sábado, 8 de abril de 2017

O significado e a importância do Domingo de Ramos

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia havia poucos dias e estava maravilhado. Ele tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos profetas; mas esse mesmo povo tinha se enganado no tipo de Messias que Cristo era. Pensava que fosse um Messias político, libertador social que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.

Para deixar claro a este povo que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, mas o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que esta é desvalorizada e espezinhada. Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente.

 E nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim na eternidade, que aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai. A Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus: Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos do soldados na casa de Anãs, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, 

Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

A entrada “solene” de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que O homenageou, motivada por Seus milagres, agora vira as costas a Ele e muitos pedem a Sua morte. Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Quanta falsidade há nas atitudes de certas pessoas! Quantas lições nos deixam esse Domingo de Ramos! O Mestre nos ensina, com fatos e exemplos, que o Reino d’Ele, de fato, não é deste mundo. Que Ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível: o pecado.
 E para isso é preciso se imolar; aceitar a Paixão, passar pela morte para destruir a morte; perder a vida para ganhá-la. A muitos o Senhor Jesus decepcionou; pensavam que Ele fosse escorraçar Pilatos e reimplantar o reinado de Davi e Salomão em Israel; mas Ele vem montado em um jumentinho frágil e pobre.
Muitos pensam: “Que Messias é esse? Que libertador é esse? É um farsante! É um enganador que merece a cruz por nos ter iludido”. Talvez Judas tenha sido o grande decepcionado. O Domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja e, consequentemente, a nossa também, é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei Sagrada de Deus, que hoje é calcada aos pés até mesmo por muitos cristãos que preferem viver um Cristianismo “light”, adaptado aos seus gostos e interesses, e segundo as suas conveniências. Impera, como disse Bento XVI, “a ditadura do relativismo”.
 O Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciar a nós mesmos, morrer na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvá-lo.
 Canção Nova

Deputada estadual Márcia Maia coloca emenda para a Policlínica de São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para marcia maia
Preocupada com o atendimento à Saúde em São Paulo do Potengi e região, a deputada Márcia Maia (PSDB) destinou emenda ao orçamento do Executivo Estadual no valor de R$ 150 mil para garantir a reforma e ampliação da Policlínica Raimundo Dagmar com a instalação de um Núcleo Regional de Oncologia.

“Destinamos a emenda por entender a importância da estrutura de tratamento para câncer nas cidades do interior do Estado, pois sem saúde, não há paz em casa”, disse Márcia.

A parlamentar também comemorou essa semana a assinatura da ordem de serviço pelo Governo do Estado para as obras da reforma do Hospital Regional Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi. Pleito antigo do seu mandato, a reforma da unidade, na ordem de R$ 1 milhão e 850 mil reais, para a construção de um novo acesso ao hospital e novo bloco administrativo.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

RN deve ficar sem chuva neste final de semana

Resultado de imagem para previsão do tempo  imagem
A previsão para este fim de semana para o Rio Grande do Norte não é boa para os potiguares que anseiam pela água da chuva. Muito embora haja a possibilidade de chuvas pontuais, a expectativa é que de sexta-feira 7 a domingo 9, o estado não seja favorecido com tempos chuvosos.

Na capital, que terá uma variação de temperatura entre 23ºC e 33ºC, há a possibilidade de chuva na noite desta sexta-feira. No sábado e domingo, dia ensolarado com nuvens, mas as chuvas rápidas à noite devem se repetir. Para o Oeste potiguar, cuja temperatura vai variar entre 23ºC e 35ºC, sol sem nuvens. Chances de chuva apenas na manhã do domingo. Por fim, no Seridó, também calor sem água. A possibilidade de chuva é esperada apenas para a noite do domingo.

Lula diz que Moro cumpre ‘papel importante’ e que está ‘ansioso’ para depor

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 7, em entrevista à rádio O Povo, do Ceará, que está “ansioso” para depor ao juiz federal Sérgio Moro, no dia 3 de maio, em Curitiba. “É a primeira oportunidade que vou ter de saber qual é a acusação e a prova que tem contra mim”, afirmou Lula, que transmitiu a entrevista ao vivo pela sua conta no Facebook.

