sábado, 18 de março de 2017

I Fórum do Transporte Escolar no Potengi promovido pela 4ª DIRED foi um sucesso

Secretários municipais de Educação dos 13 municípios da região, gestores escolares, representantes de pais e alunos, vereadores e outros convidados, totalizando 75 pessoas, participaram na tarde desta sexta-feira (17), na sede da instituição, em São Paulo do Potengi, do I Fórum do Transporte Escolar do Potengi, realizado pela 4ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, cujo atual diretor é o professor Silvério Alves.

A palestrante do Fórum foi a Professora Maria do Socorro, Presidente da Comissão Estadual do Transporte Escolar e Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação, cuja Secretária é a Professora Cláudia Santa Rosa.

Ao abrir o Fórum, o diretor Silvério, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do Transporte Escolar na condução dos alunos da zona rural até a cidade, para que os mesmos possam ter acesso a Escola Pública, seja ela estadual ou municipal. "Precisamos nos unir, juntar forças para que o Transporte Escolar possa funcionar a contento, garantindo a todos os estudantes que precisam dele, o direito aos 200 dias de aula por ano letivo". Concluiu.

Depois da palestra, que foi muito bem proferida e esclarecedora, a Professora Socorro, respondeu a todas as perguntas feitas pelos participantes do Fórum.

A Pedagogia Social de Monsenhor Expedito foi tema de uma Mesa Redonda no Simpósio do SUAS, em SPP

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
Realizou-se bastante êxito nesta sexta-feira (17), na Câmara Municipal de nossa cidade, o I Simpósio de Implantação do Observatório do Sistema Único de Assistência Social no Território Potengi. O evento contou com a participação de representantes da Assistência Social de todos os Municípios da Região Potengi, conferencistas, palestrantes e convidados. 

O encontro teve a organização e coordenação da Professora  Dra. Márcia Maria de Sá Rocha, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que  contou com o apoio de outras instituições parceiras.

Uma das Mesa-redonda tratou do tema: " A Pedagogia Social: O Processo de Práticas Socioeducativas de Monsenhor Expedito no município de São Paulo do Potengi. A conferencista foi a Professora Dra. Marlúcia Meneses Paiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os palestrantes, o escritor Aluísio Azevedo Júnior, presidente da Academia Potengiense de Letras, o professor Silvério Alves, diretor da 4ª Diretoria regional de Educação e Cultura e advogado Silvério Alves da Silva Filho.

Justiça Eleitoral de SPP vai realizar Audiência Pública para tratar do atendimento biométrico aos eleitores da 8ª Zona


No próximo dia 23 de março a partir das 9 horas, no Salão do Juri do Fórum Dr. Galdino Bisneto, situado na Rua Manoel Henrique, 395, Centro, São Paulo do Potengi-RN, será realizada uma Audiência Pública para tratar assuntos referentes ao atendimento biométrico revisional dos eleitores dos Municípios de São Paulo do Potengi, São Pedro, Santa Maria e Riachuelo, todos integrantes da 8ª Zona Eleitoral.

Público alvo, todas as lideranças políticas dos Municípios em questão e, especialmente, os Chefes do Poder Executivo, Membros do Poder Legislativo, Representantes do Ministério Público Eleitoral, bem como a imprensa e a população em geral, a comparecerem na data citada, conforme os seguintes horários.

1) São Paulo do Potengi - 09 às 9h40.

2) São Pedro - 09h50 às 10h30.

3) Santa Maria - 10h40 às 11h20.

4) Riachuelo - 11h30 às 12h10.

A convocação  através do Edital Nº 012-2017, é da Juíza da 8ª Zona Eleitoral, Doutora Vanessa Lysandra Fernandes Nogueira de Souza.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Aniversário Yara Lúcia

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, área interna e comida
Quem aniversaria hoje é a empresária Yara Lúcia, esposa de Edilson Confecções. 

Sua amiga Paula de Fátima, servidora da 4ª DIRED, pediu para o blog publicar a seguinte mensagem, direcionada à aniversariante: 

"Parabéns pelo seu dia. Que as bençãos de Deus estejam sempre presentes na sua vida e que o amor seja como o sol a iluminar seus dias".

SEEC e 4ª DIRED realizam Fórum Regional do Transporte Escolar nesta sexta(17), em SPP

Resultado de imagem para Prefeitura de São Paulo do Potengi disponibiliza 7 ônibus para estudantes que vão fazer ENEM
A 4ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, com sede em nossa cidade, realiza logo mais a partir das 13 horas, na sede da instituição, o Fórum Regional do Transporte Escola,r numa parceria com a Secretaria Estadual da Educação.

