sábado, 4 de março de 2017

Robinson prorroga estado de calamidade no sistema prisional do Rio Grande do Norte

1
No Diário Oficial do Estado deste sábado (4), foi publicado um decreto (nº 26.694) em que o governador Robinson Faria (PSD) prorroga por mais 180 dias estado de calamidade no sistema prisional do Rio Grande do Norte.
Com a decisão, o governo espera poder adotar medidas de emergência geridas pela Força Tarefa, que deve, num período recorrente de 30 dias, apresentar relatório de suas operações e resultados obtidos.
Desde que assumiu o governo do Rio Grande do Norte, Robinson Faria decretou estado de calamidade no sistema prisional potiguar por cinco vezes, a começar de março de 2015.
O decreto publicado pelo governador permite ao Estado estabelecer tanto relações administrativas com órgãos competentes da União Federal com o intuito de se obter financiamentos que permitam a construção de novas penitenciárias, bem como reforma e melhorias em presídios já existentes no Rio Grande do Norte, quanto relações interadministrativas com órgãos como o Poder Judiciário, Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público Estadual – estes permitirão agilidade em processos que facilitem o restabelecimento da ordem no sistema prisional.
Agora RN

FETRAF-RN lança Projeto de Formação de Lideranças na Agricultura Familiar em SPP

Na tarde desta quinta-feira, 02, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF-RN, cujo coordenador geral é João Cabral de Lira, realizou a Aula Inaugural de sua Formação de Lideranças Populares para os anos 2017 e 2018, o LIDERAF. O evento aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi e contou com mais 150 participantes de vários municípios da base da FETRAF.

No dia 23 de fevereiro havia acontecido a mesma Aula Inaugural, porém apenas para as Regiões do Alto e Médio Oeste Potiguar.

O projeto LIDERAF, tem como meta a qualificação de 180 sindicalistas e lideranças da base em 60 municípios do estado, que foram divididos em duas turmas. O projeto objetiva a consolidação de um novo sindicalismo rural, catalizador de uma nova Agricultura Familiar de base agroecológica no contexto da convivência com o semi-árido potiguar com o foco na questão da produção sustentável, formação política e organização sindical.

No encontro em São Paulo do Potengi, foi realizada uma palestra ministrada pelos professores Durval Muniz - Prof. Dr. UFRN (expositor), Ana Morais - Profª. Dra. UERN (debatedora) e Kleber Gavião - Prof. Dr. IFRN (debatedor), com o tema: "Diante de um ´Nordeste inventado´ e de uma República de Golpes no Brasil, qual Formação Política oferecemos às nossas lideranças populares"?

Além das lideranças dos municípios da base da FETRAF-RN, participaram no evento o Coordenador Geral da FETRAF-RN - João Cabral, a Secretaria Geral da CONTRAF BRASIL - Josana Lima, o deputado estadual Fernando Mineiro, Canindé de França - Secretário de Estado de Esporte e Lazer, o presidente da Câmara Municipal e o vice-prefeito de São Paulo do Potengi - Allysson Lindálrio e Erivan Alves, e o Diretor Regonal da Emater - Veras Barreto.

SPPNEWS

Campanha da Fraternidade 2017 será lançada neste domingo (5), em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos da matriz de sao paulo em sao paulo do potengi
Com o tema: "Biomas brasileiros e defesa da vida" e com o lema: "Cultivar e guardar a criação", a Campanha da Fraternidade 2017 será lançada em nossa cidade, pela Paróquia de São Paulo Apóstolo, neste domingo, 5 de março.

Caravanas de 34 paróquias do Vicariato Sul da Arquidiocese de Natal, cujo Vigário Episcopal é o nosso pároco Padre Ramos, participarão do evento.

A programação do lançamento da Campanha, terá início a partir das 14 horas, com a acolhida das caravanas na entrada da cidade (postos de combustível), de onde sairá uma caminhada que será encerrada com a celebração da missa, em frente a Matriz de São Paulo.

Cobertura completa aqui no blog.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Polícia realiza mais prisões, e número de roubos cai durante o Carnaval

segurança
Durante o período de Carnaval, correspondente da sexta-feira (24) até às 12h da quarta-feira (1º), a Polícia Militar realizou 121 prisões, número 26% maior que no ano de 2016, quando foram registradas 96. Houve também uma redução de 15,6% no número de roubos registrados no período carnavalesco, caindo de 314 para 265. Os dados levantados pela Coordenadoria de Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foram apresentados nesta quinta-feira (02) e formam o balanço da Operação Carnaval 2017.
Além disso, foram registrados 44 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), sendo apenas um desses em área de festividades; Em 2016 foram 29 CVLIs durante o mesmo período. Também foram apreendidos 11 adolescentes e crianças.

