Segundo o depoimento do Sr. José Orlando prestado perante a autoridade policial, “o motociclista vinha perdendo o controle da moto em que estava” e que “diante disso reduziu a velocidade do veículo em que dirigia, contudo, o motociclista perdeu o controle da moto e veio a cair, exatamente na faixa contrária, faixa esta em que vinha o ônibus. Não teve como fazer nada, apesar de vir a apenas 60 km/h. Após passar por cima do motociclista, o ônibus que guiava saiu de seu controle e acabou deitado na ribanceira, tendo ficado com as rodas para cima”, afirma o motorista do ônibus.

Embora diante de uma situação de extrema tensão, o motorista afirmou também que “imediatamente desceu do ônibus e foi tentar socorrer o motociclista, porém percebeu que este já estava morto” e “que então retornou para o ônibus e começou a auxiliar as pessoas a saírem de dentro do veículo”.

O advogado do motorista do ônibus envolvido na colisão, Renato Faria, falou com a impressa local: “o Sr. José Orlando veio espontaneamente perante a autoridade policial esclarecer todo o ocorrido e contribuir com a justiça”.

Perguntado sobre uma possível responsabilização criminal do motorista do ônibus pela morte do motociclista, o advogado afirmou que: “não houve qualquer conduta criminosa por parte do meu cliente, o que houve foi um acidente inevitável. O Sr. José Orlando dirigia em uma velocidade compatível e possuía todos os requisitos para estar dirigindo o ônibus. Lamentavelmente o condutor da motocicleta perdeu o controle e caiu na faixa contrária no exato momento em que o ônibus passava. Só restou prestar socorro aos feridos, evitando outros óbitos”.

SPPNEWS

Paróquia de São Paulo inicia programação religiosa dedicada a Nossa Senhora

Resultado de imagem para fotos de maria santissima mae de jesus
A Paróquia de São Paulo Apóstolo, com sede em nossa cidade, presidida por Padre Ramos, iniciou na última segunda-feira, 1º de maio, a programação festiva e religiosa dedicada a Maria Santíssima, Mãe de Jesus Cristo e de todos nós, seus filhos e filhas.

Todas às noites na Matriz (durante todo o mês de maio), sempre às 19 horas, um grupo diferente de noiteiros cuida da Celebração Mariana.

Ontem, dia 02, a Celebração ficou sob a responsabilidade dos Ministros Extraordinários da Eucaristia.

Quarta (3), Irmãs da Divina Providência.

Quinta (4), Secretaria Municipal de Educação, CEMEI e Escolas Municipais.

Sexta (5), Apostolado da Oração.

Teremos outras informações.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Equipe da 4ª DIRED participa em Natal de capacitação sobre O Jovem de Futuro

Buscando uma educação de qualidade
Uma equipe da Diretoria Regional de Educação, com sede em nossa cidade, participará a partir de hoje (2), até a próxima sexta (5), no Hotel Praia Mar, em Natal, de um Curso de Capacitação sobre o Projeto Jovem de Futuro, que está sendo implantado em diversas Escolas Estaduais de Ensino Médio, em todo Rio Grande do Norte.

O Jovem de Futuro é um Projeto da Secretaria Estadual da Educação, em parceria com o Banco Mundial e outras instituições, que tem como objetivo melhorar  a aprendizagem do alunado nas escolas contempladas.

Participarão da capacitação, o diretor da DIRED, professor Silvério Alves, a coordenadora pedagógica Fábia Isabel e às técnicas  Francisca e Paula.
Teremos outras informações.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

A festa da Calvalgada será na Praça Monsenhor Expedito

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto
Hoje, dia 01 de maio será realizada a Cavalgada Entre Amigos, saindo da Caprifeira às 12:00 hs, percorrendo um trecho da zona rural e algumas ruas de nossa cidade, tendo como chegada o estacionamento de Alex Supermercado, onde será servida a Feijoada. 

Às 19:00 horas, na praça Monsenhor Expedito, será ocorrerá festa com Zé Sanfoneiro & Zé Filho, além de algumas participações especiais.

O evento é realizado por Arlécio Promoções, Alex Supermercado e um grupo de amigos.

Hoje (1º) tem a Cavalgada Entre Amigos em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos da cavalgada em sao paulo do potengi
Numa realização de Arlécio Promoções, acontece nesta segunda-feira, feriado nacional, em nossa cidade, a Cavalgada Entre Amigos, que começará por volta das 11 horas na Caprifeira, percorrerá comunidades rurais e será encerrada às 17 horas com um grande forró no Parque de Vaquejada, localizado no Alto do Potengi. A Banda Farra de Rico é uma das atrações.

Hoje é 1º de Maio, Dia do Trabalho

Imagem relacionada
Hoje é 1º de Maio, feriado nacional, Dia do Trabalho. O comércio em geral e todas às repartições públicas estão fechados.

A todos os trabalhadores e trabalhadores do nosso Brasil, a homenagem do blog.

Hoje também começa o mês  das mães, também dedicado a Maria Santíssima, Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus e nosso Salvador.

Os 18 anos anos da jovem Monyse

Quem comemorou 18 anos de vida neste domingo (30), foi a simpática e bonita jovem Monyse, filha do casal amigo, Wilson do Táxi e Damiana.  A confraternização contou com a presença de familiares e amigos da aniversariante.