Participarão do evento uma equipe da SEEC-RN, coordenada pela Chefe de Gabinete da Secretaria, professora Socorro, secretários municipais de Educação dos 13 municípios pertencentes a jurisdição da DIRED, gestores escolares, representantes de pais, de alunos e de outros segmentos sociais.

O Fórum tem como objetivo discutir o melhoramento do Transporte Escolar, para os alunos que utilizam o transporte para poder chegar  a escola.

Teremos outras informações.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Imagens da Barragem Campo Grande praticamente seca, em São Paulo do Potengi

 No início da manhã desta quarta-feira (15), o editor deste blog fez várias fotos da nossa Barragem Campo Grande, que está praticamente seca, com menos de 1% da sua capacidade de armazenamento d'água, fato nunca visto na história da Barragem, que "sangrou" pela primeira vez, em 1984.

A esperança de todos nós potengienses é que ela esse ano, consiga pelo menos chegar com água até a  sua comporta, pra que  o precioso líquido possa descer de rio abaixo.

I Simpósio de Implantação do Observatório do SUAS acontecerá nesta sexta (17), em São Paulo do Potengi

PROGRAMAÇÃO 

MANHÃ – 8:00hs às 12:00hs

08:00hs - Credenciamento e fast break

08h30min. – Abertura com as autoridades presentes

1ª Mesa: Manhã
 9:00horas –  Conferência: políticas públicas para o desenvolvimento, saúde e bem-estar das populações: refletindo o contexto  intercultural contemporâneo.
Conferencista: Professora Dra. Maria Natália Pereira Ramos (Universidade Aberta, CEMRI/UAB, Portugal).
 09h:30min. –  Reflexões sobre a importância da implantação dos observatórios do suas no território Potengi/RN.
Palestrante: Profª. Dra. Márcia Maria de Sá Rocha (Departamento De Serviço Social - UFRN)
09h50min.  Seguridade social, Políticas Públicas e Ajuste Fiscal na atualidade brasileira
Palestrante:  Professora Dra. Maria Dalva Horário da Cosata (Departamento De Serviço Social -  UFRN)
 10h10min. Apresentação da proposta para o Território Potengi – PPA-2011/2019: refletindo os programas e projetos implantados no território:
Dr. Américo maia, Coordenador de Planejamento, Acompanhamento e Controle – COPLAC, Da Secretaria De Planejamento Do Estado.

2ª Mesa:
10:h30min. A Pedagogia Social: o processo de práticas socioeducativas de Monsenhor Expedito no município de São Paulo do Potengi/RN.
Conferencista: Professora Dra. Marlúcia Meneses Paiva (Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN)
 11:00hs.  – Palestrante: Aluísio Azevedo Júnior (Presidente da Academia Potengiense de Letras)
 11h:20 – Palestrante: Professor Silvério Alves da Silva,  Diretor da 4ª DIRED

11:40hs. Exposição: Monsenhor Expedito no processo de organização e criação pioneira dos sindicatos dos trabalhadores rurais no Território Potengi.
 Palestrante: Silvério Alves da Silva Filho

12:00hs. Intervalo para o almoço

Tarde: 14:00hs ÀS 17h:30min.

14:00hs Abertura para discussão dos participantes e debatedores sobre as conferências realizada

3ª Mesa

14: 30hs – Exposição dos Municípios Sobre a Atual Situação do SUAS no Território Potengi  (Gestores do Território Potengi)

15:h30min. – Panorama dos Gestores e Servidores do SUAS sobre os Programas Sociais implantados no Polo Potengi/RN;

16:h30min – Usuários e Pesquisadores;


17: 00hs. Debate aberto 

quarta-feira, 15 de março de 2017

Câmara reúne comerciantes para falar sobre o sistema bancário do Município



O presidente da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, vereador Allysson Lindálrio, se reuniu na noite da última terça-feira, 14 de março, no Palácio do Povo, com representantes do Sindicato do Comércio Varejista e comerciantes do Município no sentido de ouvir relatos sobre a atual situação do sistema bancário municipal, após os ataques ocorridos no início de fevereiro passado.

Os comerciantes afirmam que as vendas caíram de forma drástica e que estão sem alternativas, visto que população saca o dinheiro em outros Municípios de outras regiões do estado e acaba consumindo nessas cidades. Um dos presentes na reunião, disse que “sem dúvidas, as venda caíram mais de 50% desde as explosões para cá”.



Participaram da reunião, além do presidente, os vereadores Neilson Azevedo, Carlos Sérgio e Assis Araújo, que também tiveram a oportunidade de comentar sobre as possibilidades de ajuda do Poder Legislativo em relação ao problema.