O número de armas apreendidas foi de 24, sendo 13 armas de fogo e 11 brancas. Já a apreensão de drogas foi de aproximadamente 5kg, quantidade resultante da soma de 2.935 kg de cocaína, 1.487 kg de maconha e 500g de crack. Só em Caicó, a PM apreendeu 109 comprimidos de ecstasy.

OBVIO
Segundo dados do Observatório da Violência do RN (OBVIO), no período de Carnaval o Rio Grande do Norte registrou 41 homicídios. Os dados mostram um aumento significativo de crimes violentos intencionais letais (CVLIs) em relação ao ano passado. Dos 41 assassinatos, 38 foram com armas de fogos, dois com armas brancas e um por espancamento.
De acordo com o OBVIO, Natal liderou as estatísticas com 13 assassinatos; Mossoró e Parnamirim vêm logo em seguida com, respectivamente, 5 e 4 mortes, enquanto que Ceará-Mirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante contabilizam, dois homicídios cada. Já os municípios de Arez, Assu, Grossos, Macau, Martins, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, São Pedro, Carnaúba do Dantas, Itajá, Porto do Mangue, Tangará e Nísia Floresta registraram uma ocorrência cada.

Corpo de Bombeiros
Durante o Carnaval, foram realizados três salvamentos aquáticos, sendo dois na Praia do Meio e um na Praia do Amor, em Pipa. O número teve uma redução de 62,5% se comparado com 2016, quando houve oito salvamentos. Em 2017, não houve nenhum óbito por afogamento durante o carnaval, enquanto que em 2016 foram registrados dois óbitos.

Quarta de cinzas
Dois jovens foram mortos a tiros no bairro de Santa Rita, Zona norte, nesta quarta-feira (01). João Vitor Araújo Camilo, 17 anos, e Sérgio Henrique Medeiros de Bezerra, 28 anos, foram alvos de disparos ouvidos por populares na noite de Quarta-feira de Cinzas; João morreu na hora, Sérgio foi socorrido, mas não resistiu.

Operação Carnaval 2017
A Polícia Civil efetuou 128 prisões em flagrante durante o Carnaval, sendo 49 em Natal e Grande Natal e mais 79 no interior do Estado. A operação mobilizou cerca de 500 policiais civis no RN entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março.

Trânsito
Foram registrados 43 acidentes durante o período carnavalesco, sendo 28 sem vítimas, 12 com vítimas lesionadas e 3 acidentes fatais, de acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). A operação registrou também 48 boletins de trânsito, 440 autos de infração, 1565 abordagens a condutores e 990 testes de etilômetro aplicados.

Agora RN

Garibaldi vê como ‘prematura’ ideia de Claudio Santos disputar o Governo do Estado

claudio santos e garibaldi
O senador da República e ex-governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho (PMDB), disse achar ‘prematura’ a ideia do desembargador Claudio Santos e ex-presidente do Tribunal de Justiça do RN disputar o Governo do Estado nas próximas eleições, agendadas para 2018. A declaração foi dada em entrevista ao Agora Jornal nesta quinta-feira (02).

“É uma situação que precisa ser pensada. Nós tivemos uma conversa que não chegou a esse nível de profundidade, falamos de política de uma maneira geral. Em relação a projeto político eu creio que o próprio desembargador ache prematuro falar sobre o assunto num momento como esse”, avaliou o parlamentar.

Durante o carnaval, Garibaldi e Claudio Santos foram fotografados conversando na casa do jornalista Cassiano Arruda, sogro do ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Apesar da negativa de Garibaldi ao Agora Jornal, o teor da conversa, segundo a jornalista Thaísa Galvão, teve sim pretensões com a próxima disputa ao executivo estadual. À blogueira, o senador disse ter apurado as “intenções do desembargador para 2018” e chegado a conclusão de que ele teria o interesse de disputar cargo público, muito embora ainda “sem um desenho concreto”.

Por outro lado, ainda segundo as informações publicadas por Thaísa, o desembargador Claudio Santos negou qualquer conversa sobre política e relatou apenas que conversou sobre “amenidades”, como por exemplo a lembrança de seus tempos enquanto repórter político num veículo de comunicação​ da capital. “2017 é longo e certamente as nuvens vão mudar de lugar”, concluiu. ​

Neste domingo (5), 34 paróquias participarão do lançamento da CF, em São Paulo do Potengi

No próximo domingo, 5 de março, caravanas de 34 paróquias (são mais de 50 municípios) pertencentes ao Vicariato Sul da Arquidiocese de Natal, cujo Vigário Episcopal é o nosso pároco, Padre Ramos, participarão, em São Paulo do Potengi do lançamento da Campanha da Fraternidade 2017, cujo tema é: "Biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema: "Cultivar e guardar a criação".