Ele disse também que Moro “cumpre um papel importante na história do País”. “A única coisa que eu condeno nisso tudo é utilizar a imprensa para condenar as pessoas previamente, antes de haver provas”, afirmou o ex-presidente.

“A única coisa que ouvi até agora é ‘não esperem prova, tenho convicção’. As pessoas não podem dizer que têm convicção, é preciso mostrar”, disse Lula, em referência à suposta declaração do procurador Deltan Dallagnol, que viralizou na internet, quando apresentou a denúncia contra Lula.

Julgamento do TSE

Sobre o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer, Lula definiu como “uma certa confusão política desnecessária no Brasil”. “O PSDB (partido autor do processo) deveria ter pensado no que está fazendo no Brasil. Você tentar, nessa altura do campeonato, cassar a Dilma que já foi cassada? Penso que a desgraça que tinha de ser feita contra Dilma eles já fizeram, que foi inventar uma mentira da pedalada.”

O ex-presidente da República falou que, para que o País tenha tranquilidade, é necessário que os eleitores vão às urnas escolher um novo presidente. “Que saia o candidato que quiser, que coloque o Tite da seleção brasileira, o Alckmin, Doria, Aécio, Temer, Renan, Ciro Gomes, todo mundo. Que saiam 500 candidatos e o povo escolha um e depois assuma a responsabilidade por quem escolheu.”

Lula afirmou, na entrevista, que é preciso “ordenar o País”. “O Poder Executivo precisa governar, o Legislativo legislar, e o Judiciário, sobretudo a Suprema Corte, ser o garante da Constituição”, disse o ex-presidente, que aproveitou para criticar a atuação de alguns juízes. “Eu vejo juiz dando declaração na televisão fora dos autos do processo. As pessoas que querem emitir opinião sobre política deveriam deixar um cargo vitalício e entrar num partido político.”

"Coitado", diz Temer ao se referir a Renan Calheiros

Michel Temer está alheio aos ataques de Renan Calheiros (foto). Credita, com razão, toda a pirotecnica à necessidade de Renan de se cacifar para a eleição de 2018 em Alagoas.

Na quarta-feira, ao ser perguntado por um interlocutor sobre como via a gritaria de Renan, respondeu Temer:

— O Renan, coitado, faz tudo isso por causa de Alagoas. Faz críticas públicas, mas quando chega aqui está sempre muito calmo.

Lauro Jardim, O Globo

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Governador Robinson Faria assina convênios da ordem de 17 milhões de reais com os municípios do Potengi

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, esteve na manhã de hoje (6), em São Paulo do Potengi, onde participou de uma solenidade no CEMTRAF de nossa cidade, assinando convênios da ordem de 17 milhões de reais com prefeitos dos 11 municípios da nossa região. Os recursos são para a Reforma do Hospital Regional, para a Economia Solidária, equipamentos de água, informática, filarmônicas e outras atividades.

O governador veio a nossa cidade, acompanhado de deputados estaduais, secretários, assessores e de uma equipe do Banco Mundial. Robínson, que foi recebido pelo prefeito Naldinho, também visitou o Hospital Regional.

Publicaremos mais imagens ainda hoje.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

256 currais já estão reservados pra Grande Caprifeira de São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos de bovinos na caprifeira de sao paulo do potengi
O secretário adjunto  da Agricultura de São Paulo do Potengi, Johan Adonis, informou ao blog hoje (5) pela manhã, que já foram reservados 256 currais pra expor caprinos e ovinos na Grande Caprifeira que ocorrerá em nossa cidade de 21 a 23 de abril vindouro. Johan nos disse também que das 48 argolas disponíveis para a exposição de bovinos, todas elas já foram reservadas.

A procura por espaço da parte dos criadores e expositores continua grande. Vale dizer que ainda faltam 15 dias pra realização da Exposição.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Confirmado: Governador Robinson estará em SPP, nesta quinta (6)

Confirmado, o Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria estará em São Paulo do Potengi, nesta quinta-feira, 6 de abril, assinando convênios com vários municípios da nossa região. A solenidade acontecerá às 9 horas e 30 minutos, no auditório do Cemtraf no Novo Juremal, em nossa cidade. O Governador será recepcionado pelo prefeito Naldinho, por outras autoridades e lideranças potengienses.