Representando o Prefeito Naldinho, que ainda se encontra em repouso devido uma pneumonia, o vice-prefeito Erivan Alves relatou algumas medidas que podem ser tomadas em conjunto pelos Poderes Executivo e Legislativo na área da segurança pública.



Na reunião também ficou definida a data da Audiência Pública Proposta por Requerimento Conjunto de todos os vereadores e aprovada na última Sessão da Câmara: será na próxima quarta-feira, dia 22, a partir das 19 horas (7 da noite).


Para o presidente Allysson, é importante a participação ativa da sociedade nesse debate. “Queremos que a população de São Paulo do Potengi participe das discussões, afinal, ela é a mais prejudicada. Convidaremos o Ministério Público, os representantes dos bancos, os sindicatos e todos os cidadãos que queiram fazer parte dessa discussão para o reestabelecimento dos serviços bancários na nossa cidade e região”, destacou Allysson.

São Paulo do Potengi promove ato contra a Reforma da Previdência

SPP News. Na manhã desta quarta-feira, 15, em São Paulo do Potengi, dentro da Greve Geral que acontece em todo Brasil, aconteceu uma caminhada e ato contra a reforma da previdência que tramita no Congresso Nacional e que é tão contestada pela população. O movimento foi promovido pelo SINTE/SPP e contou com a participação de vários professores.

A caminhada, que entoava o grito de "Fora, Temer!", passou por algumas ruas da cidade e finalizou em frente ao Bando do Brasil, onde vários oradores discursaram.

BB poderá ter crédito de 4 a 330 mil reais para produtores rurais

Realizou-se na manhã desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de nossa cidade, uma importante reunião promovida pelo Banco do Brasil e pela Emater, para falar sobre crédito destinado ao produtor rural.

Do evento participaram os senhores Fernando Luis, gerente de mercado e do agronegócio, representando a Superintendência do BB; Basílio gerente geral do BB de SPP; Ivanaldo Pessoa, coordenador de crédito da Emater/RN; e Barreto, Diretor regional da Emater. Estiveram presentes também o vice-prefeito de São Paulo do Potengi, Erivan Alves, os secretários municipais de Agricultura dos municípios da região, o presidente da Câmara, Allysson Lindálrio, além de representantes dos agricultores.

O produtor rural de um modo geral poderá fazer operação de crédito (dentro dos critérios do BB) de acordo com o tamanho da sua propriedade e sua capacidade de produção, para investimento e custeio de 4 a 330 mil reais.

Maiores informações podem ser obtidas no Banco do Brasil ou no escritório local da Emater.

terça-feira, 14 de março de 2017

A 20ª Caprifeira de São Paulo do Potengi acontecerá na 2ª quinzena de abril

Resultado de imagem para fotos de currais com animais na caprifeira de spp
O prefeito Naldinho informou ao blog, que a 20ª Caprifeira de São Paulo do Potengi, acontecerá em nossa cidade na 2ª quinzena do mês de abril, faltando decidir se a Exposição acontecerá no final da 3ª ou no final da 4ª semana do próximo mês.

O prefeito nos disse também, que os contatos junto ao Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura, EMATER, além de outras instituições parceiras já estão sendo mantidos e que a realização da Caprifeira, um dos maiores eventos do agronegócio norteriograndense está confirmada.

