sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Afinal, Nossa Senhora teve outros filhos além de Jesus? Parte I


Resultado de imagem para maria e o menino jesus
Silvério Filho

Adianto desde já a resposta, que evidentemente é não. Este é o ensinamento que a Igreja traz na Sagrada Tradição desde os cristãos primitivos. Contudo, alguns cristãos, até católicos, ao interpretar a Bíblia livremente, podem chegar à conclusão de que Jesus teve irmãos e que não foi o único filho de Maria Santíssima. Abaixo, colocaremos o primeiro argumento que eles utilizam, com a respectiva refutação. Em outro artigo, trataremos do outro argumento, o da primogenitura.

A Bíblia, em algumas passagens, faz referência aos "irmãos de Jesus": Mc 3,31; Jo 2,12; At 1,14; 1Cor 9,5; Gl 1,19. Ocorre, porém, que não se tratavam de irmãos, mas parentes próximos. Ilustrativamente, abordemos o caso de "Tiago, irmão do senhor".

Em carta aos Gálatas, São Paulo afirma que "depois, três anos mais tarde, fui a Jerusalém, para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias. Não me encontrei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, irmão do Senhor." (cf. 1, 18-19). Dois historiadores da Igreja Antiga, Rufino (“Comentário ao Credo dos Apóstolos“, 37) e Eusébio de Cesaréia (“História Eclesiástica“, II, 23) registraram que este Tiago, irmão do Senhor, é o autor da Epístola de Tiago.  Ou seja, o Tiago Menor, filho de Alfeu e discípulo de Cristo. Na verdade, ele não era irmão de Jesus, mas primo.

No Evangelho de Mateus é atestado que, ao pé da Cruz, "grande número de mulheres estava ali, observando de longe. Elas haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, prestando-lhe serviços. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José e a mãe dos filhos de Zebedeu." (27, 55-56). No de Marcos: "estavam ali também algumas mulheres olhando de longe; entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé" (15, 40-41). No de São João, finalmente, esta Maria, mãe de Tiago, é identificada como irmã de Nossa Senhora: "junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena." (19, 25)

Contesta-se o fato de Tiago Menor ser filho de Alfeu e de sua mãe ser casada com Cléofas. Uma possibilidade é que ela estava em segundo casamento, e a outra é que Cléofas e Alfeu fossem a mesma pessoa, com um nome grego e outro judaico. De qualquer modo, o fato é que Tiago, irmão do Senhor, é na verdade primo. 

Mas então por que então a Bíblia se refere a ele como irmão e não como primo? Isto ocorre porque, na linguagem bíblica, "irmão" significa qualquer parentesco masculino que tenha uma ligação de sangue. Outros trechos, inclusive do Antigo Testamento, provam isto. Vejamos: Abraão chama de Irmão a Lot, seu sobrinho (Gn 11, 27; 13-8), quando a própria Escritura diz que Lot era filho do irmão de Abraão (Gn 12, 4-5); Labão também chama Jacó de irmão (Gn 29-15), quando este era, na verdade, seu sobrinho.

Conclui-se, portanto, que as Escrituras complementam e respaldam a Tradição da Igreja, a qual afirma que Maria Santíssima só teve Jesus como filho, permanecendo virgem antes, durante e depois da sua gestação. 

Fontes:
https://padrepauloricardo.org/episodios/quem-sao-os-irmaos-de-jesus
http://ocatequista.com.br/archives/9800
http://www.veritatis.com.br/apologetica/maria-santissima/quem-sao-os-irmaos-de-jesus/
http://www.veritatis.com.br/apologetica/maria-santissima/treplica-quem-sao-os-qirmaosq-de-jesus/
http://www.veritatis.com.br/inicio/espaco-leitor/duvida-sobre-termo-grego-usado-na-biblia-para-irmaos-de-jesus/

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.