Teremos outras informações.

São Pedro protesta contra a Reforma da Previdência

Na manhã desta segunda-feira (3), entidades sindicais, professores, estudantes e populares fizeram um ato público na cidade de São Pedro, protestando contra a Reforma da Previdência Social. Portando cartazes, cantando músicas, dizendo palavras de ordem... a população daquela cidade deixou seu recado contra a reforma.

Atualidades SP

Contagem regressiva pra realização da Grande Caprifeira de São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos da caprifeira de sao paulo do potengi
Toda a equipe da Prefeitura, tendo à frente o prefeito Naldinho e o secretário municipal da Agricultura, João Maria Ribeiro, trabalhando a todo vapor, ultimando os preparativos para a realização da 20ª Grande Caprifeira de São Paulo do Potengi (Expo Potengi), que acontecerá no Parque de Exposições Agropecuárias Francisco Bezerra de Brito, localizado no Novo Juremal, em nossa cidade, de 21 a 23 de abril do corrente ano.

O evento (uma realização do Governo do Estado, Prefeitura local e de outras instituições parceiras), que é um dos maiores e mais bem organizados do Rio Grande do Norte, reúne centenas de expositores e criadores de todo estado e de outros estados do Nordeste.

Teremos outras informações.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Governador Robínson vem a SPP assinar a ordem de serviço da reforma do Hopital Regional

Resultado de imagem para fotos do prefeito naldinho com o governador robinson
O governador do Rio Grande do Norte, Robínson Faria estará em nossa cidade nesta terça-feira (4), para assinar convênios com vários municípios da região e a ordem de serviço de cerca de 5 milhões de reais, para a realização da reforma do Hospital Regional de São Paulo do Potengi.

A comitiva governamental será recebida pelo prefeito municipal Naldinho, além de prefeitos e lideranças políticas da região. A solenidade acontecerá às 16 horas desta terça, no auditório do IFRN local.

Cobertura completa aqui no blog.

domingo, 2 de abril de 2017

Deslizamento na Colômbia deixa mais de 250 mortos

Área destruída pelas chuvas em Mocoa, na Colômbia - 02/04/2017
O deslizamento de terra na cidade de Mocoa, capital do departamento do Putumayo, no Sul da Colômbia, deixou pelo menos 254 mortos, de acordo com o último relatório divulgado pelas Forças Armadas do país, que estão trabalhando no resgate. Segundo o comunicado, a tragédia que atingiu Mocoa na madrugada de sábado fez ainda 400 feridos e deixou 200 pessoas desaparecidas.

Chuvas fortes causaram o transbordamento de vários rios, jogando sedimentos contra casas e estradas na capital provincial de Mocoa. Segundo as equipes de resgate colombiana, 17 bairros de Mocoa foram afetados. Pontes foram destruídas e veículos arrastados pelas fortes correntezas. As buscas por sobreviventes ainda continuam. Mais de 1.100 soldados e oficiais estão trabalhando nas buscas na cidade, que conta com 345.000 habitantes.


Um morador da cidade, Alberto Medina, contou ao jornal local El Tiempo que as chuvas começaram na noite de sexta-feira, mas por volta da meia-noite os alarmes de emergência começaram a soar e as pessoas saíram de suas casas em busca de refúgio. Segundo Medina, os hospitais da cidade estão lotados e faltam medicamentos, cobertores e instrumentos cirúrgicos para atender todos os feridos.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, visitou a área neste sábado, para supervisionar os trabalhos de resgate e conversar com as famílias afetadas. “Toda a capacidade do Estado está voltada para apoiar o trabalho humanitário e de busca e resgate”, escreveu Santos em seu Twitter sobre a tragédia. (Com Agência EFE).

A posse de Dom Edílson Nobre na Diocese de Oeiras, Piauí

No final da tarde deste sábado (1º), com a participação de 12 bispos e arcebispos, dentre eles, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, 150 padres, autoridades e do povo de Deus, o recém-sagrado bispo, o norteriograndense Dom Edílson Soares Nobre, numa Celebração Eucarística na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, tomou possa na Diocese de Oeiras, Piauí.

Resultado de imagem para fotos da posse de dom edilson na diocese de oeiras piaui

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.