A Monyse, parabéns e tudo de bom.

domingo, 30 de abril de 2017

Choveu 85 mm em São Paulo do Potengi e 100 mm em Riachuelo

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre, natureza e água
A boa e abençoada chuva que caiu em grande parte da nossa região, começando nas primeiras horas da madrugada deste domingo(30), renovaram as esperanças do homem do campo e de todos nós de que o inverno de fato pegou na ribeira potengiense.

A chuva em São Paulo do Potengi, que encheu barreiros em diversas localidades da zona rural foi de 85 milímetros (a maior  do ano em curso), na cidade, em Boa Vista dos Raimundo e em Várzea Fria. Choveu bem em outras comunidades. O Riacho Salgado e o Riacho dos Porcos, afluentes do Rio Potengi desceram com enxurradas. Em Riachuelo a chuva em determinados locais atingiu a marca dos 100 mm. Na foto de Adriana Lima, açude na zona rural riachuelense com bastante água.

O sepultamento de Zé Zaca será nesta segunda-feira às 16 horas, em SPP

O sepultamento do ex-vereador José Antônio da Cruz, Zé Zaca, falecido neste domingo, na sua residência na Fazenda São Sebastião, município de Santa Maria, será às 16 horas desta segunda-feira, 1º de maio, no Cemitério de São Paulo do Potengi, depois de missa de corpo presente que será celebrada na Matriz de São Paulo, em nossa cidade.

O corpo do ex-vereador está sendo velado na Câmara  Municipal local.

"Quando percebi, já estava dentro do mato". De uma passageira que ia no ônibus que capotou em São Pedro

Uma jovem passageira que ia no ônibus  que se chocou com uma moto neste domingo (30), logo cedo, entre São Pedro e as Marias, disse ao blog, depois de ser atendida com ferimentos leves no Hospital Regional de nossa cidade: "Foi tudo muito rápido, quando percebi já estava dentro do mato, muita gente ferida, outras gritando, vidros quebrados... Com muito esforço deu pra sair pela janela do veículo".

Um senhor que também ia no veículo, nos disse (também no Hospital), que não sofreu ferimentos e que junto com outras pessoas, ajudou a socorrer vários feridos, dentre eles, um neto seu que sofreu uma forte pancada na cabeça e foi levado pra Natal. 

O referido ônibus saiu hoje logo cedo de São Paulo do Potengi com cerca de 50 pessoas, inclusive crianças, com destino a uma lagoa do nosso litoral  para um piquenique. Entre São Pedro e as Marias, uma moto chocou-se com o veículo, que capotou. O motociclista morreu no local e dezenas de passageiros ficaram feridos, alguns em estado grave.

Todos foram socorridos para os hospitais da região, principalmente para o Hospital Regional de nossa cidade. Os mais graves foram levados para o Hospital Valfredo Gurgel, em Natal. Segundo informações que recebemos 7 ambulâncias do SAMU ajudaram no socorros às vítimas, além de outras ambulâncias e carros de particulares.

O velório de Zé Zaca será na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi

Zé Zaca ladeado por dois netos e por sua esposa Analice
O velório do ex-vereador Zé Zaca, que faleceu hoje (30), logo cedo na sua residência na Fazenda São Sebastião, em Santa Maria, vítima de parada cardíaca será realizado a partir do começo da tarde deste domingo, na Câmara Municipal de nossa cidade. O seu sepultamento será nesta segunda-feira (1º), no Cemitério de São Paulo do Potengi, faltando definir o horário.

Zé Zaca, ex-vereador de São Paulo do Potengi, faleceu na manhã deste domingo (30)

Zé Zaca ladeado pela madrinha Dona Auzira e pelas irmãs, Verinha, Vilma e Lenira
O ex-vereador de São Paulo do Potengi, José Antônio da Cruz, Zé Zaca, filho do saudoso Manoel Zaca, faleceu de parada cardíaca, na manhã deste domingo (30), na sua residência na Fazenda São Sebastião, em Pegado, município de Santa Maria. Zé Zaca exerceu dois mandatos de vereador (nos anos 80), em nosso município pelo PMDB.

A família enlutada a nossa solidariedade.

Teremos outras informações.

Acidente entre ônibus e moto deixa um morto e dezenas de feridos, em São Pedro

Movimentação no Hospital Regional de SPP, socorrendo os feridos
Segundo informações que chegaram a nossa redação, agora há pouco, na manhã deste domingo (30), um ônibus que saiu de São Paulo do Potengi, hoje logo cedo, conduzindo pessoas de nossa cidade para um passeio em um praia do nosso litoral, logo depois da cidade de São Pedro, chocou-se com uma moto. O ônibus virou, o motoqueiro morreu no local e dezenas de pessoas que iam no veículo ficaram feridas, algumas gravemente.

Os feridos foram socorridos pra São Pedro, Bom Jesus e pra o Hospital Regional de nossa cidade, onde mais de 20 pessoas estão sendo atendidas. Os mais graves já foram transferidos para o Hospital Valfredo Gurgel, em Natal. A equipe do Samu foi acionada.

Teremos outras informações a qualquer momento.

Chove bem em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos de chuvas
Uma boa chuva está caindo em São Paulo do Potengi desde às 3 e meia da madrugada deste domingo (30), o tempo está bastante fechado na região. Podemos dizer que é a maior chuva do ano em nosso município, renovando a esperança do homem do campo, e de todos nós com a chegada do inverno

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.