As comitivas serão recpecionadas na entrada de nossa cidade (postos de combustível), a partir das 14 horas, de onde sairá uma caminhada até a Matriz de São Paulo, onde haverá a santa missa que contará com a participação de vários sacerdotes.

Cobertura completa aqui no blog.

Aniversário de Silvério Alves



Quem aniversaria hoje é o professor, jornalista e Diretor da 4ª DIRED Silvério Alves. Homem de bem, com muitos serviços prestados à educação e ao jornalismo potengienses, Silvério é um grande esposo, pai e, agora, avô. 

A ele, muita paz, saúde, felicidadades e tudo de bom!

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé

quinta-feira, 2 de março de 2017

Henrique Alves diz à Justiça desconhecer US$ 833 mil depositados em sua conta

Resultado de imagem para henrique alves diz desconhecer
Suspeito de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras, o ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) afirmou em defesa apresentada à Justiça Federal de Brasília que terceiros depositaram e movimentaram, sem o conhecimento dele, US$ 832.975,98 (correspondente a R$ 2,5 milhões) em uma conta bancária na Suíça.

Alves admite ser o "beneficiário" dessa conta. Segundo o Ministério Público, isso significa que o ex-ministro é o titular da conta.

Segundo as investigações da Lava Jato, o dinheiro foi depositado em três datas, entre outubro e dezembro de 2011.

Alves disse que utilizou um escritório de advocacia do Uruguai para abrir a conta bancária na Suíça em 2008.

Henrique Alves pediu demissão do Ministério do Turismo em junho do ano passado após ser citado no acordo de delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado como beneficiário de propina.

O ex-presidente da Câmara foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em razão de conta atribuída a ele na Suíça.

Segundo a PGR, o dinheiro era suborno recebido da Carioca Engenharia com objetivo de que recursos públicos fossem liberados. Depois que Alves perdeu o foro privilegiado, o caso foi encaminhado para Justiça Federal de Brasília.

Os advogados do ex-ministro do Turismo apresentaram defesa por conta da denúncia. De acordo com os defensores, "a utilização indevida da citada conta bancária e os depósitos mencionados jamais foram de conhecimento do acusado".

Fonte: G1

Hoje tem a aula inaugural do Projeto de Formação de Lideranças da Agricultura Familiar

Resultado de imagem para fetraf rn
A FETRAF (Fedreração dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte) promove hoje (02), a partir das 14:30, a Aula Inaugural do LIDERAF - Projeto de Formação de Lideranças da Agricultura Familiar. 

O evento, que ocorrerá no Auditório da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, contará com a seguinte programação:

14h - Credenciamento
14:30h - Mística de acolhimento
14:45h - Mesa de Abertura
15:30h - Palestra Inalgural: "Diante de um Nordeste inventado e de uma República de Golpes no Brasil, qual formação política oferecemos às nossas lideranças populares?"
    - Expositor: Prof. Dr. Durval Muniz - UFRN
    - Debatedor: Prof. Dr. Kleber Gavião - IFRN
    - Debatedora: Profa. Dra. Ana Morais - UERN
17:00h - Debate com a plenária
18:00h - Lanche

Parabéns São Paulo do Potengi pela grandeza do Carnaval de Todos

https://2.bp.blogspot.com/-Jj-LjBBefjE/WLWQRlLGADI/AAAAAAAASZU/ZX4i3WCKdMsvHbU2oQSSt04LRQMLG3O2QCLcB/s1600/DSC_1998.JPG
Parabéns São Paulo do Potengi pela grandesa, beleza e tranquilidade do Carnaval de Todos. Parabéns a Prefeitura Municipal (prefeito Naldinho) pela realização do evento, gerando emprego e renda pra centenas de potengienses.

Parabéns a Polícia Militar, comandada pelo Tenente Diego, e a segurança particular que garantiram com bastante competência, a segurança dos foliões e da população em geral no período da festa.

Parabéns a Aprígio Neto e sua equipe, pela ótima qualidade de som que propocionou ao nosso carnaval. Parabéns a toda equipe organizadora dos festejos momescos.

Parabéns a todos que das mais diferentes formas, contribuiram pra realização de um dos maiores e melhores carnavais do nosso estado.

Parabéns a milhares de foliões que vieram de toda parte participar da festa da alegria, em nossa cidade.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.