Carta de um sacerdote a jovem que parodiou “aborto” da Virgem Maria na Argentina

BUENOS AIRES, 13 Mar. 17 / 06:00 pm (ACI).-O Padre Leandro Bonnin escreveu uma carta dirigida à jovem argentina que parodiou o “aborto” da Virgem Maria comoveu as redes sociais, não só porque o seu autor, um sacerdote, repreende a feminista por ter atacado a Mãe de Cristo, mas também porque assegura que caso se arrependa de coração, o “sangue do Filho de Maria pode renová-la e limpá-la”.
Em 8 de março, por ocasião do Dia da Mulher, um grupo feminista fez uma manifestação pelas ruas principais de Tucumán. Em frente à Catedral da cidade, uma das manifestantes representou o aborto da Virgem Maria, com muita tinta vermelha para simular o sangramento.
Este acontecimento foi duramente criticado nas redes sociais, onde a jovem foi identificada como a psicóloga infantil Marina Breslin.
“Para mim, não é algo fácil escrever para você. Uma mistura de indignação e tristeza invade a minha alma, assim como a de centenas de milhares e talvez milhões de argentinos”, expressa o Pe. Leandro Bonnin, sacerdote da cidade argentina de Entre Ríos. “Para qualquer argentino de lei, atacar a sua mãe é algo muito grave. E você atacou a minha, a nossa, a Mãe do povo argentino, inclusive daqueles que hoje, confusos ou que desconhecem o rosto e o colo dela, não a sintam como tal”.
Em sua conta do Facebook, o sacerdote advertiu que, embora “quase nada nos surpreenda”, o “delito reconhecido como uma blasfêmia” representada em Tucumán “ultrapassou todos os limites”, pois contém “todos os sinais inequívocos de algo diabólico, devido à sua malícia, sua perversidade e, sobretudo, pelo ódio a Maria”.
“E, paradoxalmente, esta Mulher que parodiaste é, como mulher e como Mãe, a mais esplêndida e certeza reivindicação de figura feminina”, porque “a mulher nunca foi localizada em um lugar tão alto na história”, como quando Maria “ofereceu o seu corpo e toda a sua existência ao plano de Salvação de Deus” e deu à luz, “em uma gruta escura, Aquele que seria a Luz do mundo”.
“Uma mulher nunca foi tão influente, tão valorizada, tão exaltada, como quando Ela – que você zombou –, de pé junto ao Filho Bendito do seu ventre – o qual você se atreveu a representar abortado – uniu as suas dores de Mãe ao Sacrifício Redentor, levando o seu Sim até o extremo, sem reservas, sem medidas”, acrescentou.
O Pe. Bonnin advertiu que o que a jovem fez “não é apenas um pecado, mas também um crime”. “E por isso, para a educação das novas gerações, para que o mal não permaneça impune, para que o nosso povo não acredite erroneamente que tudo é possível, nós pedimos, exigimos das autoridades uma punição exemplar”.
Entretanto, “ao mesmo tempo que exigimos justiça” com relação ao cristianismo e que “deixe de existir a demência e a anarquia que ofendem os católicos, elevamos uma oração por você e por todas as mulheres que, como você, não conseguem compreender”; porque “o Menino que você se atreveu a imaginar não nascido nos ensinou: ‘Amem os vossos inimigos, rezem pelos seus perseguidores’”.
“Marina, na imagem horrível que você representou e todos puderam ver, tinha o sangue” da Mãe e do Filho; mas “este sangue que você representou com irônico desprezo é a tua esperança, é a nossa esperança. Para onde abundou o pecado, superabundou a graça. Porque este sangue grita com mais força do que o sangue de Abel. Porque Jesus derramou pelos teus pecados e pelos meus”.
O sacerdote disse que não conhecia a história da jovem, mas é possível “que o amor verdadeiro e gratuito não tenha visitado a sua vida” e não tenha experimentado “a beleza do rosto e do amor de Jesus”.
“Mas eu quero que você saiba que, se por um momento você abrir a sua alma; se você deixar de lado o orgulho, se reconhecer humildemente o seu pecado, se você se arrepender de coração... o Sangue do Filho de Maria pode te renovar e limpar”, assegurou.
O sacerdote escreveu para a jovem que Maria “está te esperando. Ela já te perdoou. Há um lugar para você no colo dela. Como para todos nós, que a invocamos todos os dias, dizendo: ‘Rogai por nós, pecadores’”.
Finalmente, disse que “o segredo gigantesco” que sustenta aqueles que amam e defendem os não-nascidos é que “a vida vencerá”, que “já venceu” e que nem todo o ódio, as astúcias ou os poderes terrenos poderão derrotá-la. “Na manhã do domingo, na vitória Pascal, a Vida teve a vitória decisiva, que só espera se manifestar plenamente quando Jesus vier pela segunda vez”, afirmou.
“Enquanto isso, nós, que amamos e defendemos a vida, continuaremos firmes na brecha, embora pareça que estamos perdendo por goleada. Porque o Amor e a Esperança nos sustentam. Porque a fé nos diz: ‘o que eles fizeram com os menores, fizeram comigo’. E porque Ele prometeu: ‘Eu estarei com vocês até o fim do mundo’”, concluiu.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Em Bom Jesus choveu 164 mm no último final de semana

Resultado de imagem para fotos de chuvas no potengi
O fim de semana foi de chuva em 87 municípios do Rio Grande do Norte. Só em Bom Jesus, no Agreste (Potengi), choveu (acumulado) 164,7 mm – o maior volume registrado. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e se referem ao período das 7h da sexta-feira (10) até as 7h desta segunda (13).
Ainda no Agreste, choveu também em outros 17 municípios, com destaque para Monte Alegre (76 mm), Vera Cruz (68 mm), Jundiá (40 mm), Santo Antônio (32,6 mm), Serrinha (24,1 mm) e Ielmo Marinho (Potengi) (23 mm).
Já a região Oeste teve o maior número de cidades com chuva – 40. Choveu mais forte em São Rafael (146,9 mm), Martins (98 mm), Serra do Mel (84,5 mm), Paraú (78 mm), Viçosa (61 mm), Rafael Godeiro (54,4 mm) e Messias Targino (51 mm).
Em São Paulo do Potengi, na Boa Vista dos Raimundo, a neblina foi de 5 mm.

Prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho está com a saúde recuperada

O editor deste blog esteve na manhã desta segunda-feira (13), na residência do prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, com quem conversou por cerca de 1 hora tratando de vários assuntos, especialmente sobre a Educação Pública, tanto a nível de  município, como também do estado.

Na oportunidade  o prefeito pediu que através do nosso blog, a população potengiense fosse informada, que ele passou por um sério problema de saúde, uma pneumonia aguda, que durou mais de 20 dias. 

Naldinho nos disse também, que graças a Deus, a oração de muita gente  e ao tratamento médico, ele está praticamente recuperado, sob orientação médica vivendo os últimos dias de reestabelecimento e que na próxima semana ele voltará a trabalhar normalmente  e a dar expediente na Prefeitura.

Escola Estadual Rui Barbosa Realiza Aula Inaugural do Ensino Médio Semi-Integral

 A Escola Estadual Rui Barbosa, localizada na cidade de Rui Barbosa, cuja atual equipe gestora é formada pelos professores, Gilson, Danilo e Emília, realizou na manhã desta segunda-feira (13), a Aula Inaugural de instalação de Ensino Médio Semi-Integral, naquele Estabelecimento de Ensino.

O Ensino Médio em tempo Semi-Integral funciona da seguinte forma: durante 3 dias da semana às aulas são das 7 às 11 horas. Durante 2 dias pra completar os 5 dias da semana, das 7 às 17 horas. Durante os dois dias do tempo integral, os alunos ficam direto na Escola, inclusive para o almoço. Várias inovações pedagógicas estão sendo colocadas em prática para melhorar a aprendizagem e garantir a presença do alunado naquele Educandário.

Direção, professores, funcionários e alunos participaram do evento, que também contou com a presença do diretor da 4ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, professor Silvério Alves, que levou a sua mensagem aos presentes. 

Vôlei masculino de São Paulo do Potengi sagra-se campeão do Agreste-Trairi

SPP News. Neste domingo, 12, o Vôlei Clube São Paulo, de São Paulo do Potengi, foi campeão do Torneio de Voleibol Agreste/Trairí, que aconteceu na cidade de Tangará A equipe potengiense derrotou a equipe de Japi na final.

Veja a campanha da equipe:

FASE DE GRUPO
SPP 2 sets 0 Japi
SPP 2 sets 0 São Bento do Traíri
SPP 2 sets 0 São José de Campestre

SEMIFINAL
São Paulo do Potengi 2 sets 0 Tangará

FINAL
São Paulo do Potengi 2 sets 0 Japi

domingo, 12 de março de 2017

Confira os vencedores do sorteio de motos do Supercop

Ocorreu na noite de ontem, 11, o sorteio de motos realizado pelo Supercop (Casa Verde), em São Paulo do Potengi. Na ocasião, também foi sorteado um vale-compras de 400 reais, ofertado pelo São Brás.

Confira os vecedores.

Vale compras São Brás, no valor de 400 reais: Genilson Alves;
1ª moto: Rubenilda Dias, de São Pedro.
2ª moto: Evelyn Flaviana, de São Paulo do Potengi
3ª moto: Rogério Alves, São Paulo do Potengi.

Confira abaixo a imagem dos vencedores.
Genilson Alves, vencedor do vale-compras
Evelyn Flaviana, vencedora da 2ª moto
A imagem pode conter: 3 pessoas
Rogério Alves, vencedor da terceira moto

A Formatura dos concluintes dos Cursos de Cooperativismo, Informática e Comércio Exterior, em SPP


Numa parceria da Prefeitura Municipal, E-TEC, Escola Agrícola de Jundiaí e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Polo São Paulo do Potengi), realizou-se  na noite deste sábado (11), na Câmara Municipal de nossa cidade, a solenidade de formatura dos concluintes dos Cursos Técnicos (semi-presenciais) em Cooperativismo, Informática e Comércio Exterior. 

A solenidade que foi bastante concorrida e bem organizada, teve como paraninfo o prefeito Naldinho, que não compareceu ao evento por motivo de saúde, sendo representado pelo vice-prefeito Erivan Alves,  contou com a presença de autoridades, formandos e convidados.

.

.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.